http://igbavitoria.blogspot.com.br/

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

ESTUDO BÍBLICO

FIRMADOS EM DEUS FAREMOS PROEZAS
Texto Bíblico: Salmo 108
Deus dá vitória a seus filhos
Um cântico de louvor. Salmo davídico.
108 Ó Deus, meu coração está firmado em ti! Por isso cantarei e louvarei ao SENHOR, ó Glória minha!
2 Harpa e cítara, despertai! Quero acordar a aurora!
3 Ó Eterno, eu te darei graças entre todos os povos, e entre as nações entoarei teus louvores.
4 Pois teu amor leal é maior que os céus e a tua fidelidade vai até as nuvens.
5 Sê exaltado, ó Eterno, acima dos céus; estenda-se a tua glória sobre toda a terra!
6 Salva-nos com teu braço forte e responde às nossas orações, para que sejam libertos aqueles a quem amas!
7 Em sua santidade, Deus declarou: “No meu triunfo dividirei Siquém e repartirei o vale de Sucote.
8 Gileade me pertence e Manassés também; Efraim é o meu capacete, Judá é o meu cetro.
9 Moabe é a bacia em que me lavo, sobre Edom atiro a minha sandália, contra a Filistéia lanço meu brado de vitória!”
10 Quem me levará à cidade fortificada? Quem me conduzirá até Edom,
11 se não fores tu, ó Deus, que nos rejeitaste; tu, ó Eterno, que já não sais com nossas tropas?
12 Vem em nosso socorro contra os adversários! Vã é a salvação que vem do ser humano.
13 Com Deus faremos proezas, e Ele esmagará os nossos inimigos!
Tese: "Para o crente firmado no Senhor, haja o que houver, o futuro será sempre melhor"
INTRODUÇÃO
Este é um salmo de Davi, para ser cantado com júbilo. Foi composto em uma circunstância de perigos e cuidados para o autor e para o seu povo.
São dois os alicerces deste salmo: O Louvor (1-5), e a Oração de fé em Deus. (6-13)
Neste poema o salmista afirma que, o coração do crente fiel está firmado no Senhor, e essa é a razão de sua confiança e esperança.
Esta expressão "...coração firmado no Senhor..." (1), tem algumas traduções e todas elas com o verdadeiro sentido do texto:
  • Coração preparado. 
  • Coração resoluto.
  • Coração fixado.
  • Coração estabelecido.
O sentido da expressão é que Davi, sem vacilar, firmou-se nas verdades e promessas divinas, e essa tem que ser a postura do crente em todas as circunstâncias.
Não importa qual seja a situação, o salmista diz que:
  • A melhor ocupação para o crente é o louvor.
  • Que o louvor quando executado alegremente, é a melhor decisão de um coração firmado no Senhor.
O louvor alegra o coração do crente, tornando-o mais feliz, mais santo, mais forte e mais ousado.
Diante das situações desafiadoras na vida do crente, o caminho é buscar a Deus em oração, e assim, experimentar as proezas da fé.
1. EM DEUS FAREMOS PROEZAS, FIRMADOS EM SEU AMOR LEAL. (4)
Davi está firmado no amor leal de Deus, e suplica-lhe o auxílio contra as adversidades. (1)
A misericórdias divinas reveladas em seu amor leal, são maneiras de descrever a própria natureza do Senhor.
"Foi deste modo que se manifestou o amor de Deus para conosco: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por intermédio dele.
Portanto, dessa forma conhecemos o amor que Deus tem por nós, e confiamos plenamente nesse amor. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele!" (I João 4:9,16)
"Grande, acima dos céus, é a benignidade do SENHOR!" (4ª)
O coração do crente está firmado no amor de Deus, e essa é a razão indestrutível de sua confiança e esperança.
Haja o que houver, o futuro será sempre melhor para o crente firmado no amor de Deus. É com essa firmeza que faremos proezas.
2. EM DEUS FAREMOS PROEZAS, FIRMADOS NA ORAÇÃO.
"Harpa e cítara, despertai! Quero acordar a aurora!" (2)
Nesta citação é provável que o salmista esteja falando de oração com louvor.
Ele está certo que, diante de algumas situações difíceis, há benefício em se levantar cedo, talvez de madrugada, para buscar ao Senhor. 
O salmista fazia isso natural e cotidianamente.
Alguém disse que, "orar de madrugada é excelente, 'porque a fila é menor!"
Os grandes servos de Deus oravam de madrugada.
Em momento de aperto e angústia para Israel, "no fim da madrugada, do alto da coluna de fogo e de nuvem, o Senhor viu o exército dos egípcios e o pôs em confusão!" Êxodo 14:24
Porque Deus fez isso?
É fácil imaginar: Na caminhada rumo à Terra prometida, de repente o povo de Israel defrontou-se com o Mar Vermelho pela frente,  e olhando para trás o poderoso Exército egípcio estava chegando com fúria.
O povo estarreceu-se de medo? Claro que não! Orientado por Moisés é bem certo que o povo pôs a orar, e Deus viu toda a aflição e levantou-se para livrar o seu povo.
Em seu opróbrio e impossibilidade humana causada pela sua esterilidade, "Ana e Elcana seu esposo levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela!" (I Samuel 1:19)
Quando o rei Ezequias restaurou o Culto a Deus, o texto bíblico diz que, "o rei Ezequias se levantou de madrugada, e reuniu os líderes da cidade, e subiu à Casa do SENHOR!" (II Crônicas 29:20) 
O salmista que sempre dedicava muito tempo à oração matutina, disse:
"Pela manhã, ó SENHOR, ouves a minha voz; logo cedo te apresento o meu sacrifício e aguardo com esperança!" (Salmo 5:3)
"Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água!" (Salmo 63:1)
"Eu, porém, SENHOR, tenho clamado a ti, e de madrugada te esperará a minha oração!" (Salmo 88:13)
E ainda no livro de Provérbios encontramos o Senhor dizendo: "Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam, me acharão!" (Prov. 8:17)
Na oração de madrugada há doçura para o crente firmado em Deus. (2) E nesta oração com Deus fazemos proezas. 
3. EM DEUS FAREMOS PROEZAS, FIRMADOS EM SEU BRAÇO FORTE. (6)
Este é um salmo que podemos chamar de Salmo de Guerra, e foi composto, utilizando-se de uma parte do salmo 57, quando Davi, perseguido, fugia de Saul, e  outra parte do salmo 60, quando os exércitos de Davi estavam ameaçados pelos sírios. Shedd
Só a parte final deste salmo é a parte nova dele, e sua mensagem dentro do contexto é que, em nossas guerras, que são muitas, "firmados em Deus", podemos esperar a vitória.
A Palavra de Deus produz libertação completa e inabalável para o povo firme do Senhor.
A Sua palavra produz salvação eterna pelo divino poder de sua destra (mão direita ou braço forte).
"Firmados nos braços fortes do Senhor", Ele nos faz vencedores sobre as nossas guerras, e nessa firmeza, com Deus faremos proezas.
4. EM DEUS FAREM OS PROEZAS, FIRMADOS EM SUAS PROMESSAS. (12)
"...a tua verdade ultrapassa as mais altas nuvens!" (4b)
O que o salmista está dizendo, é que, em sua altura e profundidade não há nada que se iguala à Palavra de Deus, quer ordenando ou em Suas promessas! Ela é a verdade fiel!
Deus promete socorro e libertação para aqueles que o amam e estão firmados nele. (1,6)
Este salmo é o Canto da Manhã do Guerreiro, com o qual ele adora a Deus, e fortifica o seu coração antes de enfrentar os conflitos do dia. Spurgeon
Diante de todas as situações a confiança é que "Em deus faremos proezas; porque é Ele quem calcará aos pés os nossos inimigos!" (13)
A Palavra de Deus produz libertação completa e inabalável para o povo firme do Senhor.
A Palavra de Deus "para quem está firmado" nele, é:
  • A causa de sua alegria,
  • A razão para as suas ações,
  • A garantia do seu sucesso. (13)
"...Acima dos céus..." (5). Esta expressão nos apresenta Deus tão grande, que nem o céu pode contê-Lo.
O poder de Deus está além de tudo o que podemos imaginar, mas Ele condescende compassivamente em habitar com o seu povo e abençoá-lo.
Perguntaram a uma criança cristã: "Qual é o tamanho do seu Deus?" e ela, depois de pensar um pouco, respondeu: "Ele é maior, mas muito maior mesmo que todo o Universo, mas cabe em meu coração, e sempre está comigo!"
Esta é a fé do crente "firmado em Deus, e com ela faremos proezas.
5. EM DEUS FAREMOS PROEZAS EM QUALQUER LUGAR DO UNIVERSO. (3)
O salmista inclui no texto uma nota de universalidade: "...entre todos os povos, e entre as nações...!" (3)
Nesta expressão o salmista exalta a Deus como o Deus além das fronteiras de Israel.
Em todo o Universo Deus trabalha pelo seu povo e o abençoa com vitórias mil, e por isso salmista diz que,  o testemunho dos feitos do Senhor devem ser difundidos por todo o Universo.
A expressão "...com Deus..." (13) é uma confissão que, somente através do poder de Deus, em qualquer lugar do planeta, seremos vitoriosos.
CONCLUSÃO
O sentido da expressão "Firmado em Deus" (1) é que coisa alguma é capaz de fazer-nos desistir em nossas lutas diárias.
Uma ênfase que o salmista nos dá no texto é sobre a fragilidade humana quando diz: "Vã é a salvação que vem do ser humano!" (12b)
Essa fragilidade humana deve ser para o crente:
  • Motivo direto para buscar a Deus em oração.
  • Motivo urgente para buscar a Deus em oração.
  • Motivo para crer em Deus, esperar nele e agir com firmeza.
Vemos neste salmo a grandeza da misericórdia divina, a altura da Sua verdade, e a imensidão do poder que há no louvor e na oração do servo de Deus.
Diante das muitas guerras da nossa vida somente firmados em Deus é que, faremos proezas.
APELO
"...sobre Edom atiro a minha sandália, contra a Filistéia lanço o meu brado de vitória!" (9)
Quando Davi cita Edom e Filistéia, está lembrando que, em sua mocidade ele bateu estes dois povos.
E assim, Davi está dizendo que, os inimigos que combatemos e vencemos em tempos anteriores, muitos ainda vivem, e teremos mais encontros com eles enquanto vivermos, e que, os novos triunfos serão certos se estivermos "firmados no Senhor!" Spurgeon
Você precisa de bênçãos e vitórias em algumas áreas de sua vida?
Então, firme-se em Deus, buscando confiantemente nele o que precisa, e você encontrará o que busca.
Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário