http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 13 de outubro de 2013

ESTUDO BÍBLICO

O MISTÉRIO DA VONTADE DE DEUS

Texto Bíblico: Efésios 1:10-12
 INTRODUÇÃO
            Paulo está dizendo no texto, que a maldade e a destruição não agradam a Deus.
Diz-nos, também, que  tudo o que recebemos,  foi-nos dado pela e conforme a vontade  de Deus.
            Os mistérios da sua vontade mencionados neste capítulo referem-se ao que Deus quer, mas enfaticamente é destacado aqui  “aquilo que Deus idealiza fazer”.
            Paulo está dizendo neste texto, que Deus está operando, e continuará operando em sua criação, e que toda a criação é esfera da atividade da vontade divina.
            Todas as operações de Deus são executadas segundo a sua vontade, ou seja, conforme ao que agrada ao Senhor, conforme àquilo que “lhe parece bom”.
            Tudo quanto Deus faz em toda a Sua criação, é regido pelo seu amor, pela sua misericórdia, pela sua bondade. É por isso, que devemos depender dEle.
            No texto Paulo revela, que tudo quanto Deus faz, Ele o faz, tendo Jesus Cristo como seu alicerce.
1.  DEUS CENTRALIZA EM CRISTO TODOS OS SEUS    PLANOS. (9,10)
            Tudo que Deus faz envolve a atuação de Seu Filho, porque, “todas as coisas nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, principados, potestades. Tudo foi criado por meio dele e para Ele!” (Col. 1:16)
            Em Mateus 11:26-27ª: “Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai!”
            Jesus Cristo é  o Benfeitor universal de  todas as coisas.
Em relação à Igreja Ele é a Pedra angular, que sustenta o edifício. (I Pedro 2:6-7)
            Jesus Cristo é o Tronco da árvore, que sustenta toda a  estrutura sob Ele. (João 15:1-7)
            Ele é a Cabeça, que dá toda a direção para o Corpo inteiro, que é composto de todos os salvos. (Efésios 1:21-23)
A palavra “..propósito...” no original grego “boule”, significa “conselho”, “desígnio”, em Cristo.
            Paulo destaca aqui, que “nas operações de Deus” a iniciativa sempre é de Deus, doando a sua chamada e os dons celestiais.
            Mas destaca, também, que os conselhos e chamada de Deus, tanto a um indivíduo quanto a uma nação,  podem ser rejeitados, repelidos e insultados, de modo a anular ou mesmo adiar os planos de Deus. Isso aconteceu sempre com o povo de Israel.
            A soberania de Deus não anula o “livre-arbítrio” do homem, porque Deus quer que o homem participe da execução dos seus propósitos. Em toda a Bíblia é assim!
            De alguma maneira isso faz parte dos mistérios da vontade de Deus.
2.  EM CRISTO SOMOS FEITOS HERANÇA DE DEUS.(11)
            No primeiro versículo a vontade de Deus está associada à chamada  para o ministério apostólico. No versículo onze está associada a doação da herança aos salvos.
            Deus salva o homem, dando-lhe a vida eterna como herança, e agora salvo o homem, é vontade de Deus que o salvo seja um instrumento que Deus possa usá-lo.
            Deus criou todas as coisas, para o seu benefício. Todos os benefícios, espirituais e materiais, nos chegam por intermédio dele, para a sua glória e bem-estar.
            Herança no texto tem dois sentidos:
1) Os remidos são tomados como  a herança de Cristo.
2) Os remidos foram feitos participantes da herança de Cristo.
            Desde o VT a Bíblia está revelando essa preciosidade:  “Porque a porção do Senhor é o seu povo...” Deut. 32:9-10
            A glorificação é a grande herança, que envolve Deus e o seu povo. Paulo diz em II Tess. 1:10-12: “Quando naquele dia Ele vier ser glorificado nos seu santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido, pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra com poder todo desejo de bondade  e toda obra de fé, para que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo!”
            Isso faz parte do mistério da vontade de Deus.
3. O FIM É QUE SEJAMOS PARA O SEU LOUVOR E GLÓRIA. (12)
            Em termos exatos, a glorificação de Cristo é também a nossa, pois, seremos o que Ele é, e possuiremos o que Ele possui. Biblicamente salvação é isso!
            Isso acontece, quando a salvação traz ao salvo a “duplicação” de Cristo em sua vida.
            A verdadeira salvação traz ao salvo uma natureza similar à de Cristo, porque Cristo é o “modelo” da nova criação.
            Quando Cristo é modelo para o crente, tal crente redunda em louvor para o Senhor.
            1) Esse louvor deve ser dado pelos lábios, louvando ao Senhor pelas suas obras de bondade e amor.
            2) Deve ser dado pela vida.
            3) É louvor da sua glória!
            3.1- Exaltando a magnificência da sua Pessoa.
            3.2- Por estar Jesus Cristo cumprindo os seus desígnios e desejos relativos  aos homens.
            3.3- Louvor, por servirmos de instrumentos das obras eternas do nosso Deus, para os Seus propósitos elevadíssimos,  para que o querer de Deus seja realizado.
            A glória de Deus consiste de:
            1. Sua bondade para com as suas criaturas.
            2. Sua própria magnificência!
            3. A elevadíssima espiritualidade de Sua Pessoa.
            4.  Sua santidade e seu poder absolutos.
            5. E Sua graça, que torna-O digno dos louvores de todos.
            Em todos estes casos, os salvos são os meios usados para exaltar a Deus, o possuidor dessas qualidades.
            Paulo foi um exímio pregador, no sentido de que o crente em tudo deve glorificar a Deus. (I Cor. 10:31)
            Isso faz parte do mistério da vontade de Deus.
4. QUE  EM CRISTO ESTEJA A CONVERGÊNCIA  DO PRÓPRIO UNIVERSO. (10)
            “Anakephalaico” – “sumariar”, “recapitular”, “reunir”. É o mesmo vocábulo usado por Paulo em Rom. 13:9: “...tudo nesta palavra se resume: “amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.
            A criação inteira está sumariada, reunida e resumida em Cristo, tendo nele o seu ser, propósito, destino e centralidade.
            Essa convergência tem a finalidade de revelar, também, que em Cristo está a restauração de qualquer que seja a parte da criação.
            Isso acontecerá na “plenitude dos tempos” (v. 10) ≠ de “plenitude do tempo”, ou seja, “o tempo certo e apropriado” (Gál. 4:4). Aqui (v. 10)  é a parousia, Segunda Vinda de Jesus Cristo, quando tudo será de Cristo e existirá em torno dele.
Em Efésios 1:23: “Cristo é o corpo da igreja, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas!”, a ideia central de Paulo aqui é, que em Sua Segunda Vinda, Jesus restaurará todas as coisas no mundo, porque ali “Jesus Cristo será tudo para todos!” Todos os seres do universo giram em torno de Jesus Cristo. (Rom. 8:21 e I Cor. 15:28)
            Essa convergência expressa o mistério máximo dos propósitos de Deus.
            Todo o bem-estar e a unidade universal de todas as coisas, tudo se centraliza em Jesus Cristo.
            Todas as coisas encontram a sua existência, propósito e significado em Jesus Cristo.
            O Único caminho para se aproximar de Deus é Jesus Cristo.
            Jesus Cristo é o ponto culminante nos propósitos de Deus. É nEle que todas as coisas têm a sua existência e sentido.
            Quando Jesus Cristo está fora da existência, a vida perde o seu sentido, e deixa de ter grandes propósitos.
CONCLUSÃO
            Dentro deste mistério da vontade de Deus até mesmo os perdidos encontrarão lugar para o seu perdão e restauração.
            A expressão “...todas as coisas...” “to panta” refere-se à criação inteira e inclui todos os seres inteligentes.
            ...to panta...” “nos céus” e “na terra”. Na plenitude dos tempos, tanto o que está nos céus, quanto o que está na terra convergirão a Cristo.
            Esta expressão “...na terra...” reveste-se de um significado muito especial, em que a missão de Cristo alcançará todos os tipos de homens, judeus, não-judeus, etc, sem distinção.
            A restauração de todo o universo, tendo como pano de fundo a redenção do homem, é o ponto central dos mistérios de Deus, revelados neste texto.
            Quem tem estragado e corrompido o universo é o homem. Salvo e restaurado o homem, ele será o agente de transformação do que ele mesmo estragou.
            Paulo fala disso em Rom. 8:19-22:”Porque sabemos, que toda  a criação, a um só tempo. Geme e suporta angústias até agora. (22). A ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus, porque a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade dos filhos de Deus!”

APELO
Se você precisa de restauração em alguma área de sua vida, busque-a em Jesus Cristo.
            

 Pr. José das Graças Silva OLiveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário