http://igbavitoria.blogspot.com.br/

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

PORQUE SOFREMOS

e o sofrimento: para que?


Ao longo dos anos nós, seres humanos, temos nos questionado por qual motivo este ou aquele mal recaiu sobre mim ou sobre minha família, por qual motivo este ou aquele sofrimento recaiu sobre mim ou sobre minha casa, mas esquecemos que esta não é a pergunta a ser feita, o motivo de não ser esta a pergunta é conhecido por nós, pelo menos por grande parte de nós. Se você se considera um Cristão você tem a obrigação de saber, mas se não sabe ou se você não é Cristão te direi.
Se olharmos o Texto Sagrado, no capítulo 2 do livro de Gênesis, veremos que o Senhor Deus criou o homem e ao plantar o Jardim do Éden colocou o homem lá, logo após criou Deus a mulher, para ser companheira do homem. No Jardim do Éden tudo era bênção, tudo era maravilhoso, só existia o bem, tudo era lícito ao homem e a mulher, só não podiam comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, veja o que diz Gênesis 2.17: mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Porém, o homem resolveu dar ouvidos a satanás, resolveu desobedecer a Deus, comendo do fruto proibido, veja o que está escrito emGênesis 3.6,16-19: 6 - Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 16 - E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. 17 - E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. 18 - Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. 19 - No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
Meu querido irmão, é bem ai que se tem a origem do mal e de todo o sofrimento do homem, no momento em que ele desobedeceu a Deus, no momento em que o homem pecou trouxe como consequência do pecado o mal e o sofrimento. Por esta razão é que entendo que nós, que cremos em Deus, que cremos na sua Santa Palavra, que fomos comprados e lavados com o precioso sangue de Cristo Jesus não podemos ficar questionando: Porquê? Mas, devemos perguntar PARA QUE?
Os males e sofrimentos nessa vida são inúmeros, mas nós, Servos de Deus, seguidores de Cristo, devemos estar preparados, devemos ter bom ânimo para enfrentar e vencer todas as adversidades que se apresentarem em nossa vida,veja as palavras ditas pelo próprio Senhor Jesus registradas em João 16.33: Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Almeida Revista e Corrigida 1995).
Se fizermos uma análise dos males e dos sofrimentos vivenciados pelos homens veremos que podemos apresentar, basicamente, sete categorias, que passaremos a analisar uma a uma à luz da Bíblia. Vejamos.
1° - JULGAMENTO: algumas pessoas sofrem punições em função de sua própria desobediência ou até mesmo por sua hostilidade para com Deus. A Bíblia Sagrada nos mostra isso em Gênesis 4.13-14: 13 - Caim disse a Deus, o SENHOR: —Eu não vou poder agüentar esse castigo tão pesado. 14 - Hoje tu estás me expulsando desta terra. Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar. Veja meu irmão, todo mal, todo sofrimento que recaiu sabre a vida de Caim foi fruto de sua desobediência, fruto de sua hostilidade para com Deus.
2° - DISCIPLINA: saiba você que toda disciplina tem um propósito, que nada mais é do que a correção e o arrependimento, se eu erro tenho que ser corrigido e me arrepender do meu erro. A Bíblia Sagrada nos traz um bom exemplo, veja Davi que cometeu o erro de adulterar com Bate-Seba descrito em 2 Samuel 11.2-4: 2 - Uma tarde Davi se levantou, depois de ter dormido um pouco, e foi passear no terraço do palácio. Dali viu uma mulher muito bonita tomando banho. 3 - Aí ele mandou que descobrissem quem era aquela mulher e soube que era Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o heteu. 4 - Então Davi mandou que alguns mensageiros fossem buscá-la. Eles a trouxeram, e Davi teve relações com ela. Bate-Seba tinha justamente terminado o seu ritual mensal de purificação. Ela voltou para casa. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Cometeu, Davi, também, outro erro, que foi o assassinato de Urias, veja em 2 Samuel 11.15: Davi escreveu o seguinte: “Ponha Urias na linha de frente, onde a luta é mais pesada. Depois se retire e deixe que ele seja morto.” (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Deus, não compactuando com a injustiça, com o erro de Davi, aplicou a correção, sobreveio sobre ele sofrimento, enviou, Deus, o Profeta Natã, e entregou a Davi a correção que ele merecia, pelo seu erro, veja o que diz 2 Samuel 12.14: Mas, porque, fazendo isso, você mostrou tanto desprezo pelo SENHOR, o seu filho morrerá. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Mas, depois de tudo, Davi mostrou-se arrependido veja o Salmo 51, transcreverei apenas do versículo 2-4: 2 - Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. 3 - Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 - Contra ti eu pequei — somente contra ti — e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas.(Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
3° APERFEIÇOAMENTO: veja você meu amado irmão que o que nós, Servos de Deus, sofremos não está ligado, necessariamente, a um fracasso. Deus, na sua onisciência, envia ou permite tais sofrimentos para que nós possamos crescer e amadurecer na fé. O sofrimento pode vir em nossas vidas por intermédio de satanás ou por interferência de pessoas más.
A Bíblia Sagrada nos mostra o exemplo de Jó, que era um homemirrepreensível e sem saber e sem ao menos querer foi provado e aprovado. Veja quando Deus autoriza que seu Servo fosse provado em Jó 1.1,6-12: 1 - Na terra de Uz morava um homem chamado Jó. Ele era bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado. 6 - Chegou o dia em que os servidores celestiais vieram apresentar-se diante de Deus, o SENHOR, e no meio deles veio também Satanás. 7 - O SENHOR perguntou: —De onde você vem vindo? Satanás respondeu: —Estive dando uma volta pela terra, passeando por aqui e por ali. 8 - Aí o SENHOR disse: —Você notou o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado. 9 - Satanás respondeu: —Será que não é por interesse próprio que Jó te teme? 10 - Tu não deixas que nenhum mal aconteça a ele, à sua família e a tudo o que ele tem. Abençoas tudo o que Jó faz, e no país inteiro ele é o homem que tem mais cabeças de gado. 11 - Mas, se tirares tudo o que é dele, verás que ele te amaldiçoará sem nenhum respeito. 12 - O SENHOR disse a Satanás: —Pois bem. Faça o que quiser com tudo o que Jó tem, mas não faça nenhum mal a ele mesmo. Então Satanás saiu da presença do SENHOR. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Aí Jó foi provado, perdeu tudo, inclusive seus filhos e filhas, propriedades, animais, seus empregados foram mortos, sobreveio mal e sofrimento ainda maiores, pois o tempo foi passando, as coisas acontecendo, os que cercavam queria que Jó confessasse um pecado que ele não tinha cometido, pois aqueles que o cercavam não entendiam o agir de Deus, não entendiam que aquele sofrimento não era em função de seu fracasso ou por um pecado, mas tinha um propósito.
No tempo de Deus, após ter Jó se aperfeiçoado, ter sido provado e aprovado, todo aquele mal, todo aquele sofrimento foi retirado da sua vida, tendo Deus dado a bênção na vida dele outra vez. Veja Jó 42.10,12-13 : 10 - Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o SENHOR fez com que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes. 12 - O SENHOR abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira. Ele chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, dois mil bois e mil jumentas. 13 - Também foi pai de sete filhos e três filhas. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
4° PERSEGUIÇÃO: na perseguição uma pessoa, um grupo de pessoas, um povo ou uma nação inteira vem a sofrer em função de sua fidelidade a Deus, aqui, também, não há que se falar em sofrimento por culpa de quem sofre, não há erro no seu agir, não há pecado cometido, a pessoa sofre pelo fato de ser fiel ao único e soberano Deus.
Veja na Bíblia Sagrada o exemplo de Hamã, que tentou exterminar com o povo Judeu, descrito no livro de Ester 3.5-6: 5 - Hamã ficou furioso quando viu que Mordecai não se ajoelhava em honra dele. 6 - E, quando lhe disseram que Mordecai era judeu, Hamã achou que não bastava matar somente Mordecai; ele fez planos para matar também todos os judeus que havia no reino de Xerxes. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Apesar do plano diabólico de Hamã, da lei que não podia ser revogada pelo próprio Rei Xerxes, o povo de Deus triunfou, se defendeu e Deus foi glorificado, veja Ester 9.14 - No dia treze do mês de adar, os judeus das províncias se reuniram e se defenderam. Mataram setenta e cinco mil inimigos e assim se livraram de todos os que os odiavam. Mas não ficaram com os bens dos mortos. No dia catorze, eles descansaram e comemoraram com banquetes e festas. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
5° SOFRIMENTO COM PROPÓSITO: aqui temos que ver que as vezes o sofrimento encontra sentido em propósitos mais amplos de Deus, o que nos autoriza a dizer que se olharmos pelos nossos olhos não encontraremos o propósito, temos que olhar pela fé, compreendendo o agir do Pai.
Veja o exemplo bíblico de José, que foi vendido pelos seus próprios irmãos, as Sagradas Escrituras nos mostram isso em Gênesis 37.28: Quando alguns negociantes midianitas passaram por ali, os irmãos de José o tiraram do poço e o venderam aos ismaelitas por vinte barras de prata. E os ismaelitas levaram José para o Egito.(Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Cometeu José algum pecado para recair sobre ele tal sofrimento? A resposta é clara e única: não. José nada cometeu de errado, nada fez contra Deus, mas mesmo assim sofreu. Mas o agir de Deus é tremendo, aquele sofrimento tinha um propósito, Deus transformou aquele mal em bem, veja o que nos diz Gênesis 50.20: É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente.(Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
6°CONSEQUÊNCIAS NATURAIS: alguns sofrimentos vividos por nós são consequência naturais de nossa insensatez ou de nossa estupidez, ou seja, eu, por minhas próprias mãos trago sobre minha vida mal e sofrimento.
A Palavra de Deus nos fala em Mateus 7.26-27: 26 - Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. 27 - Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.(Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
7° CATÁSTROFE: às vezes o mal e o sofrimento vêm sobre nós através de catástrofes como: terremotos, furacões, vulcões, acidentes aéreos, pragas, epidemias, todas causando enorme sofrimento enorme mal sobre nossas vidas.
Perceba você que nessa hora a morte chega para todos, bons e maus, a morte chega indiscriminadamente, veja um terremoto que acaba com uma cidade inteira, ali tendo pessoas boas e más, como explicar?
Veja um exemplo na Bíblia Sagrada em Lucas 13.1-5: 1 - Naquela mesma ocasião algumas pessoas chegaram e começaram a comentar com Jesus como Pilatos havia mandado matar vários galileus, no momento em que eles ofereciam sacrifícios a Deus. 2 - Então Jesus disse: —Vocês pensam que, se aqueles galileus foram mortos desse jeito, isso quer dizer que eles pecaram mais do que os outros galileus? 3 - De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram. 4 - E lembrem daqueles dezoito, do bairro de Siloé, que foram mortos quando a torre caiu em cima deles. Vocês pensam que eles eram piores do que os outros que moravam em Jerusalém? 5 - De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram.(Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Portanto, meu amado irmão, minha amada irmã, devemos parar de ficar perguntando PORQUÊ? quando o mal e o sofrimento estiverem sobre nossas vidas ou sobre nossas casas e passarmos a buscar mais e mais a Deus para entendermos PARA QUE estamos passando por aquilo, entendermos o propósito de Deus em nossas vidas, para que possamos estar dia a dia no centro da vontade de Deus.
Devemos estar preparados, firmes com Jesus, pois as aflições vêm, mas em Cristo Jesus somos e seremos sempre mais do que vencedores, é promessa Dele.
Como está escrito em 2 Coríntios 4:13, parte b: (...): Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos.
Fiquem na Paz do Eterno.

CASAMENTOS DE PESSOAS DO MESMO SEXO?

CCJ não reconhece que união civil entre pessoas do mesmo sexo é casamento

União de pessoas do mesmo sexo é retirada de projeto

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta quarta-feira, dia 15, em caráter conclusivo, projeto de lei que forma o Estatuto da Família. O texto retira do Código Civil toda a legislação referente às famílias. Na votação na CCJ, o texto foi alterado para que fosse retirado o dispositivo que reconhecia a união de pessoas do mesmo sexo.

O relator do projeto na CCJ, deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), optou pela retirada do texto que previa a união de pessoas do mesmo sexo e, assim, ficou no projeto que o casamento é a união entre homem e mulher.

Como foi aprovado em caráter conclusivo o projeto só será discutido e votado pelo plenário da Câmara caso haja requerimento com pelo menos 51 assinaturas de deputados para que isso ocorra. Se não houver o requerimento, a proposta será encaminhada diretamente à apreciação do Senado.

Fonte: Creio www.ubeblogs.net

OS CRISTÃOS E A INTERNET

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CRISTÃOS E INTERNET, VACINADOS CONTRA OS SEUS MALES? 1ª Parte

Fiz uma apresentação neste fim de semestre, no seminário, sobre o que a internet representa, os seus benefícios e malefícios . Citei muitas coisas que fazem essa modernidade ser realmente útil, com se fosse um mal necessário. Mas o verdadeiro intuito da apresentação era mostrar o quanto há de perigo escondido por trás de um " click " inocente.


Nós condicionamos nossa vida em função de computador. quase tudo, ou tudo que fazemos hoje em dia, seja trabalho, diversão, consulta, informação, estamos nos utilizando desta poderosa ferramenta que é o computador e a internet.

Um simples exemplo que usei de como somos dependentes e nem percebemos foi o email. É uma carta virtual que você escreve , e quase instantaneamente chega ao destino, agilizando comunicação, trabalho e lazer.
Agora, vocês se lembram quando foi a última vez que enviaram uma carta escrita a próprio punho? Nem se lembram não é? Nem eu. Aquele carinho de tirar um tempo para escrever, selar e ir ao correio, e aguardar ansiosamente a carta chegar, ou agora em época de natal, enviar cartões, infelizmente acabou, e nem nos percebemos.
A modernidade e facilidade eliminaram isso da nossa vida, agilizando, encurtando o tempo, pois como o mundo diz, tempo é dinheiro não é?
Agora vamos aonde eu quero chegar.
Vemos que o mundo acha que são práticas normais termos uma conduta promíscua, suja depravada, sem moral. Desde pequenos, homens são condicionados a exposição a material pornográfico, pois é assim que dizem que um menino vira homem.
Jovens são incentivados pelos pais a terem sua primeira relação sexual em prostíbulos, são incentivados a quanto mais melhor, sem perceberem o quanto estão prejudicando seus filhos, tanto moral quanto espiritualmente. Cada vez mais, se deixa de ser criança mais cedo para se tornar um adolescente " sexualmente ativo".
Meninas, que se desenvolvem mais rápido que os meninos, começam a ter vida sexual a partir de 12 anos, muitas já tem filhos com essa idade. Namorar e transar, hoje em dia é algo considerado normal, por uma grande maioria de pais não cristãos. Vamos citar alguns pontos :

- Família : Como deve ser a vida de uma família aonde os filhos assim procedem? Pais separados, liberais, sem muito tempo para educar e vigiar seus filhos, muitas vezes preocupados com trabalho, carreira que esquecem que sua principal responsabilidade , que são os filhos , ficam a mercê do mundo . Muitas vezes são pessoas que se dizem membros de determinadas religiões, mas não vivem de acordo com a palavra do Senhor, mas sim de acordo com seus próprios interesses e vontades.


Salmo 25:4-5 : Mostra-me Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me , pois tú és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo.


Pais: Geralmente separados, ou provenientes de uniões instáveis , sem respeito como casal e como pessoas, desconhecem os perigos que existem no mundo, abrindo e usando assim a internet como uma válvula de escape tanto para eles mesmos como para os filhos, pois vemos como é grande a incidência de crianças que ficam sozinhas em casa navegando na internet, ou de pais que mantém na internet , uma fuga para suas frustrações e medos, encontrando na pornografia a " solução para seus problemas "


Provérbios 22:6 - Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.
Provérbios 29:17 - Corrige a teu filho, e ele te dará descanso; sim, deleitará o teu coração.


Individualmente: pois acham que o mundo e o que nele tem é para ser aproveitado, para que se aproveite sem discernimento , vergonha ou pudor tudo que mídia, pessoas , eventos mostram que é normal. ( inúmeros namorados e relações, troca de casais, relações instáveis que vão e vem, homossexualismo, lesbianismo, mulheres semi nuas em horários aonde crianças estão assistindo... )
Muitos falam que conhecem Jesus, acreditam que é o filho de Deus, mas daí a segui-Lo, deixar suas paixões e vontades mundanas, pela vontade do Pai, viver uma vida digna e santificada? Aí é outra conversa...


Lucas 9:57-62 : Quando iam pelo caminho, disse-lhe um homem: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Respondeu-lhe Jesus: As raposas tem suas tocas, e as aves do céu tem ninhos; mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça.
E a outro disse: Segue-me. Ao que este respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
Replicou-lhe Jesus: Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos; tú, porém, vai e anuncia o reino de Deus.
Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.


O mundo mostra que é normal homens e mulheres terem amantes. Mostra que é normal viverem como marido e mulher sem serem casados. Isso é fornicação, é pecado !


Gálatas 5:19-21 : Ora, as obras da carne são manifestas; imoralidade sexual, imputeza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissenções, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Levítico 20:10 - O homem que adulterar com a mulher de outro, sim, aquele que adulterar com a mulher de seu próximo, certamente será morto, tanto o adúltero, como a adúltera.


Será que é isto que Jesus quer para sua vida, meu amigo(a) que ainda não conhece a Cristo? Esse vazio que você sente, medo, ansiedade, pânico, essa busca constante de satisfação pessoal, usando internet, vivendo uma vida vazia sem fundamento, e mais, se o Pai voltasse hoje, aonde você estaria 5 minutos após?
 O príncipe deste mundo, não quer que os filhos de Deus tenham uma vida plena, que entrem na terra de Canaã, que tenham a vida eterna. Deus, não se agrada da vida que você tem levado, pecados atrás de pecados, promiscuídade, fornicação. E infelizmente, um artifício que o maligno usa para acorrentar as pessoas é a internet.
Lembram-se acima quando disse que a internet tem muitos benefícios? Tem sim, é verdade, mas muitos malefícios também. O homem ou a mulher que não conhece a Cristo, está entregue ao pecado,e ao que o maligno quer fazer em suas vidas.


Provérbios 4:14-27:  Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus. Evite-o, não passe por ele; afaste-se e não se detenha. 
Pois eles não conseguem dormir enquanto não fazem o mal; perdem o sono se não causarem a ruína de alguém. Pois eles se alimentam da maldade, e se embriagam de violência. 
A vereda do justo é como a luz da alvorada que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia. Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam. 
Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção ás minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do seu coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser. 
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. 
Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem par a esquerda; afaste os seus pés da maldade.


1 Cor 6:9-11 - Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.


A palavra do Senhor é clara. Você que ainda não lavou e se santificou em Cristo Jesus, tenho uma boa notícia. Jesus te ama demais meu amigo(a). E te convida a deixá-Lo entrar definitivamente em sua vida.
Deixe -O mostrar todo o seu amor. Liberte-se definitivamente das amarras do maligno.

João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

DONA REUNIÃO DE ORAÇÃO

Morte da Dona Reunião de Oração

 

                Faleceu, na Igreja dos Negligentes e Frios na Fé,  Dona “Reunião de Oração”, que já estava enferma desde os primeiros séculos da era cristã. Foi proprietária de grandes avivamentos bíblicos e de grande poder e influência no passado.

                Os médicos constataram, que sua doença foi motivada pela “frieza de coração”. Constataram ainda: “dureza de coração e de joelhos”, os quais não se dobravam mais; ainda diagnosticaram “fraqueza de ânimo” e muita “falta de tempo e de boa vontade”.
                A dona Reunião de Oração foi medicada, mas erroneamente, pois lhe deram doses em grande quantidade de medicamentos errados, tais como: “administração de empresa e organização exagerada para reavivá-la”, mudaram-lhe o regime, mas isso não adiantou nada. Deram-lhe também “Xarope de Reuniões Sociais” o qual a sufocou. Ainda medicaram injeções regulares de “competições esportivas, entretenimentos e gincanas bíblicas”, o que provocou má circulação nas veias das amizades e das artérias dos relacionamentos, provocando alguns males da carne, tais como: “rivalidades e ciúmes”, principalmente, entre os jovens. Administraram-lhe muitos tabletes de “Acampamentos”, e comprimidos de “Clubes de Campos”, durante os quais ela deveria ficar de repouso, sem participar dos mesmos. Deram-lhe também para tomar muitas cápsulas do que chamam “Louvor Gospel”, mas apenas para diminuir as  dores da morte.

Resultado:
                Morreu Dona “Reunião de Oração!” A autópsia revelou: falta de alimentação apropriada com o “Pão da Vida”; carência urgentíssima de líquido santo (“A Água da Vida”); ausência quase total de limpeza e eliminação dos males que estavam em seu corpo  através de “choro e lágrimas de arrependimento”.
                Dona Reunião de Oração freqüentava a Igreja dos Negligentes, situada na Rua do Mundanismo, Nº 666;  Bairro Monte Ebal. Após a morte da Dona Reunião de Oração, a liderança da Igreja dos Negligentes resolveu que os cultos de meio de semana não existirão mais. Resolveu também, que aos domingos, haverá cultos somente à noite, assim mesmo quando não houver feriados prolongados nos finais de semana, pois seus membros darão prioridade às suas agendas pessoais. Afinal de contas, Dona Reunião de Oração, já não existe mais para “importuná-los”.

Texto amplamente divulgado na internet – Autor desconhecido.


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

                                                              Estudo Nº 91
EM CIRCUNSTÂNCIAS SEM ESPERANÇA DE SALVAMENTO

Texto: Atos 27:1-44

INTRODUÇÃO
            Um grupo de 276 pessoas  estava fazendo uma viagem de navio, que durou muitos dias (7ª), muito tempo (9ª)  enfrentando uma circunstância desesperadora, sem esperança de salvamento.
            - Navegação com dificuldade (7-9)
            - Euroaquilão – (14) – Tufão – encontro do vento leste (euro) com o vento norte (aquilão)
            - Grande tempestade (20)
            - Estavam ao léu. (17), porque não podendo navegar contra o vento, cederam-se `sua força, deixando serem levados pelo vento. (15)
            O historiador Cláudio Josefo diz, que estas “Sirtes”, eram o terror de todos os marinheiros que navegavam no Mar Mediterrâneo.
            - Muitos dias sem ver o Sol e as estrelas. Era impossível determinar a direção. (20)
            Havia a possibilidade de encalharem numa “sirte”: “areia movediça”.
            Devido a angústia e desespero, passaram muitos dias sem comer (21).
            Já quase no fim da caminhada tempestuosa eles passaram 14 dias em jejum total, sem provar coisa alguma. (33)
             Não se alimentando com uma alimentação apropriada, juntando a isso uma exaustão causada pelo trabalho árduo.     Como deve agir o servo de Deus em circunstâncias de desespero:

1. O SERVO DE DEUS PRECISA TER UMA PALAVRA LÚCIDA.
1.1-  Ao ver o perigo, avisando sobre ele:
1.1.1- Quer ouçam ou deixem de ouvir. (Ez. 3:10-11)
1.1.2- Deus prevê, que muitos não atenderão o alerta. (Ez.3:17-19)
1.1.3- Deus prevê, que muitos atenderão o alerta. (Ez. 3:21)
1.2- Ao estar dentro do perigo, o servo de Deus precisa cuidar do bem-estar de todos. (20)
1.2.1- Mostrando o caminho de salvação. (30-31)
1.2.2- Mostrando o caminho que oferece segurança.(33-38)
1.2.3- Crendo, que estando sob os cuidados de Deus, “nenhum fio de cabelo se perderá”. (34)

2. O SERVO DE DEUS PRECISA SER PORTADOR DE ÂNIMO. (22)
2.1- É portador de ânimo, aquele que pertence a Deus totalmente. (23)
2.2- Aquele que serve a Deus. (23)
2.3- Aquele que desfruta da presença de Deus em sua vida. (23)
2.4- Aquele que tem uma palavra do Senhor, e por isso pode falar como mediador entre Deus o o homem desesperado. (23)
2.5- Aquele que depende da “graça de Deus” (24) até na salvação física e material.
                Paulo mostra esta dependência “orando e dando graças a Deus na frente de todos” (35; 33-37)

3.  O SERVO DE DEUS PRECISA CRER NOS PROPÓSITOS DE DEUS EM TODAS AS SITUAÇÕES.  (23-26)
3.1- Deus é Fiel e vela sobre a sua palavra para cumpri-la. (Jeremias 1:12)
                 Deus tinha dito a Paulo que ele iria a Roma para testemunhar ao imperador César. (24; 23:11)
3.2-  Deus cuida dos que estão sob o seu controle e proteção. (41-44)
                A sua palavra para Paulo foi: “...não temas...!”(23-24)

4.  EM CIRCUNSTÂNCIAS SEM ESPERANÇA DE SALVAMENTO, O HOMEM PRECISA LANÇAR FORA TUDO QUE POSSA SER OBSTÁCULOS PARA A SOLUÇÃO.
                Em primeiro lugar o texto nos diz, que os tripulantes do navio “usaram todos os meios” para se livrarem do perigo. (17)
4.1- Paulo os aconselhou a empreenderem todo o esforço possível para levarem o navio até uma ilha. (26)
4.2- Aliviaram o navio (18)
4.3- Jogaram ao mar a própria armação do navio. (19)
Provavelmente, os móveis, bancos, mesas, bagagens,louças de barro, etc
4.4- Evitaram a fuga como solução, que poderia matar alguns. (30-32)
4.5- Lançaram todo o trigo no mar (38)
                Um barco destes,  além das 276 pessoas, estava carregado com 300 toneladas de carga, inclusive de trigo.

CONCLUSÃO
                Paulo teve esta experiência fantástica,  sendo no final um “hiper nike” (Rom. 8:37), porque como ele mesmo disse, ele servia a um Deus poderoso:”Esta noite me apareceu um anjo do Deus a quem sirvo...!”
(23).
                É assim que Deus age com os seus servos. Permite as tormentas na vida, mas livra totalmente.

2011 vem aí. Faltam apenas três dias. Que sejamos instrumentos nas mãos de Deus para levar, avisos de Deus, ânimo, fé nos propósitos de Deus para o homem e Jesus Cristo como a solução para tas as circunstâncias da vida.

Pr. José das Graças Silva Oliveira (Pastor Batista - CBB) 
           

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Masquil da Palavra

Porque"Masquil da Palavra"?  
Masquil é um título, que no livro de Salmos indica, que    o texto é instrutivo ou didático. O trabalho da Igreja de Jesus Cristo oferece instrução de peso para o homem, revela os passos do cristão, consola e dirige os fracos e restaura aquele que já não tem nenhum vigor. 
Masquil (do hebráico משכיל ou Maskil) é um termo literário musical,que na Bíblia ocorre no título de treze Salmos: 32, 42, 44, 45, 52, 53, 54, 55, 74, 78, 88, 89 e 142. É uma forma verbal, que significa ser perspicaz, compreender, perceber.
Na forma  substantivada, maskil nos leva à uma canção que gere alguma lição de sabedoria, uma canção que traga um ensinamento. É  um Salmo de instrução. O versículo 7 do Salmo 47 diz: “Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência”. No hebraico, temos: “כי מלך כל-הארץ אלהים–    זמרו משכיל“. E  transliterando, temos: “Ki mélech col haárets Elohim, zamerú maskil.”
Sendo assim, este blog pretende ser um instrumento biblicamente didático, perspicaz, instrutivo e que leve informações relevantes a todos.

Autor: Pr. José das Graças Silva Oliveira (Pastor Batista-CBB)