A publicação revela, que no mesmo número de cigarros fumados por homens e mulheres, as mulheres consomem um volume maior de carcinógenos e de outros agentes tóxicos, o que pode explicar a razão porque as mulheres fumantes têm duas vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão do que os homens.
O estudo revela ainda, que quanto mais tempo a mulher fumar, o seu risco de desenvolver doenças coronárias e câncer de pulmão será igualmente maior em relação aos homens.
“O cigarro é uma das principais causas de doenças coronarianas em todo o mundo e continuará a ser, uma vez que populações que até então não estavam sendo tão afetadas pela epidemia do fumo começaram a usar o cigarro em níveis até então presentes apenas em países mais ricos”, disseram os autores.“Essa expectativa é especialmente preocupante para mulheres mais jovens, entre as quais a popularidade do cigarro, particularmente em países de menor renda per capita, pode estar aumentando”, destacaram.
Os pesquisadores realizaram uma mega-análise com 86 estudos, envolvendo 67 mil casos de doenças coronárias e amostragem de mais de 4.000.000 de pessoas.
Se você é mulher, e fuma, essa publicação é dedicada especialmente a você. Decida por uma vida futura mais saudável!
Fonte: Jornal do Brasil Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário