http://igbavitoria.blogspot.com.br/

sexta-feira, 14 de março de 2014

ESTUDO BÍBLICO

 COM TODA  A  CERTEZA DEUS É BOM
TERCEIRO LIVRO
Salmos 73 a 89
A prosperidade e o fim dos ímpios
Um salmo da família de Asafe.
73 Com toda a certeza Deus é bom para Israel, ou seja, para todos quantos cultivam um coração sincero!
2 Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei.
3 Porquanto eu acumulava inveja dos arrogantes, ao ver a prosperidade desses ímpios.
4 Eles não passam por crises e sofrimentos, e têm o corpo esbelto e saudável.
5 Estão livres dos fardos cotidianos impostos a todos os mortais, não são atingidos por doenças como a maioria das pessoas.
6 Por isso, a soberba lhes serve de colar e, em seu orgulho, se vestem de violência.
7 Do seu íntimo brota a maldade, assim como da sua mente transbordam todos os ardis.
8 Eles zombam, e suas palavras são repletas de malícia; em sua arrogância exaltam a própria corrupção.
9 Contra os céus dirigem as palavras de suas bocas, e pela terra fazem espalhar a maldade de suas línguas.
10 Por isso, seu povo se volta para eles e se delicia sorvendo suas palavras até saciar-se.
11 Eles questionam: “Acaso poderá Deus saber disso? O Altíssimo se ocupará desses
assuntos?”
12 Assim são os ímpios: sempre seguros, acumulando riquezas.
13 Pensando dessa forma, em vão conservei puro o coração e lavei as mãos em sinal de inocência?
14 Para que me atormento o dia todo, e sou repreendido, toda manhã?
15 Caso levasse a efeito me expressar assim, eu teria renegado a linhagem de teus
filhos.
16 Todavia, quando busquei compreender tudo isso, reconheci que estava diante de uma tarefa muito acima das minhas forças;
17 até que entrei na Casa de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios.
18 Na verdade, tu os colocas em terreno escorregadio e os fazes cair na destruição.
19 Como são destruídos de repente, absolutamente tomados de terror!
20 São como um breve sonho que se vai assim que acordamos; quando te levantares, ó Senhor, tu os farás desaparecer.
21 Quando meu coração estava amargurado e no meu íntimo curtia a inveja,
22 era eu um insensato e ignorante; minha atitude para contigo era semelhante a de um animal irracional.
23 Contudo, sempre estou diante de Ti; portanto, tomas a minha mão direita e me susténs.
24 Tu me diriges de acordo com os teus desígnios, e no fim me acolherás em glória.
25 A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti!
26 Embora minha carne e meu coração definhem, Deus é a rocha do meu coração
e minha herança para sempre.
27 Eis que perecerão os que de ti se afastam, tu exterminas a todos os que te rejeitam.
28 Eu, porém, tenho por felicidade estar na presença de Deus. Em ti, Eterno Deus, deposito minha plena confiança, para proclamar todas as tuas obras!
INTRODUÇÃO
            Os escribas primitivos escolheram este salmo, para abrir o Livro III do Saltério como haviam escolhido o salmo 1 para abrir todo o hinário.
            O Livro III do Saltério é constituído dos salmos 73 a 89.
            A maioria dos comentaristas bíblicos atribui o salmo 73 a Asafe, que era Ministro de Música de um dos coros levíticos de Davi. (Salmo 39;42,50)          
Este salmo aborda uma das questões mais profundas de todos os tempos: “Porque os servos de Deus sofrem, enquanto incrédulos contumazes prosperam?” (Salmo 39,49)
            A conclusão bíblica sobre isso é que Deus é bom para todos os homens, querendo que todos se arrependam e sejam salvem.
 “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade!” I Tim. 2:3-4 
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se!” II Ped 3:9
            Mesmo que os ímpios prosperem nesta vida, o salmista faz uma ampla descrição do seu fim trágico:
·         O lugar onde estão é escorregadio. Poderão cair a qualquer momento.  18
·         A aparência material que eles tanto idolatram, não tem valor para Deus. (20)
·         A aparência material que tanto esnobam, não tem valor eterno.
·         A destruição os aguarda num abrir e fechar de olhos.
·         Serão levados à desolação. (19)
·         Serão consumidos em terrores.
·         Verão  as suas vidas e os seus bens como um sonho que acaba  quando a pessoa acorda. (20)
Diante de tudo isso, o salmista prefere e professa confiar inteiramente em Deus.
A comunhão com Deus é nossa sabedoria, nossa honra, nossa segurança, nossa paz, e nossa riqueza! (28)
Diante de toda a sua observação o salmista encontra fortes razões para concluir com certeza que Deus é bom:
1. DEUS NOS SUSTENTA. (23)
            Por ser o Criador, Deus é o dono do ouro e da prata e de todas as riquezas que há na terra.
            Por ter tudo em Suas mãos, Ele pode dar as prosperidades a quem quiser, porém, prosperidade material não é o propósito de Deus na criação do homem.
            Tanto no AT quanto no NT a comunhão com Deus e  a salvação da alma são as maiores riquezas que Deus quer dar.
            Para Deus os seus propósitos são as únicas coisas valiosas em nossas vidas. 22-28 
O salmista crê que, Deus não recompensa a virtude com coisas terrenas. Ele recompensa  consigo mesmo, com a Sua presença abençoadora.
Em qualquer que seja a situação, o melhor  é  voltar-se para o Senhor com louvor e adoração, crendo que Deus sustenta os seus. Esta é uma das razões porque devemos ter certeza que Deus é bom.
2. DEUS NOS DIRIGE. (24)
            Aprendemos neste salmo que, mesmo que a vida do servo de Deus na terra seja de provações, com a direção de Deus a sua vitória final  estará garantida.
            As piores provações de um servo de Deus estão relacionadas com os desejos da carne.
            Paulo diz que é uma verdadeira guerra espiritual: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança! Gálatas 5:16-22
            Mais da metade do salmo 73 mostra o conflito entre a carne e o Espírito, mas em seus últimos versículos contemplamos  a vitória do Espírito sobre a carne.
            O bem estar do servo de Deus não está nas coisas terrenas, e sim, em suas relações pessoais com Deus. Realmente Deus é bom!
3. DEUS É A SEGURANÇA DO NOSSO CORAÇÃO. (26)
            Ele é a nossa segurança interior! Os levitas israelitas não recebiam herança na terra. O Senhor era a sua porção na Terra prometida e viviam dos dízimos e ofertas que o povo consagrava a Deus.
Aqui neste salmo, por ser levita, o escritor considerava Deus a sua porção. Vejamos o que a Bíblia fala sobre essa questão:
“E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação..., no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão,
Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão!” Núm. 18:21-24
“Por isso Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como o SENHOR teu Deus lhe tem falado!” Deut. 10:9
“OS sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão.
Por isso não terão herança no meio de seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como lhes tem dito!” Deut. 18:1-2
            O salmista não era um recalcado por não ser possuidor de riquezas materiais. Pelo contrário, ele crê na soberania de Deus em todas as circunstâncias que envolvem a vida dos seus servos.
            Ele conclui este salmo, convidando o seu povo para celebrar com louvor e adoração as misericórdias e bondade do Senhor.
            Como atualmente, todos os servos de Deus de todos os tempos tem testemunhado que, Deus age justa e corretamente.
            Eles confiaram em Deus e disseram que o servo de Deus nunca será confundido e nem desamparado. Hebreus 13:5
            Estes servos, em todos os tempos, passaram por duras provas e tribulações, mas Deus os livrou em todas as situações.
            Depois de refletir sobre a prosperidade que os ímpios alcançam e o seu fim trágico, o salmista conclui que, Deus é a segurança eterna do nosso coração. Ele é realmente bom!
4. NO FIM DEUS NOS ACOLHERÁ EM GLÓRIA. (24)
         Tenho ido em muitos velórios e sepultamentos de pessoas pobres e ricas, mas nunca vi uma “urna fúnebre”, um  caixão, com gavetas para levar carro do ano, mansões, edifícios, fazendas, ou dinheiro, etc. Tudo o que é material fica restrito a este mundo terreno. É um prazer muito passageiro, para poucos anos, e na maioria dos casos, quando não se tem relacionamento adequado com Deus,  é prazer que se transforma em tortura eterna. Seria tão bom se cada um fizesse essa reflexão!
            Devemos encarar a vida à luz da eternidade, porque o que conta não é como se começa, nem quanto tempo dura na terra.
O que se conta não é  como se alcança prosperidades materiais, nem o seu montante e variadade.
O que se conta   é o fim da jornada neste mundo.
Séculos depois Jesus fez esta avaliação da vida: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” Mat. 16:26
            O salmista chega à conclusão que, quando a morte chegar, a vida terrena terá um fim com toda a prosperidade material.
            Ele proclama no texto que Deus é o que nos faz viver eternamente.
            Antigamente cantávamos um corinho que diz: “Quem tem Jesus, tem tudo; quem não tem, não tem nada!
Comentando o versículo 24, Russell Shedd, disse que, “O único desejo religioso dos crentes deve ser, ter Deus como Guia na terra e como Pai e Chefe de família nos céus!” (24)
CONCLUSÃO
Podemos contar com a presença abençoadora de Deus. Suas mãos nos seguram e a Sua palavra nos guia. Ele é a nossa fortaleza e a nossa herança.
            Com desonestidade os ímpios, geralmente,  alcançam muita prosperidade material, vivem arrogantemente na terra, mas não têm nenhuma esperança nem garantia para a eternidade.
            Este salmo afirma que os ímpios cairão da sua arrogância, e receberão como recompensa: a eterna separação de Deus. (27)
            Não importa a condição social e econômica na terra, o fiel servo de Deus recebe como riqueza: a comunhão plena e eterna com Deus.
É erro grave e extremamente perigoso, pensar que a nossa relação com Deus se reflete apenas nas prosperidades.
Mesmo quando sofremos nesta vida, podemos ter certeza que Deus não abandona nem desampara os Seus servos fiéis.
Quem quer desfrutar da comunhão com Deus já nesta terra, experimentará o seu amor, e terá a eternidade inteira para estar em Sua presença.
Asafe começa o livro III do Saltério, reconhecendo o valor da Casa de Deus, pois, foi alí que ele ganhou convicções de todas estas verdades expostas por ele neste salmo. (17)
APELO
            O salmista apresenta duas alternativos e o homem só pode estar dentro de uma:
·         Os que se afastam de Deus estão à caminho da ruína.
·         Deus é a fonte e a causa do bem-estar que Ele oferece aos que se aproximam dele.
Qual dessas duas alternativas é a sua? Reflita e decida ter Deus em sua vida e viver em comunhão com Ele.

Pr. José das Graças Silva Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário