http://igbavitoria.blogspot.com.br/

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ESTUDO BÍBLICO: Salmo 71

GRAÇA É O LADO DIVINO DA SALVAÇÃO
Oração de fé de um servo idoso
71 Em ti, SENHOR, me refugio: que jamais eu seja envergonhado!
2 Por tua justiça, me livrarás e me libertarás. Inclina para mim teus ouvidos e salva-me!
3 Sê para mim a rocha de refúgio, sempre acessível, pois decidiste salvar-me. Sim, és o meu rochedo e minha fortaleza!
4 Meu Deus, livra-me da mão do ímpio, das mãos dos criminosos e dos violentos!
5 Tu és minha esperança, ó Soberano SENHOR; deposito em ti toda a minha confiança, desde a minha juventude.
6 Ora, desde o ventre materno dependo de ti, das entranhas de minha mãe me separaste; dia após dia és motivo de todo o meu louvor.
7 Para muitos tornei-me um prodígio, enquanto eras tu meu refúgio fortificado.
8 Minha boca está repleta do teu louvor, e constantemente proclamo o teu esplendor!
9 Portanto, não me rejeites agora, na velhice;
quando as forças declinam, não me abandones!
10 Pois meus inimigos tramam contra mim, confabulam entre si os que me espreitam com a intenção de tirar a minha vida.
11 Alegam: “Deus o abandonou: persegui- o, agarrai-o! Pois não há quem o possa salvar”.3
12 Ó Deus, não fiques longe de mim, meu SENHOR, vem depressa em meu auxílio!
13 Sejam confundidos e abatidos os que me hostilizam! Cubram-se de opróbrio e de vexame os que buscam meu dano!
14 Eu, todavia, sempre esperançoso, redobrarei mais e mais teus louvores.
15 Minha boca narrará tua justiça e, em todos os dias da minha existência, os teus incontáveis atos de salvação!
16 Proclamarei os teus feitos poderosos, ó Soberano SENHOR; divulgarei diante de todos a tua justiça.
17 Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas!
18 Agora, porém, vejo que estou idoso, de cabelos brancos: não me desampares, ó Deus; para que eu possa pregar sobre as grandes obras de teu braço, às gerações presentes e futuras.4
19 Ora, tua justiça, ó Deus, chega até as mais elevadas alturas. Grandes proezas realizaste, ó Deus. Quem é semelhante a ti?
20 Tu, que me fizeste experimentar tantas aflições e desgraças, de novo me farás viver, e das profundezas da terra me farás ressuscitar.5
21 Aumentarás minha dignidade e, uma vez mais, me abençoarás com a tua presença confortante.
22 Então, acompanhado da harpa, te darei graças, meu Deus, por tua fidelidade; cantarei louvores para ti, ao som da cítara, ó Santo de Israel.
23 Ao cantarem teus louvores, exultarão de alegria meus lábios e minha alma, que resgataste.
24 Igualmente, todos os dias, minha língua recitará tua justiça, porque se cobriram de vergonha e vexame os que buscavam minha desgraça!
INTRODUÇÃO
Segundo alguns bons exegetas e comentaristas como Spurgeon, é bem provável que  o salmo 70 seja a introdução e parte do 71, de autoria de Davi, já em idade avançada.
Temos neste salmo a experiência de um servo de Deus vítima de muitas adversidades em seus muitos anos na terra, e como fez a sua história.
A sua vida é um mesclado de perseguições, doenças, calamidades e provações que embranqueceram os cabelos da sua cabeça.
Porém, o texto expõe a vasta e rica experiência de muitas bênçãos desde a sua infância, quando já mantinha comunhão com Deus, que durou  até à sua velhice.
Diante de tantas bênçãos e vitórias a sua mensagem é que   a  ajuda divina sempre acompanha os que buscam a Deus.
Este salmo é a conclusão de uma série de salmos de Davi, onde ele revela a sua experiência e, também, do seu povo, com Deus.
O salmista atribui todas as bênçãos e vitórias do servo de Deus à graça divina, e define o que é graça.
1.  GRAÇA É, APESAR DO PECADOR,  DEUS SUPRIR AS SUAS NECESSIDADES.
Diante de ameaças,  perseguições e blasfêmias, o salmista apela por livramento, fazendo de Deus o seu refúgio.
As dificuldades e os inimigos eram muitos e poderosos, os quais interpretavam maliciosamente as  aflições de Davi,   crendo que Deus o tivesse abandonado. (11)
Mas, Davi recorre somente a Deus, e põe toda a  confiança no poder e prontidão de Deus em abençoá-lo.
Algumas expressões revelam a grande fé de Davi para os momentos de crises:
  • Me livrarás e libertarás. (2)

Quando parecer estarmos no fim do túnel, precisamos crer Como como Davi, que  no  SENHOR, podemos nos  refugiar. (1)
O salmista não tinha neste momento ninguém em quem confiar senão Deus: “Tu és o meu refúgio!” (1,3,7) Mas, tinha Deus para nele confiar.
  • Minha Rocha de Refúgio (3)

Não importa qual seja a nossa vida hoje, podemos chegar à velhice com muita alegria, se no passado e no presente tivermos posto em Deus a nossa confiança.
Segundo a Palavra de Deus a velhice conturbada, parecendo um “inferno” na terra, é resultado de desobediência às orientações do SENHOR, que diz: ”Lembra-te, do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e venhas a dizer: Não tenho neles prazer!” Ecl. 12:1
Em toda velhice há provações, mas Deus é misericordioso em socorrer os que o buscam em todos os tempos e situações.
  • Meu Refúgio fortificado. (7) Meu Rochedo (3)  Minha Fortaleza. (3)

Quando cheguei  no Bairro da Vitória, para revitalizar a Missão e plantar uma Igreja,  alguém  criticou-me para uma irmã, dizendo: Que pastor é esse, e que demonstração ele dá de bênção, se nem um carro tem?
A Teologia da Libertação e Teologia da Prosperidade tem tirado da nossa gente o real significado do que sejam as bênçãos divinas.
Aprendemos neste salmo que o servo de Deus, em qualquer que seja a situação,  jamais é pobre, ignorante ou desamparado, porque a sua riqueza e poder não estão nas coisas da terra, e sim,   na  graça do Senhor.
Quando o apóstolo Paulo estava com um grande problema em sua vida, e certamente orava, pedindo que Deus o livrasse de tal situação, o Senhor lhe disse: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza!” II Cor. 12:9
É em Jesus Cristo que temos todas as forças e paz que o mundo não pode oferecer. (João 14:27)
Enquanto na terra, a nossa vida só tem sentido, tendo Deus como nosso Refúgio fortificado, nosso Rochedo e a nossa fortaleza. (3,7)
  • Minha esperança. (5)

O que o texto enfatiza é que “...em Deus está a nossa esperança, mas também, que a nossa esperança é Deus!” (5)
Uma palavra que demonstra a sua verdadeira fé é quando ele disse que “...Quanto a mim, esperarei sempre!” 14-15).
O crente não pode desesperar-se, e desanimar-se diante das provações. Jesus disse: “E CONTOU-LHES também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer!” Lucas 18:1
Temos aqui o ponto culminante deste salmo, quando o apelo muda da esperança para o louvor, e o passado cede lugar ao presente e futuro.
  • Meu Soberano Senhor. (12)

Essa expressão soa como uma linda redundância, porque por ser o Senhor, Ele já é o grande soberano sobre nós.
A expressão pode  siginificar que, com a sua onipotência Deus dirige os nossos passos, e cuida de cada detalhe de nossas vidas.
Por sermos pecadores rebeldes e não merecermos nada disso, tudo isso que o SENHOR faz por nós É PURA GRAÇA!
2. GRAÇA É, APESAR DO PECADOR,  DEUS DECIDIR A SUA SALVAÇÃO. (3)
No VT salvação abrange todas as qualidades de socorro vindas de Deus e significam:
  • Viver em abundância!
  • Conseguir a vitória!
  • Libertação da opressão e poder dos inimigos!
  • Salvar da aflição!
  • Salvar da doença!
  • Salvar do pecado!
  • Salvar da morte! - Tu me farás ressuscitar. (20)

O salmista  tinha a convicção que “O nosso Deus é o Deus Libertador; com Deus, o SENHOR,  está o escaparmos da morte! Salmo 68:20
Lá no passado, no Antigo Testamento, qualquer pessoa que levasse o povo de Deus à vitória contra inimigos tiranos, era considerado “salvador”.
Bíblicamente Deus os usava como ferramentas salvadoras, mas quem estava sempre na retaguarda era o Senhor.
Por isso o samista disse: “A salvação pertence ao Senhor!” (Salmo 3:8)
Comumente encontramos as expressões “Deus salva” e “Deus é a salvação”.
“Porque tão certo como vive o Senhor, que salva a Israel...” I Sam. 14:39
“E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação....!” I Crôn. 16:35
A mensagem do salmista é que tanto a bênção da vida (6), a salvação em todos os níveis, e a sua companhia, tudo tem a sua origem na graça de Deus. É PURA GRAÇA DIVINA!
3. GRAÇA É DEUS ESTAR CONSTANTEMENTE ACESSÍVEL AO PECADOR . (8,15,24)
Uma expressão chave no texto é “...todo o dia...” 8,15,24
Dizem que na Catedral de São Pedro em Roma há uma porta que se abre somente uma vez por ano. Completamente ao contrário  disso, o texto bíblico  diz que, as portas de Deus sempre estão abertas para o pecador.
O texto diz que, jamais o Senhor nos deixa envergonhados!”  (1)
“O Senhor está sempre acessível aos que o buscam!”(3) - Desde a juventude o salmista buscou ao        SENHOR   e o encontrou. (5)
Desde o ventre de sua mãe, até a velhice, o salmista sentiu a presença do Senhor e por Ele foi abençoado. (6) “Ví em todos os dias da minha existência, os teus incontáveis atos de salvação!” (15)
Graça é isso: Apesar de os homens serem contumazes pecadores  errantes, Deus os ama e enquanto há vida no homem aqui na terra, o Senhor está acessível a cada um.
CONCLUSÃO
O que Deus deve ser para nós, os que nele cremos:
  • O nosso Libertador! (2)
  • A nossa esperança! (5)
  • O nosso refúgio fortificado! (7)
  • O nosso Soberano Senhor! (5,16)

O que somente Deus e somente pela sua graça, faz pelos que confiam nele e o buscam:
  • Dá proteção. (3,7)
  • Livra e liberta. (2)
  • Salva. (3,20)
  • Dá e aumenta a sua dignidade. (21)
  • Através da ressurreição  livra da morte. (3,20)

A nossa parte é buscar ao SENHOR, CRENDO exclusivamente nele. (5)
  • Crer é um ato presente!
  • Crer é um ato pessoal e intransferível!
  • Crer nos moldes bíblicos, é ter fé  exclusiva em Deus.
  • Através da oração,  essa fé elimina todos os temores e medos.

É esta fé neste Deus que realiza grandes  proezas pelos seus, que em qualquer circunstância nos faz sentir triunfantes.
É esta fé que diante da morte nos faz vencedores através da ressurreição.
Tudo isso pela graça de Deus! Tudo isso é graça de Deus!
APELO:
Abra o seu coração, a sua vida e o seu lar para Jesus Cristo, reconheça que você é um pecador, arrependa-se e confesse os seus pecados diretamente a Jesus Cristo e creia e O receba como o seu único e suficiente Salvador e Senhor, e todas as bênçãos da graça de Deus estarão ao seu dispor. Faça isso agora!

Pr. José das Graças Silva Oliveira





Um comentário: