http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 29 de janeiro de 2012

ELEMENTOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO DE UM SERVO DE DEUS

Acróstico de súplicas
Um salmo de Davi.
25 A ti, SENHOR, elevo o meu ser.
Alef
2 Em ti tenho confiado, ó meu Deus. Não permitas que eu seja humilhado, nem que meus inimigos escarneçam de mim!
Bet
3 Nenhum dos que acreditam em ti será decepcionado; envergonhados ficarão aqueles que, sem motivo, agem como traidores.
Guimel
4 Faze-me conhecer, ó SENHOR, os teus caminhos, ensina-me a trilhar tua vereda.
Dalet
5 Orienta-me a seguir a tua verdade e ensina-me a mantê-la, pois tu és o Deus da minha salvação e a minha esperança está em ti todos os dias.
He
6 Lembra-te, meu Deus, da tua misericórdia e recorda-te da tua graça, que existem desde sempre.
Zayin
7 Não relembres os pecados e desobediências da minha juventude, lembra-te de mim, conforme teu infinito amor.
Het
8 Misericordioso e justo é o SENHOR e, por
isso, aos pecadores reensina seu caminho.
Tet
9 Dirige os humildes na justiça e os instrui no seu caminho.
Yud
10 Todos os caminhos do SENHOR são amor e fidelidade para os que obedecem aos preceitos da sua aliança.
Kaf
11 Pela honra de teu nome, ó SENHOR, perdoa minha grande iniqüidade.
Lamed
12 Quem é aquele que teme ao SENHOR?
Ele lhe ensinará o melhor caminho a seguir.
Mem
13 Sua alma viverá em plena felicidade e seus descendentes herdarão a terra.
Nun
14 A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais Ele revelará os segredos da sua aliança.
Samek
15 Os meus olhos estão sempre voltados para o SENHOR, pois somente Ele livrará meus pés da cilada.
Ayin
16 Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois me sinto só e em muita aflição.
17 As angústias do meu coração se multiplicaram; liberta-me da minha desolação.
Tsade
18 Olha para minha agonia e sofrimento, e perdoa todos os meus pecados.
19 Considera como se multiplicam meus inimigos e com que crueldade me odeiam.
Resh
20 Protege e salva minha vida! Que eu não seja envergonhado, pois em ti me abrigo!
Shin
21 Que a sinceridade e a retidão me preservem, pois em ti deposito toda a minha confiança.
Tav
22 Ó Deus, liberta Israel de todas as suas atribulações!
INTRODUÇÃO
            Este salmo é escrito em forma de acróstico, muito usada pelos escritores hebraico, e formado  pelo conjunto das letras iniciais dos versos, formando, verticalmente, palavras ou frases.
O acróstico começa com letras sucessivas do alfabeto hebraico. No texto, o  acróstico é interrompido somente nos versículos 2, 5 e 18.
O contexto de tudo que o Davi diz neste capítulo, mostra claramente, que ele estava diante de grandes desafios em sua vida! Eram lutas com inimigos, consigo mesmo e com Deus.
Os problemas de Davi aqui envolviam perseguições, rebeldia à Palavra de Deus, angústias, atribulações e pecados e tudo isso o levara a uma verdadeira desolação!
Davi, ao invés de desesperar-se, como verdadeiro servo de Deus, toda a circunstância daquele momento eleva a Ele em oração.
            Neste salmo podemos ver os elementos bíblicos essenciais da oração de um servo de Deus:
1. ELA É DIRIGIDA A DEUS (1-7,21)
         I.            Porque é nele que confiamos. (2)
       II.            Porque sabemos, que Ele não decepciona quem crê nele. (3)
      III.            Porque a nossa Única Esperança em todos os dias está em Deus. (5)
    IV.            Porque é nele que depositamos toda a nossa confiança. (21)
2. ELA CONNHECE OS ATRIBUTOS DE DEUS. (8-10)
            São os seus atributos que identificam o CARÁTER de Deus. Os Seus atributos nos dizem quem é Ele, e nos dão os alicerces da nossa fé Nele.
v      Infinitude (v.7)
v      Misericordioso (6,8)
v     Justo, reto (8)
v    Amoroso (7,10)
v     Fiel (10)
v     Verdadeiro (5)
v     Salvador (5)
v    Gracioso (6)
Quando não se conhece estes atributos de Deus nem se tem a noção da sua profundidade, é possível orar sem confiar, e não receber o que se pede. Este é um elemento fundamental na oração de um servo de Deus.
3. ESSA ORAÇÃO  REVELA A POSTURA CORRETA DO CRENTE EM ORAÇÃO, DIANTE DE DEUS
a)   Dependência de Deus (1-6)
b)  Humildade (9)
O que se vê diariamente nos programas “evangélicos” não é isso. Os apresentadores, arrogantemente, ordenam a Deus o que Ele tem que fazer.
Jesus Cristo ensinou no Sermão do Monte, que na oração, humildemente, pede-se a Deus o que seja necessário: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome! Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!”(Mat. 6:9-13)
c)    Obediência (10).Você quer que Deus o atenda, mas se esquece o que a Palavra de Deus diz: “Agrada-te, também, ao Senhor, e Ele concederá o que deseja o teu coração!” Salmo 37:4)
d)  Sinceridade (21). Se as suas atitudes mais parecem com as atitudes de Ananias e Safira em Atos 5:1-11, certamente, a sua parte é receber de Deus o que eles receberam!
e)   Retidão (21).Você está com a vida toda “torta”, orando a um Deus Santo, Justo, Reto, etc. E ainda quer ser atendido?
f)     Fé (2,3).
A oração sem fé não passa do teto e segundo Tiago, “...Não pense tal homem, que receberá do Senhor alguma coisa!” (Tiago 1:7)
g)    Reverência (12,14). Você não respeita a Deus. Você o trata como um subalterno seu, e, não como O Senhor da Glória.Você ora, tratando Deus como o seu empregadinho à sua disposição para atender as suas ordens. Isso é falta de reverência para com Deus, e ainda quer ser abençoado por Ele?
4. A ORAÇÃO  ABRANGE TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS DE NOSSAS VIDAS:
Podemos orar, pedindo:
Ø  orientação e direção. (5,8-9,12)
Ø  que nos ajude a conhecer e seguir a verdade v.5
Ø  Quando desaprendemos o que Ele ensina, podemos pedir que Ele nos reensine o que Ele quer para a nossa vida. (v.8)
Ø  orar, pedindo que nos conduza no caminho que devemos andar. v.9
Ø  que nos ensine o melhor caminho a seguir  (v. 12)
Ø  que nos liberte de algo. (12,15,17,22)
Ø  que perdoe os nossos pecados. (18)
Ø  que nos proteja dos perigos. (19-20)
Ø  que resolva a nossa angústia e aflição  (v. 16,18)
Ø  que resolva o nosso  sofrimento. (v. 18)
Ø  Que nos dê uma saída quando estivermos desolados. (v. 17)
Saber que podemos pedir tudo o que estivermos necessitando, sem exceção alguma, é sem dúvida um elemento essencial da oração de um servo de Deus.
5. A ORAÇÃO DO SERVO DE DEUS  É RESULTADO DA SUA INTIMIDADE COM DEUS. (11-14)
Temos intimidade com Deus:
1.     quando somos orientados por Ele. (v.5)
2.     quando seguimos a Sua verdade. (v.5)
3.     quando andamos no melhor caminho que Ele nos ensinou. (v.12)
4.     quando procuramos ser-Lhe obedientes. (v. 10)
5.     quando nós o tememos (14)
6.     quando os nossos olhos estão voltados continuamente para Ele. (15)
CONCLUSÃO
Neste salmo, Davi suplica ao Senhor proteção, orientação e perdão (vv.1-7), descreve alguns dos atributos de Deus (vv.8-14), e ora por livramento (vv.15-22).
Aprendemos neste salmo, que os segredos mais íntimos de Deus estão reservados para os seus servos fiéis.
Ao chamar a Lei de Deus de segredo, o texto bíblico demonstra que sua doutrina vai muito além da letra e só poderá ser compreendida por quem verdadeiramente amar a Deus – Único e Soberano - de todo o coração, alma, entendimento e força; e ao próximo como a si mesmo (Dt 6.5; Mc 12.29-31).
Este é mais um salmo que nos ensina duas grandes verdades, que estão descritas em todo o livro:
1.       Para os perversos, ímpios, arrogantes, e para todos que se aproximam das Escrituras sem verdadeira humildade e temor do Senhor, o conselho de Deus é como “um livro lacrado” (Is 29.11).
2.       Que as orações do verdadeiro servo de Deus, são contempladas por Deus. Deus abençoa e faz vitoriosa a vida dos seus servos fiéis. (3,10)
APELO: Como está a sua vida diante de Deus? Diante do exposto você tem condições de orar com tranqüilidade, paz de consciência, tendo convicção da  aprovação de Deus a sua vida?
             Você está em dia com Deus, de tal maneira que Ele possa atender as suas orações?
            É tempo de refletir!

          Pr. José das Graças Silva Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário