http://igbavitoria.blogspot.com.br/

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Síndrome da Talidomida

Você já sabe o que é isso? 


Você ou alguém em sua casa pode ser uma vítima dessa doença.
Há alguns direitos para quem é portador desse mal. 
A Síndrome da Talidomida é uma anomalia, que causa má formação do feto e já são milhares de pessoas afetadas em todo o mundo. É uma doença causada por um medicamento chamado Talidomida. 
A doença causa problemas para o aspecto físico, causando complexos e afetando os relacionamentos na sociedade, porque os portadores sentem-se diferentes dos outros seres humanos.
 O remédio chamado Talidomida foi desenvolvido pelos alemães e entrou no mercado em 1954, com o objetivo de controlar a ansiedade e enjoos das mulheres grávidas. Após seis anos de comercialização foi descoberto que o tal remédio provocava má formação dos fetos das gestantes, porque penetrando na área placentária, interfere na formação do feto, causando anomalias, como encurtar os membros do corpo em formação, causando defeitos auditivos, visuais, problemas na coluna vertebral e no aparelho digestivo e até problemas cardíacos.
Esse remédio foi proibido no mundo todo em 1961 e no Brasil tardiamente só em 1965. Neste ano o Dr. Jacobo Sheskin, médico israelense, descobriu que o remédio era eficaz no tratamento do Mal de Hansen, e devido a um bom número de portadores dessa doença no Brasil, o remédio voltou a ser comercializado em nosso país. Em 1997 as mulheres em idade fértil foram proibidas de usá-lo.
O remédio sempre foi utilizado para tratar doenças como Câncer, vitiligo, Leucemia e Lupus . Alia-se a isso  uma tremenda falta de informação e o uso exagerado de auto medicação, o que fez com que a Síndrome de Talidomida continuasse em nosso país. Chegando ao ponto desse medicamento hoje ser produzido pelo governo brasileiro e distribuído pelo nosso Ministério da Saúde. Você quer mais?
Nós podemos ver muitas pessoas deformadas em nosso país, com braços bem curtos, pernas bem curtas, atrofiamento da coluna vertebral, problemas de audição ou de visão, com a estatura atrofiada e problemas seríssimos na pele. Tudo isso pode ser a prova de que essa pessoa em sua casa é portadora do que a medicina tem chamado de  Síndrome de Talidomida.
Os portadores desses males têm direito a pensão alimentícia desde 1982, sendo que o Presidente Lula sancionou uma lei criada pelo Senador Tião viana do PT-AC, que pode indenizar, por danos morais as vítimas dessa síndrome. Algumas vítimas já receberam entre R$50 mil reais e  R$400 mil reais de indenização. 
Já existe jurisprudência em nosso país a respeito dessa questão. Se você é uma vítima desse mal ou alguém da sua família, procure os seus direitos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário