http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 3 de novembro de 2013

ESTUDO BÍBLICO: Salmo 62

A VITÓRIA DIANTE DOS PROBLEMAS DA VIDA  
Texto Bíblico: Salmo 62
Exortação à confiança em Deus  (KJV)
Ao mestre de canto. Ao estilo de Jedutum. Um salmo de Davi.
62 Deus é a minha única esperança; nele eu confio e fico tranquilo, porque dele vem a minha salvação.
2  Somente Ele é a Rocha que me salva; Ele é o meu protetor. Os problemas da vida nunca conseguirão me derrotar.
3 Até quando vocês vão procurar me derrubar como se eu fosse um muro inclinado ou uma cerca prestes a cair?
4 Vocês só pensam em me derrubar de minha posição elevada; para isso usam a mentira. Com a boca abençoam, mas o coração está cheio de ódio.
5 Descanso somente em Deus, confio nele, e minha alma fica tranquila. Ele é a fonte de minha esperança.
6 Somente Ele é a rocha que me salva; Ele é meu protetor. Os problemas da vida não conseguirão me derrubar!
7 A minha salvação e a minha honra dependem somente de Deus. Ele é a minha rocha firme e a minha proteção.
8 Ó meu povo, confie no Senhor a cada momento. Leve a Ele o peso do seu coração, pois Deus é nosso refúgio.
9 Os homens são como um sopro; sejam eles de famílias importantes ou de origem humilde. Se fossem colocados numa balança, não pesariam nada.
10 Não confiem nas riquezas obtidas por roubo, nem se orgulhem do que ganharam com a exploração. Se vocês ficarem ricos, não entreguem seus corações à riqueza.
11 Mais de uma vez eu ouvi Deus dizer: “O poder pertence a Deus!”
12 E o Senhor também é a fonte do amor fiel porque retribuirá a cada um o que merece, conforme as suas ações. KJV
INTRODUÇÃO
            Este é um  salmo  composto provavelmente no tempo da rebelião de Absalão, e como no Salmo 39 ele é dedicado a Jedutum.
Sem dúvida alguma é um dos salmos mais eloquentes de Davi em relação à expressão da nossa fé  em Deus. (Sl. 31,61)
Este hino de exortação à confiar absolutamente em Deus, proclamando o Seu poder, a Sua graça e a Sua justiça, deu origem às mais belas e poderosas doxologias do Novo Testamento, das quais podemos destacar:
 “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” Efésios 3:20-21
“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém!”   Judas 24-25
A chave da fé incondicional em Deus é a exclusão de todas as esperanças nas coisas do mundo. Shedd
Diante de tantos problemas que vivenciamos no mundo, este salmo  apela a não colocarmos a nossa esperança em nada que não seja o nosso Deus!
1. DIANTE DOS PROBLEMAS DA VIDA A VITÓRIA NÃO ESTÁ NA COMPETIÇÃO COM OS INCRÉDULOS. (3-4)
            Vivemos em um mundo competitivo e lucra mais quem melhor se capacita.
            Hoje as empresas estão em busca de pessoas que melhor se capacitam, para ocuparem os mais importantes cargos, e isso muitas vezes leva o ser humano a enfrentar verdadeiras competições, mas o sentido de competição que gostaria de dar neste estudo é outro.
            Davi enfrentou problemas em sua área profissional, por ter sido escolhido por Deus como rei de Israel, a posição mais elevada para alguém nos tempos do Velho Testamento. (4)
Isso tem acontecido com muitos profissionais, incluindo os servos de Deus, devido aos postos elevados alcançados em seu trabalho. (4)  
Até existe um “chavão” que diz: “Fulano puxou o tapete do fulano!”.
Isso é próprio de incrédulos que não amando o seu próximo, só pensam em si mesmos.
A maneira do cristão agir deve ser diferente, mesmo quando ele vier a ser a vítima.
A Bíblia é bem clara sobre o tratamento que devemos ao próximo que é perverso conosco.
“Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis!
Não torneis mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens.
Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem!” Rom. 12:14,17,20-21
No Sermão do Monte Jesus ensinou que, os seus seguidores, ao invés de competirem com os adversários, oram por eles. Mat. 5:43-46
2. DIANTE DOS PROBLEMAS DA VIDA A VITÓRIA NÃO ESTÁ  NAS RIQUEZAS DESONESTAS. (10)
            Não compensa enriquecer-se, como muitos em nossos dias, prejudicando o próximo.
            Enriquecer-se às custas de:
·         Tráfico de drogas ou de armas.
·         Roubo 
·         Latrocínio (roubo seguido de assassinato)
·         Extorsão do bem que pertence ao próximo.
·         Malandragem não pagando as dívidas contraídas.
·         Muitos ganhos enquanto os operários passam até fome, morrem doentes, etc.
·         Mentiras, engodos, injustiças e enganos.
Pior do que ganhar riquezas ilícitas, é colocar  o coração e  confiar nelas.
Baseado em suas grandes riquezas Davi poderia contratar até exércitos estranhos para ajudá-lo.
Porém, ao ser perseguido e ameaçado, ao invés de focar-se na multidão de adversários e  adversidades, Davi fixou sua fé na onipotência e no amor fiel do Senhor. (11-12).
Ele não confiou nos bens e poderio materiais.
A plena confiança em Deus é a total exclusão de todas as esperanças menores oferecidas pelo mundo em que vivemos.
 Nosso livramento e salvação, assim como todas as demais bênçãos que buscamos, procedem do Eterno Deus. (Tg 1.5,17).
            Este é um salmo composto de três estrofes e cada uma delas inicia-se com o vocábulo “somente Deus”. Assim cremos!
3. DIANTE DOS PROBLEMAS DA VIDA A VITÓRIA ESTÁ NAS MÃOS PODEROSAS DE DEUS. (11)
      I.        Deus é o nosso Salvador. (1,2,6)
    II.        Deus é o nosso protetor. (2,6,7)
   III.        Deus é quem nos honra. (7b)
  IV.        Deus é a fonte de amor fiel que precisamos. (12) A Ele pertence a graça – Shedd
   V.        Deus é a segurança do nosso abrigo. KJV
  VI.        Deus é Onipotente. (11)
Precisamos meditar sobre tudo aquilo que Deus é e pode.
Se o Senhor ainda não significa para você o que a Bíblia declara aqui, você está diante de duas verdades:
      I.        Está afastado da perfeita comunhão com Deus.
    II.        Precisa urgentemente aproximar-se de Deus com um coração humilde e arrependido (v.8)
Todas estas expressões sobre Deus que o salmista usa, revelam a segurança que Deus oferece aos que o buscam.
O salmista nos convida a nos derramar perante Deus, quando nosso coração estiver carregado de tristeza ou quaisquer problemas.
O alívio sempre estará em abrir a porta do coração e colocar nas mãos de Deus  tudo o que está lá dentro.
CONCLUSÃO
            Por tudo isso, diante dos problemas da vida que, mesmo na vida do servo de Deus  são muitos, o salmista nos aconselha a confiar que a vitória vem do nosso Deus. (6)
            Colocando os problemas nas mãos de Deus, podemos ficar tranquilos. (5)
            Podemos confiar que Deus sempre honra os que confiam nEle. (7)
            O apelo a confiar em Deus nos momentos de problemas, é universal: “Confiai nele, ó povo, em todo tempo!” (8ª). Pessoas de todas as raças, tribos e nações podem, com confiança, buscar ao Senhor onde elas estiverem e alcançarão as bênçãos e vitórias que precisam.
            Ao invés de ficar nos desmantelando  diante dos problemas, o conselho bíblico é que devemos derramar perante Deus o nosso coração! (8)
            A onipotência de Deus e a Sua misericórdia são os alicerces de nossa segurança nEle. (11-12)

Apelo
Diante de tudo o que Deus é e pode, o texto é bem claro ao revelar quais devem ser as atitudes do crente diante dos problemas da vida:
I.          O crente deve confiar em Deus. (1, 5, 8)
II.         Deve esperar nEle. (1, 5)
III.        Deve descansar nEle. (5)
IV.       Deve depender dEle. (7)
V.        Deve levar a Ele toda a carga  do coração.  (8)
            Se você não está agindo assim, o tempo é oportuno, pois, Deus deseja e pode lhe abençoar! Amém!

         Goiânia, 03 de novembro de 2013
         Pr. José das Graças Silva Oliveira




6 comentários:

  1. Achei esta palavra maravilhosa,Deus falou comigo hoje através da mesma.To meio revoltada com certas atitudes de irmãos em Cristo Jesus e por esta palavra o meu coração aliviou,maldito eh o homem q confia no homem.Eu confiarei somente no meu Senhor Jesus, Ele eh tudo pra mim.A paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano perdeu-se, somos caluniados e difamados por nossos próprios irmãos, aqueles que deveriam estar ao nosso lado, lutando conosco.Mas os olhos do Senhor contemplam tudo e todos!

    ResponderExcluir
  3. execelente comemtario.gloria a Deus!

    ResponderExcluir
  4. execelente comemtario.gloria a Deus!

    ResponderExcluir
  5. Excelente!muito bem explicado,acho lindo quando um servo do nosso DEUS se deixa ser usado pelo ESPÍRITO SANTO,a JESUS nosso SENHOR seja a HONRA.( DEUS fala )

    ResponderExcluir
  6. Gloria deus,palavra de comunhão verdadeira com O ETERNO

    ResponderExcluir