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terça-feira, 24 de novembro de 2015

ESTUDO BÍBLICO

AS BÊNÇÃOS DA COMUNHÃO COM DEUS
Texto Bíblico: Salmo 114
Os milagres no Êxodo
114 Quando Israel deixou o Egito, e a casa de Jacó se retirou do meio de um povo de língua estranha.
2 Judá tornou-se o santuário de Deus, e Israel, o seu domínio.
3 À vista disso, o mar fugiu, o Jordão voltou para trás;
4 os montes saltaram como cabritos, e como carneiros do rebanho, as colinas.
5 Que tens, ó mar, que assim foges? E tu, Jordão, por que retrocedes?
6 Montes, por que saltais como cabritos? E vós, colinas, como carneiros do rebanho?
7 Estremece, ó terra, diante do Eterno, na presença do Deus de Jacó!
8 Que converte as pedras em laço, e o rochedo em manancial de água.
Tese: "O começo com Deus nesta vida assegura o fim com Ele na glória!"
INTRODUÇÃO
A menção do Egito no primeiro versículo desse salmo nos oferece a fonte do nome dessa coleção dos salmos 113 a 118 chamada o "Hallel Egípcio".
O nosso salmo de hoje é o segundo do grupo "Hallel" e um dos mais antigos de todos os salmos. McCullough
No "Hallel Egípcio" este salmo não contém o vocábulo "Aleluia".
Este belo poema tem pelo menos três ênfases:
I. Celebração da salvação dada a Israel no Egito. (1-12)
II. Caracterização dos obstáculos no caminho de Israel. (1-8)
III. Exaltação do Senhor que, usou as suas ferramentas, para cumprir as suas promessas a Israel. (1-8)
Mesmo sendo pequeno, contendo apenas oito versículos, este  salmo é uma magnífica obra poética, e no Saltério é um dos mais belos hinos de louvor e adoração a Deus.
Foi composto, tendo em vista a celebração do Êxodo que, foi o grande acontecimento remidor do Antigo Testamento.
Era cantado no templo, durante as grandes festas religiosas que, ocorriam de ano em ano em Israel.
Este lindo salmo nos fala das bênçãos da comunhão com Deus:
1. É BÊNÇÃO DA COMUNHÃO COM DEUS O QUE ELE É PARA O CRENTE
Todo o nosso relacionamento com Deus está alicerçado, no que cremos que Ele é para nós:
I. Deus é o poderoso libertador. (1)
A saída do Egito para nunca mais voltar à escravidão ali, foi o grande ato libertador de Deus para Israel. 
Em todo o Velho Testamento o Êxodo é entendido pelo povo de Israel como a base da fé no poder remidor de Deus.
Este é o tema que unifica todo o sistema religioso de Israel no Velho Testamento.
O Egito representa a tirania escravizadora contra Israel. Deus o resgatou e libertou.
No Novo Testamento o pecado é quem escraviza. Jesus Cristo é quem resgata,  liberta e salva completamente.
Como Israel, nós, também, desfrutamos de um êxodo maravilhoso, ao encontrarmos com Cristo, sermos salvos por Ele,  libertos da escravidão do pecado, e estamos sendo levados para a glória celeste. 
O crente em Cristo saiu, e não pertence mais a este mundo escravizador. Deus em Cristo é o nosso poderoso Libertador.
II. Ele é o poderoso Sacerdote (2)
Nós somos o santuário, e Cristo o Sacerdote que, nele habita.
III. Ele é o poderoso Rei (2)
Ao falar de Israel como "...seu domínio..." (2), o salmista está identificando Deus como o supremo Rei que, governa o seu povo, e a quem o seu povo deve toda a submissão.
O salmista personifica a própria natureza, para dizer que, no domínio universal de Deus até a própria natureza é exemplo de obediência a Ele:
  • O Mar Vermelho (3)
  • O Rio Jordão (3)
  • Os montes (4,6)
  • As colinas (4,6)
  • Os animais (4)
  • As pedreiras (8)
  • A terra toda com tudo o que nela há. (7)
O que o salmista está dizendo, é que, a própria natureza está sujeita aos comandos de Deus, e se alegra em suas obras maravilhosas, e o obedece.
Assim, os que creem em Deus, devem submeter-se a Ele com toda a obediência.
Por meio do Êxodo Israel tornou-se:
  • Um povo santo que adorava a Yahweh como o seu único Deus.
  • Um povo que tinha Yahweh como o seu único Rei. Enquanto isso perdurou, Israel foi abençoado.
"...Israel o seu domínio..." (2) é a identificação de Israel como um povo submisso à direção de Deus como o seu Rei.
Para o crente em Cristo o apóstolo Paulo disse, que: "Contudo, graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso SENHOR Jesus Cristo!" I Cor. 15:57
É o Velho e o Novo Testamento dizendo que, o que Deus é para o crente   é bênção da comunhão com Ele.
2. É BÊNÇÃO DA COMUNHÃO COM DEUS O QUE O CRENTE É PARA ELE
O nosso êxodo nos transformou na casa e santuário do Senhor. É isso que o crente é para Deus, como diz este salmo:
I. Somos a "Sua casa" (1)
Casa é lugar de habitação e moradia, o que significa que, Deus quer morar na minha e na sua vida.
II. Somos o "Seu santuário" (2)
Santuário é lugar instituído por Deus para  várias e importantes atividades:
  • Oração
  • Adoração
  • Louvor
  • Reflexão bíblica
  • Proclamação da Palavra de Deus
O crente como "...santuário..." é uma expressão para identificar vida consagrada inteiramente a Deus.
Lembrando que, o texto não está falando de um santuário físico como no Velho Testamento, mas identificando a nossa vida como o santuário de Deus, como disse o apóstolo Paulo:
"...Porquanto somos o santuário do Deus vivo. Como declarou o próprio SENHOR: 'Habitarei neles e entre eles caminharei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo!" (II Coríntios 6:16)
Por meio do Tabernáculo e mais tarde no Templo,  Deus manifestava a sua presença e falava dos Seus propósitos aos israelitas.
A própria "Terra Prometida", Canaã, é chamada figuradamente de "...casa e santuário de Deus...!" 
"Tu o farás adentrar a terra e o plantarás no monte da tua herança,. No lugar onde fizeste, ó Yahweh, a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos prepararam! Yahweh reinará para todo o sempre!" " (Êxodo 15:17-18)
Isso significa que, o lugar onde o servo de Deus estiver, Deus quer que seja consagrado como casa e santuário para Ele.
E na vida do crente em Cristo Deus quer manifestar-se através de sua vida, e isso é bênção oriunda somente  da comunhão com Deus.
3. A LIBERTAÇÃO É BÊNÇÃO DA COMUNHÃO COM DEUS
O salmo 114 comemora a libertação de Israel da escravidão imposta pelo Egito.
Spurgeon chama,  este salmo de "O Canto do Êxodo".
Deus usou seres humanos, para liderarem o povo de Israel desde a saída do Egito até a posse da Terra Prometida, mas toda a operação foi divina.
O salmista cita vários fenômenos naturais como:

  • A abertura do mar Vermelho para o povo de Israel passar com pés enxutos. (3)
  • O retroceder do rio Jordão, para o povo passar mais uma vez com pés enxutos.
  • O terremoto quando Moisés subiu ao monte para falar com Deus e receber dele os Dez Mandamentos, etc.
Este terremoto está assim descrito: "Ao alvorecer do terceiro dia, houve trovões, relâmpagos e uma espessa nuvem sobre a montanha, e um clangor muito forte de trombeta; e todas as pessoas que estavam no acampamento começaram a tremer de medo!" (Êxodo 19:16)
Em nosso salmo em estudo o autor diz que, em todos estes fatos a operação era de Deus, e não está cantando, Deus suspendendo leis naturais, nem está falando sobre fenômenos singulares inexplicáveis.
Ele está dizendo que, a presença de Deus com o Seu povo é tudo, pois, com a presença poderosa de Deus:

  •  O rio foi empurrado para trás, porque o Senhor estava lá.
  • O mar Vermelho refletiu a presença do Senhor, abrindo-se em duas partes, porque o Senhor estava lá.
Nunca antes houve tal cena captada em imagem sobre a superfície do mar Vermelho nem de outro mar, com as águas fugindo para a direita e para a esquerda, e abrindo passagem para o povo eleito.
Outro milagre semelhante aconteceu no final da grande marcha de Israel, quando Deus mandou que as águas do Jordão parassem.
O Jordão era um rio que, fluía rapidamente, mas contrária à natureza, Deus o fez  fluir para cima.
Esta  poesia do Saltério não é ficção. É fato literal, real e verídico.
Para abençoar o seu povo, o Senhor desnudou o seu braço sagrado aos olhos de todo o seu povo, e de pessoas de outras nações.
A divisão do mar e também do rio, apesar dos quarenta anos entre os dois fatos, foram as cenas de abertura e encerramento de uma grande promessa de Deus ao Seu povo.
Esses fatos são símbolos do nosso novo nascimento, e  da nossa saída deste mundo para a herança prometida, a glória eterna.
Deus salvou o povo de Israel  da escravidão do Egito, e deu uma terra espaçosa que manava leite e mel.
Para o crente em Jesus Cristo, Deus dá a salvação da escravidão do pecado, para conduzi-lo até a morada celestial. (João 14:1-6)
Deus conduziu o seu povo numa grande peregrinação cheia de provações.
E, na peregrinação do crente em Cristo, Deus conduz o crente, até que esteja seguro na posse celestial.
"O começo com Deus através de Jesus Cristo nesta vida assegura o fim com Ele na glória!"
Sem dúvida alguma, o Mar Vermelho e o Rio Jordão eram grandes obstáculos para o povo de Deus, mas foram vencidos, porque Deus estava lá com o seu majestoso poder.
Israel nunca ficou sozinho, mas esteve sempre debaixo da sombra protetora de Deus.
O povo de Deus  aprendeu o valor da Sua presença  nos momentos desafiadores.
Assim, tanto para os israelitas quanto para o crente em Cristo, sejam quais forem os obstáculos da peregrinação, Deus é o grande herói do êxodo, cuja presença garante um final feliz, e isso é bênção da comunhão com Deus.
4. A PRESERVAÇÃO DO CRENTE É BÊNÇÃO DA COMUNHÃO COM DEUS
O salmista fala de Deus, como saindo à frente do Seu povo desde o Egito até chegar em Canaã.
Deus fez toda a natureza trabalhar, para abençoar e preservar o Seu povo:

  • A fauna
  • A flora
  • As bacias hidrográficas
  • E os fenômenos naturais
E diante de tudo isso, quando alguma coisa ainda faltava, Deus fazia um milagre que resolvia o problema.
É isso que ele está dizendo: "Que converte as pedras em lago, e o rochedo em manancial de água!" (8)
O salmista exalta o Deus de Jacó como o comandante sobre rio, mar e montanha:

  • Que faz toda a natureza, convergir no louvor à sua gloriosa majestade.
  • Que faz a mesma natureza, servir como apoio aos Seus servos fiéis.
E quando alguma bênção ainda vier a faltar, Deus usará a sua palavra poderosa, para fazer acontecer, pois, desde a criação, "Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir!" (Salmo 33:9)
CONCLUSÃO
A história de Israel foi real, milagrosa, e simbólica em muitas das suas realidades, dentre as quais podemos destacar dentro do texto bíblico:

  • A libertação do cativeiro no Egito foi real, mas, também, simboliza a nossa libertação do pecado.
  • A Páscoa judaica com um cordeiro que era sacrificado, para salvar uma pessoa, foi real, mas, também, foi símbolo da nossa Páscoa que é Cristo que, morreu na cruz para salvar todos os que nele crerem.
  • O Êxodo de Israel do Egito para Canaã foi real, mas, simbolizava o êxodo do crente em Cristo deste mundo para a glória celestial.
  • O santuário onde Deus habitava e de lá falava com o Seu povo, era o símbolo do nosso corpo que, é o santuário do Senhor. (II Cor. 6:16)
Todas estas realidades são bênçãos para quem vive em comunhão com Deus.

APELO

Se em sua vida estão faltando bênçãos, abra o seu coração e a sua vida para o Senhor, deixe Deus entrar e nela fazer morada.
Procure manter comunhão com o Senhor, e as portas das bênçãos e vitórias se abrirão. 
Deus o abençoe.
Pr. José das Graças Silva Oliveira









  

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