http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ELEMENTOS QUE APROFUNDAM A FÉ




ELEMENTOS QUE TORNAM PROFUNDA A FÉ
Minha luz e salvação
Um salmo da Davi.
27 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação: a quem temerei? O SENHOR garante a minha existência; o que eu haveria de recear?1
2 Quando os perversos, meus inimigos, avançarem contra mim para dilacerar-me, eles é que tropeçarão e cairão por terra.2
3 Ainda que um exército me cerque, meu ser não se entregará ao temor; ainda que uma guerra estoure contra mim, manterei minha fé inabalável.
4 Um anseio manifestei ao SENHOR, e sua realização buscarei: que eu possa viver na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a glória do SENHOR e buscar sua orientação no seu templo.
5 Pois no dia da adversidade Ele me protegerá, e estarei abrigado no recôndito do seu tabernáculo. Acima dos altos rochedos serei colocado em segurança.
6 Então triunfarei sobre os adversários que me rodeiam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios de triunfo e gratidão; cantarei e louvarei ao SENHOR.3
7 Ouve a voz do meu clamor, ó SENHOR; tem piedade de mim e responde às minhas súplicas.
8 Meu coração compreendeu o teu mandamento: “Buscai a minha face”, e por tua presença meu ser anela.4
9 Não ocultes de mim a tua face, não me afastes de ti em ira;5 tu tens sido o meu Advogado. Não me negues tua ajuda, nem teu amparo, ó Deus, meu Salvador!6
10 Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, o SENHOR me acolherá.7
11 Ensina-me o teu caminho, SENHOR; guia-me pela vereda dos justos e protege-me dos que me perseguem.8
12 Não me entregues ao apetite dos meus adversários, pois são caluniadores e se levantam contra mim, bufando crueldade.
13 Eles me fariam desesperar, não fora minha fé perseverante de que viverei para ver a bondade do SENHOR.
14 Confia, pois no SENHOR! Assim, fortalecerás teu coração, por depositares somente no SENHOR toda a tua esperança.9. Salmo 27. Versão King James
INTRODUÇÃO
            Este salmo foi escrito, provavelmente, quando Davi estava exilado, rodeado de inimigos inescrupulosos, angústias e perigos. O momento era dos mais desafiadores para a sua fé!
            Neste texto Davi nos apresenta alguns elementos que tornam a fé profunda:
1. FAZ A FÉ PROFUNDA, TER CONVICÇÃO DE SE ESTAR CRENDO NO DEUS VERDADEIRO
1.1- Crer que,  Deus  é Luz.( 1) Isso significa que, é  Deus que torna claro o caminho que devemos seguir! Precisamos crer nisso!
1.2- Crer que, Deus é a Salvação (1)
            Davi nos incentiva a sempre olharmos para o Salvador e procurar nEle a solução, quando as inquietações nos oprimirem.
1.3- Crer que, Deus é Segurança. (1-6). Este é um dos temas favoritos de Davi em tudo que ele escreveu! Ele definiu a Deus como: Fortaleza, Escudo, Refúgio, Guarda Fiel, Amparo, Libertador, Pastor que cuida, nosso Esconderijo, Manancial da vida, nosso Médico: “O SENHOR nos assiste no leito da enfermidade; na doença, nos afofas a cama!” (Sal. 41:3), Senhor dos Exércitos = Salvador
1.4- Precisamos crer que, Deus nos acolhe quando, nos sentimos abandonados.  (10)
            Quando escreveu este salmo, Davi estava abandonado pela sua família e pela nação, porém, “a sua fé não vacila!” Este é o segredo!
            O texto ativa a nossa convicção de que a presença de Deus é a certeza que nunca precisamos nos sentir sozinhos e abandonados! (10)
1.5- Crer que, Deus  é o nosso grande Advogado. (9)
            Vemos neste contexto todo, um servo de Deus que, não é condicionado pelas circunstâncias, porque a sua fé é incondicional!
            Em sua necessidade de ajuda e assessoramento, (7-9ª) Davi afirma a sua confiança na fidelidade de Deus! (9b). Essa convicção aprofunda a fé e a torna irresistível!
2.  APROFUNDA A FÉ, O TER PROPÓSITOS DEFINIDOS (4)
1.1- O propósito de confiar no Senhor. (5, 8,14)
1.2- O propósito de viver em íntima comunhão com o Senhor. (4)
            O maior desejo do salmista neste texto era estar de novo no santuário de Deus: “uma coisa manifestei ao Senhor e a buscarei: que eu possa viver na casa do SENHOR todos os dias da minha vida!” (4)
            Porque o maior anseio do salmista é habitar na Casa do Senhor?
            Muitos comentaristas confundem esse anseio do salmista.
            Ele não tem em mente a Casa do Senhor como objeto do seu desejo! É muito mais do que isso!
            Para os judeus a Casa do Senhor seria o lugar da presença e revelação do Senhor.
            O que o salmista anela aqui são duas coisas:
Ø  A íntima comunhão com Deus!
Ø  Em comunhão com Deus, meditar, refletir, certamente sobre a Palavra de Deus.
Precisamos ter esse propósito em nossas vidas!
1.3- O propósito de ter como necessidade sublime contemplar a beleza do Senhor. (4)
            Para o salmista, é na comunhão com Deus que, podemos contemplar a Sua beleza!
            A palavra do salmista é que busquemos permanentemente a segurança e alegria na presença do SENHOR!
            Estes propósitos tornam a fé profunda e inabalável!
3.  APROFUNDA A FÉ, TER ATITUDES CERTAS NOS MOMENTOS DIFÍCEIS. (13-14)
            Davi identifica algumas atitudes que o servo de Deus precisa tomar em tempos difíceis:
3.1- Atitude de saber orar nos momentos de dificuldades
Ø  Orar na hora que o medo vier (1).
Até os apóstolos, vergonhosamente demonstraram medo em alguns momentos das suas vidas. O pior de toda a história: Estavam juntos e todos ficaram com medo! Eles se esqueceram de orar naqueles dois  momentos! Mr. 4:35-41 e 6:45-52
Ø  Orar quando estiver cercado de inimigos. (2-3)
A ameaça de conflitos não tem poder sobre a vida de um servo de Deus que ora!
Ø  Orar no dia da adversidade (5)
No contexto, o salmista defende que, é a presença de Deus em nossa vida e a comunhão com Ele que, resulta na segurança em tempos de aflições!
Uma das ferramentas disponíveis para o servo de Deus estar em comunhão com Ele, é a oração!
Ø  Em todos esses contextos precisamos  orar pedindo a direção de Deus: “Ensina-me...guia-me...não me deixes...” (11-12)
Muitos membros das nossas igrejas, as suas famílias, e até a sua fé, estão em decadência, porque na hora da provação e das lutas, eles esquecem de buscar a direção de Deus.
E quando nos esquecemos de buscar a direção de Deus, sempre agiremos de acordo com os nossos gênios e vontades, ou seja, “100% carnalmente”. Resultado? Derrota, fracasso e destruição! Destrói-se até o que foi construído com a graça de Deus!
Davi não é identificado na Bíblia como um homem perfeito mas, “homem segundo o coração de Deus” (Atos 13:22) porque, soube pedir a direção de Deus em todos os momentos e circunstâncias da sua vida! Até nos momentos mais obscuros e vergonhosos ele soube buscar o auxílio divino!
Orar sem cessar, é uma das atitudes que fortalecem a fé!
3.2- Outra atitude é saber esperar (13)
            Embora imerso na angústia, arrasado, e “destronado”, Davi com grande convicção diz: “Agora, será exaltada a minha cabeça!” (6ª)
            “...exaltada a minha cabeça...” entre os hebreus a expressão significa = restaurar à honra, à glória, novamente promovido, também significando “reabilitar”, é um termo fiel ao hebraico. (Shedd)
            O salmista tinha a certeza da vitória mas, precisava saber “esperar”!
            No Novo Testamento o equivalente a “esperar” é “longanimidade = paciência” que, é um fruto do Espírito Santo na vida do crente. Gal. 5:22
            É um paradoxo para um servo de Deus:”Das profundezas do desespero, precisa aprender a ter paciência para esperar que Deus opere a Sua vontade!”
            Mas, esperar é a atitude correta! Quem espera em Deus, não estará por muito tempo sem a ajuda dEle!”
3.3- Outra atitude é ter bom ânimo (14)
            Precisamos reconhecer, que diante das ameaças e necessidades da vida, no momento oportuno Deus provê todas as nossas necessidades! Não existem razões para o desânimo.
            Esta foi uma das atitudes que Deus exigiu de Josué, quando entregou-lhe a direção sobre o povo de Israel. (Josué 1:1-9)
3.4- Outra atitude é fortificar-se continuamente. (14)
            Paulo disse que, o cristão “fortifica-se na graça do Senhor que há em Cristo Jesus!” II Tm. 2:1
            No texto um dos melhores fortificantes para a nossa fé, é  olharmos para trás, para o passado, e ver como Deus nos tem protegido daqueles que quiseram nos lesar, prejudicar e destruir-nos!
            Quando olhamos para o passado, podemos ter a convicção que, não importa qual seja a emergência, Deus nunca deixará de nos acudir!
3.5- Outra atitude é ser grato a Deus diante das bênçãos recebidas dEle. (5-6)
            A maioria de todos nós crentes, em nossas orações, diante de Deus poderíamos ser chamados de “pidões!” Porque a maioria das nossas orações consiste em pedir!
            Diante das vitórias sempre concedidas por Deus, agora Davi  propõe-se a prestar um culto de ações de graças ao SENHOR: “Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios de triunfo e gratidão; cantarei e louvarei ao SENHOR!” (6b)
            A orientação bíblica é que “Em  tudo devemos dar graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco!”(I Tess. 5:18)
            Diante das bênçãos e vitórias recebidas das mãos de Deus, não podemos nos esquecer de dar graças.
CONCLUSÃO
            Quando o salmista diz que, “O Senhor é a minha luz, salvação e fortaleza!” Ele está revelando que tem uma “fé incondicional!” como nós devemos ter em nosso Deus.
            Há membros em nossas igrejas que:
Ø  em casa não desfrutam da presença de Deus e vivem como se Deus não tivesse nada a ver com as suas vidas!, Por isso o relacionamento familiar já foi para o “be Le léu”. A família toda sofre as consequências!
Ø  Na Casa do SENHOR não sentem a presença do SENHOR!
Ø  Em qualquer lugar rodeado das belezas da criação do SENHOR (Salmo 19:1-4),  tais crentes  não sentem a Sua presença.
São crentes que, não creem na onipresença de Deus. Que fé é essa?
Sentir a presença de Deus, não é uma questão de lugar, do que está sendo feito no lugar, e muito menos depende dos outros!
Isso é uma questão de comunhão com Deus! Quando o crente está vivendo e desfrutando dessa comunhão, onde ele estiver, em quaisquer condições e circunstâncias, certamente sentirá a presença de Deus!
Em nosso texto bíblico de hoje estão os elementos que tornam a nossa fé profunda e inabalável.
            O crente que não tem essa fé, o que lhe espera “mais cedo ou mais tarde” é somente o fracasso  espiritual.,
            O crente que não buscar essa fé, e nem alimentá-la, tornando-a robusta e suficiente para contemplar a bondade do Senhor, espera-o somente a apostasia, o fracasso e a derrota espiritual.


Postado por: Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário