http://igbavitoria.blogspot.com.br/

quarta-feira, 26 de setembro de 2012


a espiral descendente do pecador
Texto Bíblico: Salmo 36
Deus vence todo o mal
Ao mestre de música. Um salmo de Davi, servo do SENHOR.
36 Há em meu íntimo uma Palavra do SENHOR sobre a maldade do ímpio: Aos seus olhos não faz sentido temer a Deus.
2 O ímpio é tão arrogante que não percebe e muito menos rejeita seu pecado.
3 Suas palavras são maldosas, ardilosas e traiçoeiras. Abandonou o bom senso, a justiça e a prática do bem.
4 Antes de dormir, sua mente trama ações cruéis; nada há de bom no caminho que escolheu, apega-se ao mal cada vez mais.
5 Mas a tua benignidade, ó SENHOR, chega até os céus; a tua fidelidade, até as nuvens.
6 A tua justiça é firme como as altas montanhas; e teus juízos, insondáveis como o fundo dos oceanos. Tu, ó SENHOR, preservas a raça humana e todos os animais.
7 Quão precioso é teu amor, ó Deus! À sombra das tuas asas os filhos de Adão encontram refúgio.
8 Eles se banquetearão na plenitude da tua casa; tu lhes saciarás a sede com as águas puras do teu rio do Éden.
9 Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz somos iluminados.
10 Estende a tua benignidade aos que se consagram a ti, a tua justiça aos que são puros de coração.
11 Não permitas que o soberbo pise sobre mim, nem que a mão do ímpio me faça retroceder.
12 Eis que tombaram todos os que praticaram o mal; foram lançados ao chão e jamais se levantarão! (Bíblia King James)
INTRODUÇÃO
            Ao contrário do que muitas seitas e denominações pregam, este salmo trata da prosperidade dos malfeitores e da adversidade dos justos.
            No VT o sinal mais evidente que havia do favor de Deus era a prosperidade nacional. Shedd
            A partir de Jesus Cristo o maior sinal do favor de Deus é a comunhão com Ele em todas e quaisquer circunstâncias. Shedd
            Para um cristão a sua maior vitória é contra o pecado e a morte:  “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei! ‘Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo!” I Cor. 15:55-57
Este salmo  revela a espiral descendente do pecador, as suas atitudes  para consigo mesmo, contra Deus, e agora em relação a seus relacionamentos interpessoais.
1. São características do pecador:
1.      A característica básica do ímpio é ser indiferente a Deus e à Sua exigência da prestação de contas! Shedd
O ímpio diz; “Não há Deus! E faz os seus caminhos tortuosos!” Salmo 14:1
2.      Não temer a Deus!
3.      Não ser sábio! Prov. 1:7
4.      Não fazer o bem!
5.      Não odiar ao mal!
6.      Sua mente não se cansa de maquinar o mal:
“COITADOS DOS QUE ficam acordados à noite, planejando a maldade; vocês que se levantam pela manhã para executar seus projetos; vocês têm poder e por isso fazem o que querem!”  (Miquéias 2.1).
Não temer a Deus, não ser sábio, não fazer o bem, não odiar ao mal, e não cansar-se de maquinar o mal, são sinais de um coração totalmente afastado de Deus,! Uma vida assim é uma verdadeira oficina do Diabo.
2. O CARÁTER DO HOMEM MAU
1.      É obstinado!
2.      É hipócrita (3)
3.      Considera o mal um bem (2)
4.      Persevera no mal!
5.      Dedica-se a aprofundar mais a sua maldade!
“...não percebe e muito menos rejeita seu pecado.(4)
O pecador segue (para baixo) em sua trajetória, por ter espontaneamente abandonado o bem, e progressivamente se encantado com o mal (v.3b).
Não compensa viver impiamente  diante de Deus nessa espiral descendente.
No texto, Davi adverte que, não compensa querer viver sem Deus, e explica o porquê:
3. EM DEUS ESTÁ O MANANCIAL DA VIDA (9)
            Deus é amor e, faz parte do seu amor:
1.      A misericórdia! (5,7,10)
2.      A fidelidade! (6)
3.      A retidão! (6)
4.      Os juízos de Deus! (6)
Em Deus está o manancial da vida! Em Deus nasce a vida desde o princípio!
Manancial da vida nos fala de água da vida.
A água é essencial à vida e Jesus Cristo associou a água com os anseios humanos mais profundos, dizendo que, Ele é a Água da Vida, que sacia os mais profundos anseios espirituais do homem!
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede!”João 6:35
Jesus disse à mulher samaritana: “Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e Ele te daria água viva!” João 4:10
            Jesus descreve os resultados da água viva na vida do homem:
Ø  Essa água satisfaz plenamente.
Jesus Cristo exclamou: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz as Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva!” João 7:37-38
Ø  A água viva liberta o homem das suas maldições:
“Então mostrou-me o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus. No meio da praça, de uma e outra margem do rio, está a Árvore da Vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão!” Apc. 22:1-3
Ø  Essa é a Água que conduz à vida eterna.
“...aquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna!” João 4:14
Ø  Essa é a Água que traz soluções para todos os que estão vivendo em tristezas e lágrimas:
“...pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima!” Apc. 7:17
CONCLUSÃO
O pecador que vive na espiral descendente, segue (para baixo) em sua trajetória, por ter espontaneamente abandonado o bem, e progressivamente se encantado com o mal (v.3b).
Este salmo declara que, o fim daqueles que não querem se aproximar do Senhor, será a destruição inevitável que eles mesmos prepararam, separando-se de Deus Criador. (12)
Os que confiam em Deus como Salvador, serão satisfeitos com as riquezas que Deus oferece aos Seus servos. Shedd
Em Deus, O Manancial da Vida, nós encontramos:
Ø  Uma vida saudável, com cura para os seus males!
Ø  Satisfação para as nossas necessidades!
Ø  Libertação das maldições do pecado!
Ø  Conforto e consolo para as tristezas!
Ø  Uma fonte a jorrar para a vida eterna!
Enquanto os ímpios, no fim vão tombar e cair (12), Deus, O Manancial de Água Viva, está oferecendo uma vida vitoriosa aos seus servos!
        
           Pr. José das Graças Silva Oliveira


sábado, 8 de setembro de 2012


John Piper – O poder do Evangelho e o medo da mortel

Vídeo relaciona

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL



REFLEXÕES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Estamos vivendo a Semana da Independência até as 24 horas de hoje! 
Uma das poucas classes no Brasil que pode considerar-se independente é a dos políticos, porque fazem o que bem entendem e sempre fica como planejaram,  quiseram e decidiram.
O Brasil fora descoberto pelos portugueses no ano  1500 e as suas autoridades enviaram para cá, para colonizar a nova posse deles, os piores elementos que haviam lá, a maioria era composta por  homens de má índole.
O transfundo histórico revela várias verdades acerca dos que, foram enviados para cá: 1º) Eram homens com o cheiro de sangue nas narinas, para matarem os donos da terra, os nossos índios. 2º) Eram profissionais na área de "roubar", e por isso as riquezas daqui que deveriam servir para beneficiar a nossa pátria, eram levadas para Portugal.
Isso deixou as marcas que até hoje ao invés de serem apagadas, têm sido uma marca na vida nacional. O que vemos de ruim, e que nos entristece hoje em nosso querido país, é a herança deixada por aqueles colonizadores! O sangue e a má índole deles permanecem na veia e na vida de muitos que, atualmente, mandam em nosso país.
Ao lado podemos ver um famoso e lindo quadro, pintado sobre tela, do pintor paraibano Pedro Américo, relatando  um dos principais momentos de nossa pátria. Foi o que ficou conhecido como "Grito do Ipiranga", o grito de INDEPENDÊNCIA OU MORTE, em 7 de setembro de 1822, que, em termos de realidade só temos visto o lado morte: 1) O número de pessoas que morrem a cada ano, como consequência da violência  no Brasil é maior do que o número de muitas guerras no mundo! 2) Os políticos que deveriam trabalhar pela melhoria de vida dos brasileiros, têm sido os principais responsáveis pela morte dos seus principais sonhos. Estão mortos em nosso país: A saúde, a justiça,a educação,  a moral, etc. Tudo isso devido a corrupção que tem corroído e assolado o país de norte a sul e leste a oeste, em todos os cantos, das áreas municipais às federais. Quando se fala em um novo foco de corrupção no país a casa é sempre a dos milhões, e, geralmente, o que foi surrupiado dos cofres públicos nunca é colocado de volta em seus devidos lugares, e quando se prende (?) alguém, essa pessoa é, simplesmente,   um "bode expiatório!" É prisão política! Tomando como exemplo os políticos que foram investigados pelas famosas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), e que foram considerados réus e que roubaram o país, a maioria continua exercendo cargos públicos, inclusive os principais da nação, em Brasília. 
Do Grito de INDEPENDÊNCIA OU MORTE às margens  do Ipiranga, só  restaram as mortes dos principais sonhos dos brasileiros.
Em minha época escolar de Ensino Fundamental e Médio o Sete de Setembro era uma festa com desfiles escolares e orgulho para todos. Hoje, ninguém sequer liga a sua televisão para ver pelo menos os desfiles em Brasília! O povo está enojado com isso!
A primeira figura desta postagem, em forma de um avião, é o Mapa de Brasília, projetado por Oscar Niemeyer, um dos maiores e mais importantes entre os  engenheiros e arquitetos do mundo. Com mais de 100 anos de idade ele é o autor de uma das frases mais importantes desta semana e certamente do ano: “PROJETAR BRASÍLIA PARA OS POLÍTICOS QUE VOCÊS COLOCARAM LÁ, FOI COMO CRIAR UM LINDO VASO DE FLORES PRÁ VOCÊS USAREM COMO PINICO.  HOJE EU VEJO, TRISTEMENTE, QUE BRASÍLIA NUNCA DEVERIA TER SIDO PROJETADA EM FORMA DE AVIÃO, MAS SIM DE CAMBURÃO” (Oscar Niemayer)
Como conhecedor da Palavra de Deus, eu afirmo com toda a certeza, que apesar deste panorama tão sombrio, ainda há uma esperança: JESUS CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA!
A liberdade que o Brasil precisa está em Jesus Cristo! Ele mesmo disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim!" João 14:6; e, ainda, "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará! Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres!" João 8:32-34. 



Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira







quarta-feira, 5 de setembro de 2012


UM CONVITE A UM CONTÍNUO CÂNTICO DE AÇÃO DE GRAÇAS
O Senhor é o vingador
Um salmo de Davi
35 Advoga minha causa, ó SENHOR, contra os que me acusam; combate  contra os que me perseguem.1
2 Veste a armadura e toma o escudo; levanta-te e vem em meu socorro!2
3 Empunha a lança e o machado de guerra contra os meus perseguidores; dize à minha alma: Eu Sou a tua salvação.
4 Sejam humilhados e cobertos de vexame os que buscam tirar-me a vida; retrocedam envergonhados e sejam aniquilados os que tramam a minha ruína.
5 Sejam como a palha que o vento carrega, quando o Anjo do SENHOR os espalhar.
6 Tornem-se-lhes os caminhos tenebrosos  e escorregadios, quando o Anjo do SENHOR os perseguir.3
7 Pois sem motivo prepararam uma armadilha oculta para me apanhar; e sem causa abriram uma cova para me tragar.
8 Que de súbito venha sobre os inimigos a destruição: sejam enredados pela própria cilada que me armaram, caiam na cova que escavaram para me matar e lá se arruínem de vez.4
9 Então, todo o meu ser transbordará de  gratidão ao SENHOR e se regozijará na sua salvação.
10 Proclamarei ao mundo, de corpo e alma: Quem poderá se assemelhar a ti, ó SENHOR? Tu livras os humilhados e fracos, do opressor, e os necessitados e pobres, dos exploradores.5
11 Falsas testemunhas se levantam e me interrogam sobre atos que não cometi.
12 Retribuem-me o bem com o mal, e essa decepção enluta a minha alma.6
13 Da minha parte, entretanto, quando estiveram doentes, usei vestes de lamento; humilhei-me com jejum e derramei sobre meu próprio peito muitas orações.7
14 Andei vagueando e lamentando como por um amigo ou irmão; prostrei-me enlutado, como quem chora por sua mãe.
15 Contudo, assim que tropecei, eles se alegraram e contra mim se ajuntaram; reuniram-se às ocultas para me atacar e agrediram-me sem cessar.
16 Como ímpios zombando do meu refúgio rangem os dentes contra mim.
17 Ó SENHOR! Até quando tolerarás essa injustiça? Livra-me a alma das tramas dos impiedosos; minha vida, dos que me atacam como leões.
18 Render-te-ei graças perante a grande assembléia; louvar-te-ei diante das multidões.
8
19 Que sobre mim não se rejubilem aqueles que traíram minha amizade, nem permitas que esses inimigos gratuitos troquem olhares de escárnio.9
20 Não é de paz que se ocupam; ao contrário, planejam falsas acusações contra os que vivem em paz na terra.
21 Com a boca escancarada riem de mim e me acusam: “Agora o apanhamos! Vimos tudo com nossos próprios olhos!”
22 Tu, SENHOR, os vistes; não ignores seus atos! Não te afastes de mim, ó SENHOR.10
23 Desperta! Levanta! Faze-me justiça! Defende a minha causa, meu Deus e meu Senhor!
24 SENHOR, meu Deus, tu és justo; restitui o meu direito para que eles não se divirtam à minha custa.
25 Não permitas que pensem: “É isso! Exatamente como queríamos!” Nem que digam: “Acabamos com ele!”
26 Sejam humilhados e frustrados todos os que se alegram com a minha desgraça! Sejam cobertos de vexame e desonra os que se levantaram contra mim.
27 Cantem de júbilo e se alegrem os que desejam ver a prova da minha inocência, e repitam continuamente: “Glorificado seja o SENHOR, que tem prazer na felicidade do seu servo!”
28 E a minha língua proclamará a tua justiça e o teu louvor o dia inteiro!11
INTRODUÇÃO
                Este é um salmo de Davi, um dos salmos imprecatórios, nos quais  os salmistas clamam a Deus para que puna o perverso e os vingue com sua justiça e sabedoria.
Segundo recentes estudos, este salmo é da mesma época em que Davi estava sendo perseguido por Saul, sendo, de certa forma, um desenvolvimento de 1Sm 24.15.
A imprecação não é exatamente contra Saul (pois Davi mesmo havia poupado a vida de Saul), mas é provável que, seja contra aqueles que seguiam Saul, e fomentavam a inveja doentia que Saul sentia por Davi.
Este salmo é uma espécie de continuação do Salmo 34; justamente por isso foram colocados lado a lado pelo Cânon.
O contraste entre 34.5,7 e   35:3 demonstra duas verdades opostas:
         I.            Deixa claro que há bênçãos em buscar a face do Senhor!
       II.            Que  há maldições e ruína  sobre os ímpios e aqueles cujo coração não ama a Deus e os seus princípios!
                 Este salmo imprecatório tem quatro propósitos definidos:
        I.            Demonstrar o justo e reto juízo de Deus contra os ímpios (58.11).
      II.            Demonstrar a autoridade de Deus sobre os ímpios (59.13).
   III.            Incentivar o ímpio a deixar o pecado e buscar o Senhor (83.16).
    IV.            Motivar os justos a louvarem a Deus em todas as circunstâncias (7.17).
O texto divide-se em três partes:
1.       Primeira parte: 35.1-10,
2.       Segunda  parte: 35.11 a 18,
3.       Terceira de Sl 35.19 a 28.
Cada uma dessas partes  termina com uma nota de cântico de  ação de graças .
O salmista nos CONVIDA a louvar a Deus em todas as circunstâncias e continuamente.
1. O CONVITE É PARA CONTINUAMENTE TERMOS UM CÂNTICO DE AÇÃO DE GRAÇAS DIANTE DE DEUS. (10)
Esta primeira parte do salmo, diante das tribulações, Davi é um modelo de quem espera sempre em Deus. A palavra chave aqui é esperança!(35.1-10)
Ele está rodeado de pessoas:
     Que eram falsas testemunhas contra ele. (11)
     Que traíram a sua amizade! (19)
     Que o acusavam falsamente! (1,20)
     Que escarneceram dele! (21,26)
     Quer se alegraram com os seus maus momentos! (26)
O salmista sentia-se decepcionado (12), porque muitas destas pessoas com estas ações contra ele, haviam sido tratadas com respeito e solidariedade por ele anteriormente. Agora o traíam dessa maneira.
Sua surpresa e profunda decepção é reconhecer essas pessoas entre seus algozes.
Segundo a cultura da época, a dor que Davi sente é como se o Bom Samaritano caísse em poder de assaltantes e, ao receber uma bofetada, identificasse o agressor como aquele a quem salvara a vida tempos atrás (Lc 10.25-37).
O desabafo de Davi revela que ele sofreu e intercedeu a Deus por seus supostos “amigos” (agora falsos acusadores), não apenas nas ocasiões de doença, mas também em outras adversidades.
No antigo Oriente, os judeus que amavam a Deus, quando oravam em profunda dor, recolhiam-se para derramar suas lágrimas a sós com Deus, e reclinavam o rosto sobre o peito em sinal de humilhação diante do Senhor.
Davi nos CONVIDA a que mesmo diante de situações assim, devemos louvar a Deus com ações de graças.
2. O CONVITE É PARA CONTINUAMENTE  TERMOS UM CÂNTICO DE AÇÃO DE GRAÇAS DIANTE DO POVO DE DEUS. (18)
Nesta segunda parte o salmista discorre sobre as tramas cruéis contra ele. (35.11-18):
    O perseguiam! (1)
    Tramavam a sua ruína! (4)
    Buscavam tirar-lhe a vida! (4)
    Prepararam  armadilha e ciladas ocultas para lhe apanhar! (7-8)
    Formaram grupos para atacar-lhe, e agredir-lhe sem cessar! (15)
O salmista revela-se extremamente sensível à mágoa da injustiça, mas para o cristão o Evangelho ensina que:
A injustiça é uma situação a ser redimida!
É uma oportunidade para se amar como Cristo, e seguir seus passos (1Pe 2.18-22).
“Render-te-ei graças perante a grande assembléia!” (18)
Ao invés de ficar somente lamentando, Davi nos CONVIDA a testemunhar de nossa fé, louvando com ações de graças perante o povo de Deus.
3. O CONVITE É PARA CONTINUAMENTE TER UM CÂNTICO DE AÇÃO DE GRAÇAS DIANTE DAS MULTIDÕES. (18)
                Davi nos ensina orar nos momentos de turbulências, mas esperar a resposta do Senhor: “Sim e agora!”, “Sim, mas espere a hora de Deus!”, ou “Não!”
A libertação celebrada no Salmo 34 agora é vista como nem sempre imediata ou indolor.
A libertação poderá estar  sujeita, de acordo com a vontade de Deus, a atrasos (do nosso ponto de vista) e a momentos agonizantes.
Provavelmente seja  por isso que os  algozes de Davi:
                 Alegravam-se  contra ele!  (15)
                Zombavam do seu refúgio! (16)
               Com a boca escancarada riam dele! (21)
               Alegravam-se e divertiam-se diante dos infortúnios dele!. (24-26)
Davi, no entanto, jamais duvida em seu coração de que o dia da sua vitória virá!
Cada pedido de socorro feito por Davi, já prevê o momento da vitória e do livramento.
Muitos membros de igrejas, diante de situações como estas enfrentadas por Davi, brigariam pelos seus direitos pessoais!
Mas o salmista, vê em todas estas circunstâncias, uma oportunidade de testemunhar a muitos, e por isso ele diz: “louvar-te-ei diante das multidões!”(18b)
Desta maneira, Davi nos CONVIDA para aproveitarmos bem cada oportunidade, para testemunhar com cânticos de ação de graças a muitos.
4. É CONVITE PARA CONTINUAMENTE TERMOS UM CÂNTICO DE AÇÃO DE GRAÇAS O DIA INTEIRO. (28)
Nesta última parte o salmista revela o cerco dos cruéis imposto a ele pelos inimigos. (35.19-28):
    Traíram sua amizade! (19)
    O acusaram falsamente! (20)
  Com gargalhadas, chegaram a pensar “que tinham acabado com ele!” (25)
E nesta parte Davi confia que, a exultação maligna é aniquilada pelo Senhor.
CONCLUSÃO
“O Anjo do Senhor” é a nossa salvação e a condenação de todos aqueles que insistem em não render seus corações ao Senhor Deus, Yahweh (Êx 23.20-22).
Como no início deste salmo, o louvor está aguardando o momento certo para irromper.
Davi testemunha que, ao contrário dos inimigos, é melhor usar sua voz  para proclamar a justiça de Deus na terra e cantar louvores ao Senhor, pois a verdade e a justiça sempre vencerão.
                Não importa quais sejam as circunstâncias, este salmo nos convida a louvar a Deus continuamente: Diante de Deus, diante do povo de Deus, diante das multidões e durante todo o dia.
                Goiânia (BV), 02 setembro de 2012
                  Pr. José das Graças Silva Oliveira