http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Masquil da Palavra

Porque"Masquil da Palavra"?  
Masquil é um título, que no livro de Salmos indica, que    o texto é instrutivo ou didático. O trabalho da Igreja de Jesus Cristo oferece instrução de peso para o homem, revela os passos do cristão, consola e dirige os fracos e restaura aquele que já não tem nenhum vigor. 
Masquil (do hebráico משכיל ou Maskil) é um termo literário musical,que na Bíblia ocorre no título de treze Salmos: 32, 42, 44, 45, 52, 53, 54, 55, 74, 78, 88, 89 e 142. É uma forma verbal, que significa ser perspicaz, compreender, perceber.
Na forma  substantivada, maskil nos leva à uma canção que gere alguma lição de sabedoria, uma canção que traga um ensinamento. É  um Salmo de instrução. O versículo 7 do Salmo 47 diz: “Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência”. No hebraico, temos: “כי מלך כל-הארץ אלהים–    זמרו משכיל“. E  transliterando, temos: “Ki mélech col haárets Elohim, zamerú maskil.”
Sendo assim, este blog pretende ser um instrumento biblicamente didático, perspicaz, instrutivo e que leve informações relevantes a todos.

Autor: Pr. José das Graças Silva Oliveira (Pastor Batista-CBB)

2 comentários: