http://igbavitoria.blogspot.com.br/

quinta-feira, 22 de março de 2012

DIVERSOS ASPECTOS DA ORAÇÃO BÍBLICA

                      

Salmo 28
A resposta vem do Senhor
Um salmo de Davi.
28 A ti, ó SENHOR, eu suplico, Rocha minha, não deixes de ouvir o meu clamor. Pois, se permaneceres
em silêncio, serei como os que voltam ao pó.1
2 Ouve a voz das minhas súplicas, quando clamo a ti por livramento, quando ergo minhas mãos em direção ao Santo dos Santos.2
3 Não me juntes aos ímpios e maldosos, no castigo que a eles está reservado, pois falam como amigos com seus companheiros, mas, na realidade, abrigam crueldade no coração.3
4 Retribui-lhes segundo seus feitos, conforme suas más obras; responde-lhes na medida de suas ações e dá-lhes o que merecem.
5 Porque não desejam reconhecer os feitos do SENHOR nem as obras de suas mãos, Ele os destruirá e jamais permitirá que se reergam.4
6 Bendito seja o SENHOR, pois atendeu às minhas petições.
7 O SENHOR é a minha força e o meu escudo. Nele confiou meu coração e do SENHOR recebeu favor. Todo o meu ser muito se alegrou, e com meu cântico eu o louvarei.5
8 O SENHOR é a força do seu povo; Ele é a fortaleza salvadora do seu ungido.6
9 Salva o teu povo e abençoa a tua herança! Apascenta-os como seu pastor e conduze-os para sempre.7

INTRODUÇÃO
                Este é um salmo de Davi, escrito provavelmente na época da rebelião de Absalão.
                O fato deste salmo ser o seguinte ao 27, parece indicar que é sequência dele.
                Dentro das convicções que podemos perceber em Davi, podemos dividir este salmo em duas partes:
         I.            Davi está certo que Deus retribui ao malvado pelas suas impiedades e perversidades.(1-5)
Davi tem em mente um cotidiano dos ímpios nada recomendável:
Ø  São maldosos (3)
Ø  São hipócritas (3)
Ø  Praticantes  de más obras. (4a)
Ø  Suas ações não recomendam as bênçãos divinas. (4b)
Ø  Irracionalmente não reconhecem o que Deus tem feito e continua fazendo. (5)
Por tudo isso no final Deus destruirá o ímpio e  jamais permitirá que seja reerguido. (5b)
Davi não quer ser arrastado para a destruição juntamente com os homens ímpios e culpados. (3)
Ele não quer estar entre os ímpios na hora da retribuição divina contra eles. (4-5)
Na verdade, Davi está convictamente dizendo, que até a natureza proclama  o poder e a superioridade de Deus e que aqueles que deliberadamente ignoram ou negam,  terão uma punição divina severa.
Esta é a primeira parte da divisão deste salmo e a convicção de Davi.
        II.            Davi está certo que Deus intervém na vida do seu povo para abençoar. (6-9)
Para ele todas as provisões que  necessitamos, Deus tem e coloca à nossa disposição:
Ø  Ele Salva o seu povo. (9)
Ø  Ele Abençoa o seu povo. (9)
Ø  Ele Apascenta o seu povo. (9)
Ø  Ele Conduz  para sempre o seu povo. (9)
É por crer nessa verdade, que Davi intercede a Deus em favor do seu povo, crendo que essas provisões o crente só encontra em Deus.
Desta maneira Davi revela crer num Deus que,  retribui tanto ao que vive na impiedade, quanto ao justo:
Ø  Retribui ao ímpio com punições
Ø  Retribui ao justo com bênçãos
Davi está convicto que, não há como se livrar dos olhos e das mãos de Deus!
Embora possamos dividir este salmo ao meio, em duas partes distintas como vimos acima, todo ele nos apresenta  cinco aspectos variados da oração bíblica:
1. Orar é ter  o anseio de buscar a Deus. (v.2)
                “...erguer as mãos...” (2) = era costume oriental na oração. Shedd
Falando com Faraó, sobre a chuva de pedras, a sétima praga que Deus enviou ao Egito, para mostrar o Seu poder, diante do pedido de Faraó no sentido que Moisés pedisse a Deus a cessação da praga, “Respondeu-lhe Moisés: Em saindo eu da cidade, estenderei as mãos ao SENHOR; os trovões cessarão, e já não haverá chuva de pedras; para que saibas que a terra é do SENHOR!”Êxodo 9:29
Em seu momento de oração, diante do altar do SENHOR, diz-nos o texto sagrado: “Pôs-se Salomão diante do altar do SENHOR, na presença de toda a congregação de Israel; e estendeu as mãos para os céus, e disse: Ó SENHOR, Deus de Israel, não há como tu, em cima nos céus nem embaixo na terra, como tu que guardas a aliança e a misericórdia a teus servos que de todo o coração andam diante de ti!”  I Reis 8:22-23
Era o meio de comunicação entre os israelitas e Deus - "as mãos para o  lugar santíssimo".  Eles criam, que ali o Senhor falava ao povo.
Para nós, cristãos, o nosso “Santo dos Santos”, nosso “Propiciatório”, “nosso lugar santíssimo”, o nosso meio de chegar a Deus  é Nosso Senhor Jesus Cristo.
Anseio de Deus é um dos aspectos da oração bíblica.
2. Orar é dialogar com Deus.
Alguém disse que “o silêncio de Deus é o pior dos castigos!” Alguns motivos há para Deus ficar em silêncio:
I.                     Para provar a nossa fé.
II.                    Porque já nos falou e nós não O ouvimos.
Diante da incredulidade dos judeus, Jesus exclamou: “Jerusalém! Jerusalém! Que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não quisestes!”( Mateus 23:37) 
Deus criou o homem para ter com quem dialogar. A Bíblia é bem clara nisso ao mostrar Deus criando Adão e Eva, e falando com eles. (Gên. 1:27-29 e 3:1-3)
O ser humano não pode viver sem ouvir ao Senhor. Ao mesmo tempo Deus deseja falar com o homem e  revelar seus maravilhosos segredos.
E a pessoa que anda sobre a terra sem poder conversar com Deus é como um zumbi (morto-vivo).
Através da oração podemos falar com Deus, porque é um instrumento de diálogo com Deus.
Através da oração podemos passar por duas experiências maravilhosas:
Ø  Abrir o coração para  Deus. (v.2)
Ø  Ouvir o coração de Deus. (v.2)
É nesse diálogo com Deus, que muitas maravilhas podem acontecer na vida do crente que ora. Este é outro aspecto da oração bíblica.
3. Orar é agradecer pelas respostas divinas. (6-7)
                Davi louva a Deus e testemunha de sua confiança nEle. Confiou em Deus e Deus o socorreu. Por isso o seu coração encheu-se de louvor e gratidão.
                No livro dos salmos uma das lições que Davi nos deixa com clareza, é o prazer de louvar a Deus, agradecendo-O pelas bênçãos recebidas. Agradecer é um dos importantes aspectos da oração bíblica.
4. Orar é interceder  pelo próximo. (9).
                Davi nos ensina a interceder por pessoas individualmente e também por todo o povo de Deus. No texto ele pede pelo povo:
Ø  Que Deus salve o seu povo. (9)
Ø  Que Deus Abençoe o seu povo. (9)
Ø  Que Deus Apascente o seu povo. (9)
Ø  Que Deus Conduza  para sempre o seu povo. (9)
Há muitos motivos na vida do povo de Deus, que devam nos levar a orar sempre por todos.
Essa é uma das motivações para o crente que acha que não sabe orar e que não tenha muita coisa para pedir em oração.
Essas pessoas que precisam da nossa intercessão, estão ao nosso redor em todos os lugares: no lar, na escola, no trabalho, na vizinhança, no meio da nossa parentela, na igreja, etc.
Que tal começar uma vida de oração, colocando em prática este aspecto da oração bíblica?
5. Orar é ter a certeza da resposta divina (v.5)
                “Por causa da opressão dos pobres e dos gemidos dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o SENHOR; e porei a salvo a quem por isso suspira!  As palavras do SENHOR são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes. Sim, SENHOR, tu nos guardarás; desta geração nos livrarás para sempre!” Salmo 12:5-7
                Davi enfatiza no texto, que Deus sempre cumpre as suas promessas. Bendito seja o SENHOR, pois atendeu às minhas petições!” (6)
                Tiago diz: “Peça, ore, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do SENHOR alguma coisa!” (Tiago 1:6-7)
No texto, com a sua própria experiência com Deus Davi está nos ensinando a orar como disse Tiago, sem duvidar do que Deus possa fazer por nós em todas e quaisquer circunstâncias. Precisamos crer:
I.                     Que para Deus tudo é possível! “Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR?” (Gên. 18:14ª); “Porque para Deus nada é impossível!” (Luc. 1:37)
II.                    Que tudo é possível ao que crê.”...Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê!” Mr. 9:23
Jesus disse: “...se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível!” Mateus 17:20
Paulo reconheceu que o crente pode ter essa fé, que transporte montes. Ele disse:  “...ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei!” (I Cor. 13:2)
Ter a certeza da resposta da oração é ter uma vida de fé prática e muitas vezes é o que falta para que recebamos de Deus, o que lhe pedimos.
CONCLUSÃO
                Uma das maneiras de expressarmos a nossa fé em Deus é através da oração, porque é por ela que Deus derrama sobre nós a Sua graça e bênçãos!
                Davi nos apresenta neste salmo vários favores vindos de Deus:
1.       Ele ouve a nossa oração (6)
Orar é uma decisão sábia  na hora das fraquezas, do desânimo, e quando as necessidades batem em nossa porta.
Mas é, também, uma decisão sábia, quando tudo está bem. A orientação bíblica é “Orai sem cessar!” I Tess. 5:17.
No texto Davi nos apresenta outros favores de Deus:
2.       Deus  é a nossa força (7,8)
3.       Deus  é a nossa arma de proteção. (7)
A preocupação  do servo de Deus é de não tornar-se como o ímpio.
4.       Deus é o nosso auxílio. (7)
5.       Deus é a nossa direção. (9)
6.       Deus é a nossa salvação (9)
Quando tudo está dando errado na vida, não é culpa de Deus! O problema pode estar em nós! Pode ser até em nossa maneira de orar! E pode estar dando errado, também,  pela falta de oração em nossa vida.
Muita oração, muitas vitórias! Pouca oração, poucas vitórias! Nenhuma oração, pode acontecer de não vir nenhuma vitória!

Pr. José das Graças Silva Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário