http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 11 de novembro de 2012

ESTUDO BÍBLICO: SALMO 38


O PECADO TRAZ SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS


Oração do pecador arrependido
Salmo de Davi para a oferenda memorial.
38 SENHOR, não me repreendas em tua ira, nem me corrijas com cólera!
2 Porquanto as tuas flechas cravaram-se em mim, e a tua mão se abateu sobre mim.1
3 Por causa da tua ira, não há parte ilesa em meu corpo; não há saúde nos meus ossos, em conseqüência do meu pecado.
4 As minhas culpas me afogam; como fardo pesado, tornaram-se insuportáveis para mim.
5 Minhas feridas cheiram mal e supuram, devido à minha insensatez.
6 Ando encurvado e todo abatido; o dia inteiro perambulo e pranteio.
7 Estou sendo consumido pela febre; e sinto todo o meu corpo enfermo.
8 Estou esgotado e, ao extremo, alquebrado; minha alma geme de angústia.
9 SENHOR, diante de ti estão todos os meus anseios; nem mesmo o meu suspiro te é oculto.
10 Meu coração palpita e as forças se afastam do meu corpo; até a luz dos meus olhos me abandonou.
11 Meus companheiros e amigos me evitam por causa da doença que me aflige; e os meus vizinhos se mantêm à distância.2
12 Armam laços os que desejam atentar contra minha vida, os que me querem mal proclamam a minha ruína; dedicam o dia todo a planejar calúnias.
13 Eu, todavia, como um surdo, não ouço; como mudo, não abro a boca.
14 Fiz-me como um homem que não percebe o que ocorre à sua volta e sua língua não sabe replicar.
15 Em ti, SENHOR, espero: Tu me responderás, ó SENHOR meu Deus!
16 Pois eu declarei: “Ouve-me, ó SENHOR, para que tais pessoas não se divirtam por causa do meu sofrimento, tampouco triunfem sobre mim, quando meu pé escorregar!”
17 Porquanto, estou a ponto de tropeçar, e a minha dor me acompanha sempre.
18 Sim, confesso a minha culpa, estou aflito em razão do meu pecado.3
19 Sem motivo algum acumulei numerosos inimigos, e muitos injustamente me odeiam.4
20 Os que me pagam o bem com o mal caluniam-me, porquanto sigo o que é bom!
21 SENHOR, não me abandones! Meu Deus, não fiques tão distante!
22 Vem depressa em meu socorro, ó SENHORmeu Salvador!
INTRODUÇÃO
Neste salmo o seu autor, Davi, se queixa de séria aflição física, causada e agravada pela angústia mental e pelo abandono sofrido.
Abandonado e depressivo ele busca a Deus como a sua única esperança.
O Salmo pode estar retratando uma de duas situações:


  1.     O salmo foi composto para o uso de servos de Deus, enfrentando doenças físicas e calúnias, sem referência especial à sua vida.
  2.      Pode ter sido escrito, também, retratando a própria experiência vivida por Davi.
Seja qual for a situação, para ambos os casos  ele ensina:


  •  Não discutir com Deus, proclamando inocência nos pecados praticados.
  • É preciso reconhecer que, muitos sofrimentos são resultados do pecado na vida “por causa do meu pecado” (3). Essa é uma idéia teológica bem presente no VT!
“Todas, não!”, mas “Muitas”  doenças são conseqüentes da prática pecaminosa de elementos nocivos à saúde, e de outros pecados na vida. Ex.: Álcoolismo, Tabagismo, drogas entorpecentes, farras durante a noite inteira, adultério e prostituição, Prática ou participação em Cultos Demoníacos, etc.
O pecado em todas as suas formas traz conseqüências trágicas para a vida.
1. AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
            Davi diz, que o pecado traz um profundo desagrado para Deus, também chamado de “indignação”, “ira”. (3-4)
            Quando Davi fala de sentir algo, como “flechas cravadas” em seu coração, está dizendo que, a disciplina e correção do Senhor podem ser doloridas demais.
            Ele fala sobre a sua experiência:  Enquanto mantive meus pecados  inconfessos, meus ossos se definhavam e minha alma se agitava em angústia. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim e minhas forças se desvaneceram como a seiva em tempo de seca.!”32.3-5
A voz profética de Ezequiel, falou contra o povo de Israel: Entre outras catástrofes, fala do Senhor permitindo o envio de malignas flechas da fome contra o seu povo, flechas destruidoras, enviadas por Deus para os destruir, ainda aumentará a fome sobre o seu povo, tirando-lhe o sustento de pão!” Ezeq. 5:16
Além disso tudo, o pecado causa outras conseqüências:


  •  A culpa (4)
  •     O pecado inquieta (1-11)
O pecado causa desassossego. Só Deus que o cura sabe e pode dar descanso.
Para a vida ímpia o pecado é uma festa, mas para Davi o  pecado é inquietante:


  •  Como um dilúvio sufocante (4)
  •    É um fardo pesado que esmaga a vida. (4b)
  •     É uma fábrica de Tristezas, angústias e depressão! (6,8,18b)
  •     Causa o acúmulo de inimigos! (19)
  •     Causa o perigo de queda! (14)
  •    Conduz à perda de saúde! (3,5,7,10)
O texto deixa claro que, o personagem descrito por Davi contraiu uma doença de pele, que cheirava mal e supurava (5)
            O termo hebraico para essa doença significa “uma praga”, provavelmente  lepra”.
            É possível que isso explique o afastamento dos seus amigos, como acontecía com todos os leprosos dos tempos do VT e NT, que quando com lepra eram separados da comunidade, até obterem a cura ou morrerem.


  •    Outra conseqüência do pecado na vida é o sentimento de abandono! (11)
Sobre esse sentimento de abandono, há duas reações enfrentadas por aquele que caiu no pecado:
      I.        Quando ele mais precisa de ajuda, compreensão e companheirismo,ele vê os inimigos fazendo festa, comemorando a sua falência e derrota.
    II.        Devido a situação, os antigos e bons “amigos” se afastam e muitas vezes, também se opõem.
O que Davi fala no texto, se foi uma experiência pessoal dele, fica claro que ele experimentou as duas reações descritas acima.
Ele nos ensina que, nesses momentos e situações da vida não adianta:
Ø  Dar lugar à raiva, ao ódio e decepção!
Ø  Alimentar desejos de vingança, pois o Senhor é o justo Vingador.
Ainda temos mais duas conseqüências do pecado na vida:
Ø  Devido a consciência acusadora, o pecado tira o direito de réplica = direito de resposta.
Quem está no erro não tem direito algum! Está errado! Tem que reconhecer o erro, arrepender-se, confessar o pecado a Jesus e consertar-se.
Muitas vezes, justificar o erro aumenta e faz crescer o problema.
Ø  Por fim, o pecado traz a correção Senhor! (1) Essa correção pode ser doída


  •      Pode ser alguma destruição!
  •     Pode ser a morte! E, geralmente, é o que acontece! Porque, “O salário do pecado é a morte!” Rom. 6:23
Um lado muito bonito em tudo isso é que Deus castiga amargamente muitos de seus filhos e, contudo, mesmo assim, ele nunca, nem por nada, os ama menos, nem lhes nega  a sua misericórdia (Thomas Wilcocks).
A mensagem de Davi no texto é que o pecado em nenhuma circunstância compensa.
2. SOLUÇÕES PARA O PECADOR.
Davi ensina que,não é certo justificar ou suavizar a gravidade dos  pecados cometidos!
Ele faz uma profunda e honesta reflexão sobre seus atos e conclui que errou; portanto, precisa mudar de rumo, e para isso temos três atitudes a tomar:
      I.        Confessar a culpa do  pecado cometido! (18)
    II.        Seguir o que é bom! (20)
   III.        Em todo esse contexto, buscar o socorro no Senhor! (21-22)
            O salmista admite o seu pecado, e reconhece que essa é a causa, a raiz de sua tristeza e desassossego. (F. Davidson)
            Davi não tenta revidar ou refutar os seus inimigos, nem os seus amigos que o abandonaram.
            Com a sua esperança em Deus Davi confessa os seus pecados a Ele e pede misericórdia.
CONCLUSÃO
            O pecado trouxe exteriormente, chagas infectas, um corpo cheio e dominado por dores, corpo enfermo ao ponto de o fazer gemer, um corpo febril!
            Interiormente trouxe algo muito comum nessas situações da vida:
Ø  Um senso de insensibilidade e incapacidade!
Geralmente, quem está em pecado, perde o bom senso e a capacidade de antever os males que o seu pecado provocará.
Ø  Um coração cheio de dores espirituais!
Ø  Uma consciência perturbada e às vezes perturbadora! (8,9)
Davi nos deixa um bom exemplo neste salmo, para aplicarmos, quando nos sentirmos desprezados pelos amigos e odiados pelos inimigos.
            Este exemplo está expresso nas seguintes palavras: “Enquanto me pagam o bem com o mal e caluniam-me,  sigo o que é bom! “(20)
            Davi continua se comportando bem para com todos que o rodeavam, e fazendo o melhor para com eles.
            Em seu pedido: “Vem depressa em meu socorro, ó SENHOR, meu Salvador!” (22), aprendemos que nos momentos difíceis, precisamos colocar toda a situação nas mãos do Senhor. (37:5)
Davi colocou o seu caminho,  a sua vida, e toda a situação nas mãos poderosas do Senhor. É assim que nós, também, devemos agir. Amém!

Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira





8 comentários: