http://igbavitoria.blogspot.com.br/

quinta-feira, 27 de março de 2014

ESTUDO BÍBLICO: Salmo 75

EXALTADA SERÁ A  HONRA  DOS  JUSTOS
Texto Bíblico: Salmo 75
Hinos: 151 CC, 255 CC


















Deus, o grande Juiz dos povos
Ao mestre do coro, de acordo com a melodia Não Destruas.  Um salmo e cântico da família de Asafe.
75 Nós te exaltamos, ó Eterno; graças a ti rendemos, e sentimos a proximidade de tua presença; todos proclamam os teus feitos maravilhosos.
2 Pois disseste: “Quando Eu escolher o tempo apropriado, farei justiça com retidão.
3 Trema, entretanto, toda a terra com seus habitantes. Eu lhe firmei as colunas.
4 Aos arrogantes ordenei: Não sejais insolentes! E aos ímpios repreendo: Não levanteis a vossa fronte.
5 Não ergais com soberba a vossa voz contra os céus; não faleis com insolência contra a Rocha”.
6 Não é do Oriente nem do Ocidente, tampouco é do deserto, ao sul, ou das montanhas ao norte que vem a vitória.
7 É Deus quem julga: a um rebaixa, a outro eleva!
8 O SENHOR tem na mão uma taça, cujo vinho espuma, cheio de mistura; dele dá a beber: sorvem-no até a última gota, bebem-no todos os ímpios da terra.
9 Quanto a mim, para sempre proclamarei esses feitos; cantarei louvores ao Deus de Jacó.
10 O orgulho dos perversos abaterei, porém exaltada será a honra dos justos.
INTRODUÇÃO
Este salmo é uma oração de ação de graças e adoração prestada a Deus.
Tudo indica que o salmista reflete neste texto o tempo em que a Assíria ameaçava Israel, e o povo de Israel buscava alianças e ajuda do Oriente e do   Ocidente e os profetas, incluindo Isaías, condenavam essa atitude, dizendo que deveriam buscar ajuda do Senhor. (II Reis 18:13-19:37)
A Septuaginta   associa este salmo à invasão assíria.
Este é um poema que exulta a soberania e equidade do SENHOR.
Equidade - Reconhecimento de que os direitos são iguais para todos, expresso em julgamento, ação, atitude etc.; EQUIVALÊNCIA; IGUALDADE. Caldas Aulete
Equidade significa que “Deus julga a todos, sem fazer acepção de pessoas!”Atos 10:34
Dentro deste contexto o salmista escreve para confortar e fortalecer o povo de Deus, ressaltando que, o povo de Deus é honrado, e Deus exalta a honra do Seu povo!
1. É A PRESENÇA DE DEUS QUE EXALTA A HONRA DOS JUSTOS. (1)
O ímpio deve ter muito cuidado para não blasfemar de Deus e do Seu povo, porque Deus é a  “Rocha” do Seu povo. (4-5)
Rocha simboliza a natureza inabalável de Deus e a segurança que o crente tem Nele.
Nós, os cristãos temos na pessoa de Cristo, a nossa Rocha (Pedra) fundamental. “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. (1Co. 3.11).
Uma verdade ressaltada pelo salmista é que a presença de Deus, que honra o justo,  é resultado da “graça divina”. (1)
Graça é favor imerecido. A Sua presença e tudo o que faz por nós, não é pelo que somos ou fazemos.
Por sermos pecadores, não merecemos a presença de Deus em nossas vidas, nem que dirija as nossas ações.
A Sua presença e tudo o que Ele faz por nós, é por pura graça.
É fantástico saber que pela Sua graça, Deus exalta a honra dos seus servos.
2. A EXALTAÇÃO DOS JUSTOS  VEM INTEIRAMENTE DE DEUS. (6-7)
Pela Sua decisão Deus não deixará passar em branco as atitudes insensatas dos incrédulos e maldosos, e exigirá a devida prestação de contas,  ao mesmo tempo em que Ele exaltará a honra dos seus servos. (7,10)
Essa é uma obra do julgamento de Deus em duas etapas:
  1. O Julgamento Final que será determinado exclusivamente pelo próprio Senhor, segundo sua graça, justiça e sabedoria absolutas.
  2. Segundo o que diz toda a  Bíblia, Deus está olhando diariamente a todos os homens, e muito do que no cotidiano acontece em suas vidas, é resultado do julgamento divino:

O salmo em estudo inclui tudo isso como Deus julgando a todos os homens. (7):
2.1- Ele rebaixa a quem quer. (7)
2.2- Ele eleva a quem quer. (7)
O  salmista está dizendo aqui que, a vida de todos os homens, está nas mãos de Deus.
Todas as ações dos homens, para serem bem sucedidas,  dependem de Deus.
 “Farei justiça” (2) “julgarei”, envolvem duas ações distintas:
  1. Condenar o culpado, punindo os que fazem o mal.   
  2. Recompensar os que fazem o bem.

O texto é claro que Deus é contra e punirá a arrogância dos ímpios e a sua teimosia em desafiá-Lo. (4-5)
“Ele dá força e poder aos justos e destrói os maus e transgressores!” (7) NBV
Assim, Deus é apresentado como o Soberano Governador do mundo, e com o Seu controle do universo está seguro que o julgamento será certo e justo. (2-5)
Deus é o Supremo Juiz. A vida de todos, quer queiram ou não, está sujeita  a Ele, seja para condenação ou para a salvação.
Deus é quem julga os homens, para rebaixá-los, ou para elevá-los. (7) 
Não em um lugar determinado, mas em um tempo determinado, exercendo o Seu papel de Juiz, Deus fará a justiça certa, exaltando a honra dos justos.
3. DEUS EXALTA A HONRA DOS JUSTOS COM VITÓRIAS. (6)
Mesmo sob as piores circunstâncias o Senhor é o alicerce de seu povo.
Por isso, nenhum obstáculo ou confusão deve nos impedir de fazer aquilo que Deus requer de nós.
Quanto mais as coisas estiverem desarranjadas e confusas, mais prontamente devemos buscar o Senhor, submissos à Sua santa e soberana vontade.
Precisamos crer que,  o socorro que precisamos, vem somente de cima, do Senhor: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação!” Tiago 1:17
Se procurarmos ser honrados como servos de Deus, Ele exaltará a nossa honra com bênçãos e vitórias.
CONCLUSÃO
A Palavra de Deus deixa claro neste texto bíblico, que qualquer posição que alcançarmos na vida, é operação de Deus. O crédito é de Deus.
Como disse Jesus em sua Oração Intercessória em João 17, vivemos num mundo violento e cruel, degenerado pelo mal, e no meio deste mundo armado e violento contra os servos de Deus, devemos confiar que Deus cuida daqueles que nele confiam.
A decadência moral de um povo ou geração jamais afetará os fundamentos da justiça divina, como disse o escritor aos Hebreus:
“Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade!” Hebreus 12:28
Um resumo pode ressaltar as duas verdades deste salmo:
-Deus pune e destrói os ímpios em sua vida de transgressões, de tal maneira que, num tempo determinado  por Ele, tudo o que era bom foi transformado em ruínas. (Salmo 1:6)
-Com a Sua presença Deus abençoa o crente em todas as situações, e isso produz adoração e louvor.
O apelo que o salmista inspirado por Deus faz, é que, é um péssimo negócio, querer viver afastado e contra a vontade de Deus.
Neste apelo o salmista, com experiência própria está afirmando que o melhor é viver na presença de Deus, amando-O e fazendo a Sua vontade, porque Deus exalta a honra a quem O honra!
Isso quer dizer que Deus dignifica, enobrece e Enaltece a honra de quem O honra.

Pr. José das Graças Silva Oliveira



Um comentário: