http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ESTUDO BÍBLICO

PELOS ATRIBUTOS QUE SÓ DEUS TEM, PODEMOS CONFIAR NELE
Texto Bíblico: Salmo 83
Cântico. Salmo da família de Asafe
1 Ó Deus, não emudeças; não fiques como quem não pode falar nem te detenhas, ó SENHOR!
2 Eis que teus inimigos se alvoroçam; vê como empinam a cabeça em sinal de desafio!
3 De maneira astuta armam ciladas contra o teu povo; tramam maldades contra os teus protegidos.
4 Conjeturam: “Vinde, exterminemo-los da face da terra; a fim de que não haja mais qualquer lembrança do nome de Israel!”
5 Eles deliberam de comum acordo, é contra ti que estabelecem conchavos:
6 as tendas de Edom e os ismaelitas, Moabe e os hagarenos,
7 Gebal, Amom e Amaleque, a Filístia, com os habitantes de Tiro.
8 Até a Assíria juntou-se a eles, e emprestou sua força aos descendentes de Ló.
9 Age sobre eles como agiste contra Midiã, como fizeste a Sísera, como trataste a Jabim, no rio Quisom;
10 os quais pereceram em En-Dor e viraram esterco para serem consumidos pela terra.
11 Faze com seus nobres o que fizeste com Orebe e Zeebe, e com todos os seus príncipes, o que fizeste com Zeba e Zalmuna,
12 que aventaram: “Apoderemo-nos das habitações de Deus!”
13 Meus Deus! Faze-os rodopiar como folhas secas no chão, como palha ao capricho do vento!
14 Como o fogo que devora a floresta, como a labareda que abrasa os montes,
15 persegue-os com o teu vendaval, apavora-os com a tua tempestade.
16 Cobre-lhes de vergonha o rosto até que decidam buscar teu Nome, ó Senhor!
17 Assim, humilhados e aterrorizados para sempre, pereçam na mais absoluta desgraça.
18 Saberão, portanto, que só tu, cujo Nome é Eterno, é Único, e que somente tu, ó Altíssimo, és o SENHOR e Soberano de toda a terra!
INTRODUÇÃO
            Este salmo é uma lamentação nacional, típica em tempos de grande perigo. Comentaristas do VT sugerem que  tenha sido escrito por ocasião da grande conspiração contra Israel, descrita em II Crôn. 20.
            O poema teria sido escrito para ser cantado antes da batalha, antevendo uma vitória certa.
            O salmista não se enche de pavor diante dos numerosos inimigos coligados, porque reconhece que, quem luta contra o povo de Deus, luta contra Deus.
            E como disse o apóstolo Paulo, “Se Deus é por nós, quem será contra nós?!” Rom. 8:31
O salmista considera inimigos de Deus, todos os que são inimigos do povo de Deus.
Essa é uma ideia de toda a Bíblia, pois, no Novo Testamento temos essa confirmação, quando Paulo prendia, maltratava, e até ajudava assassinar os cristãos.
Quando Jesus apareceu a Paulo, perguntou-lhe: “Saulo, Saulo, porque me persegues? Ele perguntou: “Quem és Tu, Senhor?” e Ele respondeu: “Eu sou Jesus a quem tu persegues! Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões!” (Atos 26:13-15)
            Em nosso salmo de hoje Asafe menciona uma coligação de muitos povos, contra Israel, provavelmente,  a maior em todo o VT. Vamos conhecer estes povos:
Edom
Os edomeus eram descendentes de Esaú. (Gên. 36:’)
Ismaelitas
Os ismaelitas eram os descendentes de Ismael, filho de Abraão. Gên. 25:12-18
Moabe
Os moabitas eram os descendentes do filho de Ló. Gên. 19:36-37
Hagarenos
Os hagarenos descendiam de Agar, eram um ramo de Ismael que gerou 12 nações. (Gên. 17:20)
Gebal
Gebal era uma antiga cidade da Fenícia, 32 km ao norte de Beirute, também chamada de Biblos.
Amom
Os amonitas eram descendentes de um dos filhos de Ló, chamado de Ben-Ami. Gên. 19:38
Amaleque
Os amalequitas eram descendentes de Esaú. Gên. 36:12
Filístia
Da filístia surgiram os filisteus. Estes  eram descendentes de Cão. Gên. 10:14, I Crôn. 1:8-12
Tiro
Tiro era uma cidade da Fenícia, na fronteira ao norte de Israel. Josué 19:29 e Ezeq. 27 e 28
Assíria
A Assíria descendia de Assur, filho de Sem. Gên. 10:22
Asafe cita as coalisões e guerras envolvendo, Midiã, Sísera, Jabim no rio Quison,Orebe e Zebe, Zeba e Zalmuna.
Todas estas citações de Asafe, tinham como objetivo, reforçar a confiança de que, assim como na antigüidade, no tempo dos juízes, e em todas as épocas, o Senhor protegeu seu povo. Ele sempre protegerá o Seu povo.
 Deus deu a Gideão vitória sobre os midianitas (Jz 7), cujos principais líderes eram Orebe e Zeebe, Zeba e Zalmuna (v.11), bem como ajudou Baraque contra a aliança cananéia de Sísera e Jabim (Jz 4).
Citando os versos 9 e 10  neste episódio histórico, o exército inimigo foi colocado em fuga, foi perseguido pelo povo do Deus, que obteve uma vitória cabal. (Js 17.11).
Há duas vertentes para as razões de Asafe ao escrever esse poema, para ser cantado pelo povo de Deus:
      I.        Para dar forças ao povo de Deus em momento específico da história de Israel.
    II.        Pode refirir-se  às grandes e ameaçadoras movimentações contra o povo de Deus, que ocorrerão no final dos tempos.
Nós vivemos em um país, no qual ainda existe alguma liberdade religiosa, mas atualmente, milhares de cristãos estão sendo perseguidos,  maltratados, expulsos de suas residências, e assassinados.
Muitos países estão elaborando e aprovando muitas leis para impedir o avanço do Cristianismo. Isso está ocorrendo, inclusive, no Brasil. Daqui a pouco tempo os cristãos no Brasil dificilmente sentir-se-ão livres para vivenciar a sua fé e proclamá-la.
O salmista cita estes vários fatos históricos, porque neles houve a intervenção inequívoca de Deus, livrando o seu povo.
Algumas dessas situações aconteceram nos primeiros séculos dessa nação ainda infantil, quando Deus  estabeleceu o seu povo na Terra de Canaã, e tornaram-se temas de cânticos e histórias.
Podemos relembrar pelo menos duas destas situações:
      I.        O ataque de Sísera (Juízes 4-5)
    II.        A invasão dos midianitas. (Juízes 6 a 8)
Nestas duas guerras o exército de Israel era numericamente inferior aos exércitos inimigos, e a qualidade do equipamento de guerra de Israel, também era inferior.
Sísera comandava 900 carros de guerra, e Orebe e Zeebe comandavam um grande exército montado em camelos. (Juízes 7:25)
Deus interviu nos dois casos e a vitória maravilhosa foi de Israel.
Isaías falou sobre isso, dizendo: “Tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu opressor, como no dia dos midianitas!” Isaías 9:4
Depois Isaías diz que “Deus mandou um flagelo destruidor contra  Midiã junto à penha de Orebe, causando muitas mortes de inimigos”. (Isaías 10:26)
Em algumas das guerras de Israel contra os seus inimigos o povo de Deus nem precisou levantar uma espada sequer, porque o próprio Deus milagrosamente derrotou os inimigos.
            Quando Asafe escreveu o seu poema, o momento para o povo de Deus era ameaçador, porque os inimigos coligados:
a)    Tumultuavam.
b)    Desfilavam orgulho e soberba contra o povo de Deus.
c)    Ocultamente tramavam contra o povo de Deus.
d)    Tinha como intenção  aniquilar o povo de Deus.
Nestas guerras um intento dos adversários sempre era apoderarem-se, e confiscarem as casas nas quais habitavam o povo de Deus.
Tudo isso deve nos lembrar as sociedades  maléficas que atualmente estão em posição de guerra contra os servos de Deus em todo o mundo.  
Asafe crê que os poderosos da terra, incrédulos e sem Deus, terão o seu momento de fracasso contra o povo de Deus.
A instabilidade, o desassossego e a impotência dos ímpios inimigos do povo de Deus chegarão, com horror, porque com a Sua justiça divina o Senhor tratará com eles.
A mensagem do salmista é que, diante das grandes tribulações e perigos da vida, o servo de Deus não precisa temer, porque cremos no único Deus:
·         ETERNO! (18)
·         ALTÍSSIMO. (18)
·         SENHOR E SOBERANO DE TODA A TERRA. (18)
·         ELE DEUS  ÚNICO! (18)
YHVH é nome aplicado somente a Deus. Esse é um dos quatro textos em que Este nome de Deus é preservado e escrito com letras maiúsculas. (Salmo 83:18; Êxodo 6:3; Isaías 12:2 e 26:4)
YHVH significa SENHOR!
            Asafe, tem consciência dos sérios perigos que surgem das poderosas nações confederadas, mas ele firma sua fé no SENHOR.
Como poeta pregador ele estimula seus conterrâneos à oração por meio deste poema lírico sacro.
            A mensagem de Asafe neste salmo é que só Este Deus, pode socorrer, e agir como:
·         Um tufão que a tudo destroça. 13
·         Um fogo que incendeia tudo num bosque, queimando até tudo que se esconde entre as brenhas! 14
Por crer assim, um dos autores bíblicos disse com firmeza: “Dura coisa é cair nas mãos do Deus vivo!”
CONCLUSÃO
Este salmo é uma oração, que tem como alvo,  que a glória de Deus possa  ser promovida. 83.9-15
A glória de Deus para Asafe estaria no reconhecimento de todos os homens da terra, de que Deus é o Senhor sobre todo o universo.
            O salmista não quer apenas a vitória contra os seus inimigos, e sim, que através do “mover de Deus”, os homens de todos os lugares reconheçam que existe um só Deus, cujo nome é YHVH = Senhor, o Altíssimo e Soberano sobre toda a terra.
            Aprendemos neste salmo que, nos momentos turbulentos, quando a nossa vida “está escondida com Cristo em Deus”, com confiança, podemos apelar para a Sua segura e pronta proteção.  Deus nunca falha!
            Paulo expressou essa confiança que devemos ter dizendo: “Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas necessidades declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça!” Fil. 4:6


Pr. José das Graças Silva Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário