http://igbavitoria.blogspot.com.br/

quarta-feira, 5 de setembro de 2012


UM CONVITE A UM CONTÍNUO CÂNTICO DE AÇÃO DE GRAÇAS
O Senhor é o vingador
Um salmo de Davi
35 Advoga minha causa, ó SENHOR, contra os que me acusam; combate  contra os que me perseguem.1
2 Veste a armadura e toma o escudo; levanta-te e vem em meu socorro!2
3 Empunha a lança e o machado de guerra contra os meus perseguidores; dize à minha alma: Eu Sou a tua salvação.
4 Sejam humilhados e cobertos de vexame os que buscam tirar-me a vida; retrocedam envergonhados e sejam aniquilados os que tramam a minha ruína.
5 Sejam como a palha que o vento carrega, quando o Anjo do SENHOR os espalhar.
6 Tornem-se-lhes os caminhos tenebrosos  e escorregadios, quando o Anjo do SENHOR os perseguir.3
7 Pois sem motivo prepararam uma armadilha oculta para me apanhar; e sem causa abriram uma cova para me tragar.
8 Que de súbito venha sobre os inimigos a destruição: sejam enredados pela própria cilada que me armaram, caiam na cova que escavaram para me matar e lá se arruínem de vez.4
9 Então, todo o meu ser transbordará de  gratidão ao SENHOR e se regozijará na sua salvação.
10 Proclamarei ao mundo, de corpo e alma: Quem poderá se assemelhar a ti, ó SENHOR? Tu livras os humilhados e fracos, do opressor, e os necessitados e pobres, dos exploradores.5
11 Falsas testemunhas se levantam e me interrogam sobre atos que não cometi.
12 Retribuem-me o bem com o mal, e essa decepção enluta a minha alma.6
13 Da minha parte, entretanto, quando estiveram doentes, usei vestes de lamento; humilhei-me com jejum e derramei sobre meu próprio peito muitas orações.7
14 Andei vagueando e lamentando como por um amigo ou irmão; prostrei-me enlutado, como quem chora por sua mãe.
15 Contudo, assim que tropecei, eles se alegraram e contra mim se ajuntaram; reuniram-se às ocultas para me atacar e agrediram-me sem cessar.
16 Como ímpios zombando do meu refúgio rangem os dentes contra mim.
17 Ó SENHOR! Até quando tolerarás essa injustiça? Livra-me a alma das tramas dos impiedosos; minha vida, dos que me atacam como leões.
18 Render-te-ei graças perante a grande assembléia; louvar-te-ei diante das multidões.
8
19 Que sobre mim não se rejubilem aqueles que traíram minha amizade, nem permitas que esses inimigos gratuitos troquem olhares de escárnio.9
20 Não é de paz que se ocupam; ao contrário, planejam falsas acusações contra os que vivem em paz na terra.
21 Com a boca escancarada riem de mim e me acusam: “Agora o apanhamos! Vimos tudo com nossos próprios olhos!”
22 Tu, SENHOR, os vistes; não ignores seus atos! Não te afastes de mim, ó SENHOR.10
23 Desperta! Levanta! Faze-me justiça! Defende a minha causa, meu Deus e meu Senhor!
24 SENHOR, meu Deus, tu és justo; restitui o meu direito para que eles não se divirtam à minha custa.
25 Não permitas que pensem: “É isso! Exatamente como queríamos!” Nem que digam: “Acabamos com ele!”
26 Sejam humilhados e frustrados todos os que se alegram com a minha desgraça! Sejam cobertos de vexame e desonra os que se levantaram contra mim.
27 Cantem de júbilo e se alegrem os que desejam ver a prova da minha inocência, e repitam continuamente: “Glorificado seja o SENHOR, que tem prazer na felicidade do seu servo!”
28 E a minha língua proclamará a tua justiça e o teu louvor o dia inteiro!11
INTRODUÇÃO
                Este é um salmo de Davi, um dos salmos imprecatórios, nos quais  os salmistas clamam a Deus para que puna o perverso e os vingue com sua justiça e sabedoria.
Segundo recentes estudos, este salmo é da mesma época em que Davi estava sendo perseguido por Saul, sendo, de certa forma, um desenvolvimento de 1Sm 24.15.
A imprecação não é exatamente contra Saul (pois Davi mesmo havia poupado a vida de Saul), mas é provável que, seja contra aqueles que seguiam Saul, e fomentavam a inveja doentia que Saul sentia por Davi.
Este salmo é uma espécie de continuação do Salmo 34; justamente por isso foram colocados lado a lado pelo Cânon.
O contraste entre 34.5,7 e   35:3 demonstra duas verdades opostas:
         I.            Deixa claro que há bênçãos em buscar a face do Senhor!
       II.            Que  há maldições e ruína  sobre os ímpios e aqueles cujo coração não ama a Deus e os seus princípios!
                 Este salmo imprecatório tem quatro propósitos definidos:
        I.            Demonstrar o justo e reto juízo de Deus contra os ímpios (58.11).
      II.            Demonstrar a autoridade de Deus sobre os ímpios (59.13).
   III.            Incentivar o ímpio a deixar o pecado e buscar o Senhor (83.16).
    IV.            Motivar os justos a louvarem a Deus em todas as circunstâncias (7.17).
O texto divide-se em três partes:
1.       Primeira parte: 35.1-10,
2.       Segunda  parte: 35.11 a 18,
3.       Terceira de Sl 35.19 a 28.
Cada uma dessas partes  termina com uma nota de cântico de  ação de graças .
O salmista nos CONVIDA a louvar a Deus em todas as circunstâncias e continuamente.
1. O CONVITE É PARA CONTINUAMENTE TERMOS UM CÂNTICO DE AÇÃO DE GRAÇAS DIANTE DE DEUS. (10)
Esta primeira parte do salmo, diante das tribulações, Davi é um modelo de quem espera sempre em Deus. A palavra chave aqui é esperança!(35.1-10)
Ele está rodeado de pessoas:
     Que eram falsas testemunhas contra ele. (11)
     Que traíram a sua amizade! (19)
     Que o acusavam falsamente! (1,20)
     Que escarneceram dele! (21,26)
     Quer se alegraram com os seus maus momentos! (26)
O salmista sentia-se decepcionado (12), porque muitas destas pessoas com estas ações contra ele, haviam sido tratadas com respeito e solidariedade por ele anteriormente. Agora o traíam dessa maneira.
Sua surpresa e profunda decepção é reconhecer essas pessoas entre seus algozes.
Segundo a cultura da época, a dor que Davi sente é como se o Bom Samaritano caísse em poder de assaltantes e, ao receber uma bofetada, identificasse o agressor como aquele a quem salvara a vida tempos atrás (Lc 10.25-37).
O desabafo de Davi revela que ele sofreu e intercedeu a Deus por seus supostos “amigos” (agora falsos acusadores), não apenas nas ocasiões de doença, mas também em outras adversidades.
No antigo Oriente, os judeus que amavam a Deus, quando oravam em profunda dor, recolhiam-se para derramar suas lágrimas a sós com Deus, e reclinavam o rosto sobre o peito em sinal de humilhação diante do Senhor.
Davi nos CONVIDA a que mesmo diante de situações assim, devemos louvar a Deus com ações de graças.
2. O CONVITE É PARA CONTINUAMENTE  TERMOS UM CÂNTICO DE AÇÃO DE GRAÇAS DIANTE DO POVO DE DEUS. (18)
Nesta segunda parte o salmista discorre sobre as tramas cruéis contra ele. (35.11-18):
    O perseguiam! (1)
    Tramavam a sua ruína! (4)
    Buscavam tirar-lhe a vida! (4)
    Prepararam  armadilha e ciladas ocultas para lhe apanhar! (7-8)
    Formaram grupos para atacar-lhe, e agredir-lhe sem cessar! (15)
O salmista revela-se extremamente sensível à mágoa da injustiça, mas para o cristão o Evangelho ensina que:
A injustiça é uma situação a ser redimida!
É uma oportunidade para se amar como Cristo, e seguir seus passos (1Pe 2.18-22).
“Render-te-ei graças perante a grande assembléia!” (18)
Ao invés de ficar somente lamentando, Davi nos CONVIDA a testemunhar de nossa fé, louvando com ações de graças perante o povo de Deus.
3. O CONVITE É PARA CONTINUAMENTE TER UM CÂNTICO DE AÇÃO DE GRAÇAS DIANTE DAS MULTIDÕES. (18)
                Davi nos ensina orar nos momentos de turbulências, mas esperar a resposta do Senhor: “Sim e agora!”, “Sim, mas espere a hora de Deus!”, ou “Não!”
A libertação celebrada no Salmo 34 agora é vista como nem sempre imediata ou indolor.
A libertação poderá estar  sujeita, de acordo com a vontade de Deus, a atrasos (do nosso ponto de vista) e a momentos agonizantes.
Provavelmente seja  por isso que os  algozes de Davi:
                 Alegravam-se  contra ele!  (15)
                Zombavam do seu refúgio! (16)
               Com a boca escancarada riam dele! (21)
               Alegravam-se e divertiam-se diante dos infortúnios dele!. (24-26)
Davi, no entanto, jamais duvida em seu coração de que o dia da sua vitória virá!
Cada pedido de socorro feito por Davi, já prevê o momento da vitória e do livramento.
Muitos membros de igrejas, diante de situações como estas enfrentadas por Davi, brigariam pelos seus direitos pessoais!
Mas o salmista, vê em todas estas circunstâncias, uma oportunidade de testemunhar a muitos, e por isso ele diz: “louvar-te-ei diante das multidões!”(18b)
Desta maneira, Davi nos CONVIDA para aproveitarmos bem cada oportunidade, para testemunhar com cânticos de ação de graças a muitos.
4. É CONVITE PARA CONTINUAMENTE TERMOS UM CÂNTICO DE AÇÃO DE GRAÇAS O DIA INTEIRO. (28)
Nesta última parte o salmista revela o cerco dos cruéis imposto a ele pelos inimigos. (35.19-28):
    Traíram sua amizade! (19)
    O acusaram falsamente! (20)
  Com gargalhadas, chegaram a pensar “que tinham acabado com ele!” (25)
E nesta parte Davi confia que, a exultação maligna é aniquilada pelo Senhor.
CONCLUSÃO
“O Anjo do Senhor” é a nossa salvação e a condenação de todos aqueles que insistem em não render seus corações ao Senhor Deus, Yahweh (Êx 23.20-22).
Como no início deste salmo, o louvor está aguardando o momento certo para irromper.
Davi testemunha que, ao contrário dos inimigos, é melhor usar sua voz  para proclamar a justiça de Deus na terra e cantar louvores ao Senhor, pois a verdade e a justiça sempre vencerão.
                Não importa quais sejam as circunstâncias, este salmo nos convida a louvar a Deus continuamente: Diante de Deus, diante do povo de Deus, diante das multidões e durante todo o dia.
                Goiânia (BV), 02 setembro de 2012
                  Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário