http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 18 de março de 2013


SITUAÇÕES COMPLEXAS NA VIDA DO CRENTE
Texto Bíblico: Salmo 44
O Deus do passado está presente
Para o regente do coro. Um salmo didático dos filhos de Corá.
44 Ó Deus, ouvimos com nossos próprios ouvidos nossos antepassados nos contaram os grandes feitos que realizaste na época deles, nos dias do passado distante.
2 Como, com tua própria mão, expulsaste nações inteiras para que nossos pais pudessem ser estabelecidos na terra, e abateste povos para que se pudessem expandir e prosperar.
3 Não foi por meio de espadas ou da sua força que herdaram a terra, mas tão somente por intermédio da tua destra, teu braço e a luz do teu semblante, com os quais os agraciaste.
4 Tu és o meu Rei, ó Eterno. És tu que ordenas as vitórias de Jacó!
5 Graças a ti destroçamos nossos adversários, pelo teu Nome pisoteamos os que nos atacam.
6 Minha confiança não está depositada em meu arco, e sei perfeitamente que não serei salvo por meio da minha espada.
7 Mas tu nos concedes vitória sobre nossos inimigos e humilhas os que nos odeiam.
8 A ti louvamos o dia todo; a teu Nome agradecemos continuamente.
(Pausa)
9 Agora, entretanto, nos rejeitaste e envergonhaste e já não marchas com os nossos exércitos.
10 Fizeste-nos retroceder ante o inimigo e permitiste que fôssemos saqueados por nossos adversários.
11 Nos entregaste como um rebanho a ser devorado, e entre muitos povos nos dispersaste.
12 Por quase nada vendeste o teu povo; nem mesmo valorizaste o preço.
13 Tu nos converteste em motivo de vergonha dos nossos vizinhos, objeto de zombaria e menosprezo dos que nos rodeiam.
14 Fizeste de nós um provérbio entre todas as nações; os povos meneiam a cabeça quando nos avistam.
15 Padeço humilhação dia após dia, e o meu rosto está coberto de vergonha
16 ante as injúrias e os insultos que me dirige o inimigo vingativo.
17 Tudo isso sobreveio a nós, sem que nos tivéssemos esquecido de ti, nem houvéssemos traído a tua aliança.
18 Nossos corações não retrocederam na fé em ti, tampouco nossos pés se desviaram da tua vereda.
19 Contudo, tu nos esmagaste e fizeste de nós um covil de chacais, e com densas trevas nos cobriste.
20 Se, porventura, houvéssemos esquecido o Nome do nosso Deus e tivéssemos estendido nossas mãos a qualquer outro deus,
21 não o teria Deus percebido tal afronta? Pois Ele é quem conhece todos os segredos do coração!
22 Entretanto, por amor de ti somos entregues à morte todos os dias; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
23 Acorda, ó Senhor! Por que pareces dormir? Desperta-te! Não nos abandones para sempre.
24 Por que nos ocultas a tua face e ignoras a nossa desgraça e opressão?
25 Prostrada até o pó está a nossa alma; desfalecido sobre o chão jaz nosso corpo.
26 Levanta-te! Vem em nossa ajuda e nos resgata por tua imensa benignidade! King James

INTRODUÇÃO

            Há um comentário que, afirma que o salmo 44, juntamente com o 60, resultam de uma das primeiras guerras do reinado de Davi e registrada em II Samuel 8:13-14, enquanto outros associam a II Crônicas 20.
            Neste caso este salmo e o 60 estão relacionados com o rei Davi.
       Alguém disse que este salmo, aplica-se à igreja contrastando um antigo traço de prosperidade com uma situação atual de queda e sofrimento.
            O certo é que este salmo fala de algumas situações complexas na vida do crente:

1-PORQUE SOFRE O CRENTE FIEL AO SENHOR? (8-22)
            Tudo indica que esta é a narrativa de uma difícil provação passada pelo reino de Judá, nação que não rompeu sua aliança com o Senhor, o que veio a ocorrer posteriormente na história.
            A oração segue a teologia do Velho Testamento, na qual obediência e fidelidade a Deus correspondem a imediata e proporcional soma de bênçãos e prosperidade na terra.
            Mas, o contexto bíblico, apresenta mais do que isto.
E uma das verdades bíblicas, é que,  nem sempre os sofrimentos são derivados do pecado ou das falhas do crente  sofredor (vv.17-18).
O livro de Jó nos revela claramente que nem toda aflição tem como causa o pecado, mas o ser humano revela seu caráter ao passar pela dor, frustração e humilhação.
O reino israelita do norte foi literalmente espalhado pelo mundo conhecido da época (721 a.C.), e o reino do sul, no ano 587 a.C. Esse episódio, relatado por Davi (entre 1011 e 971 a.C.), serve de palavra profética para nós e para Israel, que já passou por vários momentos terríveis de dispersão de suas terras.
Precisamos nos conscientizar que, o crente sofre, porque ele é um ser humano e vive aqui no mundo, no qual Jesus Cristo disse: “No mundo tereis aflições!” João 16:33
2- NA COMPLEXIDADE  DEVEMOS FAZER UM EXAME ÍNTERIOR. (20-21)
            No Pentateuco, Moisés advertiu, que se o povo de Israel se desviasse e desobedecesse ao Senhor, seria punido:
“Será, porém, que se não deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão: na cidade, no campo, na família, na saúde, nos fenômenos da natureza, ....Virás a ser pasmo, provérbio e motejo entre todos os povos a que o SENHOR te levará!” Deut. 28:15-37
            Em nosso texto básico o povo de Israel alegava não ter abandonado a Deus (vv.17-22), mas somente o Senhor, que sonda os corações de cada indivíduo, conhece a verdade, e sabe como melhor nos corrigir (v.21).
            A pior situação de quem vive errado e errando é não reconhecer a situação.
            Todos erram. (I João 1:8-10), E, nessa hora precisamos fazer um exame interior e buscar ajuda do alto.
            Em momentos de complexidade precisamos fazer um exame interior e não jogarmos a culpa dos acontecimentos em Deus.
            Ao contrário dessa atitude, devemos buscar a Deus em oração, reconhecendo que Ele tem a vitória para nos dar em cada situação.

3- EM MOMENTOS COMPLEXOS O CRENTE NÃO DEVE RETROCEDER. (17-18)
            A advertência bíblica é bem simples: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.  ...Todavia, o meu justo viverá pela fé; e, se retroceder, nele não se compraz a minha alma!” Hebreus 10:35-38
            O salmista cita várias situações de sofrimento, que fazia parecer desamparo:
Ø  Sentiam-se rejeitados e envergonhados. (9)
Ø  Correram e foram  vencidos pelos inimigos. (10)
Ø  Foram saqueados pelo inimigo. (10)
Ø  As famílias foram separadas e dispersadas para vários lugares do mundo da época. (11)
Ø  Tornaram-se motivo de vergonha, humilhação, zombaria e menosprezo diante dos vizinhos. (13-15)
Embora a situação fosse terrível na vida desse povo, o salmista afirma: “Nossos corações não retrocederam na fé em ti, tampouco nossos pés se desviaram da tua vereda. (18).
O verdadeiro crente, no momento de angústia, tribulação e perplexidades, ele não abandona a fé, e  não foge da igreja.
            Paulo dá um bom motivo, para nós não retrocedermos nos momentos em que estivermos nos sentindo como o povo de Israel  no texto.
            Ele incentiva o cristão a não sentir-se abandonado, mesmo que esteja em falta com Deus.
            Em todas e quaisquer circunstâncias Deus nos ama, e pode nos fazer mais do que vencedores e pode fazer com que tudo contribua para o nosso bem. Rom. 8:28-39
            Devemos ser desse time de Paulo, que crê, que, “nada nos separa do amor de Deus!” Rom. 8:35
          A garantia e consolo do Novo Testamento é que:
  • Quando parece que somos derrotados, nós vencemos!
  • Se morrermos, triunfaremos com vida! João 11:25-26
  • Se formos abatidos até o pó, voltaremos fortalecidos!

O melhor que podemos fazer, é o que fez o salmista neste texto: É entregar a Deus a nossa angústia e sofrimento e buscar nele a solução, reconhecendo:
  • A soberania divina sobre nós. “Tu és o meu Rei!” (4)
  •  Que é Deus que nos conduz à vitória.

 “És tu que ordenas a vitória!”(4) “Tu nos concedes vitória sobre nossos inimigos e humilhas os que nos odeiam.(7) 
Apesar do momento dificílimo, o salmista diz: “Nossos corações não retrocederam na fé em ti!” (18)

4- NA COMPLEXIDADE  DEVEMOS RECONHECER A GRAÇA DIVINA. (1-4)
A nossa vitória não vem dos nossos recursos.
“Minha confiança não está depositada em meu arco, e sei perfeitamente que não serei salvo por meio da minha espada!” (6)
O segredo da vitória é confiar sempre no SENHOR.
            Aprendemos na História Bíblica que, o Deus da história é também o nosso Ajudador e Salvador. (Fil. 4:13)
Nossa força e inteligência nada podem contra todas as adversidades da vida, mas em Cristo,  somos mais que vencedores (vv. 6-8; Rm 8.31-39)!
            Embora vivesse na “era da Lei” o salmista reconhece que, Deus permite provações, mas opera bênçãos, e sempre  de acordo com seu propósito soberano e sua misericórdia infinita.
            O crente, por melhor que esteja vivendo na presença de Deus, as suas bênçãos e vitórias nunca virão pelos seus merecimentos, e sim, pela graça divina.

5- NA COMPLEXIDADE DEVEMOS RENDER GRAÇAS AO SENHOR. (5,8)
            Não podemos ser gratos a Deus somente pelo que há de melhor em nossas vidas.
            Com o apóstolo Paulo aprendemos que “Em tudo devemos dar graças a Deus, porque está é a vontade dEle!” I Tess. 5:18
            Uma das nossas forças é a oração de gratidão a Deus, porque nela podemos apresentar a Deus o nosso reconhecimento do que Ele fez por nós no passado!
            E, diante desse reconhecimento, devemos nos lembrar que, “Deus é o mesmo, ontem, hoje e eternamente!”
O salmista reconhece isso em oração: “Ó Deus, ouvimos com nossos próprios ouvidos nossos antepassados, que nos contaram os grandes feitos que realizaste na época deles, nos dias do passado distante. Como, com tua própria mão, expulsaste nações inteiras para que nossos pais pudessem ser estabelecidos na terra, e abateste povos para que se pudessem expandir e prosperar!” (1-2)
Em momentos muito difíceis na história do povo de Deus, através dos séculos, o caminho para a vitória foi um grande avivamento na vida dos crentes e da igreja.
São três os grandes feitos responsáveis pelos grandes avivamentos do passado: Oração,  amor a Palavra de Deus, e muita consagração à Obra Missionária.

CONCLUSÃO

            No Novo Testamento, Jesus não nos vacinou contra as intempéries da vida. Ele disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo!” João 16:33
            Reconhecendo a possibilidade de sofrimentos no mundo, O apóstolo Pedro disse: “Se o ser humano precisa passar por sofrimentos, então que seja a favor da causa do Senhor e da maneira como Deus nos ensina. Pois, nenhuma alegria vale a pena sem a aprovação do Espírito de Deus (1Pe 4.12-19).
Lá no Getsêmani, o momento da Sua maior agonia e sofrimento, Jesus nos deixou o  exemplo, de que, diante das adversidades e complexidades da vida,   é fazer a vontade do Pai. Ali Ele orou: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua!” Lucas 22:42
É com sabedoria, oração e submissão a Deus, que  o crente  encara os sofrimentos  e as tristezas, jamais retrocedendo na fé, mas, sendo fiel até a morte, se for necessário. 
Meu amado irmão ou irmã, não há "poço sem fundo" para o servo de Deus. O melhor nos momentos difíceis é crer naquela palavra do anjo para Sara e Abraão: "Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil?" Gênesis 18:14
Se você passa por um momento difícil e constrangedor em sua vida, busque a Deus em oração, seja firme na fé, sabendo que Deus o ama e quer o melhor para a sua vida. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário