http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

NOVO ESTUDO DA OMS SOBRE ÓBITOS CAUSADOS PELAS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS


Hoje e amanhã (19 e 20 de setembro de 2011), a ONU, com sede em Nova York, está definindo uma nova agenda internacional de prevenção e controle das doenças não-transmissíveis.
Mais de nove milhões entre todas as mortes atribuídas a essas doenças em 2008, aconteceram em pessoas com idade inferior a 60 anos de idade. 90% dessas mortes consideradas prematuras, ocorreram nos países de média e baixa renda. Nesses países homens e mulheres estão expostos a estas doenças com um índice três vezes maior. As pessoas nestes países morrem dessas doenças antes dos 60 anos de idade.
O estudo identifica como doenças não transmissíveis (NCDs, sigla em inglês), doenças como AVCs, ataques cardíacos, câncer, doenças pulmonares e diabetes. Estas doenças causam 63% das mortes em todo o mundo.
No Brasil, o relatório da OMS  divulgado este mês, estima em 74% as mortes registradas e relacionadas a essas doenças.
O Assistente do Diretor-Geral para Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental da OMS, Ala Alwan  disse no relatório, que cada governo precisa envidar esforços para fazer prevenção e para tratar as quatro principais causas de morte: 1) Consumo de tabaco; 2) Sedentarismo, 3)  Dependência alcoólica; 4) Dietas não recomendáveis. 
O pior de tudo isso é que o relatório diz, que esses fatores comportamentais continuam elevados em todo o mundo e em crescimento na maioria dos países de renda média e baixa.
O que intriga, é ver tantos esforços internacionais para conscientizar sobre o perigo do álcool e do fumo e mesmo assim o homem de um modo geral não se importa com as consequências que sabe que mais cedo ou mais tarde, certamente acontecerão. É hora de refletir e tomar uma decisão melhor!

Fonte: Notícias em sites da internet
Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário