http://igbavitoria.blogspot.com.br/

sexta-feira, 4 de março de 2016

ESTUDO BÍBLICO

O  JOVEM  PODE  CONSERVAR  PURA  A  SUA  VIDA
Texto Bíblico: Salmo 119:9-16
9 Como pode um jovem conservar puro o seu caminho? Vivendo-o de acordo com a tua Palavra.4
10 De todo o coração eu te procurei: não deixes que me afaste de teus mandamentos!
11 Em meu coração conservei tua promessa para não pecar contra ti.
12 Bendito sejas, SENHOR! Ensina-me teus decretos!
13 Com meus lábios tenho enumerado todas as decisões de tua boca.
14 No caminho de tuas prescrições encontrei alegria, como em grandíssima fortuna.
15 Em teus preceitos quero meditar, e ficar atento às tuas veredas.
16 Encontro minhas delícias em teus decretos; não me esqueço de tua Palavra.
Tese: “A Palavra de Deus é a nossa bússola contra a perdição!”
INTRODUÇÃO
O fato de o autor neste texto falar à juventude, não significa que ele fosse jovem.
Isso não importa, porque quem não é jovem, já passou pelas experiências da juventude, e pode falar dela.
Mas, ele era um homem de profunda espiritualidade que, queria servir a Deus “de todo o seu coração”. (10)
Isso significa que ele buscou a bênção de Deus sincera e verdadeiramente.
Ele inicia o texto fazendo uma pergunta que ele mesmo a responde.
A convicção do salmista é que a Bíblia é um livro para jovens.
Neste mundo atual que mais e mais se afasta de Deus, e faz do pecado uma filosofia, o jovem crente precisa ser puro em seu modo:
  • de pensar,
  • de sentir
  • de falar 
  • de relacionar-se com o próximo
  • e de agir
Isso pode acontecer na vida do jovem, buscando o aprendizado, o conhecimento e a prática dos ensinamentos da Palavra de Deus.
O jovem pode conservar pura a sua vida:
1. NA PALAVRA BUSCANDO A DEUS DE TODO O CORAÇÃO. (10)
“...Buscando...” – para que haja uma busca ao Senhor de todo o coração é necessário que não se desvie o coração da Palavra de Deus.
Manton diz que o texto apresenta as duas grandes solicitudes da vida do crente:
I. O que ele está ansioso por achar: "Ele busca o Senhor".
II. O que ele teme perder: "Os testemunhos do Senhor".
O texto reconhece a felicidade que há nos ensinos da Palavra de Deus. (12)
I. Felicidade do Deus bendito que surge da pureza do crente, de sua benevolência, e do seu amor.
II. O homem torna-se participante dessa bem-aventurança, vivendo conforme os princípios da Palavra de Deus.
Na luta contra o império e poder do pecado a  oração do jovem deve ser a mesma do salmista: “Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos!”
Assim o jovem pode conservar pura a sua vida:
2. APRENDENDO A PALAVRA DE DEUS. (12)
“...aprendendo...” para aprender é preciso depender intensamente do nosso Mestre que é Deus, e seguir o seu manual de orientações que é a Bíblia.
A ênfase aqui é ao estudo da Palavra de Deus, porque só se aprende a palavra, estudando-a.
O salmista se dispõe a aprender a Palavra de Deus, para ordenar a sua vida de acordo com ela.
Aprender a Palavra de Deus é um processo desenvolvido por duas partes:
  • Deus
  • O homem
Segundo o que ensinou Jesus Cristo, para aprender, o homem estuda a Palavra de Deus. Esta é a sua parte.
A causa da eficiência no processo é o Espírito de Deus que:
I. Converte o homem. 
"Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. João 16:8-11 
II. Ensina todas as verdades de Deus. 
"Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse!"  João 14:26
III. Faz lembrar tudo o que está dito na Palavra de Deus. "João 14:26
O apelo do salmista é que o jovem busque afinidade com a Palavra.
O jovem precisa usar a Bíblia para este objetivo. 
A Palavra de Deus é importante neste processo de aprendizagem porque:
  • Registra fatos, 
  • Apresenta incentivos, 
  • Prescreve preceitos, 
  • Oferece exemplos,
  • Emite promessas.
Tudo isso adaptado, torna o jovem santo e apto para agradar a Deus.
Lendo, estudando e praticando as Escrituras com humildade e oração, o jovem escapará da poluição do mundo.
O jovem com a sua vida pura ornamentará em alto nível a sociedade, na qual está inserido. Isso é vontade do Senhor.
Por isso o jovem deve conservar pura a sua vida.
3. MEDITANDO NA PALAVRA DE DEUS. (15)
“...meditando...” A Palavra de Deus é caminho de vida para quem anda por ela.
É com o aprendizado da Palavra que o homem melhora os seus conhecimentos de Deus e dos seus propósitos, e pode adequar-se a eles.
Quem quer crescer com Deus, precisa manter os olhos fixos nos passos de Deus, e segui-los.
“Em teus preceitos quero meditar!” (15) 
O que nós colocamos em nossos corações e meditamos incessantemente nunca será esquecido.
Meditar é Refletir profundamente nesta Palavra que ajudará o jovem a manter-se puro neste mundo destroçado pelo pecado. 
CONCLUSÃO
Assim o jovem pode conservar pura a sua vida:
I. Na Palavra Buscando a Deus de todo o coração.
II. Aprendendo a Palavra de Deus.
III. Meditando na Palavra de Deus
A Palavra de Deus é agente de Deus: 
I. Na salvação do pecador. 
"Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. 
Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito!" João 5:24,39
II. Para levar descanso e tranquilidade para a alma do oprimido e cansado. 
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas!" Mateus 11:28-29
III. Para levar o homem a não viver equivocado. 
"Jesus respondeu: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!" Mateus 22:29
IV. Para ajudar o homem a ter uma vida santa. 
"Em meu coração conservei tua promessa para não pecar contra ti!"(11)
A palavra de Deus é o Seu  agente  para conduzir o homem a uma vida de alegrias. 
"Encontro minhas delícias em teus decretos; não me esqueço de tua Palavra!" (16)
No próximo estudo veremos a segunda parte desta mensagem bíblica neste mesmo texto.
APELO
Jovem, o mundo de pecado é enganador e o salário do pecado sempre é a morte. (Rom. 6:23)
Então,  reaja e tome a decisão certa, de estudar a Palavra de Deus e conectar-se a ela em todas as circunstâncias. 
Isso é o que Deus  quer para a sua vida, e para abençoá-lo.
Pr. José das Graças Silva Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário