http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 10 de novembro de 2013

ESTUDO BÍBLICO: Salmo 63

 A  ALMA  TEM  SEDE  DE   DEUS
Texto Bíblico: Salmo 63
Anseio da alma por Deus
Salmo de Davi, quando estava no deserto de Judá.
63 Ó Eterno, Tu és o meu Deus e a Ti eu busco dia e noite; a minha alma tem sede de Ti! Todo o meu ser anela pelo refrigério da tua presença numa terra árida, exausta e sem água.
2 Recordo-me dos dias em que te contemplei no santuário, para me embeber de teu poder e de tua glória.
3 Porquanto melhor que a própria vida é o teu amor leal e misericordioso! (“...a tua graça...”Shedd). Por isso, os meus lábios te exaltarão sobremaneira.
4 Sim, por toda a minha vida eu Te bendirei e erguerei meus braços invocando o teu Nome.
5 Como num rico banquete, assim minha alma ficará plenamente satisfeita e, com alegria nos lábios, te louvará minha boca.
6 Em meu leito, durante as noites de vigília, lembrar-me-ei de Ti e meditarei sobre a tua bondade.
7 Porque tens sido meu socorro, e à sombra das tuas asas canto louvores de alegria.
8 Minha alma a Ti se une (“...apega-se a ti!”-Shedd), e tua destra me sustenta.
9 Aqueles que procuram a minha destruição serão lançados às profundezas da terra!
10 A espada os ferirá e se tornarão pasto para os chacais.
11 O rei, porém, se alegrará em Deus; todos os que juram pelo Nome de Deus o louvarão todavia, as bocas dos mentirosos serão lacradas. King James
Tese: “A nossa alma tem sede de Deus!”
Objetivo Geral: Alento
Objetivo Específico: Mostrar que a sede da alma só pode ser saciada por Deus.
INTRODUÇÃO
            A sede da alma é aquele grande vazio que a pessoa sente dentro do si e que parece que nada preenche. Só Deus pode preencher.
            Este poema do rei Davi foi muito usado nas orações públicas da igreja primitiva.
            Comentaristas bíblicos dizem que, este salmo era o canto matutino da igreja no Terceiro Século.
            A data provável em que foi escrito o coloca entre os eventos registrados em II Samuel 15:23-28; 16:2 e 17:16.
            Estes textos em II Samuel estão relacionados com a revolta de Absalão e a fuga do rei Davi, caminhando pelo deserto e se escondendo nos vaus e cavernas.
            Este deserto mencionado no salmo se estendia até o Sul de Jericó, na costa ocidental do Mar Morto.
            Era um deserto real, porém, é uma metáfora do que estaria acontecendo espiritualmente com Davi, e que acontece conosco em muitos momentos das nossas vidas.
            O texto bíblico reconhece que, o ímpio  mentiroso que não serve a Deus, não tem o que falar sobre Deus. Tem a boca lacrada. (11b)
            Ao contrário do ímpio, TODOS os que confiam em Deus terão os lábios cheios de gratidão,  louvores, perfeita paz e abundância (11ª). Isso constitui-se em bons motivos para a alma ter sede de Deus:
 1.  PORQUE DEUS CRIOU A ALMA CONSCIENTE DO SEU LEAL AMOR E MISERICÓRDIA. (3)
            A alma foi criada por Deus. Quando Deus criou o homem, Ele soprou em suas narinas, dando-lhe fôlego de vida. A alma é uma parte de Deus que Ele nos outorgou. É através dela que nos relacionamentos com Deus. Por isso a alma sabe que precisamos de Deus.
            Davi diz que, “melhor que a própria vida é o amor leal e misericordioso de Deus!” (3)
            Esta palavra significa que o amor e graça de Deus são melhores do que tudo o que a vida possa oferecer. Nada substitui Deus em nossas vidas.
            Davi havia perdido o seu trono e o seu reino, mas em sua visão permanecía o amor e a misericórdia de Deus, e tinha a convicção de que isso era superior a todas as vantagens materiais.
            Davi tinha plena confiança que, confiando em Deus, haveria o resgate de tudo o que havia perdido e com bênçãos acumuladas.
            No amor e graça de Deus o homem encontra muito mais do que precisa. (5) NBV
            Devemos, diante da tristeza, da ansiedade, dos problemas da vida e das preocupações, contrastar tudo isso com a visão de momentos anteriores e similares,  que foram apagados com a visão e busca do poder e da graça de Deus.
            Por um bom motivo como esse a alma tem sede de Deus.
2. PORQUE À SOMBRA DE DEUS HÁ SOCORRO OPORTUNO. (7)
            Este salmo é um cântico de fé, alicerçado sobre o íntimo relacionamento com Deus,
É um salmo que fala de culto, afirmando  que, o culto público é parcialmente satisfeito pela  comunhão individual com Deus.
Mais uma vez o salmista reconhece dois lugares onde podemos encontrar refrigério, poder, glória, amor, misericórdia, satisfação plena, socorro e alegria:
I.              É na presença e comunhão com Deus, que assim ele descreve:
a.         É na presenaça de Deus! (1)
b.         É nos braços de Deus. (4)
c.         É à sombra das asas de Deus. (7)
d.         É à direita de Deus, lado a lado com Ele. (8)
II. Na  Casa de Deus. (2)
Para Davi a Casa de Deus era o lugar para contemplar o poder e a glória de Deus.
A Casa de Deus é lugar para receber  e transmitir  o consolo de Deus, e  despertar expectativas jubilosas de bênçãos e  vitórias.  (vv.2-5).
Ainda que algumas de nossas atitudes sejam desabonadoras, e muitas vezes são, a graça perdoadora do Senhor pode nos alcançar em nosso deserto pessoal e conduzir-nos para o oásis das bênçãos dadas por Deus.
As mãos de Deus apoiam sempre a alma de todos que o buscam.
O melhor e mais seguro lugar do mundo é a presença de Deus. Por isso a alma tem sede de Deus.
3.  PORQUE QUANDO ESTIVER SEM FORÇAS, NA PRESENÇA DE DEUS HÁ REFRIGÉRIO. (1)
            As crises e os perigos contrastando com a salvação operada por Deus, são as marcas da  estrutura deste salmo.
Noite, terra árida, exausta e sem água - Shedd – são os momentos em que o homem encontra-se sem forças para lutar. (1,6)
A metáfora da noite  simboliza as crises e os perigos.
O texto bíblico nos ensina  a enxergar toda esta situação, vislumbrando  a aurora de um novo dia que, buscando a Deus, Ele pode proporcionar.
Dentro da progressão do texto a expressão inicial de anseio conclui-se com a alegria triunfal daqueles que confiam em Deus.
Em momentos de crises é buscando ao Senhor que você encontrará refrigério. (1) É por isso que a alma tem sede de Deus.
4. PORQUE SOMENTE BUSCANDO A DEUS O HOMEM PODE EMBEBER A SUA ALMA COM PODER E GLÓRIA. (2)
            “Juram pelo Nome de Deus” (11), são todos aqueles que um dia fizeram o voto de entrega de suas vidas ao Senhor e que confiam nele de todo o coração.
Essa verdade está descrita no mandamento dado por Deus ao seu povo, que diz: “O SENHOR, teu Deus, temerás, a Ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás!” (Dt 6.13).
É contemplando a majestosa presença, amor e graça de Deus que a alma pode embeber-se com poder e glória.
            Embeber - enlevo, deixar-se arrebatar, Deixar-se possuir, impregnar-se,  ficar em êxtase. Caldas Aulete
            No texto a idéia de Davi buscar a Deus  é: “...busco a Deus, com todo o meu ser!(1) NBV
            Se assim o homem buscar a Deus, todo o seu ser será impregnado e possuído por Ele.
            O resultado e sensação será de “possuído totalmente” pelo poder e a glória do Senhor.
            Os momentos de grandes apertos tornam-se motivos para buscarmos a Deus.
            Se estivermos firmes em Deus, Ele pode transformar os nossos desertos em mananciais.
“Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplainados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva. Vão indo de força em força!” Sl. 84:5-7ª)
Busca a Deus com todo o seu ser a alma que tem sede de Deus.
5. PORQUE SOMENTE EM DEUS HÁ SATISFAÇÃO PLENA. (5)
            Do versículo cinco ao sete a Bíblia nos apresenta alguns resultados para quem busca a Deus:
Ø  Achará satisfação! (5)
Ø  Encher-se-á de júbilo e louvor! (5)
Ø  Deliciar-se-á com lembranças agradáveis! (6)
Ø  Encontrará segurança. (7)
Ø  Porque em comunhão com Deus há satisfação plena. (8)
Na segurança da presença de Deus há motivo para exultante alegria e adoração. Por isso a alma tem sede de Deus.
6. PORQUE EM COMUNHÃO COM DEUS NÃO HÁ INSÔNIA INVENCÍVEL! (1,6)
            “Muitas das mais elevadas experiências que Davi teve com Deus, parece terem ocorrido durante a noite!” F.B.Meyer
            Davi era um servo de Deus que, mesmo cercado de muitos inimigos, problemas e situações difíceis, ele deitava em sua cama e dormia calmamente, como ele mesmo disse:”deitei-me e dormí, acordei, porque o Senhor me sustentou!”  Salmo 3:5
            Mesmo assim, Davi deixa transparecer que, as mesmas situações difíceis, às vezes lhe trazia algumas insônias.
            “Em meu leito, durante as noites de vigília” (6). É possível que ele esteja falando dos momentos de insônia!
O que causa a insônia em muitas pessoas?
·         Problemas de relacionamentos familiares!
·         Problemas financeiros na família!
·         Problemas relacionados à vida profissional.
·         Problemas relacionados à doença.
·         Problemas relacionados à morte de alguém querido!
·         Algum perigo que a pessoa percebe que está ocorrendo consigo.
·         O medo de alguma circunstância que o está perturbando!
·         Até problemas relacionados com a igreja.
Davi fazia de suas noites de insônia, momentos para falar com Deus e apresentar-Lhe as suas preocupações e  necessidades!
Devemos aprender a fazer da insônia, momentos para, em oração, possibilitar que  Deus trabalhe a nossa vida, e por nós.
A melhor maneira de aproveitar as horas de insônia,  é nelas  buscar ao Senhor, para  encontrar satisfação para a alma.
Podemos fazer como Davi, que nos momentos de insônia, meditava nas lembranças de experiências anteriores, agradáveis com Deus, devido a confiança e segurança absoluta que tinha em Deus (2,6,7).
CONCLUSÃO
            Muitos buscam a Deus somente na hora do sofrimento e das suas grandes necessidades.
            O texto bíblico revela como o homem deve buscar a Deus: É durante a noite e o dia, e durante toda a vida. (1,4)
            Ao contrário de muitos que querem ser crentes em casa, neste texto Davi tem convicção de que a Casa do Senhor é lugar de impregnar-se com o poder e a glória de Deus. (2)
            Se buscarmos a Deus de todo o nosso coração e em primeiro lugar, todas as coisas que realmente carecemos, ser-nos-ão concedidas, conforme à vontade do Senhor.
A mensagem  central deste texto é que  “Em qualquer  lugar do mundo e em qualquer que seja a circunstância podemos ter a visão do Deus Amoroso e poderoso para nos abençoar!”

APELO

            Qualquer que por Deus jurar, ou seja, que crê nele, que o reconhece como único e suficiente salvador e o obedece, se regozijará por causa do cuidado e da misericórdia de Deus.
            Qual é a sua situação perante Deus?
            Você quer tomar uma decisão e colocar a sua vida nas mãos de Deus?
            Você quer fazer isso agora?

  Goiânia (IBV), 10 de novembro de 2013
      Pr. José das Graças Silva Oliveira



2 comentários: