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segunda-feira, 26 de março de 2012

DEVEMOS ADORAR AO SENHOR

SALMOS 29
Louvai a majestade de Deus
Um salmo de Davi.
29 Tributai ao SENHOR, vós, filhos dos
poderosos, rendei ao SENHOR glória e força.
2 Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu Nome. Adorai ao SENHOR, por causa do esplendor da sua santidade.
3 A voz do SENHOR ressoa sobre o bramido das águas. O Deus glorioso troveja, o SENHOR está sobre a vastidão dos mares.
4 A voz do SENHOR expressa força; a voz do SENHOR é majestosa.
5 A voz do SENHOR quebra os cedros; o SENHOR despedaçou os cedros do Líbano.
6 O SENHOR faz o Líbano saltar como bezerro; e o monte Hermom, como cria de búfalo.
7 A voz do SENHOR corta os céus com raios flamejantes.
8 A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades.
9 A voz do SENHOR faz tremer as corças e desnuda os carvalhos nas florestas. E no seu templo todos bradam: “Glória!”
10 Acima do Dilúvio estabeleceu o Eterno seu trono. O SENHOR reinará para sempre.
11 O SENHOR concederá força ao seu povo; o SENHOR abençoará o seu povo com paz.
INTRODUÇÃO
            Este salmo é uma convocação para se prestar culto a Deus.
            O salmista diz que, não devemos atribuir glória a nós mesmos.
            Devemos reconhecer em Deus todos os atributos da natureza divina.
            Devido ao seu poder e amor devemos  adorar ao senhor.
1. DEVEMOS ADORAR AO SENHOR PORQUE ELE SE REVELA A NÓS. (3-11)
            Este salmo é semelhante ao 19, onde Davi contempla Deus se revelando ao homem, no que em Teologia Sistemática chamamos de REVELAÇÃO GERAL, ou natural.
            No Salmo 19 ele diz que “Os céus contemplam a glória de Deus e o firmamento (a terra) anuncia a obra das suas  mãos. (1)
            No salmo 29 o salmista contempla Deus se revelando majestosamente através da Sua criação e dos fenômenos naturais e alguns fatos que revelam a sabedoria de Deus.
Deus se revela através dos fenômenos naturais, que ele defende ser a voz do Senhor (3-9)
Ø  Ele diz, que é voz que percorre todos lugares da terra. (8)
Nem o deserto fica livre da revelação da presença, do poder e majestade do SENHOR.
Esta palavra do salmista pode ser comparada ao que ele diz no Salmo 139:7-10:” Para onde poderia eu fugir do teu Espírito? Para onde poderia correr e escapar da tua presença? Se eu escalar o céu, aí estás; se me lançar sobre o leito da mais profunda sepultura, igualmente aí estás.  Se eu me apossar das asas da alvorada e for morar nos confins do mar, também aí tua mão me conduz, tua destra me ampara.
Ele cita alguns fenômenos naturais como sendo Deus se revelando ao mundo através deles:
Ø  O bramido das águas (3)
Ø  Os trovões (3)
Quando cita os trovões Davi diz que a é a voz do Senhor vindo do alto, sobrepujando aos demais sons, inspirando reverência.
Ø  Os raios flamejantes (7)
Parece ser opinião geral dos comentaristas modernos que este salmo pretende expressar a glória de Deus conforme é ouvida no trovão retumbante, e vista na tempestade.
Aqui podemos fazer uma comparação entre o que o mesmo autor diz em dois salmos da sua autoria:
Ø  Os raios flamejantes iluminam tudo ao nosso redor. (7)
Ø  A “Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos!” Salmo 119:105
Deus está presente  em toda parte, e toda a Terra se cala ante a Sua majestade. A palavra de Deus na lei e no evangelho é também retratada aqui em sua majestade de poder.
            Por termos toda a revelação que nos apresenta Deus em toda a Sua glória, devemos adorá-Lo!
2. CONTEMPLANDO OS SEUS ATRIBUTOS DEVEMOS ADORAR AO SENHOR
O salmista contempla alguns dos principais atributos de Deus neste salmo:
1.       Atributo moral: A   Santidade divina. (1-2)
            Estes dois versículos inciais são uma chamada à adoração.
            A expressão hebraica בהררת “na beleza da sua santidade” (derivada da expressão הרר
“honrar ou magnificar”) é a forma mais literal e tecnicamente correta de dar eloqüência à santidade de Deus.
            Em sua vida desregrada, que ele mesmo tinha convicção de que com ela não poderia servir a Deus, Isaías  ao ser chamado para ser profeta, o primeiro passo da sua caminhada com Deus foi contemplar a santidade dEle.
Ele diz:” ...Eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime  trono,..Serafins estavam por cima dele...e clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo,  santo é o SENHOR dos exércitos; toda a terra está cheia da sua glória!” Isaías 6:1-3
Santidade é um dos atributos morais de Deus.
Santidade é a soma de todas qualidades morais de Deus. Ele é perfeitamente bom e possui todas as excelências morais, sem defeito algum.
Podemos dizer, também, que em relação a Deus, santidade é a soma de todas as suas perfeições.
Isso é algo muito profundo para nós, pois, adoramos o único Deus que reúne em si todas as perfeições.
2.      Atributos Naturais
No texto Deus se revela claramente, também,  com dois atributos naturais:  Onipotência e Onipresença .
       I.            A Onipotência divina
Em Teologia Sistemática aprendemos que, Deus é Espírito Pessoal, perfeitamente bom, Criador, sustentador e governador de todas as coisas. Isso é ser Onipotente! Só Deus tem este atributo!
Ao render-se à beleza da criação divina e de tantos fenômenos naturais enumerados por ele no texto, o salmista se dobra diante da Onipotência de Deus:
Ø  Na vastidão dos mares. (3)
Ø  No bramido das águas (3)
Ø  No trovão (3)
Ø  Nos relâmpagos com os seus raios flamejantes. (7)
Toda a convicção de segurança que o salmista revela encontrar em Deus, está entremeada com frases que descrevem a onipotência de Deus.
    II.            O Onipresença divina
Ao falar sobre a voz do Senhor percorrendo à terra, o salmista está contemplando este belo atributo que só Deus possui:
Ø  A voz do Senhor sobre as águas e a vastidão dos mares (3)
Ø  A voz do Senhor trabalhando no deserto (8)
Ø  A voz do Senhor cortando os céus. (7)
Ø  A voz do Senhor e o seu trabalho no Dilúvio. (10)
Ø  O Senhor entre o seu povo para abençoar. (11)
Qualquer criatura, onde estiver, pode consolar-se, desfrutando da presença de Deus.
“Muitos povos têm um Deus local; o Deus da Bíblia é, tanto local como universal, e tanto universal como local!” A.B.Langston
Isto significa, que onde estivermos podemos recorrer ao nosso Deus em todas e quaisquer circunstâncias.
Davi descreve os efeitos do poder de Deus:
Ø  Sobre Terra: as árvores, montanhas, animais, deserto,
Ø  Sobre os mares: o bramido das suas águas.
Ø  Sobre os céus: trovões, relâmpagos e raios, e tempestade quebrando até os cedros do Líbano.
Davi contempla todos estes efeitos da presença de Deus, seguidos pelo coro de “glória!”, que parte do homem no templo.
Por todos os atributos que só Deus possui, nós devemos adorá-Lo.
3. DEVEMOS ADORAR AO SENHOR, PORQUE SUPRE AS NECESSIDADES DA NOSSA ALMA
            Nos versos 4 e 11 podemos fazer  uma comparação entre o poder da voz do Senhor nos fenômenos naturais, com a Sua graça.
            A natureza revela o poder da presença de Deus na criação.
            O  Evangelho é “dinamite”, palavra traduzida por “poder” em Rom. 1:16.
O  Evangelho revela o poder da graça de Deus em nossas vidas:
3.1- Nos suprindo com forças (11)
3.2- Nos suprindo com bênçãos (11)
3.3- Nos suprindo com paz. (11)
            Esta certeza manifestada pelo salmista, de que o SENHOR abençoará e fortalecerá o seu povo, é mencionada 25 vezes por ele no livro de Salmos.
            É uma convicção de que Deus está presente nos fenômenos da natureza manifestando-se, mas podemos vê-Lo, especialmente em nossas vidas.
CONCLUSÃO
            Podemos descrever este salmo, como Salmo de Revelação, porque descreve Deus, manifestando-se em toda a Sua majestade.
            Assim, temos as obras e a palavra de Deus reunidas na revelação de Deus para interagir com o homem.
O caminho da tempestade é traçado, os atributos da palavra de Deus são repetidos, e Deus é magnificado em toda a terrível grandeza de Seu poder.
 Mesmo revelando Deus assentado em toda a Sua glória, o texto revela  Deus garantindo ao Seu povo o que mais precisa: forças, bênçãos e paz!
Este é o Deus que você adora, que o busca? Reflita!
 Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira

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