http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ESTUDO BÍBLICO

                                        
A   ORAÇÃO   PARA  QUEM ESTÁ ALQUEBRADO
Hinos: 401, 398
Texto Bíblico: Salmo 88
Oração em dias de grande aflição
Um hino dos coraítas para o mestre de música. Em melodia para o coração aflito: para responsório.
Salmo didático de Hemã, o ezraíta.1
88 Ó Eterno, Deus de minha salvação, dia e  noite clamo a ti!2
2 Chegue à tua presença minha oração,
presta ouvido ao meu clamor!
3 Minha alma está saturada de desgraças, minha vida está à beira das profundezas da morte.
4 Já sou contado entre os que baixam à
sepultura, sou como uma pessoa absolutamente alquebrada;
5 Sinto-me abandonado à minha própria
sina, entre os mortos. Sou como os trucidados, que jazem na região dos mortos, dos quais já não te lembras, pois estão apartados de tua mão.3
6 Tu me depositaste nas profundezas do fosso, nos lugares tenebrosos e abismais.
7 Sobre mim pesa a tua cólera; com todas as tuas grandes ondas do mar me afligiste.
8 Afastaste de mim os meus conhecidos, fizeste de mim um horror para eles. Enclausurado, não vejo qualquer saída;
9 meus olhos anuviam-se de preocupação. Todo dia te invoquei, SENHOR, estendendo para Ti minhas mãos.  (“...dia apos dia’, venho clamanado a ti, SENHOR”.) Shedd
10 Farás, entretanto, um milagre para aqueles que já se despediram da vida? Porventura os mortos virão a se levantar
e te louvar?
11 Será que teu amor é também proclamado no túmulo, e a tua fidelidade no Abismo da Morte?
12 Será teu sinal milagroso conhecido na região das trevas, e tua justiça, na dimensão do esquecimento?
13 Contudo, eu, ó SENHOR, clamo a ti por socorro;ao romper da alvorada a minha oração chega à tua presença.
14 Por que, SENHOR, me rejeitas e escondes de mim a tua face?
15 Desde muito jovem tenho sofrido e ando próximo da morte; os teus terrores levaram-me ao desespero.
16 Sobre minha existência se abateu a tua ira; os pavores que me causas me consumiram.
17 Cercam-me o dia todo como uma inundação; fazem-me submergir em agonia.
18 Afastaste de mim os meus amigos e todos os meus conhecidos de jornada; as trevas são a minha única companhia.
(KJA)
INTRODUÇÃO
Hemã ou Hêman, é um nome hebraico que significa “fiel”, provavelmente um filho de Zera, da tribo de Judá. (I Cr. 2:6 e Sl 89)
Hemã foi um dos principais sábios da corte de Salomão. (I Re. 4:31)
Hemã foi o principal músico levita, no tempo de Davi,  que era neto de Samuel e um homem sábio, tendo vivido na época de Salomão. F. Davidson – O Novo Comentário da Bíblia
Se for isso mesmo, Hemã pode ter sido um servo de Deus que tenha vivido e servido nos reinados de Davi e de Salomão.
Este salmo descreve um crente com problemas, desânimo,  entrando em uma depressão  profunda, que o aterrorizava.
“É provável que entre os seus problemas causticantes estivesse  uma doença que, fazia da sua  casa uma prisão. Ou, poderia ser, também, um erro muito grave, cometido na passagem de sua mocidade para a vida adulta, causando-lhe muito remorso”. (Davidson)
Podemos sentir claramente no texto que, tais problemas estavam obstruindo à sua oração.
O texto nos faz reconhecer que, Deus pode usar o sofrimento do crente com  as suas angústias, como parte dos seus planos para o seu aperfeiçoamento.
“Ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois!” I Pe. 3:14)
A Bíblia está repleta de exemplos, dos quais podemos citar:
  • José foi tratado injustamente pelos seus irmãos, atirado na cova e na prisão,  cruelmente vendido aos midianitas, mas depois Deus o usou como o salvador da sua família e de muitos povos da terra.
  • Jonas foi lançado ao fundo do mar; e por três dias viveu dentro de um grande peixe, para aprender o amor de Deus pelos homens,  como ser um obediente profeta de Deus.
  • – Deus permitiu-lhe um sofrimento ao extremo, e finalmente provou-lhe que jamais abandona os seus servos fiéis.
  • Paulo Diante  de um “espinho em sua carne”, quando orou, pedindo libertação, Deus lhe disse: “A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Sendo assim, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim!” II Cor. 12:9
  • Pedro – preso por causa da pregação do Evangelho, a igreja orando, e o anjo libertando a Pedro, sem abrir nenhum dos vários cadeados, passando pelos soldados que guardavam a prisão, sem eles verem Pedro passando. Resultado: A igreja pode ver o poder de Deus em operação e cresceu na fé. Atos 12:1-19
  • Jesus – sofrendo, sendo escarnecido, pregado e assassinado numa cruz, mas ressuscitando ao terceiro dia, mostrando que a Sua vida vence a morte.

O nosso  salmo de hoje nos ensina que,   O servo de Deus não está imune ao sofrimento em grande escala.
Jesus disse que no mundo teríamos tribulações, e que deveríamos ter bom ânimo. João 16:33
Em nosso texto bíblico o salmista fala ao coração do crente que está alquebrado pelos problemas desta vida, e prescreve a oração como solução:
1.QUEM ESTÁ ALQUEBRADO, DIRIGE SUA ORAÇÃO A DEUS. (1,30)
Este salmista viveu desde a infância debaixo  das agruras da vida!
Ele passou por grandes conflitos e correu risco  de morte.
Neste contexto, mesmo em tom triste e melancólico, ele ora a Deus, declarando a sua fé e confiança na salvação que vem de Deus. (1)
De maneira muito profunda ele descreveu o seu sofrimento:
  • Minha alma está saturada de desgraças, minha vida está à beira das profundezas da morte.3
  • Solidão - Sinto-me abandonado à minha própria sina, entre os mortos. Sou como os trucidados, 5; Meus amigos e meus companheiros  afastaram-se de mim. 8,18
  • Sinto-me nas profundezas do fosso, nos lugares tenebrosos e abismais. 6
  • Sobre mim pesa a tua cólera. 7
  • Ando próximo da morte; os teus terrores levaram-me ao desespero. 15
  • As trevas são a minha única companhia. 18
  • Enclausurado, não vejo qualquer saída. 8
  • Prantos e choro -  meus olhos estão "empapuçados" de preocupação. 9

Tudo o que descreve sobre si e o momento que ele vivia, revela uma pessoa em total depressão.
Dentro de todo esse contexto o salmista encontra consolo e refúgio na oração confiante no poder milagroso de Deus. (10)
O crente encontra na oração o consolo e soluções que Deus tem para dar.
Este é um dos muitos salmos que, nos ensina que a fé aprende a glorificar a Deus nas tribulações.
2. QUEM ESTÁ ALQUEBRADO, DEVE SER PERSEVERANTE NA ORAÇÃO. (13)
Como na vida desse servo de Deus que compôs este salmo, muitas vezes os nossos problemas podem ser descritos como:
  • Extremos – ao ponto de nos ter levado até às profundezas do fosso. (6ª)
  • Inexplicáveis – como alguém que andando na escuridão, não consegue enxergar o que está em sua frente, ou ao seu lado. (6)
  • Humilhantes – como alguém considerado morto, e pessoas dizendo: “Ele já era!”  (5,8,18)
  • Severos – quando reconhecidos como ensinamentos do Senhor. (7)

Mas, o que aprendemos na Palavra de Deus é que, quando Deus nos corrige, Ele o faz com amor, como um pai disciplina ao seu seu filho. (Hebreus 12:6-7)
Jesus disse que o Seu jugo é suave e o Seu fardo leve. Mateus 11:30
Os nossos sofrimentos encontram explicação na vontade e propósitos de Deus.
Quando sofremos conforme à vontade de Deus, os sofrimentos ao invés de nos humilharem, eles nos elevam, como disse o apóstolo Pedro:
“Se sois insultados por causa do nome de Cristo, bem-aventurados sois, porquanto sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. Mas nenhum de vós sofra como homicida, ladrão, praticante do mal, ou como quem se intromete em negócios alheios. Entretanto, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus por meio desse nome!” I Pedro 4: 14-16(KJA)
Deus não trata com ira os seus servos fiéis, pelo contrário, ele os trata com amor: “O SENHOR é misericordioso e clemente, lento para a cólera, mas paciente e generoso em seu amor. 9, Não nos castiga o tempo todo, nem guarda rancor para sempre. Não nos trata segundo os nossos pecados nem nos retribui de acordo com as nossas culpas. Como um pai se enternece pelos filhos, assim, semelhantemente, o SENHOR tem compaixão de todos aqueles que o temem!” Salmo 103:8-10,13 (KJA)
A situação angustiante e depressiva pode parecer  sem fim, mas o crente deve ser perseverante na oração.
O salmista agiu assim: Ó SENHOR, clamo a ti por socorro;ao romper da alvorada a minha oração chega à tua presença dia e  noite  clamo a ti! Todo dia te invoquei, SENHOR, estendendo para Ti minhas mãos. (13,1,9b,)
É isso que Jesus ensinou, ao dizer que “ devemos orar sempre e nunca esmorecer!” Lucas 18:1)
A solução de Deus está na oração perseverante, para o coração alquebrado pelas tribulações da vida
3. QUEM ESTÁ ALQUEBRADO, DEVE EVITAR A PERDA DA COMUNHÃO
Mesmo sendo fiel a Deus, o crente pode ser alquebrado por problemas nas duas áreas de sua vida:
  1. Na área externa – essa área é muito vasta e podemos dar como exemplo:
  • Como família sem comunhão e em desentendimentos contínuos.
  • Morte de uma pessoa querida  na família.
  • Problemas profissionais.
  • Problemas financeiros.

Estes e outros problemas geram outros em outra área de sua vida.
     2.  Na área interna
Por mais que seja fiel e consagrado a Deus, o crente é um ser humano, tem coração e sentimentos, e por isso problemas da área externa o afetam na interna, levando a sentir-se:
  • Triste
  • Decepcionado
  • Encabulado
  • Aflito
  • Perplexo.

O salmista usa algumas expressões que revelam que ele está perplexo:
  • “Será que...” 11-12
  • “Por que, Senhor?...” 14

São circunstâncias nas quais mesmo o crente Pode, até contrair a doença do século: “Entrar em depressão!”
Nestes momentos o que o crente fiel jamais poderá perder, é a sua comunhão com Deus.
Quanto maior o problema, maior deverá ser a sua fé em Deus, e mais deverá, em oração,  prostrar-se diante de Deus, que é maior do que qualquer  problema.
Como o salmista: ”Em minha aflição invoquei o SENHOR,e Ele me respondeu!” Salmo 120:1 (KJA)
Deus diz: “Invoca-me no dia da angústia! Eu te livrarei, e tu me darás glória”. Salmo 50:15 (KJA
Deus promete e garante as bênçãos e vitórias.
É por isso que o salmista apela diretamente ao SENHOR: “Senhor Deus da minha salvação, chegue à tua presença a minha oração!”  (1,2)
CONCLUSÃO
Aprendemos neste salmo que, Mesmo o servo de Deus pode passar por terríveis sofrimentos:
  • Que durem muito tempo, até uma vida. (15)
  • Podem ser rigorosos
  • Podem ser ameaçadores – “causando medo até da morte”
  • Podem ser dolorosos, causando “terrores”.(15)
  • Podem chegar ao ponto da depressão

Quem escreveu esse salmo, foi uma pessoa que passou por uma profunda experiência, e havia navegado nas profundas águas da tribulação da alma.
Aprendemos que, o melhor consolo nas grandes tribulações do crente, é o que se tira de crer,  meditar na providência soberana de Deus, e levar tudo a Ele em oração.
Este é um salmo para aqueles que acham que o seu sofrimento é tão grande, que até a morte se aproxima como possível solução.
É para aqueles que “se acham ‘num beco sem saída”.
Há saída sim: Ela está em Deus, e podemos buscá-la em oração, como fez o salmista: Orando desde a madrugada. (13), dia apos dia (9), dia e noite (1). 

APELO:

Se a sua vida virou uma tribulação total, você se vê todo alquebrado pelas aflições, “entregue-se ao Senhor, confiando nele, disposto a fazer a vontade dele, e assim você encontrará as soluções que busca".


Pr. José das Graças silva Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário