http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

ESTUDO BÍBLICO

A SAÍDA DO CRENTE NA PROVAÇÃO
Texto Bíblico: Salmo 109
Prece contra os caluniadores
Ao regente do coro. Um salmo davídico.
109 Ó Deus a quem adoro, não fiques indiferente,
2 porquanto homens ímpios e falsos propagam mentiras contra mim, e espalham calúnias a meu respeito.1
3 Cercam-me com discursos de ódio e combatem-me sem motivo.
4 Acusam-me, em paga de minha amizade. Eu, contudo, dedico-me a orar por eles.2
5 O bem retribuem-me com o mal, e minha amizade, com ódio.
6 Sentenciam eles: “Suscita, a seu lado, o maligno acusador, Satanás; que se ponha à sua direita!3
7 Citado em juízo, seja declarado culpado, e fique sem efeito sua apelação!
8 Sejam abreviados seus dias, e um outro assuma seu cargo!
9 Fiquem órfãos seus filhos, e viúva, sua esposa!
10 Andem errantes seus filhos, a mendigar, a esmolar longe de suas casas em ruína!
11 De tudo que é seu apodere-se o credor, e estranhos roubem seus ganhos!
12 Não mais lhe mostrem benevolência, e ninguém se compadeça de seus órfãos!
13 Sua prosperidade seja completamente aniquilada, e na geração seguinte extinga-se seu nome!
14 Seja lembrada ao SENHOR a culpa de seus pais, e o pecado de sua mãe não se apague:
15 estejam continuamente presentes ante o Eterno, a fim de que risque da terra sua memória!
16 Visto que nunca pensou em agir com misericórdia, mas perseguiu o fragilizado e o pobre, o aflito de coração, para lhe desferir um golpe mortal.
17 A maldição, que ele tanto amou, veio sobre ele; a bênção, a que ele não deu preferência, dele se afastou.4
18 Revestido de maldição, como de seu manto, ela penetrou como água em suas entranhas, e como óleo, em seus ossos:
19 envolva-o, como uma veste mortuária e aperte-o, sempre, como um cinto que continuamente se cinge!”
20 Será essa a retribuição do SENHOR aos meus acusadores, e aos que falam contra mim todo o mal.
21 Mas tu, ó Eterno, meu Deus, atua em meu favor, pela honra do teu Nome! Pois teu amor leal é sublime, livra-me!
22 Sou pobre e necessitado e, no íntimo, meu coração está abatido.
23 Extingo-me como a sombra que declina, sou afugentado como um simples gafanhoto.
24 Os joelhos tremem de tanto que jejuo, e o corpo definha de fraqueza.
25 Tornei-me, para meus difamadores, objeto de zombaria: assim que me vêem, meneiam a cabeça.5
26 Ajuda-me, SENHOR, meu Deus! Salva-me, segundo teu amor misericordioso!
27 Que eles reconheçam que foi a tua boa mão, que foste tu, SENHOR, que o fizeste.
28 Que eles sigam amaldiçoando, contanto que tu me abençoes! Os que se insurgem sejam confundidos, enquanto teu servo seja contemplado com alegrias.
29 Cubram-se de ignomínia os que me acusam, emaranhem-se no próprio vexame, como num manto!
30 Proclamarei com minha boca muitas graças ao SENHOR e o louvarei no meio da multidão,
31 pois Ele se põe à direita do pobre para salvá-lo daqueles que o caluniam!
INTRODUÇÃO
Em nosso texto bíblico o salmista enfrenta várias situações de provações provocadas pelos inimigos:
  • Acusações (6,20)
  • Falsidades (2)
  • Mentiras e calúnias (2,31)
  • Ódio (3,5)
  • Maldade (5)
  • Perseguições sem a mínima misericórdia (16)
  • Impetração de maldições contínuas (17-18)
  • Difamações (25)
  • Zombarias (25)
  • Até orações pedindo a ajuda de Satanás para derrubá-lo (6)
O salmista se sente em situação angustiante:
  • Pobre (22)
  • Necessitado (22)
  • Coração abatido  (22)
  • Joelhos tremendo de tanto jejuar. (24)
  • Corpo definhado de fraqueza (24)
É bem provável que em nossos dias nós não tenhamos o mesmo conjunto de provações, mas todos os servos de Deus tem as suas, e como o salmista todos precisam encontrar a saída.
No Novo Testamento quem melhor falou sobre isso foi o
apóstolo Paulo: "Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana, (que não fosse comum aos seres humanos-KJA), mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar!" (I Cor. 10:13) IBB
Πειρασμός - peirasmós no original grego é a palavra para "tentação", que é traduzida, também, como teste ou provação. 
O apóstolo Paulo está dizendo que, quando Deus permite que venha a provação, Ele já providenciou o meio de saída.
Assim, também, o salmista fala da saída do crente na provação.
1. NA PROVAÇÃO A SAÍDA DO CRENTE É DEDICAR-SE À ORAÇÃO. (4)
Certo analista criticou este poema de Davi, chamando-o de "um ódio incompassivo, uma malignidade refinada e insaciável".
Porém, ao analisar o texto, podemos dizer exatamente o contrário.
O salmista age, exatamente como mais tarde ensinaria o Senhor Jesus Cristo, ao dizer "Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem!" (Mateus 5:44) 
Pelo que revela o texto, sendo massacrado psicologicamente pelos inimigos, o próprio salmista disse: 
"Eu, contudo, dedico-me a orar por eles!" (4b)
"...ó Eterno, meu Deus, atua em meu favor!" (21ª)
"Livra-me pelo teu amor leal e sublime!" (21b)
"Ajuda-me, SENHOR, meu Deus!" (26ª)
"Salva-me, segundo teu amor misericordioso!" (26b)
Spurgeon disse que, este é um salmo ao Deus que ama o pecador, e dado por inspiração divina. 
Então, não tem ódio incompassivo e nem malignidade como disse o crítico. O que vemos é um protesto justificado contra o mal.
Afinal, o texto foi escrito por um Davi que, em duas ocasiões, poupou a vida de quem o perseguia. 
Quando o campo de Gilboa estava encharcado com o sangue do seu maior perseguidor, que era o rei Saul, Davi compôs e entoou uma bela elegia em sua homenagem e memória.
Uma saída para o crente quando a provação invade a sua vida, é orar.
Na provação Deus tem bons motivos para responder à oração dos seus servos:
I. Deus sente prazer em atuar em favor dos seus servos. (21)
II. Deus responde à oração, honrando o Seu Nome. (21)
Nas provações causadas pelos inimigos, em oração, Davi faz dois pedidos a Deus:
I. Ele pede a Deus, para cuidar dos seus inimigos. (20)
II. Ele se entrega às mãos do mesmo Deus, pedindo o cuidado dele para si. (21)
Este salmo é a oração de um crente diante de Deus, ao enfrentar sérias provações. As suas características incomuns, são: 
  • Provavelmente foi recitado numa corte religiosa em que o salmista estava sendo julgado.
  • diante de juízes e de Deus, ele defende a sua inocência pessoal.
  • Ele faz várias contra-acusações contra os seus adversários. 
  • Em oração ele apela a Deus por justiça. (1-5)
Aprendemos com Davi que, a resposta do crente ao ódio dos adversários, é a oração.
A oração de fé em Deus termina em louvor e gratidão, porque Deus atende tal oração:
"Proclamarei com minha boca muitas graças ao SENHOR, e o louvarei no meio da multidão, pois Ele se põe à direita do pobre para salvá-lo!" (30-31ª)
Na provação a saída do crente é, em oração, pedir a Deus a vitória do bem e a destruição do mal.
2. NA PROVAÇÃO A SAÍDA DO CRENTE É BUSCAR O LIVRAMENTO NO AMOR LEAL DE DEUS. (21)
Deus permite as provações segundo as ambições e fraquezas humanas.
"Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado!" (Tiago 1:14)
Mesmo sem ambições e fraquezas humanas Cristo foi provado, e foi vitorioso. (Mateus 4:1-11)
As provações expõem a nossa fé,  firmeza,  fidelidade ao Senhor, e nos ensinam a depender da sua proteção e direção.
Como disse o apóstolo: "Aquele que vos chama é fiel, e Ele também o fará!" (I Tess. 5:24)
Deus não permite que sejamos provados com o propósito de nos ver cair em tentação, e sim, para fortalecer a nossa fé.
O próprio Deus nos capacita, para em cada situação vencermos a provação.
Como podemos aprender em toda a Bíblia, Deus pode usar todas as provações, para, além de nos fortalecer na fé, nos ensinar, e promover o nosso progresso espiritual.
Esta é a saída do crente na provação, quando se busca o livramento no amor leal de Deus, e nesse amor o crente encontra a sua misericórdia.
As ameaças dos acusadores não significam nada para o crente; o que importa é a bênção de Deus.
Nos sofrimentos causados pelos maus, o crente se lança no colo do amor de Deus e clama pela Sua justiça.
Precisamos crer que, a nossa causa é a causa de Deus, como Jesus Cristo disse a Paulo no caminho de Damasco, quando perseguia os cristãos:
"Persegui os seguidores do caminho até à morte, algemando homens e mulheres, e jogando-os ao cárcere, para serem severamente punidos.
Entretanto, por volta do meio dia, enquanto me aproximava de Damasco, de repente, uma fulgurante luz vinda do céu, reluziu ao meu redor.
Caí por terra e ouvi uma voz, que me indagava: Saulo, Saulo, por que me persegues? Diante disso, perguntei: Quem és tu, SENHOR? Ao que Ele me afirmou: 'Eu Sou Jesus, o nazareno, a quem persegues!" (Atos 22:4-8)
O texto revela que, Deus vê os nossos sofrimentos e provações, e, está interessado em nos ajudar.
Nos ensina ainda,  que, o cuidado que precisamos ter na provação causada pelos ímpios, é que, Deus pode usá-la, para a salvação deles.
CONCLUSÃO
Este salmo revela que, fica bem aos homens de Deus, terem comunhão com o trono do Altíssimo. É ali que, encontramos a saída dada por Deus na provação.
Para quando estivermos em situações de angústias e necessidades, o salmista nos ensina a confiar na misericórdia de Deus.
Ele conclui que, as vitórias vindas de Deus, são a forma de os inimigos perceberem que, a mão de Deus está com os que confiam nele.
Aprendemos que, diante das provações o nosso equilíbrio vem da oração, que busca o livramento no amor leal de Deus.
O texto inicia-se com os adversários acusando o servo de Deus em juízo (1-2), e termina com o Advogado  protegendo e livrando dos seus antagonistas os servos de Deus . (31)
APELO
Se você está sendo caluniado, difamado, e perseguido, Jesus disse que a sua vitória está em orar e buscar o que precisa no amor leal e misericordioso do Senhor.
Pr. José das Graças Silva Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário