http://igbavitoria.blogspot.com.br/

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ESTUDO BÍBLICO

HÁ FELICIDADE PARA O SERVO DE DEUS 
Texto Bíblico: Salmo 89:15-37
15 Como é feliz o povo que aprendeu a honrar-te, SENHOR, e que se deixa conduzir pela maravilhosa luz de tua presença!
16 Dia e noite sabem exaltar o teu Nome e se alegram em tua retidão,
17 pois tu és a nossa glória e o nosso poder, e por tuas misericórdias reergues nossa fronte!
18 Sim, ó Eterno, Tu és o nosso escudo, o Santo de Israel, Tu és o nosso Rei!
19 Outrora, em visão, falaste assim aos teus fiéis: “Dei meu apoio a um herói, do meio do povo exaltei um escolhido.
20 Encontrei Davi, meu servo, ungi-o com meu óleo santo.
21 A minha mão o susterá, e o meu braço será a sua força.
22 Nenhum inimigo o humilhará sob pesados tributos; tampouco alguém poderá oprimi-lo.
23 Esmagarei diante dele os seus adversários e exterminarei todos os seus inimigos.
24 Minha lealdade e meu amor estarão sempre com ele; e em meu Nome se erguerá sua fronte!
25 Porei sua mão para dominar os mares e comandar os rios.
26 Ele me invocará, declarando: ‘Tu és meu Pai, meu Deus, a Rocha que me salva’.
27 Eu também o constituirei meu primogênito, supremo sobre todos os reis da terra!
28 Manterei meu amor leal por ele para sempre, e minha aliança com ele jamais
se quebrará.
29 Para sempre estabelecerei sua descendência; e seu trono, como os dias do céu.
30 Se seus filhos abandonarem minha Lei e não mais desejarem seguir meus mandamentos,
31 se violarem minhas ordenanças e desdenharem dos meus santos decretos,
32 virei sobre eles com a vara das aflições e castigarei seu pecado e sua iniqüidade, com açoites;
33 contudo, não afastarei dele meu amor benevolente e jamais lhe negarei minha atenção pessoal e fiel.
34 Eu não violarei minha aliança, tampouco modificarei qualquer das promessas dos meus lábios.
35 De uma vez para toda a eternidade jurei por minha santidade, e não faltarei
com a minha palavra a Davi:
36 sua descendência viverá para sempre, e seu trono estará diante da minha face e durará como o sol,
37 como a lua, que não cessa de refletir sua iluminação, fiel testemunha nos céus!”
INTRODUÇÃO
Esta divisão do texto faz alusões que intensificam o poder divino na criação, sua vitória sobre toda oposição, e o seu domínio sobre o céu e a terra.
O autor fala da bondade e fidelidade divinas, suas promessas feitas a Davi, a seus sucessores e a toda a nação, culminando em Jesus Cristo e os seus seguidores.
O autor enfatiza que há felicidade para o servo de Deus.
1. HÁ FELICIDADE PARA O SERVO DE DEUS, QUANDO DEUS CONDUZ A SUA VIDA
Evangelho são boas-novas de Deus para os homens, e Boas-novas tem som alegre, para os que conhecem ao Senhor, que O ouvem, que creem nele, que O amam e O obedecem.
O Evangelho das boas-novas  sempre leva o homem a obter salvação, vitórias e bênçãos, e produz felicidade:
  • Porque na presença de Deus há sustento para  os seus servos. (21)
  • A presença de Deus é luz maravilhosa. (15)
  • A presença de Deus é de pai protetor. (26)

“Tu és meu Pai!” (26) Esta expressão nos leva para o NT, para Jesus Cristo e os seus seguidores.
“...Abba...” – “...Pai...” Esta é uma  profecia messiânica, referente a Jesus Cristo,  e bênçãos que referem-se  aos cristãos.
Quem introduziu esta ideia de Deus como Pai foi Jesus Cristo em Sua língua natal, o aramaico – Abba
“Assim que seus pais o avistaram, ficaram perplexos. Então sua mãe o inquiriu: “Filho, por que agiste assim conosco? Teu pai e eu nos angustiamos muito à tua procura!” Então Ele lhes perguntou: “Por que me procuráveis? Como não sabíeis que era meu dever tratar de assuntos concernentes ao meu Pai?” Lucas 2:48,49 (KJA)
“Então, Jesus bradou com voz forte: “Pai! Em tuas mãos entrego o meu espírito”. E havendo dito isto, expirou!” Lucas 23:46 (KJA)
“E rogava: “Abba, Pai, todas as coisas são possíveis para ti, afasta de mim este cálice; todavia, não seja o que Eu desejo, mas sim o que Tu queres”. Mc. 14:36 (KJA)
“Pois vós não recebestes um espírito que vos escravize para andardes, uma vez mais, atemorizados, mas recebestes o Espírito que os adota como filhos, por intermédio do qual podemos clamar: “Abba, Pai!” Rom. 8:15 (KJA)
“Como plano de Deus para a salvação, Cristo veio ao mundo, nascido de mulher, para resgatar os que estavam subjugados pela Lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho para habitar em vossos corações, e ele clama: “Abba, Pai!” Portanto, tu não és mais escravo, mas filho; e sendo filho, és igualmente pleno herdeiro por decreto de Deus!” Gál. 4:4-7
Quando Deus conduz a vida do homem, Ele o faz como  Pai presente, e isso traz felicidade:
  • Porque na presença de Deus há as vitórias que buscamos. (23)
  • Porque na presença de Deus há direção para os seus servos (Deus é o seu Rei). Rei é quem governa os seus súditos. (18)
  • Como Pai, com amor, Deus disciplina os seus servos (filhos) quando errarem. (30-33) Isso é significativo, porque deixa claro que Deus está presente em todos os momentos e circunstâncias.
  • A presença de Deus é contínua na vida dos seus servos. (33ª)

Em tudo isso há felicidade para os servos de Deus.
2. NA PROTEÇÃO QUE RECEBE, DO ALTO HÁ FELICIDADE PARA O SERVO DE DEUS.
Há várias expressões da proteção de Deus neste texto:
  • Deus é o nosso Pai. (26) Pai protege os seus filhos.
  • Deus é o nosso Escudo. (18) Escudo é arma protetora.
  • Na presença de Deus seus servos contam com a força do braço divino. (21)
  • Deus é a nossa Rocha Salvadora. (26)

Uma versão traduz o verso dezessete assim: “Pelo teu favor será exaltado o nosso poder!” Por sermos pecadores não merecemos nada de Deus, e tudo o que Ele faz por nós é pela Sua graça. É favor que Ele nos presta.
Estas afirmações do autor enfatizam que há felicidade para os servos de Deus.
3. NO AMOR CONTÍNUO DE DEUS HÁ FELICIDADE PARA OS SEUS SERVOS.
Deus é o grande exemplo do amor, que devemos expressar e viver em nossas vidas em todas as nossas relações: No lar, na Igreja, no trabalho, no lazer, etc.
  • Seu amor se expressa em atenção pessoal. (33)
  • Seu amor se expressa em fidelidade em todas as suas palavras e promessas. (34-35)

Deus prometeu dotar Davi de Sua misericórdia e fidelidade. 24
  • Mesmo diante da infidelidade dos seus servos, Deus se mantém fiel a eles. (28, 30-34)

A infidelidade de servos de Deus não anula o amor de Deus, porque entre os infiéis há os fiéis, e Deus cuida deles.
Se  deixarem, profanarem e não andarem nos mandamentos do Senhor, Deus disse que os castigaria, mas não quebraria a Sua aliança, nem deixaria de cumprir as Suas promessas.
A infidelidade e descuido de alguém que um dia jurou amor por nós, não deve ser razão para deixarmos de amar,  expressando nosso afeto, atenção e fidelidade.
CONCLUSÃO 
Neste mundo predominam o ódio, a violência e toda a sorte de impiedade, e isso só produz amarguras para os ímpios.
Os servos de Deus mesmo vivendo no mesmo mundo usufruem de felicidade:
  • Porque Deus os conduz, e tudo que é dirigido por Deus leva a felicidade.
  • Porque a proteção de Deus produz felicidade.
  • Porque o amor contínuo de Deus produz felicidade.

De acordo com esta parte deste salmo a falta de felicidade é falta de Deus na vida.
apelo
Se lhe falta felicidade, abra o seu coração para Deus, e deixe-O entrar em sua vida.


Pr. José das Graças Silva Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário