http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 27 de novembro de 2011


AS MISERICÓRDIOSAS  PROVISÕES DIVINAS
Texto Bíblico: Salmo 21
01- O rei se alegra na tua força, ó Senhor! Como é grande a sua felicidade pelas vitórias que lhe proporcionas.
02- Tu lhe concedeste os desejos do seu coração e não lhe rejeitaste as súplicas dos seus lábios.
03- Tu o recebeste dando-lhe ricas bênçãos, e em sua cabeça puseste uma coroa de ouro refinado.
04- Ele te pediu vida, e tu a concedeste, vida longa e dias felizes sem fim.
05- Pelas vitórias que lhe deste, grande é a sua glória; de esplendor e majestade o cobriste.
06- Sim! Tu o constituis como grande bênção perene e o enches de alegria com a Tua presença.
07- Sim! O rei confia no SENHOR: por causa da lealdade do Altíssimo, ele jamais será abalado.
08- Tua mão alcançará todos os teus inimigos; tua destra atingirá todos os que te odeiam.
09- No grande dia em que te manifestares farás dele uma fornalha ardente. O SENHOR os engolirá em sua ira, o fogo os devorará.
10- Extirparás da terra sua geração, com sua descendência, na humanidade.
11- Embora tramem o mal contra ti e elaborem ciladas terríveis, nada conseguirão.
12- Pois tu os colocarás em fuga quando mirar contra eles o seu arco.
13- Exalta-te, SENHOR na tua força! Nós cantaremos e tocaremos em teu louvor.
INTRODUÇÃO
                A expressão Elyon traduzida aqui por “Altíssimo” é um dos nomes de Deus em hebraico e expressa o poder e a soberania do Senhor Deus. (Shedd)
                Alguns comentaristas afirmam, que este salmo é uma profecia, parcialmente cumprida em Davi, mas que será totalmente cumprida em Jesus Cristo, o Messias. Afirmam, que os VV 1-7 se cumpriram em Davi e de 8-13 ainda não se cumpriram.
                O texto bíblico afirma, que , devemos coroar esse DEUS ALTÍSSIMO
Ø  com a glória da nossa salvação;
Ø  cantando sobre seu amor,
Ø  e louvando o seu poder.
                Este salmo é uma declaração, de que as bênçãos divinas são derramadas sobre nós, mediante a nossa atitude de confiança no Senhor.
                O texto bíblico nos apresenta AS MISERICÓRDIOSAS  PROVISÕES DIVINAS:
1. A salvação é bênção das misericordiosas provisões divinas(1,5)
                O salmista visualiza DEUS INDO À NOSSA FRENTE, antecipando nossas necessidades, E pelas suas misericordiosas providências, suprindo cada momento e circunstância que enfrentamos:
1.       Quando entramos no mundo.
2.       Quando pessoalmente  transgredimos à vontade do senhor.
3.       Na transição da adolescência e juventude para a vida madura.
4.       Quando, no desenrolar geral da vida, adentramos em novos caminhos.
5.       No escuro "vale da sombra da morte".
6.       Dando-nos muitas misericórdias sem que as peçamos; e assim criando ocasião, não para petição, mas para louvor somente.
                Aqui entra em cena, muitos livramentos que o SENHOR nos concede, sem que o peçamos! São livramentos que muitas vezes nem percebemos!
                Precisamos aprender a agradecer a Deus por esses livramentos.
7.       Davi vê a SALVAÇÃO, em DEUS, Abrindo-nos as portas do céu e abastecendo o céu com todas as provisões para nossa bem-aventurança (Samuel Martin).
                Neste sentido, SALVAÇÃO para ele tem o mesmo conceito que damos à salvação.
                A expressão hebraica aqui  e em vários salmos como “vitórias”, é derivada da raiz “salvar” (O nome de Jesus), e quando usada em contexto de batalha, acrescenta um significado positivo (triunfal) a “salvação”.
                Algumas versões usam simplesmente a expressão “salvação”, com isso perdem o aspecto vitorioso da expressão.
                Este salmo real parece ser a conseqϋência natural, o resultado do que aconteceu no Salmo 20, que certamente foi a vitória em mais uma guerra.
                Vemos claramente, que a súplica se transforma em ação de graças por causa da recente vitória.
                Em tudo isso podemos ver as misericordiosas provisões divinas.
2. uma vida longa é bênção das misericordiosas provisões divinas(4)
                A Bíblia registra o que Deus estabelece, para que nós tenhamos  uma vida longa:
                Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dás!” (Deut. 5:16)
                “Vós, no Senhor filhos, sede obedientes a vossos pais, porque isto é justo.
                Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra!” (Ef. 6:1-3)
“...Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os preceitos que eu vos ensino, para os observardes, a fim de que vivais... Mas vós, que vos apegastes ao Senhor vosso Deus, todos estais hoje vivos!” (Deut. 4:1-4)
“...E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que eu te ordeno hoje, para que te vá bem a ti, e a teus filhos depois de ti, e para que prolongues os dias na terra que o Senhor teu Deus te dá, para todo o sempre...” (Dt. 4:40)
“...Andareis em todo o caminho que vos ordenou a Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os vossos dias na terra que haveis de possuir...” (Deut. 5:33)
               “...O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância!” (João 10:10)
               “E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho.
               Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
               Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna!”  (I João 5:11-13)
               No NT o resultado imediato de crer em Jesus, recebendo-O como Único e Suficiente Salvador e Senhor é receber não somente uma vida longa, mas uma vida abundante e eterna!
               Uma vida longa e eterna é bênção das misericordiosas provisões divinas.
3. dias felizes sem fim são o resultado das misericordiosas provisões divinas. (6b)
                Vemos neste salmo, que o resultado da confiança em Deus, é alegria e felicidade, o que sempre  capacita o servo de Deus a permanecer firme na fé.
                Olhando para o passado, Davi vê muitas bênçãos e por elas é grato ao SENHOR:
Ø  Deus foi sempre leal com o seu servo. (7).
Ø  Deus cumpriu os seus desejos. (2)
Ø  Deus não negou respostas às suas orações. (2)
Ø  Deu-lhe bênçãos de bondade (3)
Ø  Pôs em sua cabeça uma coroa de ouro fino, dando-lhe vitórias sobre vitórias (1,3,5,8-13)
É possível, que aqui esteja referindo-se às coroações devido a suas  vitórias em batalhas.
Este salmo, como toda a Palavra de Deus não ocultam, que mesmo a vida do servo de Deus tenha muitas privações, dificuldades, tentações e provações.
A Bíblia é o que há de mais real, em revelar o todo da vida e das experiências humanas.
Ela revela o que há de mais bonito na vida dos homens de Deus, mas revela também, todas as suas imperfeições.
Revela tudo que entristece e deprime o homem, inclusive o servo de Deus,  mas revela o Elyon = “deus Altíssimo” , sempre lado a  lado com os seus servos, agindo com AS SUAS MISERICÓRDIOSAS  PROVISÕES
CONCLUSÃO
                Este é um salmo de ação de graças e manifestação da alegria, por Oração Respondida. (1-7)
                Todas as bênçãos são diretamente relacionadas com a completa comunhão e confiança em Deus.
                É um salmo que reconhece, que a vida é uma verdadeira guerra, mas que podemos contar com AS MISERICÓRDIOSAS  PROVISÕES DIVINAS.
                A salvação,Uma vida longa,       Dias com felicidade  sem fim , tudo está conectado às misericordiosas provisões divinas.
                Este salmo é um apelo, a que vivamos sempre em comunhão absoluta com Deus, crendo NELE em todas as situações, porque NELE encontramos misericórdiosas provisões para todos os nossos momentos e circunstâncias.

                Goiânia, 20 de novembro de 2011
                Pr. José das Graças Silva Oliveira
           




Nenhum comentário:

Postar um comentário