PELOS ATRIBUTOS QUE SÓ DEUS TEM, PODEMOS CONFIAR NELE
Cântico. Salmo da família de Asafe
1 Ó Deus, não emudeças;
não fiques como quem não pode falar nem te detenhas, ó SENHOR!
2 Eis que teus inimigos se alvoroçam; vê como
empinam a cabeça em sinal de
desafio!
3 De maneira astuta armam ciladas contra o teu povo; tramam
maldades contra os teus protegidos.
4 Conjeturam: “Vinde, exterminemo-los da face da terra; a
fim de que não haja mais qualquer lembrança do nome de Israel!”
5 Eles deliberam de
comum acordo, é contra ti que estabelecem
conchavos:
6 as tendas de Edom e os ismaelitas,
Moabe e os hagarenos,
7
Gebal, Amom e
Amaleque, a Filístia, com os habitantes de Tiro.
8 Até a Assíria juntou-se a eles, e emprestou sua
força aos descendentes de Ló.
9 Age sobre eles como
agiste contra Midiã, como fizeste a Sísera, como trataste a Jabim, no rio Quisom;
10 os quais pereceram em
En-Dor e viraram esterco para serem consumidos pela terra.
11 Faze com seus nobres
o que fizeste com Orebe e Zeebe, e
com todos os seus príncipes, o que fizeste com Zeba e Zalmuna,
12 que aventaram: “Apoderemo-nos das habitações de Deus!”
13 Meus Deus! Faze-os
rodopiar como folhas secas no chão, como palha ao capricho do vento!
14 Como o fogo que
devora a floresta, como a labareda que abrasa os montes,
15 persegue-os com o teu
vendaval, apavora-os com a tua tempestade.
16 Cobre-lhes de vergonha
o rosto até que decidam buscar teu Nome, ó Senhor!
17 Assim, humilhados e
aterrorizados para sempre, pereçam na mais absoluta desgraça.
18 Saberão, portanto,
que só tu, cujo Nome é Eterno, é Único,
e que somente tu, ó Altíssimo, és o SENHOR e Soberano de toda a terra!
INTRODUÇÃO
Este salmo é uma lamentação nacional, típica em tempos de
grande perigo. Comentaristas do VT sugerem que tenha sido escrito por ocasião da grande
conspiração contra Israel, descrita em II Crôn. 20.
O poema teria sido escrito para ser cantado antes da
batalha, antevendo uma vitória certa.
O salmista não se enche de pavor diante dos numerosos
inimigos coligados, porque reconhece que, quem luta contra o povo de Deus, luta
contra Deus.
E como
disse o apóstolo Paulo, “Se Deus é por nós, quem será contra nós?!” Rom. 8:31
O salmista considera inimigos de Deus, todos os que são
inimigos do povo de Deus.
Essa é uma
ideia de toda a Bíblia, pois, no Novo Testamento temos essa confirmação, quando
Paulo prendia, maltratava, e até ajudava assassinar os cristãos.
Quando Jesus
apareceu a Paulo, perguntou-lhe: “Saulo, Saulo,
porque me persegues? Ele perguntou: “Quem és Tu, Senhor?” e Ele respondeu: “Eu
sou Jesus a quem tu persegues! Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões!” (Atos
26:13-15)
Em nosso salmo de hoje Asafe menciona uma coligação de
muitos povos, contra Israel, provavelmente,
a maior em todo o VT. Vamos conhecer estes povos:
Edom
Os edomeus eram descendentes de Esaú. (Gên. 36:’)
Ismaelitas
Os ismaelitas eram os descendentes de Ismael, filho de
Abraão. Gên. 25:12-18
Moabe
Os moabitas eram os descendentes do filho de Ló. Gên.
19:36-37
Hagarenos
Os hagarenos descendiam de Agar, eram um ramo de Ismael que
gerou 12 nações. (Gên. 17:20)
Gebal
Gebal era uma antiga cidade da Fenícia, 32 km ao norte de
Beirute, também chamada de Biblos.
Amom
Os amonitas eram descendentes de um dos filhos de Ló,
chamado de Ben-Ami. Gên. 19:38
Amaleque
Os amalequitas eram descendentes de Esaú. Gên. 36:12
Filístia
Da filístia surgiram os filisteus. Estes eram descendentes de Cão. Gên. 10:14, I Crôn.
1:8-12
Tiro
Tiro era uma cidade da Fenícia, na fronteira ao norte de
Israel. Josué 19:29 e Ezeq. 27 e 28
Assíria
A Assíria descendia de Assur, filho de
Sem. Gên. 10:22
Asafe cita as coalisões e guerras
envolvendo, Midiã, Sísera, Jabim no rio Quison,Orebe e Zebe, Zeba e Zalmuna.
Todas estas citações de Asafe, tinham
como objetivo, reforçar a confiança de que, assim como na antigüidade, no tempo
dos juízes, e em todas as épocas, o Senhor protegeu seu povo. Ele sempre
protegerá o Seu povo.
Deus deu a Gideão vitória sobre os midianitas
(Jz 7), cujos principais líderes eram Orebe e Zeebe, Zeba e Zalmuna (v.11), bem
como ajudou Baraque contra a aliança cananéia de Sísera e Jabim (Jz 4).
Citando os versos 9 e 10 neste
episódio histórico, o exército inimigo foi colocado em fuga, foi perseguido
pelo povo do Deus, que obteve uma vitória cabal. (Js 17.11).
Há duas vertentes para as razões de
Asafe ao escrever esse poema, para ser cantado pelo povo de Deus:
I.
Para
dar forças ao povo de Deus em momento específico da história de Israel.
II.
Pode
refirir-se às grandes e ameaçadoras
movimentações contra o povo de Deus, que ocorrerão no final dos tempos.
Nós vivemos em um país, no qual ainda
existe alguma liberdade religiosa, mas atualmente, milhares de cristãos estão
sendo perseguidos, maltratados, expulsos
de suas residências, e assassinados.
Muitos países estão elaborando e
aprovando muitas leis para impedir o avanço do Cristianismo. Isso está ocorrendo,
inclusive, no Brasil. Daqui a pouco tempo os cristãos no Brasil dificilmente
sentir-se-ão livres para vivenciar a sua fé e proclamá-la.
O salmista cita estes vários fatos
históricos, porque neles houve a intervenção inequívoca de Deus, livrando o seu
povo.
Algumas
dessas situações aconteceram nos primeiros séculos dessa nação ainda infantil,
quando Deus estabeleceu o seu povo na
Terra de Canaã, e tornaram-se temas de cânticos e histórias.
Podemos relembrar
pelo menos duas destas situações:
I.
O
ataque de Sísera (Juízes 4-5)
II.
A
invasão dos midianitas. (Juízes 6 a 8)
Nestas duas
guerras o exército de Israel era numericamente inferior aos exércitos inimigos,
e a qualidade do equipamento de guerra de Israel, também era inferior.
Sísera
comandava 900 carros de guerra, e Orebe e Zeebe comandavam um grande exército
montado em camelos. (Juízes 7:25)
Deus
interviu nos dois casos e a vitória maravilhosa foi de Israel.
Isaías
falou sobre isso, dizendo: “Tu quebraste o
jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu
opressor, como no dia dos midianitas!”
Isaías 9:4
Depois
Isaías diz que “Deus mandou um
flagelo destruidor contra Midiã junto à
penha de Orebe, causando muitas mortes de inimigos”. (Isaías 10:26)
Em algumas
das guerras de Israel contra os seus inimigos o povo de Deus nem precisou
levantar uma espada sequer, porque o próprio Deus milagrosamente derrotou os
inimigos.
Quando Asafe escreveu o seu poema, o momento para o povo de Deus era ameaçador,
porque os inimigos coligados:
a) Tumultuavam.
b) Desfilavam orgulho e soberba contra o
povo de Deus.
c) Ocultamente tramavam contra o povo de
Deus.
d) Tinha como intenção aniquilar o povo de Deus.
Nestas guerras um intento dos
adversários sempre era apoderarem-se, e confiscarem as casas nas quais
habitavam o povo de Deus.
Tudo isso deve nos lembrar as sociedades maléficas que
atualmente estão em posição de guerra contra os servos de Deus em todo o mundo.
Asafe crê que os poderosos da terra, incrédulos e sem Deus, terão o seu
momento de fracasso contra o povo de Deus.
A instabilidade, o desassossego e a impotência dos ímpios inimigos do povo
de Deus chegarão, com horror, porque com a Sua justiça divina o Senhor tratará
com eles.
A mensagem do salmista é que, diante das grandes tribulações e perigos da
vida, o servo de Deus não precisa temer, porque cremos no único Deus:
·
ETERNO! (18)
·
ALTÍSSIMO. (18)
·
SENHOR E SOBERANO DE TODA A TERRA.
(18)
·
ELE DEUS ÚNICO! (18)
YHVH
é nome aplicado
somente a Deus. Esse é um dos quatro textos em que Este nome de Deus é
preservado e escrito com letras maiúsculas. (Salmo 83:18; Êxodo 6:3; Isaías
12:2 e 26:4)
YHVH significa SENHOR!
Asafe, tem
consciência dos sérios perigos que surgem das poderosas nações confederadas,
mas ele firma sua fé no SENHOR.
Como poeta pregador ele estimula seus conterrâneos à oração por meio deste
poema lírico sacro.
A
mensagem de Asafe neste salmo é que só Este Deus, pode socorrer, e agir como:
·
Um
tufão que a tudo destroça. 13
·
Um
fogo que incendeia tudo num bosque, queimando até tudo que se esconde entre as
brenhas! 14
Por
crer assim, um dos autores bíblicos disse com firmeza: “Dura coisa é cair nas
mãos do Deus vivo!”
CONCLUSÃO
Este salmo é uma oração, que tem como
alvo, que a glória de
Deus possa ser promovida. 83.9-15
A glória de Deus para Asafe estaria no reconhecimento de todos os homens da
terra, de que Deus é o Senhor sobre todo o universo.
O salmista não quer apenas a vitória
contra os seus inimigos, e sim, que através do “mover de Deus”, os homens de
todos os lugares reconheçam que existe um só Deus, cujo nome é YHVH
= Senhor, o Altíssimo e Soberano sobre toda a terra.
Aprendemos neste salmo que, nos
momentos turbulentos, quando a nossa vida “está
escondida com Cristo em Deus”,
com confiança, podemos apelar para a Sua segura e pronta proteção. Deus nunca falha!
Paulo expressou essa confiança que
devemos ter dizendo: “Não andeis ansiosos por motivo algum;
pelo contrário, sejam todas as vossas necessidades declaradas na presença de
Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça!” Fil.
4:6
Pr. José das Graças Silva Oliveira
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