http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

ESTUDO BÍBLICO

QUANDO EM PERIGOS DEUS  RESPONDE OS SEUS SERVOS
Texto Bíblico: Salmo 86
Uma Oração de Davi.
1. Ó Eterno, inclina para mim os teus ouvidos e dá-me tua resposta, pois sou um desvalido e estou muito aflito.
2, Conserva-me em vida, pois sou fiel. Tu, meu Deus, salva teu servo, que em ti confia!
3, Tem piedade de mim, SENHOR, pois a ti clamo, todo o dia.
4, Alegra o coração do teu servo, porquanto a ti, SENHOR, elevo a minha alma.
5, Pois tu és bondoso e perdoador, SENHOR,rico em graça e misericórdia para com todos os que te invocam.
6, Escuta a minha oração, SENHOR; atenta para a minha súplica!
7, No dia do perigo clamo a ti, porque tu me respondes.
8, Ninguém, entre os deuses, é como tu, ó SENHOR, e nada existe que se compare às tuas obras.
9, Todas as nações que fizeste virão prostrar-se diante de ti, SENHOR, e glorificarão teu Nome,
10, pois tu és magnífico e realizas milagres maravilhosos; em verdade só tu és Deus!
11, Revela-me, SENHOR, teu Caminho, para que eu o siga em fidelidade para contigo. Orienta meu coração, para que tema teu Nome!
12, De todo o coração te exaltarei, SENHOR,meu Deus, e glorificarei para sempre o teu Nome,
13, porquanto teu amor é tão generoso para comigo, que livraste minha alma de todos os poderes da morte.
14, Ó Deus, os arrogantes se levantam contra minha pessoa; um bando de prepotentes atenta contra minha vida, gente que não faz caso de ti.
15, Entretanto tu, SENHOR, és Deus compassivo e misericordioso, rico em paciência, amor leal e justiça;
16, volta-te para mim, tem compaixão de mim! Concede tua força a teu servo necessitado e salva o teu filho fiel!
17, Dá-me um sinal do teu favor, para que todos os que me tratam com ódio o vejam e se sintam humilhados, ao confirmar que tu me acompanhas com teu conforto e auxílio!
Ideia Central do Texto: “Devemos crer na verdade, praticá-la, ter prazer nela e professá-la continuamente!”
INTRODUÇÃO
Segundo alguns comentaristas conhecedores da História do Povo de Deus no VT, este é o único salmo pós-exílico do livro III (Salmos 73-89).
O salmo revela claramente que o contexto era de: 

Por parte dos ímpios:
  • Incredulidade e blasfêmias contra Deus   (14)
  • Violência (14)
  • Perseguição (14)
  • Ódio (17)
Por parte do servo de Deus:
  • Sentimento de fraqueza  (1)
  • Necessidades. (1,16);
  • Sofrimento dia e noite sem parar. (3)
  • Tristezas (4);
  • Angústias (7)
  • E, Perigo de morte (13)

Ímpios inimigos de Deus e dos seus planos procuravam destruir a Davi e os projetos de Deus.
Davi recorre às misericórdias de Deus e ao Seu poder libertador. 
Vemos aqui que a miséria humana provê  a ocasião da misericórdia de Deus entrar em ação, se o homem buscá-Lo.
Este é mais um salmo-oração, que ensina que, quando se busca a Deus, é necessário que se creia em Sua resposta.
Deus disse através do profeta Jeremias: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração!” Jer. 29:13
Como Jeremias é isso que diz o salmista aqui, que Deus responde ao homem que com coração disposto e íntegro o busca.
1. DEUS RESPONDE PORQUE SÓ ELE TEM OS ATRIBUTOS CONFIÁVEIS (10b)
No texto a Palavra de Deus reprova buscar e crer em divindades idólatras. (3)
Davi recorre ao Deus único e verdadeiro – YHVH = o “Eu Sou” do AT, Criador de tudo o que existe.
O salmista afirma que, o Deus bíblico a quem devemos buscar, é:
  • Eterno (1)
  • Criador Soberano (9)
  • Salvador(2,13)
  • Senhor (3)
  • Bondoso (5)
  • Perdoador (5)
  • Gracioso (5,17)
  • Misericordioso (5,15)
  • Incomparável (8)
  • Magnífico (10)
  • Poderoso (10)
  • Amor (13)
  • Generoso (13)
  • Compassivo (15)
  • Paciente (15)
  • Justo (15)
  • Fiel  (15)

Devemos confiar neste Deus verdadeiro, porque Ele tem:
  • Bondade em sua essência.
  • Perdão pronto para dar.
  • Misericórdia em ação, fluindo Dele abundantemente.

Até a sua discriminação é graciosa - "para todos os que o invocam".
Por ser Soberano, “Grande”, e “Insondável”, grandes e maravilhosas coisas podem ser esperadas dele.
2. AO DESVALIDO QUE O BUSCA, ELE CONCEDE
O sentido aqui é que o verdadeiro crente tem como anseio, não somente livrar-se dos seus problemas imediatos, mas ter o seu coração continuamente dependente do Espírito de Deus.
A estes Deus oferece o que nenhum deus idólatra concede:
  • Ajuda (17)
  • Alegria (4)
  • Consolo (17)
  • Conforto (17)
  • Direção (11)
  • Força (16)
  • Salvação (16)

Este salmo ensina que a alegria do crente:
  • Está em Deus: “Tu me farás ver o caminho da vida; na tua presença há plenitude de alegria!” Salmo 16:11
  • Só pode vir de Deus - “Alegra o coração do teu servo!” (4)

O texto deixa claro, que as bênçãos e vitórias que Deus tem para dar, Ele oferece aos que buscam  comunhão com Ele ininterruptamente.
3. DEUS RESPONDE SEU SERVO FIEL PORQUE ELE É RICO EM GRAÇA (5,13, 17)
Para falar sobre a graça de Deus o salmista refere-se ao Sheol (13), que, dependendo do contexto, pode significar:
-“Profundezas da morte!”
-“Região dos Mortos!”
-“Sepultura!”
-“Pó da terra!”
Mas, Ele fala sobre isso, com júbilo e exaltação à graça de Deus que, em qualquer destes casos, garante-nos a salvação.
A mensagem do texto é que pela Sua graça, Deus nos livra das peripécias deste mundo, e já nos garante no além a vitória eterna.
4. ESTE DEUS ÚNICO MERECE  NOSSA:
  1. Obediência (11)

O salmista tinha duas firmes convicções:
  • Nós pertencemos a Deus - "Eu sou santo".
  • Deus pertence a nós - "meu Deus".

Isso só se torna real, quando o crente vive obedientemente ao Senhor.
    2. Deus merece nosso amor (11)
São os nossos frutos que provam o nosso amor a Deus. (2)
    3. Ele merece nossa gratidão (12)
De igual forma, são os nossos frutos que provam a nossa gratidão por tudo o que Deus nos faz. (2)
    4. Deus merece toda adoração e louvor (9)
Podemos  dividir este salmo em três partes, e todas elas terminando com uma nota de gratidão ou de confiança. É uma forma de enfatizar que em todos os momentos e circunstâncias devemos adorar e louvar ao Senhor.
   5. Deus merece Glorificação (9,12)
Só podemos glorificar a Deus através da verdade aprendida, e a santidade praticada.
CONCLUSÃO
Com este salmo, podemos aprender que os servos de Deus que viveram no passado, oravam muito como nós devemos fazer hoje, e viviam intensamente para Deus.
Os crentes de todos os tempos precisam ser de uma mesma espécie.
Aprendemos aqui, que O amor de Deus é grande na eleição dos crentes, na redenção, na chamada, no perdão, e, na  sustentação que Ele nos proporciona.  
Neste exato momento, Deus supre as nossas necessidades, preserva-nos dos perigos, e consola-nos na tristeza.
Em todas as situações, quando o crente busca a Deus com confiança e submissão, encontra em Seu amor:
  • Compaixão que liberta do sofrimento, se esta for a vontade do Senhor.
  • Graça para o desmerecimento!
  • Amor compassivo que salva do pecado. E,
  • Verdade que cumpre as Suas promessas.

É por isso que o salmista afirma:  “Ninguém, entre os deuses, é como tu, ó SENHOR, e nada existe que se compare às tuas obras. Tu és bondoso e perdoador, SENHOR, rico em graça e misericórdia para com todos os que te invocam. Tu és magnífico e realizas milagres maravilhosos; em verdade só tu és Deus! Tu, SENHOR, és Deus compassivo e misericordioso, rico em paciência, amor leal e justiça!” 8,5,10,15

APELO: “Deus Responde ao Seu Servo Fiel”. Coloque a sua vida nas mãos  Dele, e Ele fará acontecer milagres em sua vida.
Só Deus perdoa, liberta e salva. E se você está precisando de um milagre em sua vida ou família, busque nesse Deus o que só Ele tem para fazer em sua vida e família.
Abra o seu coração para Deus e o receba, para manter comunhão contínua com Ele, e ser abençoado por Ele. Amém 

Pr. José das Graças Silva Oliveira







Nenhum comentário:

Postar um comentário