http://igbavitoria.blogspot.com.br/

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

NATAL

O NATAL É CRISTÃO?
           
Há alguns questionamentos que sempre aparecem na época do Natal, tais como:
  • Que  o Natal é uma ideia ilegítima.
  • Que o Natal é uma comemoração pagã.
  • Que não é certo um cristão comemorar o Natal.
Equivoca-se, quem defende a ilegitimidade do Natal, dizendo que o mesmo é uma festa baseada no paganismo, pois, quando Constantino unificou o dia do Natal, para 25 de dezembro, ele o fez, exatamente para combater a Festa do Dia do Sol, uma festa pagã comemorada e realizada pelos  romanos .
Uma verdade tem que ser dita: A Bíblia não menciona o Natal, e nem precisa. Porém, o seu assunto principal no Novo Testamento é o nascimento, a vida e obra de Jesus Cristo na terra.
O que é Natal? É simplesmente uma comemoração que os cristãos e até não-cristãos fazem do nascimento de Jesus Cristo, que é um fato inegável!
É bem certo que Jesus Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro. Alguns cristãos, como os ortodoxos, celebram o Natal de Cristo no dia 06 de janeiro.
A data é o que menos importa, porque nós ocidentais temos por convenção, comemorar o Natal de Cristo no dia 25 de dezembro, e não ignoramos os ortodoxos que o comemoram no dia 06 de janeiro.
Você crê que Jesus Cristo veio e um dia nasceu aqui nesta terra? Mesmo que não creia, a Bíblia diz claramente que isto aconteceu, e este é o fato mais importante de toda a Bíblia.
Então, é certo, sim, comemorar o Natal de Cristo! Isso nada mais é do que uma atitude de gratidão a Ele, por ter deixado o céu e ter vindo viver entre os homens, sofrer e morrer por eles, para salvá-los!
Temos que reconhecer que, há muitas práticas erradas na comemoração do Natal e podemos citar algumas delas:
  • Para muitos comerciantes o Natal nada mais é do que a melhor época de vendas do ano.
  • Para outros nada mais é do que uma festa de confraternização da família com muita comida, bebida e troca de presentes.

Realizando uma Série de Conferências em uma das igrejas do Estado de Goiás, em uma  semana do Natal da década de 80  fiquei hospedado em um hotel da cidade. Chegando do Culto ao hotel, na noite natalina, ví quando uma neta da proprietária  pediu-lhe um copo de água e a avó dela disse-lhe: Hoje é Natal, e aqui nesta noite não se toma água! É só cerveja!
Vamos nos lembrar que, a Bíblia, o livro de Jesus Cristo, condena a bebida:
"Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!” Isaías 5:11
“...E a bebida forte é alvoroçadora; e todo aquele que neles errar, nunca será sábio!” Prov. 20:1
            “Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para a bebida quando se mostra vermelha, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá. Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez!” Prov. 23:29-35. 
Seria ótimo que, no dia 26 de dezembro, todos prestassem atenção aos noticiários nacionais. Com certeza, serão muitos os homicídios cometidos e outros acidentes fatais com vítimas pelo excesso de embriaguez. A minha oração é que você não seja uma dessas vítimas da bebida alcoólica. Natal não é  comilança e nem bebedeiras! 
Alguns associam o Natal com figuras como duendes! Constroem um bonito presépio,   e nele algumas das imagens ali colocadas são de  duendes.
Porém, o personagem mais mentiroso do Natal, que as famílias colocam no “pedestal” é o “Papai Noel”. Que indivíduo mais descarado! O mais triste desta situação é que muitos dos servos de Deus, também, enfatizam mais esse camarada do que Jesus Cristo.
O Papai Noel é uma ferramenta usada pelo “Capeta” para tirar o brilho do Natal de Cristo, porque tira Jesus Cristo do Seu devido lugar e o dá ao Noel.
Apesar de tudo isso, é correto comemorar o Natal, desde que o aniversariante e estrela da festa seja Jesus Cristo. Sem Jesus Cristo não há Natal!
Quem crê em Jesus Cristo e o recebeu como seu único e suficiente Salvador e Senhor, tem motivos suficientes para comemorar o Natal. Quem ainda não tomou estas decisões, não tem nenhum motivo para comemorá-lo!
“E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: ‘Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor!” Lucas 2:9-11 Esta é a verdadeira mensagem do Natal!

Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário