http://igbavitoria.blogspot.com.br/

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ESTUDO BÍBLICO

O  SENHOR  NOSSO DEUS
Texto Bíblico: Salmo 99
99 O SENHOR reina! As nações tremem! O seu trono está sobre os querubins! Estremeça toda a terra!
2 O Eterno é magnífico em Sião, excelso sobre todos os povos.
3 Celebrem eles o teu Nome, que é grande e inspira reverente adoração, pois é Santo!
4 É Rei poderoso, que ama a justiça: Tu estabeleceste a retidão; o direito e a eqüidade em Jacó, tu pessoalmente os instruíste!
5 Exaltai o SENHOR, o nosso Deus, prostrai- vos diante do estrado dos seus pés. Ele é Santo!
6 Moisés e Arão estavam entre os seus sacerdotes; Samuel, entre os que invocavam seu Nome; eles clamavam pelo SENHOR, e Ele lhes respondia.
7 Da coluna de nuvem, lhes falava, e o povo obedecia a seus decretos e à Lei que lhes dera.
8 SENHOR, nosso Deus, tu lhes respondias, demonstrando ser Deus perdoador, ainda que os tenhas disciplinado, por causa de suas rebeliões.
9 Exaltai o SENHOR, o nosso Deus; prostrai- vos voltados em direção ao seu santo monte, porquanto o Eterno, o nosso Deus, é Santo!
Este é um dos cânticos, cuja palavra "santo" é a conclusão e o refrão de suas três divisões principais.
Seu assunto e tema é a santidade  divina em todo o seu reinado e em todas as suas dimensões. (1-3)
É o anúncio de um dia em que todos os povos proclamarão que o Senhor é Deus e Rei Justo e absoluto do Universo (Sl 93.1).
O texto pinta um lindo quadro cuja figura é o Senhor nosso Deus.
Neste quadro o salmista fala do caráter justo de Deus no tratamento com os seus comissionados.
Esse um salmo que louva o governo divino  sobre Israel e as demais nações.  
Devemos nos lembrar do que disse o profeta Amós  que “Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas!” Amós 3:7
Citando Moisés, Arão e Samuel, o salmista está dizendo que, em seu cuidado para com o seu povo Deus comissiona os seus mensageiros sacerdotais, para instruir sobre o que deve ou não fazer, para que conheça e obedeça à Palavra de Deus, não fraquejando na fé. (6-7)
Moisés, Arão e Samuel representam a Lei, o Sacerdócio e a Profecia, que somente na pessoa e obra de Jesus Cristo formam uma unidade perfeita. É a voz do SENHOR, anunciando os seus feitos e orientando os seus servos.
Deus usa todo o seu conjunto de voz, para revelar a Sua santidade que, pode ser contemplada no fato de Ele estabelecer a lei e a ordem em todas as dimensões da Sua criação.
Deus estabeleceu uma comunidade, na qual o seu poder  é usado  a serviço do direito.
Ele estabeleceu um estado governado pelas suas leis, e durante o transcorrer da história de Israel se empenhou para que a justiça fosse feita.
O salmista está dizendo que, Deus é soberano em seu governo universal, e igualmente justo em Seu julgamento dos homens. Ele executa o Seu poder conforme a Sua natureza justa e reta.
A figura de Deus como Rei, deixa claro que este Deus quer dirigir  a vida dos homens.
Deus é aqui descrito entronizado sobre o propiciatório, entre os querubins, o lugar de Sua manifestação no Templo Israelita.
É uma advertência de que todos  os mortais devem tremer ante a Deus, especialmente os ímpios.
Devemos pregar que todos os homens devem  temer e obedecer a Deus, o Rei Divino, porque até  os anjos se curvam diante dele, e vivem a serviço dele.
Na verdade, este é mais um salmo que ressalta a soberania de Deus, que deve ser apreendida, compreendida espiritualmente, e aceita em todos os momentos e circunstâncias da vida, inclusive nos grandes momentos de tribulações.
O texto ensina que, Deus nunca abandona o seu posto em Seu propiciatório, onde Deus ouve as nossas confissões, vê os nossos arrependimentos, contempla tudo o que lhe pedimos em oração.
Os grandes resultados da soberania divina em nossas vidas são o temor e obediência ao Rei divino.
Deus é soberano, porque Ele é o grande Rei. (3)
É possível que, o salmista esteja pensando na grandeza de Deus como Rei:
  • Em si mesmo,
  • Em Sião,
  • Em todas as Suas perfeições,
  • Em toda a Sua Criação,
  • Em Seu amor para com os homens.
  • Em Sua obra salvadora através de Jesus Cristo!
  • Em todas as bênçãos que somente Ele oferece e dá.
  • Na autoridade que tem e exerce universalmente.

Deus é grande em santidade, que no sentido original da Bíblia, significa que Ele possui o poder transcendental de ser totalmente distinto de qualquer outro ser humano. (Is. 6:8)
Mesmo sendo Soberano, Justo e Santo, Ele é Deus relacional, importa-se com o homem e sempre quer ajudar.
Ele relaciona-se com quem queira, através da oração e da Sua palavra.
Através da oração nós falamos com Deus, intercedendo por alguém, fazendo súplicas, confessando os nossos pecados e pedindo-Lhe perdão, louvando e adorando-O, etc.
Através da leitura e estudos bíblicos Deus fala conosco, orientando-nos, consolando-nos nos momentos difíceis,  exortando-nos, instruindo-nos e capacitando-nos para fazermos o que Lhe agrada.
Deus relaciona-se com o homem, ensinando-lhe a ser melhor.
Moffat, um grande missionário da África, gostava de contar uma história como prova de que a Palavra de Deus tem poder para transformar o homem em algo melhor e bom. Um africano estava triste e de cabeça baixa, e Moffat então perguntou se alguém havia morrido: “Ninguém morreu”, disse o homem.’É que o nosso cachorro comeu uma folha da Bíblia”. Moffat então disse: “Isto é tão sério? Eu lhe arranjo outra folha igual”. Mas o homem exclamou: “Oh, eu não me preocupo com a Bíblia, mas porque agora nosso cachorro não vai mais avançar em ninguém e nem vai lutar com os lobos”. Prosseguindo falou: “Ele vai ficar tão manso, tão bondoso, como o povo que crê neste livro; todos os nossos guerreiros se tornaram tão pacíficos como as mulheres por causa da influência da Bíblia e agora o meu cachorro está estragado”.
Aquele africano havia reconhecido o poder da Palavra de Deus sobre a vida dos homens e a bondade que ela insere na vida dos contritos de coração.
Esta é a bondade perfeita de Cristo que, em nós, em todas as formas do nosso agir, alegra a Deus, o nosso Criador.
Citando Moisés, Arão e Samuel o salmista está afirmando  que, em Seu relacionamento Deus é fiel para com os seus fiéis servos intercessores.
A ênfase é que a vida dos grandes servos de Deus é caracterizada pela obediência à Palavra de Deus e pela oração, e que por isso são abençoados.
Há alguns fatos que, provam o relacionamento de Deus com os Seus servos fiéis:
  • Ele responde as suas orações. (6,7)
  • Ele fala  através da Sua palavra. (7)
  • Ele perdoa, quando é buscado com contrição. (8)
  • Ele abençoa os justos e toma vingança contra as práticas ímpias.

Com relação ao povo de Israel Deus relacionou-se com os ímpios entre o Seu povo, punindo-os.
Citando as “rebeliões do povo” (8), pelas quais Deus  puniu com pestes, o salmista está falando dos muitos pecados cometidos contra Deus e as novas maneiras de praticá-las.
Do outro lado Deus está presente com os seus, dirigindo-os, protegendo-os e  abençoando-os.
Para falar da presença abençoadora de Deus na vida dos seus o salmista cita alguns fatos ocorridos na vida do Seu povo, como a nuvem citada no verso sete, que provavelmente é aquela descrita em Êxodo 33:9: “Uma vez Moisés dentro da tenda, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés!”
É a mesma nuvem descrita em outro texto e contexto: “Tendo, pois, partido de Sucote, acamparam-se em Etã, à entrada do deserto. O SENHOR ia

 adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de novem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite!” Êxodo 13:20-22
São fatos que deixam evidentes que Deus é Deus relacional, que se comunica com quem quer, e quando se tem comunhão com Ele, as bênçãos serão evidentes.
Como no caso da nuvem, em toda a revelação que Deus faz de Sua disposição para comunicar-se conosco, deixa claro que sempre é porque deseja ser o nosso Protetor e Guia.
Nesse relacionamento  Deus  ouve os Seus servos. “Eles clamavam...Ele os ouvia” (6,9)
É uma breve avaliação do  ministério de intercessão eficiente de grandes homens de Deus, líderes sacerdotais.
Deus atende os seus gigantes da oração intercessória, todos os que  obedecem aos Seus propósitos, mas  pune os que persistem na prática do pecado.
Quando cita “o estrado dos seus pés” (5) o salmista pode estar falando  da presença de Deus:
  • No Templo. (132:7)
  • Na arca do concerto (I Crôn. 28:12
  • Na cidade de Sião (Lam. 2:1)
  • Na terra inteira (Isaías 66:1)

Diz o texto que, “O seu trono está sobre os querubins!” (1). Outra versão bíblica diz: “Deus se assenta entre os querubins!”
Esta afirmação refere-se a Deus sobre o propiciatório, o Seu trono, presente entre o Seu povo, ouvindo as suas orações e concedendo-lhe salvação e bênçãos.
Os dois últimos versículos deste salmo afirmam que, o Deus do passado continua o Único Deus presente.
Da mesma maneira com que Deus tratou o seu povo lá no passado, Ele pode tratar com as novas gerações e ajudar-lhes diante de suas dificuldades e desafios. É só buscá-Lo quando se necessitar dele.
Ele pune ao ímpio devido às práticas pecaminosas, mas perdoa, liberta, dá poder para vencer todos os ataques do inimigo, e salva completamente a todos que o buscarem com integridade de coração.
APELO
Não importa qual seja a sua situação. Entregue a sua vida totalmente a Deus, submeta-se a Ele para fazer a Sua vontade, e Ele suprirá as suas necessidades!
Pr. José das Graças Silva Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário