http://igbavitoria.blogspot.com.br/

quarta-feira, 23 de março de 2016

ESTUDO BÍBLICO

OS VERDADEIROS ANSEIOS DO CRENTE ESTÃO NA PALAVRA DE DEUS

Texto Bíblico: Salmo 119:17-24
17 Trata com bondade o teu servo para que eu viva e obedeça à tua palavra. 
18 Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei. 
19 Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. 
20 A minha alma consome-se de perene desejo das tuas ordenanças. 
21 Tu repreendes os arrogantes; malditos os que se desviam dos teus mandamentos! 
22 Tira de mim a afronta e o desprezo, pois obedeço aos teus estatutos. 
23 Mesmo que os poderosos se reúnam para conspirar contra mim, ainda assim o teu servo meditará nos teus decretos. 
24 Sim, os teus testemunhos são o meu prazer; eles são os meus conselheiros.
INTRODUÇÃO
Uma das grandes demonstrações da estatura espiritual do crente é o anseio que ele tem pela Palavra de Deus. (20)
Quando tal anseio toma a forma de atitudes, torna-se uma experiência viva em sua vida.
O anseio e dependência de Deus, para conhecer a Sua Palavra, revela humildade do crente diante de Deus.
1. HÁ MUITAS DESCOBERTAS PARA SE FAZER NA PALAVRA DE DEUS. (18)
“Desvenda os meus olhos”. (18) 
Com esta oração o salmista afirma que, precisamos da graça divina para nos iluminar quanto à sua palavra. Ele precisa guiar a nossa compreensão.
I. Nela há maravilhas para o crente descobrir. (18)
São muitas as maravilhas ocultas do evangelho. 
O texto deixa claro que, muitas maravilhas da Bíblia são ocultas por causa da cegueira do Homem.
  • A cegueira causa tristeza ao homem. 
"Abre meus olhos". Não posso ver. Tenho olhos e não enxergo. 
  • A cegueira causa dor.
Por isso o autor pediu: "Para que eu veja as maravilhas". 
Há maravilhas aí para serem vistas. Tenho certeza disso. 
A Bíblia concede uma visão maravilhosa:
  • do pecado.
  • do inferno, como o deserto dele.
  • de Um que está pronto a salvar.
  • do perdão perfeito.
  • do amor de Deus. 
  • da graça totalmente suficiente.
  • do céu.
  • da melhor e mais profunda regra de vida e prática que, o homem possa conhecer.
Mesmo sendo uma pessoa tão importante, o salmista afirmou que, “para que ele vivesse, a sua vida dependia da graça divina!” (17)
O salmista deixa claro que a sabedoria do homem cego, foi perceber que o defeito estaria em seus olhos, não na Palavra de Deus. 
Nada falta na Bíblia. Ela é a completa revelação de Deus.
O que cega os olhos do homem são os seus pecados. 
Para quem quer servir a Deus em alto estilo, a sua oração deve ser a mesma do salmista:
"Abre os meus olhos", e tudo estará bem. 
Este texto bíblico ensina que, para se conhecer tudo o que Deus tem de maravilhoso para nós, é preciso pedir a ajuda dele. (18)
Devemos ser como Bartimeu, que atropelado pelas pessoas que estavam ao seu redor, dizendo que não incomodasse a Jesus Cristo, ele "clamava ainda mais".
Podemos imaginar as surpresas e alegria uma pessoa cega que, começa a ver:
  • Quantas belezas da natureza.
  • As belezas das pessoas que a circundam.
  • As belezas da cidade.
Da mesma forma podemos imaginar a alegria dos curados espiritualmente quando começam a "olhar para Jesus".
Antes da cura via pela visão dos outros que, nem sempre é correta.
Agora, curado, não depende mais da visão dos outros.
II. Nela há advertências incontestáveis para o transgressor descobrir. (21)
A grande origem do pecado na vida do homem é desconhecer a Palavra de Deus, e isso pode acontecer por algumas razões:
  • Negligência;
  • Abuso dela.
  • Orgulho: de razão, de coração, de vida.
Deus só tem duas atitudes para serem tomadas diante do transgressor de Sua Palavra:
  • Repreensão. 
Esta é a primeira ferramenta que Deus usa, para salvar o pecador transgressor. 
Jesus respondeu: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! Mateus 22:29 NVI
“Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver!” II Tim. 3:16 - NTLH
  • Castigo.
A Bíblia é a revelação que Deus faz de si mesmo e dos seus propósitos para o homem.
Ela revela, também, o castigo contra a transgressão. 
Seria uma tragédia se a revelação divina terminasse assim.
Ao contrário disso, ela revela, de modo especial, que há uma maravilhosa redenção para o transgressor.
Esta redenção está na Palavra de Deus:
Disse Jesus: "Eu lhes asseguro: ‘Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não será condenado, mas já passou da morte para a vida!” João 5: 24 NVI
2. ATITUDES DO CRENTE PARA COM A PALAVRA DE DEUS:
I. Conhecer seu conteúdo. “Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei!” (18)
II. Alimentar-se da palavra de Deus. (20,23)
III. Provar do poder que há na Palavra de Deus. (18)
IV. Obedecê-la. (17,22)
V. Ter prazer na Palavra de Deus. (24)
3. O CRENTE ANSEIA PELA PALAVRA DE DEUS, PORQUE ELA É A SUA FIEL CONSELHEIRA (24)
Como conselheira ela ensina:
I. Que devemos nossas vidas à misericórdia de Deus. (17,18)
II. Que por sermos apenas peregrinos na terra, devemos gastar nossas vidas no serviço a Deus. (19)
Estas são reflexões que alegram o crente, porque revelam que:
  • Deus está trabalhando em sua alma.
  • Deus o está conduzindo a algo maravilhoso.
  • O que se descobre em Deus, faz bem a você.
A revelação mais preciosa e maravilhosa da Palavra de Deus é Jesus Cristo.
“Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas!” Hebreus 1:1-3
Afirmando “Sou peregrino” (19), o salmista está convicto que o verdadeiro lar do crente não é aqui na terra, mas perto de Deus.
CONCLUSÃO
O crente revela o seu anseio pela Palavra de Deus:
I. Procurando conhecê-la, e vivenciá-la com intensidade.
II. Fazendo dela a sua conselheira diária, procurando a sua orientação em todas as situações cotidianas.
III. Fazendo dela o seu deleite diário: “Sim, os teus testemunhos são o meu prazer!” (24)
Este versículo tem sido cristianizado, para falar do Evangelho como a alegria e o deleite do salvo.
O Evangelho é o compêndio de Deus sobre a salvação do pecador.
Paulo disser que “O Evangelho é o poder de Deus para a salvação do pecador!” Rom. 1:16
Como disse o profeta:“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz!” Isaías 9:6

A Bíblia é o manual de bem-estar do crente.
Yahweh é a fonte de todas as bênçãos na vida do crente, e a Bíblia o Seu instrumento de bênçãos.
No conhecimento da Sua vontade Deus é o nosso Guia, e a Sua Palavra é a Sua lanterna.
APELO
Na Palavra de Deus está toda a orientação que pode melhorar a sua vida, e trazer soluções para situações para as quais você já nem acredita mais.
Leia a Bíblia, ame-a e viva conforme os seus ensinos e Deus o abençoará.

Pr. José das Graças Silva Oliveira

Um comentário:

  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço e muita paz e saúde.
    António Batalha.

    ResponderExcluir