http://igbavitoria.blogspot.com.br/

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ELEIÇÕES 2014

A HORA DO VOTO
O mês de outubro está chegando, e com ele o momento em que os espertalhões estão dizendo, que é o principal momento de cidadania de um brasileiro.
Tenho observado o que os "nossos" políticos de alguns anos para cá tem votado, e fico a pensar no resultado final de muitas dessas decisões que vem do Palácio do Planalto e seus órgãos a ele submissos: Assembléia Legislativa e Senado Federal.
Vamos pensar em algumas dessas resoluções: Lei da Palmada, Lei proibindo os cristãos de falarem sobre homossexualismo e deixando os homossexuais para falarem o que bem quiserem e até perseguirem os cristãos, Lei favorável ao Aborto, Lei aprovando o uso de drogas, e centenas de outras leis. 
Mas essa que agora a Presidenta Dilma quer enfiar "guela" abaixo de todos os religiosos, e aqui incluo evangélicos, protestantes, católicos, e demais que trabalham com recuperação de dependentes químicos, proibindo falar sobre Bíblia, Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo, e tudo o que for religioso, nessa a Presidenta foi longe demais.
Só não vou dizer que ela está chamando os religiosos de "burros", para não ofender o animalzinho, que não tem culpa nenhuma de termos os políticos que estão aí no poder.
Eu resido na Região Noroeste aqui em  Goiânia. É uma das mais violentas do nosso Estado. Aqui há muito tráfico de drogas, roubos em residências, roubos nas ruas, e muitos, mas muitos assassinatos. Os autores de todas estas atrocidades, nenhum é frequentador de igreja, não tem compromisso com Deus e coma Sua Palavra a Bíblia Sagrada. Todos são seguidores da ideologia da Presidenta Dilma: ATEÍSMO puro. Só não enxerga essa verdade, quem não quer.
Quero informar que não sou adepto de nenhum partido político, nem tenho preferência por qualquer que seja o político, e até tenho nojo de política. 
As eleições estão chegando aí, e será a hora do brasileiro decidir muito de tudo tudo o que sonha. Decide-se no voto, e a minha palavra é especialmente para os religiosos, especialmente os cristãos, com algumas observações:
  • O crente em Cristo não deve ter fanatismo político.
  • Não deve ser fanático por nenhum Partido Político.
  • Não deve ser fanático por nenhum candidato.
  • Não deve deixar-se ser usado por alguns políticos para que eles alcancem seus objetivos sórdidos., etc. 
Antes de votar, mais do que os demais que não tem compromisso com Deus, nós temos o dever de observar os políticos que estarão buscando uma cadeira no Palácio Central em Brasília. Eles estão cumprindo pelo menos o que a Constituição Federal nos assegura? Caso contrário, não devemos votar neles.
O dever do crente em Cristo é votar como qualquer outro cidadão, mas votar com consciência cristã.
Um crente em Cristo nunca deve ajudar eleger alguém que tem como objetivo, destruir a fé cristã, o que estamos vendo acontecer através de muitas leis sancionadas em Brasília.
Nós, crentes em Cristo, também,  somos responsáveis por tudo que está sendo feito nos Palácios das Leis, porque somos eleitores, e se votamos errado, estamos contribuindo com o que eles estão fazendo lá.
Pelo desconhecimento que se tem de quase todos os candidatos, excreto dos que estão eternizando-se no poder, até é possível errar uma vez, mas o maior pecado é continuar no erro e avalizando-o com o voto.
Uma boa palavra para refletirmos nesta eleição, é do apóstolo Paulo, e creio que é certa para todos nós:
"Já vos adverti por carta que não vos associásseis a nada que fosse imoral. Entretanto, agora vos escrevo para que não vos associeis com qualquer pessoa que, afirmando-se irmão, for imoral ou ganancioso, idólatra ou caluniador, embriagado ou estelionatário. Com pessoas assim não deveis sequer sentar-se para uma refeição. Contudo, Deus julgará os que são de fora. Expulsai, portanto, do vosso meio esse que vive na prática da indecência. O crente não deve buscar juízo pagão!"
 I Coríntios 5:9,11,13  (KJA) 
Não devemos avalizar nada imoral, e não devemos nos associar nem com irmão devasso, ganancioso, idólatra, caluniador, beberrão, estelionatário, que praticam a indecência, etc. Estou me lembrando aqui de muitos membros de igrejas evangélicas, até "pastores", que se incluem nesta palavra Paulina, porque são tudo isso descrito por Paulo.
Se não devemos nos associar nem a membros de igrejas que não são confiáveis, quanto mais com esses que tem como finalidade destruir a fé cristã.
Você que é um crente em Cristo, ore muito antes de votar, e peça a orientação de Deus para a hora do voto. 
Antes de votar reflita nas Leis que estão sendo sancionadas em nosso país, muitas delas contra a propagação do Evangelho, e lembre-se do que diz o Salmista: " Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, o povo que Ele escolheu para lhe pertencer!" Salmo 33:12 (KJA)
Porque o nosso país, que poderia ser um PARAÍSO, está mais parecendo uma cópia de INFERNO, com tanta violência, corrupção, maldade, desigualdade social, fome, miséria, analfabetismo prático, insegurança pública, etc? Tudo isso porque falta Deus, principalmente na vida dos governantes, que ainda querem nos tirar todo o nosso direito de professar a nossa fé.
Atualmente, nós, evangélicos, somos em número de muitos milhões, o suficiente para determinar radicalmente uma eleição em nosso país. Se não usarmos o nosso poder, que é o voto, depois não poderemos choramingar. 
Se votarmos errado, principalmente depois de vermos o que muitos desses políticos estão votando, de cidadãos exercendo o direito de voto e de cidadania, passaremos a ser cúmplices de todo o mal produzido por eles.
Lembrem-se: A hora do voto é nossa para ajudar melhorar muita coisa que já funciona, e aquelas que são prejudiciais a Nação Brasileira.
Como exemplo de leis que fazem em Brasília, algumas feitas nas "caladas da noite" as quais devemos refletir em seus futuros efeitos, e que devem nos ajudar em nosso voto, não deixem de assistir na íntegra o vídeo abaixo, no qual o Senador Magno Malta faz uma grande depoimento e denúncia,  que deve ser um alerta para todo cristão que daqui até o final do ano estará elegendo:

Fonte do vídeo: http://youtu.be/W47LbsD4O0E  
Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira



domingo, 17 de agosto de 2014

ESTUDO BÍBLICO

A UTILIDADE DA CASA DE DEUS PARA OS SEUS SERVOS
Texto Bíblico: Salmo 84
Ao mestre de canto, de acordo com a melodia “Os Lagares”.
Um salmo dos coraítas.
1 Como é amável o lugar da tua morada, ó SENHOR dos Exércitos!
2 Minha alma se consome de ansiedade pelos átrios do SENHOR, meu coração e minha carne vibram de alegria pelo Deus vivo.
3 Até o pardal encontrou morada, e a andorinha um ninho para si, para abrigar seus filhotes, um lugar próximo ao teu altar, ó Eterno dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.
4 Felizes os que habitam em tua Casa, louvando-te sem cessar!
5 Felizes os que em ti encontram sua força, e todos aqueles que são peregrinos de coração!
6 Ao atravessarem o vale de lágrimas de Baca, convertem-no num lugar de fontes, como a boa chuva de outono, que, ainda o cobre de bênçãos.
7 Caminhando com vigor sempre crescente, apresentam-se perante Deus em Sião.
8 SENHOR, Eterno, Deus dos Exércitos, escuta minha oração, presta ouvido, ó Deus de Jacó!
9 Ó Deus, que és o nosso Soberano; trata com misericórdia o teu ungido!
10 Pois um dia em teus átrios vale mais que mil em qualquer outro lugar; estar recostado à porta da Casa do meu Deus é melhor que morar nas tendas mais ricas dos ímpios.
11 Porquanto DEUS, o Eterno, é sol e escudo, o SENHOR concede graça e glória. Ele nenhum bem recusa aos que vivem com integridade.
12 Ó SENHOR Todo-Poderoso, feliz é o ser humano que em ti confia plenamente!
INTRODUÇÃO
Este poema sacro é um dos mais especiais da coleção, porque irradia o brilho suave que há na casa de Deus, o que faz merecer ser chamado “A Pérola dos Salmos”.
Neste capítulo o salmista nos apresenta alguns motivos para amarmos a casa de Deus e participarmos  das suas atividades:

  • Frequentar a Casa de Deus deve ser considerado um privilégio. 2
O salmista quer habitar a casa de Deus: Ele observa que alguns pássaros voam por cima da casa de Deus, alguns ocasionalmente pousam em cima dela, e outros fazem alí os seus ninhos e ali criam os seus filhotes lá. Este último era o privilégio que o salmista queria.
 A Casa de Deus é um espaço, para lá encontrarmos o refúgio. 3

  • É o lugar adequado para através dele construirmos a nossa morada eterna, porque o alvo buscado alí é levar vidas para o céu. 3
  • A Casa de Deus é o lugar onde podemos juntos com outros irmãos, buscarmos a presença divina, a sua orientação e o seu poder. 4
1.A CASA DE DEUS É O MELHOR LUGAR PARA SER FREQUENTADO. (1-3)
O tabernáculo e depois dele o Templo era, cada um em seu tempo devido, o lugar mais valioso para um judeu, porque  incluía:

  • O lugar santíssimo, o mais santo de todos.
  • O pátio era constituído das suas várias áreas, e cada uma com uma utilidade distinta.
O lugar “santo dos santos” era o mais respeitado por todos, e de todos os lugares era considerado o mais agradável.
O salmista dignifica os pátios do tabernáculo como, amáveis, belos, agradáveis.
O salmista considera estes lugares como “amáveis e agradáveis”, porque:

  • Consideravam alí a Casa e morada de Deus.
  • Alí era o lugar onde os propósitos de Deus eram evidenciados: Perdoar e salvar os pecadores, e confortar e curar os corações feridos.
É uma comparação de lugares. Um dia nos teus átrios. É mais importante do que em outros 1000 lugares.
Se um dia nos átrios do Senhor é taõ agradável e maravilhoso, imaginemos  um dia no céu! Vamos mais além, o poderá ser uma eternidade no céu!
Porque a Casa de Deus é melhor do que mil outros lugares?

  • Porque alí é lugar de ouvir a Deus!
  • É lugar de reconhecer o tipo de vida que se está levando e  arrepender-se de tudo o que não agrada a Deus!
  • É lugar  de levar as pessoas a crer em Deus!
  • É lugar  de adorar a Deus!
  • É lugar de ter comunhão com Deus e com o seu povo!
  • Se quisermos, é lugar  de avivamento bíblico.
  • É lugar para aprender a andar com Deus. (4-6)
Tudo isso faz da Casa de Deus o melhor lugar do mundo para ser frequentado.
2. A CASA DE DEUS É LUGAR PARA CRESCER NO CONHECIMENTO DELE (7-9)
Não cresce nas atividades na Casa de Deus o crente que dorme durante o culto, aqueles que para os cultos como se fosse para clube social só para brincar, ficar mexendo com o celular, indo ao banheiro duas ou mais vezes durante o culto e aqueles que só vem ao culto para conversar e atrapalhar outros que querem ouvir a Palavra de Deus.
Agora, vamos ressaltar esta parte do verso sete “Vão indo de força em força”. Esta  é uma expressão que contempla Deus agindo na vida do crente.
Um crente verdadeiro tem a consciência de que tudo o que acontece consigo é uma “fonte de força”. É um desafio!
Quando conhecemos a Deus, aprendemos que, “Todas as coisas que nos acontecem, contribuem para o nosso bem!” Rom.. 8:28
Na vida do crente o que prova o seu  crescimento em Cristo é:

  • O progresso na vida espiritual!
  • Não estagnar-se na vida espiritual!
  • Não retroceder na caminhada com Deus.
O sentido é de maturidade espiritual, e vida em Cristo com vigor, que se expressa:

  • De um grau de graça recebida a outro
  • De força em força.
  • Da obediência a uma ordenança a outra;
  • De um dever cumprido a outro
  • De um momento de fé vivido a outro.
  • De uma virtude praticada à outra,
  • De um simples conhecimento adquirido a novos conhecimentos.
A casa de Deus através da Escola Bíblica e tantos outros momentos de reflexão da Palavra de Deus é o melhor lugar para crescer em tudo isso.
3. É LUGAR PARA ENSINAR A CONFIAR EM DEUS. (10-12)
“DEUS, o Eterno, é sol e escudo, o SENHOR concede graça e glória..!”
O Sol pode estar representando algo que a tudo manifesta: Quem somos e o que fazemos, inclusive, os nossos pecados. Deus é Este Sol.
O escudo em Efésios 6:16 é a fé em Deus, que com ela, podemos apagar todos os dardos inflamados que o Maligno lança sobre nós  em todos os momentos e circunstâncias.
Graça e glória  nos falam  do nosso Deus agindo por nós, nos perdoando, nos libertando, dando-nos poder para vencer o mal, e nos guardando e dando-nos as mais diversas vitórias.
Comentando este salmo, Shedd diz que, a sua suma é?: “Feliz é o homem que confia em Deus!”
Aprendemos aqui que todo suprimento vem de Deus, e que não adianta  esforçar  sem ele.
A Casa de Deus é lugar para aprendermos a nos aproximar mais de Deus e confiar nele.
4. É LUGAR PARA SE APRENDER A SERVIR A DEUS. (10)
Na Casa de Deus há trabalho para todos os que querem servi-Lo até nas coisas mais simples.
“...Estar recostado à porta da Casa do meu Deus...” (10) pode estar referindo-se a uma das atividades do crente no culto.
Lembremo-nos que, este é um salmo da família de Corá, ou dos coraítas. Os filhos de Corá eram os responsáveis pela introdução. Posição que por ter sido dada por Deus, eles consideravam uma  posição de honra.
Para muitos é um trabalho muito simples na igreja, mas é tão importante nos planos de Deus, que Ele mesmo estabeleceu este trabalho.  
O escritor aos hebreus, ao refletir sobre a importância da Casa de Deus  disse: “Não abandonemos a tradição de nos reunirmos como igreja, segundo o procedimento de alguns, mas, pelo contrário, motivemo-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o Dia está se aproximando. E, consideremos uns aos outros, para nos encorajarmos às manifestações de amor fraternal e às boas obras.” Hebr. 10:25,24
Um dos serviços para os servos de Deus é “com amor encorajar uns aos outros!”
CONCLUSÃO
Aprendemos aqui na Casa de Deus que Ele é YHVH, o Deus vivo, de tudo sabedor, todo-poderoso, fiel, gracioso e imutável.
Ele é Deus que pode segurar demônios, ativar homens bons, invalidar homens maus, e, para o bem do Seu povo pode governar todos os demais agentes.
Todos os lugares da Casa de Deus são mais agradáveis, mais aproveitáveis agora, porque são preparatórios para o futuro e para o céu.
O que encontramos na casa de Deus: a atividade, a sociedade, o prazer, o resultado, tudo é melhor, do que o se encontra lá fora.
O salmista ensina neste texto que Deus é:

  • Sol e Escudo para o seu povo.
  • Fonte de todo bem!
  • Defesa contra todo o  mal!
Ele é o Deus que nos dá graça enquanto aqui, e quando partirmos para a eternidade, nos garante glória além.
Este é o Deus que está presente em Sua Casa e faz da sua casa o melhor lugar do mundo para o crente.

Pr. José das Graças Silva Oliveira

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ESTUDO BÍBLICO

PELOS ATRIBUTOS QUE SÓ DEUS TEM, PODEMOS CONFIAR NELE
Texto Bíblico: Salmo 83
Cântico. Salmo da família de Asafe
1 Ó Deus, não emudeças; não fiques como quem não pode falar nem te detenhas, ó SENHOR!
2 Eis que teus inimigos se alvoroçam; vê como empinam a cabeça em sinal de desafio!
3 De maneira astuta armam ciladas contra o teu povo; tramam maldades contra os teus protegidos.
4 Conjeturam: “Vinde, exterminemo-los da face da terra; a fim de que não haja mais qualquer lembrança do nome de Israel!”
5 Eles deliberam de comum acordo, é contra ti que estabelecem conchavos:
6 as tendas de Edom e os ismaelitas, Moabe e os hagarenos,
7 Gebal, Amom e Amaleque, a Filístia, com os habitantes de Tiro.
8 Até a Assíria juntou-se a eles, e emprestou sua força aos descendentes de Ló.
9 Age sobre eles como agiste contra Midiã, como fizeste a Sísera, como trataste a Jabim, no rio Quisom;
10 os quais pereceram em En-Dor e viraram esterco para serem consumidos pela terra.
11 Faze com seus nobres o que fizeste com Orebe e Zeebe, e com todos os seus príncipes, o que fizeste com Zeba e Zalmuna,
12 que aventaram: “Apoderemo-nos das habitações de Deus!”
13 Meus Deus! Faze-os rodopiar como folhas secas no chão, como palha ao capricho do vento!
14 Como o fogo que devora a floresta, como a labareda que abrasa os montes,
15 persegue-os com o teu vendaval, apavora-os com a tua tempestade.
16 Cobre-lhes de vergonha o rosto até que decidam buscar teu Nome, ó Senhor!
17 Assim, humilhados e aterrorizados para sempre, pereçam na mais absoluta desgraça.
18 Saberão, portanto, que só tu, cujo Nome é Eterno, é Único, e que somente tu, ó Altíssimo, és o SENHOR e Soberano de toda a terra!
INTRODUÇÃO
            Este salmo é uma lamentação nacional, típica em tempos de grande perigo. Comentaristas do VT sugerem que  tenha sido escrito por ocasião da grande conspiração contra Israel, descrita em II Crôn. 20.
            O poema teria sido escrito para ser cantado antes da batalha, antevendo uma vitória certa.
            O salmista não se enche de pavor diante dos numerosos inimigos coligados, porque reconhece que, quem luta contra o povo de Deus, luta contra Deus.
            E como disse o apóstolo Paulo, “Se Deus é por nós, quem será contra nós?!” Rom. 8:31
O salmista considera inimigos de Deus, todos os que são inimigos do povo de Deus.
Essa é uma ideia de toda a Bíblia, pois, no Novo Testamento temos essa confirmação, quando Paulo prendia, maltratava, e até ajudava assassinar os cristãos.
Quando Jesus apareceu a Paulo, perguntou-lhe: “Saulo, Saulo, porque me persegues? Ele perguntou: “Quem és Tu, Senhor?” e Ele respondeu: “Eu sou Jesus a quem tu persegues! Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões!” (Atos 26:13-15)
            Em nosso salmo de hoje Asafe menciona uma coligação de muitos povos, contra Israel, provavelmente,  a maior em todo o VT. Vamos conhecer estes povos:
Edom
Os edomeus eram descendentes de Esaú. (Gên. 36:’)
Ismaelitas
Os ismaelitas eram os descendentes de Ismael, filho de Abraão. Gên. 25:12-18
Moabe
Os moabitas eram os descendentes do filho de Ló. Gên. 19:36-37
Hagarenos
Os hagarenos descendiam de Agar, eram um ramo de Ismael que gerou 12 nações. (Gên. 17:20)
Gebal
Gebal era uma antiga cidade da Fenícia, 32 km ao norte de Beirute, também chamada de Biblos.
Amom
Os amonitas eram descendentes de um dos filhos de Ló, chamado de Ben-Ami. Gên. 19:38
Amaleque
Os amalequitas eram descendentes de Esaú. Gên. 36:12
Filístia
Da filístia surgiram os filisteus. Estes  eram descendentes de Cão. Gên. 10:14, I Crôn. 1:8-12
Tiro
Tiro era uma cidade da Fenícia, na fronteira ao norte de Israel. Josué 19:29 e Ezeq. 27 e 28
Assíria
A Assíria descendia de Assur, filho de Sem. Gên. 10:22
Asafe cita as coalisões e guerras envolvendo, Midiã, Sísera, Jabim no rio Quison,Orebe e Zebe, Zeba e Zalmuna.
Todas estas citações de Asafe, tinham como objetivo, reforçar a confiança de que, assim como na antigüidade, no tempo dos juízes, e em todas as épocas, o Senhor protegeu seu povo. Ele sempre protegerá o Seu povo.
 Deus deu a Gideão vitória sobre os midianitas (Jz 7), cujos principais líderes eram Orebe e Zeebe, Zeba e Zalmuna (v.11), bem como ajudou Baraque contra a aliança cananéia de Sísera e Jabim (Jz 4).
Citando os versos 9 e 10  neste episódio histórico, o exército inimigo foi colocado em fuga, foi perseguido pelo povo do Deus, que obteve uma vitória cabal. (Js 17.11).
Há duas vertentes para as razões de Asafe ao escrever esse poema, para ser cantado pelo povo de Deus:
      I.        Para dar forças ao povo de Deus em momento específico da história de Israel.
    II.        Pode refirir-se  às grandes e ameaçadoras movimentações contra o povo de Deus, que ocorrerão no final dos tempos.
Nós vivemos em um país, no qual ainda existe alguma liberdade religiosa, mas atualmente, milhares de cristãos estão sendo perseguidos,  maltratados, expulsos de suas residências, e assassinados.
Muitos países estão elaborando e aprovando muitas leis para impedir o avanço do Cristianismo. Isso está ocorrendo, inclusive, no Brasil. Daqui a pouco tempo os cristãos no Brasil dificilmente sentir-se-ão livres para vivenciar a sua fé e proclamá-la.
O salmista cita estes vários fatos históricos, porque neles houve a intervenção inequívoca de Deus, livrando o seu povo.
Algumas dessas situações aconteceram nos primeiros séculos dessa nação ainda infantil, quando Deus  estabeleceu o seu povo na Terra de Canaã, e tornaram-se temas de cânticos e histórias.
Podemos relembrar pelo menos duas destas situações:
      I.        O ataque de Sísera (Juízes 4-5)
    II.        A invasão dos midianitas. (Juízes 6 a 8)
Nestas duas guerras o exército de Israel era numericamente inferior aos exércitos inimigos, e a qualidade do equipamento de guerra de Israel, também era inferior.
Sísera comandava 900 carros de guerra, e Orebe e Zeebe comandavam um grande exército montado em camelos. (Juízes 7:25)
Deus interviu nos dois casos e a vitória maravilhosa foi de Israel.
Isaías falou sobre isso, dizendo: “Tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu opressor, como no dia dos midianitas!” Isaías 9:4
Depois Isaías diz que “Deus mandou um flagelo destruidor contra  Midiã junto à penha de Orebe, causando muitas mortes de inimigos”. (Isaías 10:26)
Em algumas das guerras de Israel contra os seus inimigos o povo de Deus nem precisou levantar uma espada sequer, porque o próprio Deus milagrosamente derrotou os inimigos.
            Quando Asafe escreveu o seu poema, o momento para o povo de Deus era ameaçador, porque os inimigos coligados:
a)    Tumultuavam.
b)    Desfilavam orgulho e soberba contra o povo de Deus.
c)    Ocultamente tramavam contra o povo de Deus.
d)    Tinha como intenção  aniquilar o povo de Deus.
Nestas guerras um intento dos adversários sempre era apoderarem-se, e confiscarem as casas nas quais habitavam o povo de Deus.
Tudo isso deve nos lembrar as sociedades  maléficas que atualmente estão em posição de guerra contra os servos de Deus em todo o mundo.  
Asafe crê que os poderosos da terra, incrédulos e sem Deus, terão o seu momento de fracasso contra o povo de Deus.
A instabilidade, o desassossego e a impotência dos ímpios inimigos do povo de Deus chegarão, com horror, porque com a Sua justiça divina o Senhor tratará com eles.
A mensagem do salmista é que, diante das grandes tribulações e perigos da vida, o servo de Deus não precisa temer, porque cremos no único Deus:
·         ETERNO! (18)
·         ALTÍSSIMO. (18)
·         SENHOR E SOBERANO DE TODA A TERRA. (18)
·         ELE DEUS  ÚNICO! (18)
YHVH é nome aplicado somente a Deus. Esse é um dos quatro textos em que Este nome de Deus é preservado e escrito com letras maiúsculas. (Salmo 83:18; Êxodo 6:3; Isaías 12:2 e 26:4)
YHVH significa SENHOR!
            Asafe, tem consciência dos sérios perigos que surgem das poderosas nações confederadas, mas ele firma sua fé no SENHOR.
Como poeta pregador ele estimula seus conterrâneos à oração por meio deste poema lírico sacro.
            A mensagem de Asafe neste salmo é que só Este Deus, pode socorrer, e agir como:
·         Um tufão que a tudo destroça. 13
·         Um fogo que incendeia tudo num bosque, queimando até tudo que se esconde entre as brenhas! 14
Por crer assim, um dos autores bíblicos disse com firmeza: “Dura coisa é cair nas mãos do Deus vivo!”
CONCLUSÃO
Este salmo é uma oração, que tem como alvo,  que a glória de Deus possa  ser promovida. 83.9-15
A glória de Deus para Asafe estaria no reconhecimento de todos os homens da terra, de que Deus é o Senhor sobre todo o universo.
            O salmista não quer apenas a vitória contra os seus inimigos, e sim, que através do “mover de Deus”, os homens de todos os lugares reconheçam que existe um só Deus, cujo nome é YHVH = Senhor, o Altíssimo e Soberano sobre toda a terra.
            Aprendemos neste salmo que, nos momentos turbulentos, quando a nossa vida “está escondida com Cristo em Deus”, com confiança, podemos apelar para a Sua segura e pronta proteção.  Deus nunca falha!
            Paulo expressou essa confiança que devemos ter dizendo: “Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas necessidades declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça!” Fil. 4:6


Pr. José das Graças Silva Oliveira