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sábado, 4 de novembro de 2017

ESTUDO BÍBLICO

O  NOSSO  SOCORRO  VEM  DE  DEUS
Texto Bíblico:  Salmo 121
1 Elevo meus olhos aos montes; de onde virá meu socorro?
2 Meu socorro vem do SENHOR que fez os céus e a terra.
3 Ele não deixará que teus pés vacilem; nem dormirá o que te guarda.
4 Eis que não dormirá nem adormecerá o que guarda Israel.
5 O SENHOR é teu guardião; o SENHOR é tua sombra à tua mão direita.
6 O sol não te fará dano de dia, nem a lua, de noite.
7 O SENHOR te guardará de todo mal; Ele guardará tua alma.
8 O SENHOR guardará tua saída e tua entrada desde agora e para sempre. RVP
INTRODUÇÃO
Quando eu lia estre salmo para a minha saudosa mãe, ela sempre dizia: "Este é o meu texto bíblico favorito!" Hoje eu só tenho dela muitas saudades.
Ele é chamado por muitos comentaristas da Bíblia de “O Salmo dos Viajantes!” É uma liturgia de bênçãos. Uma bela composição! Um poema construído em forma de antífona!
Alguns opinam que, este seja um diálogo entre o autor e a sua alma, outros  dizem que,  temos aqui um diálogo entre um leigo e um sacerdote, e ainda que é um diálogo entre um grupo de peregrinos e seu líder espiritual.
O certo é que  as palavras refletem experiências reais dos peregrinos, os quais enfrentavam muitos perigos ao longo do caminho, enquanto faziam sua viagem a Jerusalém, para ali participarem das festividades religiosas.
Durante a viagem havia enfermidades, fome,  sede, e ataques de ladrões. Somente o SENHOR podia protegê-los, e conferir-lhes uma jornada segura.
“...para os montes.” (1)  Jerusalém ficava na região montanhosa da Judéia; o templo também foi edificado sobre uma colina — Sião.
Procurando o socorro, o âmago do poema é que, o salmista olha não somente para os montes, mas para muito além deles, para Deus, e diz: "O meu socorro vem do Senhor, que fez os montes e tudo mais".
É a afirmação de que, como servos do Deus Altíssimo temos que ter a convicção que, nada inferior a Ele servirá para ser o nosso socorro.
As palavras do salmo os cristãos as têm cantado ao longo dos séculos até os nossos dias.
Todos os versículos com exceção do versículo 6 empregam a palavra hebraica "shamar" para enfatizar esta ideia de guardião.
Todas as afirmações deste salmo são experiências vívidas de todos os servos de Deus:
1.  ELE NOS PROTEGE, PORQUE SOMOS  CRIAÇÃO DELE. (2)
O termo é aplicado a “Deus, como Criador dos céus e da terra”, indica a sua onipotência, com socorro abundante e inesgotável para os seus servos.
O que está escrito na Bíblia sempre tem um fundo histórico, como por exemplo, os cananeus tinham uma superstição, a de que existem deuses das colinas, mais poderosos do que os deuses das planícies. Mas esses deuses não eram vistos como criadores, o que, obviamente, não eram mesmo.
Essas colinas inspiravam em muitos o senso de confiança.
O salmista, porém, indaga,  de onde realmente vem o socorro do servo de Deus.
Sua resposta é enfática: Certamente não vem das colinas!  Vem de Deus!
O Deus pactual de Israel é o nosso ajudador, cujo poder criativo como Criador do céu e da terra é uma garantia de sua capacidade de ajudar seu povo.
O Criador de todas as coisas é capaz, de condescender-se, em saciar suas necessidades.
O Criador de tudo e de todos é  o Ajudador de todos os homens que, estão em aflição.
Como Benfeitor o Deus Criador é quem oferece a Sua bênção a todos.
“Poderia haver melhor Ajudador do que Aquele que criou os céus e a terra?”
O Deus onipotente Criador do Universo  é o Deus do indivíduo.
O fundamento da nossa fé está  na verdade, simples e profunda, de que “o Deus que fez a terra com tudo que há nela, o céu  e as alturas com tudo que há neles,  o mar e tudo que nele há, Ele é quem  cuida de mim,  de nós, e de toda a sua Criação!”
2. ELE NOS PROTEGE, ATÉ QUANDO ESTAMOS DORMINDO. (3-4)
Nós dormimos! Deus não dorme! A expressão “nem a lua” indica que, em nenhum momento Deus está de folga. O nosso Protetor está sempre presente.
Na época do Velho Testamento “deuses da natureza e da fertilidade” como Baal, Marduque, Quemos e Dagom dormiam, até chegar a estação certa para suas atividades.
Também aqui há um fundo histórico quando o comparamos, como a palavra do profeta Elias aos profetas de Baal.
Ao meio-dia Elias começou a zombar deles. "Gritem mais alto! ", dizia, "já que ele é um deus. Quem sabe está meditando, ou ocupado, ou viajando. Talvez esteja dormindo e precise ser despertado. Então passaram a gritar ainda mais alto e a ferir-se com espadas e lanças, de acordo com o costume deles, até sangrarem!” I Rs 18:27-28.
Seus adoradores por vezes precisavam realizar determinados rituais, para despertá-los. 
Nosso Deus, porem, está vivo e alerta o tempo todo.
Spurgeon, identificou  esse cântico como um salmo de louvor, dizendo que, é um “Salmo para o Protetor de Israel” ou um “Salmo para Aquele que nos Guarda”.
3. ELE NOS PROTEGE 24 HORAS POR DIA. (5-6)
Não como a sentinela que às vezes cochila, ou Baal, que precisa ser despertado, como disse o profeta Elias aos profetas de Baal.
Ao contrário disso o salmista diz que,  "O Senhor nunca cochila, nem dorme!" 
As figuras do Sol e da Lua nos dão o entendimento de que, Deus nos protege 24 horas por dia.
Era comum entre os pagãos pensar na indiferença dos seus deuses, os quais estariam dormindo ou teriam saído de férias, deixando que seus adoradores bracejassem sozinhos com suas desditas.
Algumas vezes,  até os hebreus piedosos pensavam que Yahweh estaria indiferente aos seus sofrimentos.
O salmista disse que,  “não dormita, nem dorme o guarda de Israel!”  4
Deus nunca dorme, e não há perigo, de que sejamos  esquecidos por Ele.
Elias ridicularizou sarcasticamente os profetas de Baal, sugerindo que o deus deles estava dormindo, quando tanto precisavam dele. (I Rs 18.27).
O peregrino cantará agora, pois ele tem um guarda que não dorme, e com ênfase ele diz que, “não se permitirá que seus pés resvalem!”  (3)
Esta expressão envolve a ideia de que, Deus está alerta a qualquer dos perigos da nossa jornada.
“O Senhor é a tua sombra!” (5)  Assim como a sombra projetada por uma pessoa a acompanha, assim também Deus com o seu povo.
Chamá-lo "sombra",  provavelmente seja uma forma abreviada da expressão "a sombra de suas asas."
Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas!” Salmo 36.7
Misericórdia, ó Deus; misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia. Eu me refugiarei à sombra das tuas asas, até que passe o perigo!” 57.1
Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas!” Salmo 63.7.
A "mão direita" (5) pressupõe a posição do defensor ou protetor, como no texto: Então pensei: a razão da minha dor é que a mão direita do Altíssimo não age mais!”  Salmo 77. lO
O salmista sabe que,  Deus está tão perto de nós, que nos protegerá sempre.
Estamos guardados em segurança de qualquer mal dia e noite.
4. A  PROTEÇÃO DE DEUS É QUALIFICADA
I. Ele nos protege individualmente (1-2),
Meu socorro vem do SENHOR que fez os céus e a terra!”
II. Ele protege todo o seu povo. (4)
O SENHOR te guardará de todo mal; Ele guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada desde agora e para sempre. (7-8)
Como protetor de Israel, ele provou o seu cuidado sempre atento.
O Deus do indivíduo é também o Deus do Seu povo.
É assim que Deus garante, e promete a nossa  proteção.
III. Ele nos protege de todo mal até nos mínimos detalhes
(7)
Deus mantem seu povo seguro, e o protege das influencias e 
operações do Maligno.
IV. “Ele não deixará que  nossos pés vacilem!” (3)
Ele refere-se a um acidente muito natural, para quem vive
numa terra montanhosa como Canaã, onde tropeçar poderia
ser desastroso para qualquer um, porque poderia fraturar uma
perna, um braço, ou dependendo da queda poderia até ser
fatal.
Podemos interpretar esta palavra como Deus nos livrando de
tropeços na vida espiritual, em nossa jornada com Ele.
V. Ele protege a nossa alma. (7)
A proteção divina é completa. Ele protege aqui nesta vida, e
protege a alma para a eternidade. A promessa é  desde agora
e para sempre!” (8)
VI. Ele protegerá  nossas  idas e vindas. (8)
Para o salmista, os montes podem ter sido o cenário de uma
viagem perigosa que ele temia (6,8), e para a qual buscava a
garantia de que, não estaria sozinho.
Nem sempre sabemos para onde estamos indo, mas os olhos
do Senhor nos vigiam o tempo todo. “Ele não dorme!” 4
4. ETERNAMENTE SÓ DEUS NOS  PROTEGE. (8)
É por isso que, o salmista disse que, “o Senhor protege a nossa alma!” (7) “...desde agora e para sempre!” (8)
Este salmo poeticamente parece ter sido composto, por alguém que naquele momento, olhava para os montes ao redor de Jerusalém, e os contemplava.
Em virtude do seu valor terapêutico a palavra chave deste salmo é  o verbo “guardar”  ou  “proteger” que, é usado cinco vezes, e o substantivo “guarda” derivado do verbo usado uma vez.
O cântico termina com YHWH sendo descrito como o Guarda eterno,  tendo avançado:
  1. das pequenas  para as grandes coisas, 
  2. de momentos para a vida toda, 
  3. de momentos passageiros nesta vida para a eternidade.

Espiritualmente em meio a um mundo pecaminoso e perigoso só Deus é capaz de guardar-nos eternamente de cairmos.
"Àquele que é poderoso para impedi-los de cair, e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,  ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém!” Judas 24-25
Deus guardará em meio a todas as variadas experiências da vida, e por fim conduzirá seus escolhidos à glória.
Sua jornada meu amado irmão e minha amada irmã está debaixo da bênção de Deus.
As bênçãos para a viagem são prometidas com retorno seguro.
E a grande viagem da vida para a eternidade também é contemplada aqui  com a proteção e cuidados do sumo pastor que cuida e protege.
Pensando nas atividades diárias no lar e nos campos, mas, especialmente, na viagem a Sião, em peregrinação, em poucas palavras, o salmista disse que  Senhor "guarda":
  1. pessoalmente,
  2. comunitariamente
  3. moralmente
  4. espiritualmente,
  5. temporalmente,
  6. constantemente,
  7. eficazmente,
  8. eternamente.

CONCLUSÃO
O salmo 120 aborda a angústia e as dificuldades do crente, e o salmo 121 aborda a confiança que devemos ter em Deus como nosso guarda e Protetor.
YHWH, o SENHOR,  é a  ajuda para os seus servos que, estejam passando por dificuldades, seja qual for a causa.
Este poema é um salmo de fé, e a sua  estrutura é simples:
  • Há dificuldades e desafios ao redor do servo de Deus, e precisa-se de ajuda.
  • A ajuda vem sempre de Deus.  1,2
  • Deus é louvado, porque  nunca Dorme. 3,4
  • É louvado, porque Ele ampara o Seu povo. 5,6)
  • É louvado porque  Ele protege Seu povo durante todas as suas jornadas aqui e para a eternidade. 7,8

Hoje nós cristãos usamos esse salmo em contextos semelhantes ao contexto da época,  em que fora escrito:
  • Pais o recitam para filhas que estão prestes a se casar.
  • Para filhos que se encaminham a internatos e residências universitárias.
  • Para alguém que vai viajar e desejamos-lhe boa viagem.
  • Em Cultos Fúnebres enfatizando a segurança que há em nós, ao sairmos desta vida para a eternidade.

Dizem que, David Livingstone se referiu a este salmo, quando despediu-se de seu pai, ao partir como primeiro missionário cristão da época moderna para a África.
Como mostra seu uso desde o Velho Testamento até os nossos dias, essas palavras oferecem   segurança e conforto em Deus que, nos guarda em todo tempo,  em todo lugar, e eternamente.
Como Deus prometeu a Josué: Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida!” Josué 1:5
Como Jesus Cristo prometeu aos seus seguidores, se  O obedecerem:
Ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até a consumação dos tempos!". Mateus 28:20
Essa é a segurança que, em nosso salmo a todos nós  Deus promete.
APELO
Uma vez que ele sempre estará conosco, "desde agora e para sempre," não há situação alguma para ficarmos aterrorizados. 
Crianças, adolescentes, jovens, adultos, na velhice, e para a eternidade, todos e em todas as situações que a vida nos impuser, podemos confiar em Deus! Amém!
 Pr. José das Graças Silva Oliveira






Um comentário:

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