http://igbavitoria.blogspot.com.br/

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

PORQUE SOFREMOS

e o sofrimento: para que?


Ao longo dos anos nós, seres humanos, temos nos questionado por qual motivo este ou aquele mal recaiu sobre mim ou sobre minha família, por qual motivo este ou aquele sofrimento recaiu sobre mim ou sobre minha casa, mas esquecemos que esta não é a pergunta a ser feita, o motivo de não ser esta a pergunta é conhecido por nós, pelo menos por grande parte de nós. Se você se considera um Cristão você tem a obrigação de saber, mas se não sabe ou se você não é Cristão te direi.
Se olharmos o Texto Sagrado, no capítulo 2 do livro de Gênesis, veremos que o Senhor Deus criou o homem e ao plantar o Jardim do Éden colocou o homem lá, logo após criou Deus a mulher, para ser companheira do homem. No Jardim do Éden tudo era bênção, tudo era maravilhoso, só existia o bem, tudo era lícito ao homem e a mulher, só não podiam comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, veja o que diz Gênesis 2.17: mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Porém, o homem resolveu dar ouvidos a satanás, resolveu desobedecer a Deus, comendo do fruto proibido, veja o que está escrito emGênesis 3.6,16-19: 6 - Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 16 - E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. 17 - E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. 18 - Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. 19 - No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
Meu querido irmão, é bem ai que se tem a origem do mal e de todo o sofrimento do homem, no momento em que ele desobedeceu a Deus, no momento em que o homem pecou trouxe como consequência do pecado o mal e o sofrimento. Por esta razão é que entendo que nós, que cremos em Deus, que cremos na sua Santa Palavra, que fomos comprados e lavados com o precioso sangue de Cristo Jesus não podemos ficar questionando: Porquê? Mas, devemos perguntar PARA QUE?
Os males e sofrimentos nessa vida são inúmeros, mas nós, Servos de Deus, seguidores de Cristo, devemos estar preparados, devemos ter bom ânimo para enfrentar e vencer todas as adversidades que se apresentarem em nossa vida,veja as palavras ditas pelo próprio Senhor Jesus registradas em João 16.33: Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Almeida Revista e Corrigida 1995).
Se fizermos uma análise dos males e dos sofrimentos vivenciados pelos homens veremos que podemos apresentar, basicamente, sete categorias, que passaremos a analisar uma a uma à luz da Bíblia. Vejamos.
1° - JULGAMENTO: algumas pessoas sofrem punições em função de sua própria desobediência ou até mesmo por sua hostilidade para com Deus. A Bíblia Sagrada nos mostra isso em Gênesis 4.13-14: 13 - Caim disse a Deus, o SENHOR: —Eu não vou poder agüentar esse castigo tão pesado. 14 - Hoje tu estás me expulsando desta terra. Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar. Veja meu irmão, todo mal, todo sofrimento que recaiu sabre a vida de Caim foi fruto de sua desobediência, fruto de sua hostilidade para com Deus.
2° - DISCIPLINA: saiba você que toda disciplina tem um propósito, que nada mais é do que a correção e o arrependimento, se eu erro tenho que ser corrigido e me arrepender do meu erro. A Bíblia Sagrada nos traz um bom exemplo, veja Davi que cometeu o erro de adulterar com Bate-Seba descrito em 2 Samuel 11.2-4: 2 - Uma tarde Davi se levantou, depois de ter dormido um pouco, e foi passear no terraço do palácio. Dali viu uma mulher muito bonita tomando banho. 3 - Aí ele mandou que descobrissem quem era aquela mulher e soube que era Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o heteu. 4 - Então Davi mandou que alguns mensageiros fossem buscá-la. Eles a trouxeram, e Davi teve relações com ela. Bate-Seba tinha justamente terminado o seu ritual mensal de purificação. Ela voltou para casa. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Cometeu, Davi, também, outro erro, que foi o assassinato de Urias, veja em 2 Samuel 11.15: Davi escreveu o seguinte: “Ponha Urias na linha de frente, onde a luta é mais pesada. Depois se retire e deixe que ele seja morto.” (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Deus, não compactuando com a injustiça, com o erro de Davi, aplicou a correção, sobreveio sobre ele sofrimento, enviou, Deus, o Profeta Natã, e entregou a Davi a correção que ele merecia, pelo seu erro, veja o que diz 2 Samuel 12.14: Mas, porque, fazendo isso, você mostrou tanto desprezo pelo SENHOR, o seu filho morrerá. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Mas, depois de tudo, Davi mostrou-se arrependido veja o Salmo 51, transcreverei apenas do versículo 2-4: 2 - Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. 3 - Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 - Contra ti eu pequei — somente contra ti — e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas.(Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
3° APERFEIÇOAMENTO: veja você meu amado irmão que o que nós, Servos de Deus, sofremos não está ligado, necessariamente, a um fracasso. Deus, na sua onisciência, envia ou permite tais sofrimentos para que nós possamos crescer e amadurecer na fé. O sofrimento pode vir em nossas vidas por intermédio de satanás ou por interferência de pessoas más.
A Bíblia Sagrada nos mostra o exemplo de Jó, que era um homemirrepreensível e sem saber e sem ao menos querer foi provado e aprovado. Veja quando Deus autoriza que seu Servo fosse provado em Jó 1.1,6-12: 1 - Na terra de Uz morava um homem chamado Jó. Ele era bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado. 6 - Chegou o dia em que os servidores celestiais vieram apresentar-se diante de Deus, o SENHOR, e no meio deles veio também Satanás. 7 - O SENHOR perguntou: —De onde você vem vindo? Satanás respondeu: —Estive dando uma volta pela terra, passeando por aqui e por ali. 8 - Aí o SENHOR disse: —Você notou o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado. 9 - Satanás respondeu: —Será que não é por interesse próprio que Jó te teme? 10 - Tu não deixas que nenhum mal aconteça a ele, à sua família e a tudo o que ele tem. Abençoas tudo o que Jó faz, e no país inteiro ele é o homem que tem mais cabeças de gado. 11 - Mas, se tirares tudo o que é dele, verás que ele te amaldiçoará sem nenhum respeito. 12 - O SENHOR disse a Satanás: —Pois bem. Faça o que quiser com tudo o que Jó tem, mas não faça nenhum mal a ele mesmo. Então Satanás saiu da presença do SENHOR. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Aí Jó foi provado, perdeu tudo, inclusive seus filhos e filhas, propriedades, animais, seus empregados foram mortos, sobreveio mal e sofrimento ainda maiores, pois o tempo foi passando, as coisas acontecendo, os que cercavam queria que Jó confessasse um pecado que ele não tinha cometido, pois aqueles que o cercavam não entendiam o agir de Deus, não entendiam que aquele sofrimento não era em função de seu fracasso ou por um pecado, mas tinha um propósito.
No tempo de Deus, após ter Jó se aperfeiçoado, ter sido provado e aprovado, todo aquele mal, todo aquele sofrimento foi retirado da sua vida, tendo Deus dado a bênção na vida dele outra vez. Veja Jó 42.10,12-13 : 10 - Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o SENHOR fez com que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes. 12 - O SENHOR abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira. Ele chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, dois mil bois e mil jumentas. 13 - Também foi pai de sete filhos e três filhas. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
4° PERSEGUIÇÃO: na perseguição uma pessoa, um grupo de pessoas, um povo ou uma nação inteira vem a sofrer em função de sua fidelidade a Deus, aqui, também, não há que se falar em sofrimento por culpa de quem sofre, não há erro no seu agir, não há pecado cometido, a pessoa sofre pelo fato de ser fiel ao único e soberano Deus.
Veja na Bíblia Sagrada o exemplo de Hamã, que tentou exterminar com o povo Judeu, descrito no livro de Ester 3.5-6: 5 - Hamã ficou furioso quando viu que Mordecai não se ajoelhava em honra dele. 6 - E, quando lhe disseram que Mordecai era judeu, Hamã achou que não bastava matar somente Mordecai; ele fez planos para matar também todos os judeus que havia no reino de Xerxes. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Apesar do plano diabólico de Hamã, da lei que não podia ser revogada pelo próprio Rei Xerxes, o povo de Deus triunfou, se defendeu e Deus foi glorificado, veja Ester 9.14 - No dia treze do mês de adar, os judeus das províncias se reuniram e se defenderam. Mataram setenta e cinco mil inimigos e assim se livraram de todos os que os odiavam. Mas não ficaram com os bens dos mortos. No dia catorze, eles descansaram e comemoraram com banquetes e festas. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
5° SOFRIMENTO COM PROPÓSITO: aqui temos que ver que as vezes o sofrimento encontra sentido em propósitos mais amplos de Deus, o que nos autoriza a dizer que se olharmos pelos nossos olhos não encontraremos o propósito, temos que olhar pela fé, compreendendo o agir do Pai.
Veja o exemplo bíblico de José, que foi vendido pelos seus próprios irmãos, as Sagradas Escrituras nos mostram isso em Gênesis 37.28: Quando alguns negociantes midianitas passaram por ali, os irmãos de José o tiraram do poço e o venderam aos ismaelitas por vinte barras de prata. E os ismaelitas levaram José para o Egito.(Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Cometeu José algum pecado para recair sobre ele tal sofrimento? A resposta é clara e única: não. José nada cometeu de errado, nada fez contra Deus, mas mesmo assim sofreu. Mas o agir de Deus é tremendo, aquele sofrimento tinha um propósito, Deus transformou aquele mal em bem, veja o que nos diz Gênesis 50.20: É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente.(Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
6°CONSEQUÊNCIAS NATURAIS: alguns sofrimentos vividos por nós são consequência naturais de nossa insensatez ou de nossa estupidez, ou seja, eu, por minhas próprias mãos trago sobre minha vida mal e sofrimento.
A Palavra de Deus nos fala em Mateus 7.26-27: 26 - Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. 27 - Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.(Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
7° CATÁSTROFE: às vezes o mal e o sofrimento vêm sobre nós através de catástrofes como: terremotos, furacões, vulcões, acidentes aéreos, pragas, epidemias, todas causando enorme sofrimento enorme mal sobre nossas vidas.
Perceba você que nessa hora a morte chega para todos, bons e maus, a morte chega indiscriminadamente, veja um terremoto que acaba com uma cidade inteira, ali tendo pessoas boas e más, como explicar?
Veja um exemplo na Bíblia Sagrada em Lucas 13.1-5: 1 - Naquela mesma ocasião algumas pessoas chegaram e começaram a comentar com Jesus como Pilatos havia mandado matar vários galileus, no momento em que eles ofereciam sacrifícios a Deus. 2 - Então Jesus disse: —Vocês pensam que, se aqueles galileus foram mortos desse jeito, isso quer dizer que eles pecaram mais do que os outros galileus? 3 - De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram. 4 - E lembrem daqueles dezoito, do bairro de Siloé, que foram mortos quando a torre caiu em cima deles. Vocês pensam que eles eram piores do que os outros que moravam em Jerusalém? 5 - De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram.(Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Portanto, meu amado irmão, minha amada irmã, devemos parar de ficar perguntando PORQUÊ? quando o mal e o sofrimento estiverem sobre nossas vidas ou sobre nossas casas e passarmos a buscar mais e mais a Deus para entendermos PARA QUE estamos passando por aquilo, entendermos o propósito de Deus em nossas vidas, para que possamos estar dia a dia no centro da vontade de Deus.
Devemos estar preparados, firmes com Jesus, pois as aflições vêm, mas em Cristo Jesus somos e seremos sempre mais do que vencedores, é promessa Dele.
Como está escrito em 2 Coríntios 4:13, parte b: (...): Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos.
Fiquem na Paz do Eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário