"Uma vez que Abraão se tornará uma nação grande e poderosa, e que através dele serão abençoadas todas
as nações da terra? Eu o escolhi para que ele instrua seus filhos, sua casa e seus sucessores, a fim de que se mantenham no caminho de Javé, praticando a justiça e o direito; desse modo, Javé realizará tudo o que prometeu a Abraão!" Gên. 18:17-19
Estamos no mês de maio, que é entre nós, evangélicos, o Mês da Família. Esta é mais uma mensagem abordando questões relativas à família.
O texto apresenta DEUS, escolhendo a Abraão, um pai, dizendo: "...Eu o escolhi, a fim de que instrua a seus filhos e a sua casa, para guardarem os caminhos do SENHOR...!"
O texto apresenta DEUS, escolhendo a Abraão, um pai, dizendo: "...Eu o escolhi, a fim de que instrua a seus filhos e a sua casa, para guardarem os caminhos do SENHOR...!"
Deus estava fazendo de Abraão um pai responsável. Ele seria pai de filhos, que se tornariam uma grande e poderosa nação, devendo corresponder ao que Deus deles esperava.
Abraão é o portador de promessas inigualáveis na história da humanidade mas, tudo dependeria do seu modo de agir, instruindo os seus filhos nas leis do Senhor.
A Abraão competia ensinar as leis do Senhor aos seus filhos, instruindo-os a guardá-las, praticando retidão e justiça.
O que Deus espera dos pais ainda hoje, não é menos do que exigia de Abraão, para que os filhos sejam prósperos e abençoadores.
Podemos resumir o padrão divino para os pais em algumas responsabilidades que Deus lhes dá: AMAR, ENSINAR E DISCIPLINAR, e para isso em suas ações Deus é o modelo de pai:
- Jesus se referiu ao Espírito Santo, que é a Terceira Pessoa da Trindade Divina, como "Quem nos guia em toda a verdade!" (João 16:13)
- Deus ordena aos pais que "não provoquem à ira os seus filhos, mas que os crie na disciplina e admoestação do Senhor!" Efésios 6:4
- Deus se compara ao pai que se compadece dos seus filhos. (Salmo 103:13)
- Deus diz que "...nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade!" Hebreus 12:10
- Como Pai, "Deus corrige às vezes com açoites" (Hebreus 12:5-6)
O homem foi criado conforme a imagem e semelhança de Deus (Gên. 1:26). Parte dessa imagem e semelhança podemos ver na dádiva divina da PATERNIDADE.
Deus é o nosso Pai! Foi assim, que Jesus Cristo sempre tratou a Deus! Toda a paternidade tem origem em Deus!
Cada ser humano tem um destino ímpar para cumprir aqui no mundo e, por isso, Deus espera de todos os pais o cuidado e responsabilidade para com os filhos.
Parte dessa responsabilidade dos pais é ajudar os filhos a descobrirem o que Deus deseja que sejam e que façam.
Diante desse destino ímpar de cada um, os pais devem educar cada filho, em submissão à orientação criativa de Deus.
Cada filho é diferente um do outro no caráter e na maneira de ser, e diferente também, quanto ao destino que Deus traçou para cada um.
Deus recomenda: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará!" Prov. 22:6 - Shedd
Na criação dos filhos os pais devem sempre fazer a pergunta: "O que estou ensinando, está sendo útil para orientar meus filhos no caminho que deve andar?"
Deus espera que os pais assumam as seguintes responsabilidades e deveres:
- Esclarecer os filhos quanto ao que se espera deles enquanto em sua companhia e para o futuro.
- Incentivar e, se possível, treinar os filhos para o trabalho, sem o qual nunca serão grandes para si mesmos, para os pais, para o mundo e para Deus.
- Optar sempre pela verdade, porque ocultá-la é mentir, e o pai da mentira é o Diabo. João 8:44
- Ensinar com o exemplo a prática da honestidade, da justiça e da retidão.
- Com o exemplo de obediência a Deus, ensinar a obediência. "Se um príncipe deseja ter súditos obedientes, precisa ser obediente a Deus!" ERNESTO, o Pio, Duque de Gotha.
- Criar os filhos para Deus, sabendo que, um dia como acontecerá conosco, "...Cada um estará diante do Tribunal de Cristo, para prestar contas de si mesmo a Deus!" e para isso os pais precisam preparar os seus filhos. (Romanos 14:10-12)
Para os filhos, ficam estas orientações bíblicas: "Ouví filhos, a instrução do pai e guarda o mandamento dele!" (Prov. 4:1 e 6:20). "O FILHO SÁBIO ALEGRA A SEU PAI!" (Prov.15:20)
É como pai que, estou compartilhando esse privilégio com todos os pais que leem esta postagem.
E como filho, também, porque tenho meu pai e minha mãe vivos, e muito do que tenho alcançado em minha vida, devo a eles que começaram a dar-me tudo isso que falo nessa mensagem, desde quando eu tinha apenas quatro anos de idade.
Queridos pais, deixo os meus votos de felicidades e de sabedoria a todos vocês na criação dos seus filhos. Deus os abençoe!
Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira
Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário