http://igbavitoria.blogspot.com.br/

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ESTUDO BÍBLICO

É IMPORTANTE QUE CRISTO SEJA PROCLAMADO
Texto Bíblico: Texto Bíblico: Fil. 1:12-18
12- “Desejo, portanto, irmãos, que saibais, que tudo o que me aconteceu tem, ao contrário, servido para o progresso do Evangelho.
13- de tal maneira a ficar evidente para toda a guarda do palácio e para todos os demais que é por causa de Cristo que estou na prisão.
14- E os irmãos, em sua maioria, motivados no Senhor por minhas algemas, ousam pregar com mais coragem e determinação a Palavra de Deus.
15- É verdade, contudo, que alguns proclamam a Cristo por inveja e rivalidade, porém outros o fazem com boas intenções.
16- Estes o fazem por amor, conscientes de que fui posto aqui  para defesa do Evangelho.
17- mas aqueles outros, anunciam Cristo apenas por ambição egoísta, sem sinceridade, imaginando que podem aumentar o sofrimento ocasionado por estas minhas algemas.
18- Todavia, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos escusos ou nobres, Cristo está sendo proclamado, e por isso me alegro. Em verdade, sempre me alegrarei!” (NT versão King James)
INTRODUÇÃO
            Paulo está na cadeia, está preso. (vs. 13-14), mas isso não o leva ao desânimo, porque mesmo alí ele usa a oportunidade para ganhar almas para Cristo.
            Para ele o que importa é que o evangelho está sendo anunciado. Paulo espera ser posto em liberdade (v. 19) e, assim, poder, outra vez, visitar os seus queridos irmãos de Filipos (v. 26).
            Em todas as circunstâncias enfrentadas por Paulo no texto, ele diz, que é importante, que Cristo seja proclamado.
1. CRISTO SENDO PROCLAMADO, HÁ O PROGRESSO DO EVANGELHO. (12)
            Ele reprova, pregar o evangelho para engrandecer-se a si mesmo, por interesses e ambições egoístas, por espírito de competição, como alguns estavam fazendo.
            Paulo revela no texto, o que toda a Bíblia afirma: “Para seguir as pisadas de Jesus Cristo, há uma cruz a ser suportada!”, Há dificuldades impostas pela obra, em algumas circunstâncias há oposições e perseguições. Há muitas provações!
            Mas enfatiza, que em todas as oportunidades, Cristo tem que ser anunciado, porque é a única forma de colocarmos mais pessoas no reino dos céus.
2. AS PROVAÇÕES DEVEM MOTIVAR A PREGAÇÃO DO EVANGELHO. (13-14)
            Para Paulo, o cristão deve ver em cada circunstância, algumas oportunidades para anunciar Jesus Cristo.
            “...suas algemas se tornaram manifestas em Cristo em todo o pretório”.
            O “cárcere de Paulo torna-se em púlpito!” “...com uma nova audiência!” e as suas algemas uma oportunidade para pregar o Evangelho às pessoas que de outras formas, não seriam alcançadas!
            Para Paulo, quando  tudo acontece “em Cristo”, ou “...por Cristo...”, Ele, Cristo, será proclamado, exaltado e glorificado!
            Foi justamente assim, que ali, o evangelho alcançou pessoas das quais do contrário jamais se teria aproximado.
            O que primeiro parecia ser um terrível impedimento, não obstante acaba servindo ao progresso da causa.
            A prisão de Paulo abriu o caminho à pregação do evangelho no regimento mais seleto do exército romano: a guarda imperial.
            As cadeias de Paulo tinham tirado as barreiras e tinham dado acesso ao mais amadurecido do exército romano; e tinham sido um estímulo para os irmãos de Filipos. Por isso Paulo diz, que essa prisão colaborou de fato à propagação do evangelho.
Toda a guarda pretoriana sabia a razão pela qual Paulo estava preso; muitos deles foram tocados pela graça de Cristo.
Toda esta realidade brindou aos irmãos de Filipos com um renovado valor para pregar o evangelho e dar testemunho de Cristo.
            O progresso fora em duas fronteiras: (13)
Ø  O Evangelho fora anunciado à Guarda Pretoriana (v. 13) de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais (13) Foi assim, que Paulo pregou para centenas, talvez alguns milhares de soldados romanos!
Ø  Os cristãos foram despertados para testemunhar mais destemidamente (v. 14). “... e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousa falar com mais desassombro a palavra de Deus...! (14)
           
            Paulo nos ensina a transformar as situações vexatórias, humilhantes e dolorosas em nossas vidas, em oportunidades para pregar o Evangelho.
            As maiores vitórias e crescimento do Evangelho estão ligadas a momentos de grandes turbulências. São exemplos para nós:

  • A grande dispersão em Atos 8.
  • A crucificação e morte de Jesus Cristo.
            O que Satanás e os inimigos dos cristãos do primeiro século, acharam que seria o fim do Cristianismo, foi a maior vitória.
            Não há Cristianismo sem o sofrimento, a morte a e a ressurreição de Jesus Cristo.
            A receita é aproveitar todas as ocasiões para proclamar a Cristo.
3. PREGAR COM BOAS INTENÇÕES. (15)
             “...eudokia...”, “...boas intenções...” quando aplicado àquele que fala, significa “contentamento”, “satisfação”. Quando aplicado a outros, significa “boa vontade”, “benevolência”.
            No contexto essa expressão pode significar:
Ø  Boa vontade na pregação do evangelho, sem quaisquer motivos errôneos, como o da inveja ou da contenda;
Ø  Boa vontade para com quem prega a Palavra de Deus, não fazendo competições contra ele, como o contexto sugere que estava acontecendo no texto em análise.
       Pregar com boas intenções é pregar motivado por uma chamada divina, por uma vocação missionária e por uma direção divina na vida. Isso levará a outra forma com a qual temos que fazer a proclamação:
4. PREGAR POR AMOR (16)
            Que tipo e alcance de “amor” é esse do qual Paulo fala?
Ø  Amor a Cristo, a quem proclamamos;
Ø  Amor aos verdadeiros pregadores do Evangelho, não se opondo a eles e nem procurando tirar vantagem das circunstâncias negativas e dolorosas do seu ministério, para destruir o trabalho realizado por eles.
         Por amor refere-se tanto à preocupação que precisamos ter pelo progresso do Evangelho quanto ao nosso apego pessoal a Jesus Cristo e aos que o proclamam.
            A Carta aos Filipenses é considerada a “Carta da Alegria”, e Paulo inclui em seu contexto, qual deve ser a alegria do servo de Deus:
5. A ALEGRIA DO SERVO DE DEUS, É QUE CRISTO SEJA PROCLAMADO. (18)
         Alegria é a palavra chave dessa carta de Paulo, aparecendo no texto (como sinônimos, verbos e substantivos) mais de 15 vezes.
        Paulo usa uma expressão grega “aumentar o sofrimento”, que significa literalmente “fricção”, numa figura de linguagem sugerida pelo “atrito” das algemas em suas mãos e pés. Isso pode significar, que as algemas certamente o apertavam (mãos e pés), causando-lhe algumas dores e alguns incômodos.
    Apesar disso, o apóstolo do Senhor não se deixava deprimir, porque reconhecia, que a mensagem é sempre maior do que o mensageiro.
         Mesmo fazendo a obra missionária na prisão, ele se alegra e afirma, que a alegria do crente é proclamar e ver Cristo proclamado!
CONCLUSÃO
        Paulo estava preso. Humanamente falando, de acordo com o que os perseguidores esperavam, isso podia significar de fato o fim de sua atividade missionária.
       Pelo contrário, esta circunstância contribuiu efetivamente a que difundisse a missão tanto por si mesmo como pelos outros.
      William Barclay diz, que a circunstância desagradável colocada sobre Paulo, limpou o caminho dos obstáculos que  impediriam o avanço da obra entre os Filipenses.
            Paulo não está dizendo, que a prisão é coisa boa. Está dizendo, que “tudo contribuiu para o bem! Deus usou para o bem!” Rom. 8:28
            Paulo escreveu encorajando os filipenses, dizendo-lhes que aquilo que poderia parecer um contratempo, era na realidade um progresso importante, porque  toda a guarda pretoriana pode ouvir de Cristo, e  a igreja local também fora encorajada a proclamar o Evangelho aberta e destemidamente.
     Esta é a mensagem deste texto bíblico: É IMPORTANTE QUE CRISTO SEJA PROCLAMADO: PARA QUE HAJA O PROGRESSO DO EVANGELHO. (12); ATÉ MESMO AS PROVAÇÕES DEVEM MOTIVAR A PREGAÇÃO DO EVANGELHO. (13-14); DEVEMOS SEMPRE PREGAR COM BOAS INTENÇÕES E  POR AMOR (15-16); A ALEGRIA DO SERVO DE DEUS, É QUE CRISTO SEJA PROCLAMADO. (18)
     Estamos em campanha de Missões Nacionais. Que tal colocarmos em prática esses ensinamentos bíblicos?

Postado por: Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário