http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

ESTUDO BÍBLICO NO LIVRO DOS SALMOS

DEUS É A ROCHA DA NOSSA SALVAÇÃO
Texto Bíblico: Salmo 95
Convite a cantar louvores a Deus
95 Vinde, cantemos com júbilo ao SENHOR, aclamemos à Rocha da nossa Salvação!
2 Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, vamos adorá-lo com cânticos de louvor.
3 Pois o SENHOR é o grande Deus, o magnífico Rei acima de todos os deuses!
4 Em suas mãos estão as profundezas da terra; são seus, os cumes dos montes.
5 Dele é o mar – foi Ele quem o criou – e a terra firme, que suas mãos formaram.
6 Vinde! Adoremos prostrados e nos ajoelhemos perante o SENHOR, o nosso Criador.
7 Porque Ele é o nosso Deus, nós somos o povo do seu pastoreio e ovelhas conduzidas por sua mão. Tomara que escuteis hoje a sua voz:
8 “Não endureçais o vosso coração, como em Meribá, e ainda como aquele dia em Massá, no deserto,
9 quando vossos pais me desafiaram e me puseram à prova, embora tivessem visto meus grandes feitos!
10 Durante quarenta anos permaneci irado contra aquela geração e declarei: ‘Este é um povo de coração ingrato, que não reconhece meus caminhos’.
11 Por esse motivo jurei em minha revolta: ‘Essas pessoas jamais entrarão no lugar do meu repouso!”
INTRODUÇÃO
Este é um cântico hebraico de exortação e advertência ao povo judeu, e ao mesmo tempo é  um salmo de convite à adoração e gratidão a Deus. (1,6)
Talvez refletindo na rebeldia dos judeus contra Deus, Spurgeon chamou este salmo de “Salmo da Provocação”.
O salmista diz aqui que, o sacrifício  aceitável a Deus  é a expressão do verdadeiro agradecimento do coração humano, pela   salvação que vem do amor  do Senhor.
A identidade de Deus apresentada  no texto deve ser para os seus servos:
  • O grande motivo para cultuar!
  • O incentivo para adorar com gratidão!
  • A certeza da presença de Deus em toda a vida.

A mensagem é que a presença de Deus promove o regozijo, que leva ao louvor.
Pela Sua firmeza e imutabilidade,  a mensagem deste salmo  é que Deus é a Rocha da Nossa Salvação.
1.POR DIREITO DE CRIAÇÃO. 5)
Deus é a Rocha da  salvação, porque Ele é o Criador do homem conforme a Sua semelhança, e o  Recriador do mesmo homem a partir da sua queda, para voltar a ser o que Deus deseja.
  1. Ele criou e firmou o mundo e o que nele há. (3-5)

Todas as profundidades, alturas, o mar e a terra, tudo está repleto de Deus.
“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra das suas  mãos!” (Salmo 19:1)
Por todos os lados em que o homem olhar, poderá ver a presença criadora e sustentadora de Deus.
Não importa o quão alto subamos, ou quão baixo  desçamos, em qualquer situação alí haverá evidências da obra de Deus.
    2. Ele criou o homem, e cuida dos que são seus. (6-7)
A mensagem do salmista é que devemos adorar a Deus como nosso Criador, que nos redime e nos preserva.
Como em nossos dias, desde a antiguidade os povos acreditaram em muitos deuses, geralmente, um para cada cidade,  para cada ocasião e para cada aspecto da vida humana.
Na Bíblia somos ensinados  a depositar toda a  fé em Deus.
Deus  criou e cuida de cada detalhe do Universo, da vida de cada ser humano e  realiza grandes maravilhas na vida dos que o buscam.
“Porque Ele é o nosso Deus, nós somos o povo do seu pastoreio e ovelhas conduzidas por sua mão. Tomara que escuteis hoje a sua voz!” (7)
Este versículo diz que, Deus é o que alimenta, guarda e cuida como pastor do Seu rebanho e pastoreio.
Quando cita as suas mãos, está dizendo que Deus é o pastor que identifica, guía e defende o Seu rebanho.
Foi usando esta simbologia que Jesus Cristo identificou-se como o Pastor que garante a salvação eterna para as Suas ovelhas:
Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas:
  • Ouvem a minha voz,
  • Eu as conheço,
  • Elas me seguem;
  • Eu lhes dou a vida eterna
  • Jamais perecerão; 
  • E ninguém as arrebatará da minha mão!” João 10:26-28

É assim que podemos ver a grandeza de Deus como Criador, Rei Supremo, Pastor e Rocha da Salvação, que está lindamente expressa neste salmo.
2. CONDUZINDO-NOS ATRAVÉS DA SUA PALAVRA. (7)
O texto afirma que, Deus conduz os seus seguidores, como o pastor do Seu rebanho.
O instrumento de direção é a Sua palavra. “Tomara que ouvis a Sua voz!” (7)
Os sacerdotes e os levitas durante a liturgia das festas e cerimônias religiosas no templo ensinavam o povo a “ouvir a voz de Deus”.
O ápice do culto a Deus e de toda a nossa vida deve ser ouvir e compreender sua Palavra, com humildade, fé e obediência.
A Palavra de Deus é fundamental e indispensável para o homem:
   1. Porque é por ela que o pecador conhece Jesus Cristo como o único plano de Deus para a sua salvação com o próprio Cristo disse:
“Examinais as Escrituras, porque cuidais ter nelas a vida eterna, porque são elas que de mim testificam!” João 5:39
“Na verdade na verdade vos digo, que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna. Não entrará em condenação, mas já passou da morte para a vida!” João 5:24
“A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus!” Rom. 10:17
   2. É também por ela que o pecador salvo se capacita para fazer o que Deus quer que faça.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra!”  II Tim. 3:16-17 (Shedd)
É por isso que o autor deste salmo fala das consequências da rebeldia quanto à Palavra de Deus, e exorta, dizendo:
  • “O Espírito Santo volta a dizer: Despertem-se para os atos da graça de Deus!”
  • É uma obrigação especial, "ouvir sua voz", convidando,  instruindo, prometendo, mandando, e ameaçando.

A Palavra de Deus convida para as bênçãos, vitórias e salvação sendo isso que ela promete, instruindo, ainda, sobre como viver uma vida que agrade a Deus, dando ordens sobre o que fazer ou não fazer para agradar a Deus, mas diz, também, que esta mesma palavra no Dia do Justo Juízo de Deus, julgará e condenará os incrédulos e negligentes. (João 12:47-48)
Pensando nisso o salmista diz que, o homem não pode perder a oportunidade que Deus está dando para cada um recebê-Lo na vida.
  • A oportunidade, o dia especial é  "hoje", que é o Dia da Graça.
  • A oportunidade, o tempo especial é agora! Venha   no estado em que você está. A mudança necessária Deus fará!

É um grande perigo, endurecer o coração", por indiferença, descrença, pedindo sinais, com presunção, prazeres mundanos.
Como disse Spurgeon, quando se adia esta decisão a Cristo, mesmo que seja até amanhã, o homem já está endurecendo o seu coração.
3. É DIGNO DE PERDIÇÃO QUEM REJEITA A SALVAÇÃO QUE DEUS OFERECE.
O escritor Aos Hebreus faz o seguinte questionamento: “Convém atentarmos mais diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos desviemos delas. Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição, ‘como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação?’ A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram!” Heb. 2:1-3
Em nosso texto a expressão “Massá” e “Meribá”,   significa  “lugar de provação” ou “tempo de teste”, que para os israelitas foram os 40 anos de peregrinação  no Deserto.
Deus realizou maravilhas para o Seu povo  em toda a caminhada  pelo deserto, e supriu todas as suas necessidades. (Êx 16; Nm 14.11-24).
Embora Deus tenha sido tão visível e abençoador, o seu povo O afrontou em Massá e Meribá:
   1. Negando-se a conquistar a terra prometida em  Nome de Deus.
  2. Desejando retornar à vida de escravidão no Egito, simplesmente por causa de panelas de carne e coisas mundanas.
  3. Mesmo diante dos portentosos milagres do poder de Deus tiveram medo dos habitantes da terra que Deus jurara lhes dar.
Devido a estes pecados o povo foi condenado a vaguear pelo deserto por 40 anos, até que toda aquela geração de adultos, que foram libertos do Egito, morresse no deserto. (Nm 14.1-34; 32.13).
Aprendemos com isso que, há um momento em que a Porta da Graça é fechada por Deus. Sempre há  um momento, quando Deus pára de lutar pelo pecador.
CONCLUSÃO
Este salmo é um convite a louvar ao Senhor com cânticos de gratidão alegre.
O grande motivo para a nossa gratidão é Deus como a  Rocha da nossa salvação.
É um convite de Deus para a salvação e para usufruir de todos os benefícios produzidos pela salvação, como a alegria e o louvor.        
Tomando como exemplo o povo de Israel, este salmo é  um lembrete a todos os que ficam adiando o compromisso com Deus.
Ao libertá-los da escravidão no Egito, e durante a cansativa caminhada pelo deserto,  Deus prometeu um descanso ao Seu povo, que seria a entrada na Terra Prometida.
Está registrado, também,  que, depois, aos que duvidaram e foram rebeldes, Deus negou esta entrada em Canaã.
Primeiramente Deus cheio de amor chama o homem para vir a Ele, e fica esperando sempre a resposta do homem.
Se o homem fechar-Lhe as portas do seu coração e da sua vida, Deus não força a sua entrada.
Se o homem insiste em rejeitá-Lo, Deus pode eternamente fechar as portas da graça.
A morte, que ninguém sabe quando acontecerá, é o eterno fechamento da porta da graça.

APELO

Deus é a Rocha da Nossa Salvação! Isso significa que somente em Deus o homem pode encontrar a segurança, a firmeza e a certeza da  salvação.
Não há salvação fora dos planos de Deus!
O pecador deve ouvir o chamado de Deus, e atendê-Lo enquanto há vida: Hoje! Agora!

Pr. José das Graças Silva Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário