http://igbavitoria.blogspot.com.br/

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ESTUDO BÍBLICO


OS RESULTADOS DA ESPERANÇA EM DEUS 
Ação de graças e súplicas
Ao mestre de música. Um salmo de Davi.
40 Depositei toda a minha esperança no SENHOR, e Ele se inclinou para mim e ouviu meu clamor:
2 tirou-me do fosso fatal, do charco lamacento, assentou meus pés sobre uma rocha e orientou meus passos.
3 Em minha boca colocou uma nova canção, um cântico de louvor ao meu Deus. Que muitos possam compreender o que me aconteceu e venham a adquirir confiança e temor no SENHOR.
4 Extremamente feliz é aquele que no SENHOR deposita sua plena confiança e que não segue os arrogantes, nem aqueles que cultuam a mentira.
5 Ó SENHOR, quantas maravilhas tens realizado, bem como teus desígnios! Quisera eu poder proclamá-los e pregá-los todos, mas são por demais numerosos.
6 Fizeste-me compreender que nem oferendas e sacrifícios desejaste; não requereste de mim holocaustos para remir meus pecados.
7 Então declarei: Eis aqui estou! No pergaminho está escrito a meu respeito.
8 Tenho imensa alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua Lei está no íntimo do meu ser.
 9 Às multidões anunciei os teus atos de justiça, pois meus lábios não se puderam conter, como tu mesmo sabes, ó Eterno.
10 Não oculto em minhas entranhas a tua justiça; falo da tua fidelidade e da tua salvação. Não escondo da grande assembléia a tua lealdade e a tua verdade.
11 SENHOR, não mantenhas longe de mim a tua misericórdia: sempre me guardem o teu amor e a tua verdade!
12 Pois incontáveis males me cercaram, minhas muitas culpas se apoderaram do meu ser e me turvaram completamente a visão; desgraças mais numerosas que os cabelos da minha cabeça e, por isso, meu coração perdeu o ânimo.
13 Agrada-te, SENHOR, em libertar-me; apressa-te, SENHOR, em socorrer-me!
14 Sejam humilhados e frustrados todos os que conspiram contra a minha vida; retrocedam humilhados os que desejam a minha ruína.
15 Fiquem aturdidos com sua própria vergonha os que zombam de mim.
16 Entretanto, regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam. Proclamem sempre aqueles que amam a tua salvação: “Grande é o Senhor!”
17 Quanto a mim, sou um pobre e necessitado, o Senhor, contudo, pensa em mim. Tu és meu amparo e meu Libertador: não tardes mais, ó Eterno, Deus meu!
INTRODUÇÃO
            O  texto salienta a bondade de Deus que sempre vem nos socorrer e salvar.
            Não importa as profundezas do perigo, se clamar a Deus, Ele estende as suas mãos, e com a sua misericórdia Ele liberta e dá segurança.
            O texto é de ações de graças e louvores pelos livramentos dados por Deus a Davi e ao seu povo em situações aflitivas no passado.
É o seu testemunho e louvor, que levou muitas pessoas a temerem = amar com fé e reverência a Deus: “E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor!” (3)
 O texto reconhece que, na vida há problemas, mas ocupa-se de falar sobre os resultados da esperança em Deus:
1. DEUS OUVE A ORAÇÃO DO CORAÇÃO CONTRITO
            O texto retrata uma experiência de oração respondida: “Esperei com paciência...Ele se inclinou para mim...e ouviu...” (1)
            Através da oração nós demonstramos a esperança que temos diante de tudo que Deus pode fazer por nós.
            A oração livra de grandes problemas, que talvez, no caso de Davi fosse uma enfermidade,  alguma situação de perigo de morte,  perigos da perseguição.
            O texto é uma afirmação de que quando se espera em Deus, a bênção chega no momento certo.
            Davi expressa o valor da oração do contrito, dizendo:

  • “Bem-aventurado é aquele, que coloca no Senhor a sua confiança e não em si mesmo!”
  •  Bem-aventurado aquele que não harmonizou-se nem afeiçoou-se com os mentirosos!
  •  Bem-aventurado é aquele que põe a sua esperança no Senhor! (1)
Quando se espera em Deus, Ele pode realizar maravilhas numerosas e incontáveis em nossa vida.
2. DEUS  ERGUE E ESTABELECE O CAÍDO
            É provável, que Davi esteja referindo-se ao fato de estar fugindo das perseguições, escondendo-se e passando dias de muitos tumultos.
            O que parecia uma derrota, era Deus lhe tirando da insegurança e o firmando sobre a rocha da suficiência divina. (Salmo 18:31-33)
“O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão!”(37:23-24)
Este  salmo faz lembrar das misericórdias e intervenções do Senhor no passado, motivando o crente no presente.
O crente pode confiar totalmente no socorro de Deus em todos os momentos e circunstâncias.
Deus é abençoador da vida de todos os que nele confiam Salmos 4 e 9).
Podemos entender esse soerguer de Deus para com o caído do texto, dizendo: “...Alegra-me fazer a tua vontade...!” (6-11).
Estaria ele referindo-se as perseguições impostas pelo rei Saul, querendo tirar-lhe a vida?
Creio, que, nesta vontade de Deus, incluía:

  1.  Davi ter paciência, mansidão e amor ao rei Saul,  não revidando os seus ataques. Davi até poupou Saul, e deixou que Deus fizesse a obra de colocá-lo no trono.
  2. O prazer em fazer o que agradava a Deus, pois, ele mesmo disse, que, “Dentro em meu coração está a tua lei!” (8, 1-5)
  3. Os serviços que Davi prestou a Deus durante toda a sua vida, dirigindo o povo de Deus. (6-10)
  IV.            Como líder, ele presta um grande serviço a obra de Deus, ensinando ao povo os caminhos do Senhor. (9)
  Com os lábios proclamando a justiça do Senhor! (9)
  Proclamando a fidelidade do Senhor! (10)
  Proclamando a verdade do Senhor! (10)
  Proclamando a graça do Senhor! (10)
  Proclamando a salvação do Senhor! (10)
            Em nenhum momento Davi foi um homem desesperado e sem rumo, porque ele sabia que Deus estava no controle de todos os acontecimentos na vida do crente.
3. DEUS O SUSTENTA O CRENTE
Para entender este texto é necessário saber de alguns acontecimentos naquele momento, narrados no final de I Samuel, que aconteceram durante mais um menos uma semana:

  • Podemos dizer que, Davi estava exilado em Ziclague. 
  • Havia grande lamento devido à destruição de Ziclague (I Samuel 30:4-6)
  • Os amalequitas derrotaram os comandados de Davi, e levaram cativas as suas  famílias. (I Samuel 30:4-6)
  •  Os filisteus venceram a Israel em Gilboa, e ainda mataram o rei Saul. (II Sam. 1:1)
  • Seu grande amigo Jônatas morreu na guerra contra os filisteus. 
  • A guerra travada pelos israelitas contra os filisteus não era do agrado de Davi, porque neste tempo, entre os filisteus Davi tinha bons amigos. Inclusive, esses filisteus, naquele momento eram os anfitriões de Davi e dos seus moços e familiares.
Neste contexto, Davi e os seus comandados perderam toda a sua família e depois a recuperaram.
Este é um salmo em que as lembranças das misericórdias e intervenções do Senhor no passado motivam o crente a confiar totalmente no socorro de Deus em todas as horas (observe os Salmos 4 e 9).
            Deus é benevolente para com todos aqueles que nele confiam.
4. DEUS O SUPRE COM ALEGRIAS SEMPRE NOVAS
É incomparável a felicidade conquistada pelo crente que obedece à Palavra do Senhor, pois ela é eterna e não se desvanece ao longo dos embates diários desta vida (1.1; 31.23; 32.1-2; 146.5; Jr 17.7). Há grandes motivos para as alegrias do crente:
a)Alegrias pelas maravilhas realizadas por Deus na vida. (5)
      Davi e os seus comandados, aparentemente, perderam a guerra, porém, tudo o que aconteceu trouxe vitória cabal a Davi e os seus comandados! Vejamos:

  • Houve a recuperação dos seus familiares!
  • Houve a vitória militar!
  • Devido a vitória militar, adquiriram grande despojo!
  • Embora, Davi tenha ficado triste com a morte do rei Saul, como bênção 
  • dos céus, Saul deixou de perseguí-lo.
  b) Alegrias pelos propósitos inigualáveis de Deus para com os seus servos. (5)
            Existe uma alegria especial para quem confia em Deus e odeia o mal.
            As bênçãos divinas que enchem de  alegria o servo de Deus, são muitas, são incontáveis.
CONCLUSÃO
            Que consolação saber que Deus cuida de nós, que Ele nos ajuda e nos libertará no meio das mais terríveis aflições.
            O texto afirma que, as bênçãos de  Deus não são o resultado da adoração ritualista, mas, da entrega voluntária do adorador ao Senhor: “Fizeste-me compreender que nem oferendas e sacrifícios desejaste; não requereste de mim holocaustos para remir meus pecados. Então declarei: Eis aqui estou! (6-7ª)
            É uma afirmação que há bênçãos e vitórias para o adorador obediente.
            Todas as pessoas que têm um encontro autêntico e profundo com o Senhor, e que experimentam a ação poderosa do Espírito de Deus reinando em sua vida, não conseguem deixar de testemunhar ao mundo o amor e a paz que agora sentem da parte de Deus, mesmo em meio às circunstâncias mais difíceis da vida.
Por isso, a evangelização na Igreja não é apenas um programa, muito menos uma técnica, mas a expressão natural, real e viva da ação misericordiosa e transformadora do Senhor, na vida dos crentes.
Ainda no VT o servo de Deus já dizia: “Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas!” 9.1
Mais tarde o profeta alertava: “Tu, ó Sião, que anuncias boas-novas, sobe o um monte alto! Tu, que anuncias boas-novas a Jerusalém, ergue a tua voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aí está o vosso Deus!” Is 40.9
O verdadeiro servo de Deus tem prazer em proclamar o que Ele tem feito em sua vida. O mundo precisa desse testemunho!
Podemos testemunhar, que Deus ouve a oração do contrito, que Deus ergue e estabelece o caído, que Ele sustenta o crente e que o supre com alegrias sempre novas.

Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário