http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 20 de dezembro de 2015

ESTUDO BÍBLICO

           
O MAIOR MOTIVO DE LOUVOR PARA O CRENTE
Texto Bíblico: Salmo 117

O mundo deve adorar a Deus
117 Nações todas, louvai o SENHOR; povos todos, glorificai-o!
2 Porquanto seu amor nos ultrapassa, e a fidelidade do SENHOR é para toda a eternidade. Aleluia!

Tese: “O louvor enaltece o coração de Deus e amolece o coração do homem em tempos de adversidades!”

INTRODUÇÃO
Mais um ano chega ao seu final. É hora de olhar para trás e fazer um balancete para ver o que foi planejado e não realizado, e ao mesmo tempo, olhar para o ano que se aproxima vendo nele muitas oportunidades que Deus estará oferecendo a todos.
O nosso salmo em estudo é próprio para ocasiões como esta, porque, apesar de tantos momentos difíceis que passamos, ele nos faz ver que, sempre há bons motivos para louvar e agradecer ao Senhor.
Este salmo tem algumas particularidades interessantes:
  • Ele é o mais breve do Saltério, 
  • É o capítulo mais curto de toda a Bíblia.
  • Marca o meio exato de toda a Bíblia.
  • Entre os salmos do “Aleluia Egípcio” ele pode ser considerado uma conclusão vitoriosa dos salmos 111 a 116. 
Ele faz parte dos “Salmos de Hallel”, “Salmos de Louvor”, e salienta que, o maior motivo de louvor para todos é o amor leal de Deus.
Como é maravilhoso em um mundo "cão" como este em que vivemos, cheio de rancores, corrupção, violência, e ódio, contemplarmos este Deus Criador que, a todos nós ama leal e eternamente.
Podemos entender que, a palavra chave deste salmo seja “aleluia”, “louvor” que aparece por três vezes. 
Esses salmos eram usados durante as três festas anuais que requeriam a presença de todos os varões hebreus:
  • Páscoa, 
  • Pentecostes, 
  • Tabernáculos. 
Nos dois versículos aparece o vocábulo “aleluia”. 
O maior motivo para este louvor é o “amor  fiel”, com o qual Deus tem abençoado seu povo por toda a terra. 
O profeta Isaías foi profeta entre o sétimo e oitavo séculos antes de Cristo, e nesse tema profetizou, referindo-se a Jesus Cristo: 
“Naquele dia, a raiz de Jessé, que se erguerá com um sinal para os povos, será procurada pelas nações, e a sua morada se cobrirá de glória!” (Is 11.10).
Pelo seu tamanho há uma possibilidade que, este salmo tenha sido escrito, para ser cantado como Prelúdio ou Poslúdio dos cultos dos hebreus. 
Porém, é um hino do Saltério que, em todos os tempos têm sido entoado como antídoto para a depressão, temor e para muitas horas desafiadoras da vida.
O coração mais cansado pode ser encorajado pelo louvor que, é um antídoto para a preocupação. 
Há poder no louvor a Deus. O louvor cura,  liberta, e tem levado muitos à salvação eterna.
No louvor recordamos razões pelas quais devemos encorajar-nos.
Neste poema o antídoto contra todas as nossas exaustões é o maior motivo para o nosso louvor a Deus.
1. ESTE MAIOR MOTIVO DE LOUVOR É O AMOR LEAL DE DEUS (2)
O destaque deste salmo é a bondade de Deus cheia de misericórdia porque: (2)
I. Nosso pecado merece o inverso da bondade. Merece punição!
II. Nossa fraqueza requer grande ternura, e ela só pode ser encontrada dentro da esfera do amor leal de Deus.
III. Nossos temores só podem ser removidos com a graça de Deus.
O autor diz que, mui grande é a misericórdia de Deus. (2)
Vários comentaristas afirmam que, este versículo, pode ser visto, como uma meditação da verdade dita ao povo hebreu durante a caminhada rumo à Terra Prometida: 
“E, como prometera, passou diante de Moisés proclamando: ‘Yahweh, Yahweh, Deus compassivo e misericordioso, longânimo, cheio de amor paciente e fiel que, persevera em seu amor dedicado a milhares, e perdoa a malignidade, a rebelião e o pecado...!” Êx 34.6-7ª)
Este é um salmo componente da  Aliança de Deus com o seu povo, e celebra o relacionamento de Deus com os seus servos. 
“Porque mui grande é a sua misericórdia!”, é o motivo para todos os povos louvarem a Yahweh. 
Deus deve ser sempre louvado e exaltado, porque Ele é o “Summum Bonum”, o Supremo Benfeitor, de todos os povos, e tudo quanto faz, o faz movido pelo Seu amor.
II. ESTE É O MAIOR MOTIVO DE LOUVOR PORQUE É UNIVERSAL. (1-2)
O Criador é, igualmente, o Benfeitor de toda a criação, e Sua providência é universal.
O livro dos Salmos é sem dúvida alguma, um dos que mais enfatizam a universalidade de Deus, e de tudo atinente a Ele. 
Outros salmos, como este, conclamam todos os povos, raças, nações e culturas a louvarem o Nome do Senhor:
“Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com vozes de alegria! (47.1)
“Ergam-te graças todos os povos. Que todas as nações louvem a Ti. Alegrem-se e exultem as nações, pois governas os povos com retidão e reges na terra todos os povos. Louvem-te os povos, ó Deus; que te exaltem todas as nações! (67.3-5)
“Famílias de povos, tributai ao SENHOR, rendei ao SENHOR glória e poder!” (96.7)
“Aclamai o SENHOR, terra inteira! Louvem- no com cânticos de júbilo e ao som de música!” ( 98.4)
“Aclamai com júbilo ao SENHOR, todos os habitantes da terra! Rendei culto ao SENHOR com alegria,
vinde à sua presença com cânticos de louvor. ( 100.1-2).
Este é um salmo que, ultrapassa todas as barreiras de raças, nacionalidades, e culturas.
O poema é uma convocação  a todos os povos, para louvarem o Nome do Senhor, dando como motivos: 
I. Deus Único e o mesmo em todo o Universo. Só Ele é digno de adoração, veneração e louvor. O que passa disso, é idolatria pura!
II. O culto estabelecido pela Palavra de Deus, deve ser prestado ao Deus da Sua Palavra. O que passa disso, é pura idolatria!
III. O maior motivo para o louvor a Deus é o mesmo: O amor leal e universal de Deus!
Neste poema “louvai-o” (1) significa falai bem dele, e diferente, no original, do primeiro louvai, o qual significa exultai, formando um belo paralelo. 
palavra hebraica traduzida por "nações"  significa, aqui, todos os povos além dos judeus. 
A palavra traduzida por "povos" refere-se a grupos populacionais menores de etnia e linguagem em comum, como as comunidades indígenas, etc.
É o Novo Testamento que, na palavra de Jesus Cristo registra o maior exemplo da universalidade do amor de Deus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que, deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna!” (João:3:16)
Desta maneira nós, os crentes em Jesus Cristo, temos Nele, mais um grande motivo para louvar a Deus.
Sobre o nosso salmo em estudo o apóstolo Paulo sentia nele, como deixou claro, o germe da grande doutrina da universalidade do reino messiânico:
“E diz ainda: Alegrai-vos, gentios, juntamente com o seu povo’. E mais: Louvai ao SENHOR, todos os gentios, e louvem-no todos os povos!” (Rom. 15.10-11)
Realmente, a universalidade do amor leal e eterno de Deus é o grande motivo de louvor para o crente.
3. OS  ATRIBUTOS DE DEUS NESTE SALMO REALÇAM O SEU AMOR 
Neste salmo há alguns atributos de Deus que, ornamentam o seu amor pelos homens:
  • Deus é o Senhor. (1,2)
  • Deus é fiel. (2)
  • Deus é Eterno! (2)
  • Deus é amor! (2)
Mesmo sendo Senhor, Fiel, Eterno, Onipotente, Onisciente, Onipresente, Ele se coloca do lado de cada um de nós, para ajudar-nos, proteger-nos, perdoar-nos e Salvar-nos. Spurgeon afirma que, o atributo da eternidade de Deus é apresentado nas seguintes formas (2):
I. Em seu atributo - Ele é sempre fiel. (2)
II. Em sua revelação – é sempre infalível. A sua palavra sempre se cumprirá!
III. Em tudo o que Ele faz - sempre o faz de acordo com sua palavra e promessas.
É este o Deus que toda a humanidade deve crer nele, adorá-Lo, louvá-Lo e buscá-Lo.
CONCLUSÃO
Este poema é um salmo descritivo do poder de Deus.
É uma chamada ao louvor que, propaga-se de Israel para todas as nações da terra. (1)
O seu personagem  é Deus, cujo amor leal por nós é imenso e eterno. 
Yahweh havia se revelado de uma vez por todas a seu povo, como o Deus que faz promessas de amor e graça, e as cumpre.
Um dos motivos pelos quais todos os povos devem louvar a Deus, é o Seu amor leal para com Israel e para com todos.
Louvai ao Senhor! É a expressão de “aleluia” de conclusão!
Aleluia! É uma exclamação de triunfo por meio da misericórdia de Deus.
Este salmo trata do Governo e das Bênçãos Universais de Deus. 
Champlin ilustra este salmo, falando de um renomado ensaísta inglês que, contou a história de Bulstrode Whitelock, embaixador da Inglaterra em Haia, Holanda. Os tempos dele foram muito perturbados, e o embaixador, cheio de preocupações diplomáticas, não conseguia dormir. Um servo tentou aliviar a tensão dele por meio do seguinte diálogo: 
- “Senhor, posso fazer-lhe uma pergunta?". 
“Certamente'', respondeu o embaixador. 
- “Senhor, Deus governava bem este mundo, antes de o senhor chegar aqui?" 
“Sem dúvida", replicou o embaixador britânico. 
- "E Ele governará bem este mundo, quando o senhor sair dele’" 
“Sem a menor sombra de dúvida", foi a resposta do cavalheiro inglês. 
- “Então, senhor, não pode o senhor confiar que Ele governará bem este mundo enquanto o senhor continua aqui?" 
“O embaixador não respondeu, mas, voltou-se para o outro lado da cama, e dormiu”. 
Só o Deus Criador de tudo o que existe tem este poder de dar paz e tranquilidade ao coração angustiado.
Aleluia! Louvado seja Deus quanto ao Seu amor e fidelidade, pois em Cristo nenhuma promessa de Deus jamais falhará. 
Aleluia! Louvado seja Deus por Sua graça superabundante e eterna veracidade. 
Por tudo isso, “Aleluia!” Todos os povos, de todos os lugares, em todos os tempos, e em todas as nações, louvem-No!


Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário