http://igbavitoria.blogspot.com.br/

sábado, 26 de janeiro de 2013

ESTUDO BÍBLICO















DEUS GARANTE UM PATRIMÔNIO SUPERIOR E DURÁVEL PARA OS PERSEVERANTES
"Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos; Ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados. Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável. Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. "Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa!" Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma!"  Hebreus 10:32-39 - Shedd
Uma das realidades da vida é que em certo sentido é mais fácil resistir à adversidade que à prosperidade, mas nem sempre isso é fácil, porque, como no caso dos destinatários da Carta aos Hebreus, por causa de Cristo eles estavam sendo perseguidos, com  saqueamento dos seus bens; é provável, que muitos foram presos, enquanto outros morreram por defender a sua fé cristã.
O apelo que o autor faz no texto bíblico é, que, "devemos ser o que fomos no melhor momento das nossas vidas!" O Cristianismo não exige coisas impossíveis, até mesmo, porque, cremos, que "tudo posso naquele que me fortalece!" Fil. 4:13
Devemos ser hoje tão amorosos, retos, honestos, amáveis, corajosos e corteses, de boa fama, laboriosos e esforçados, como fomos em nossos melhores momentos. Poderíamos ter o seguinte lema: "Nunca serei menos que o melhor!" (v.32)
Devemos ter a firmeza de Josué e Calebe, que quando os demais espias olharam somente para os "gigantescos" obstáculos e caíram no deserto, Calebe fez calar o povo dizendo: "Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela!" Núm. 13:25-33. 
Sempre teremos "uma pedra em nosso caminho!" (Carlos Drumond de Andrade). A diferença entre essa pedra de Drumond de Andrade  e a que o crente encontra em sua vida, é que com fé firmada no Senhor, o servo do Senhor  pode ultrapassá-la e vencê-la.
Para os momentos turbulentos de nossas vidas, temos diante de nós algumas recomendações bíblicas:
  1. Não podemos nos esquecer, que temos a promessa de um patrimônio superior a qualquer riqueza que este mundo nos possa oferecer. É patrimônio durável, porque ultrapassa a esfera terrena. É eterno! Os Heróis da fé creram nisso e a Bíblia fala sobre Abraão, que pela fé, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa, porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador!" (Hebreus 11:8-10). Nós, os crentes em Jesus Cristo, também, devemos viver cada momento, vislumbrando a glória que nos está prometida. 
  2. Não devemos fazer parte dos que retrocedem para a perdição. O Senhor diz no texto, que, "se retroceder,  nele não se compraz a minha alma!" (v. 38) Muitas pessoas fazem uma decisão, aceitando a Jesus Cristo como Salvador, mas, diante das primeiras lutas e oposições (que muitas vezes são grandes), desanimam e voltam para a vida pecaminosa. Deixam de praticar o que há de mais precioso na vida cristã: Que "o justo viverá pela fé!" (v.37). Quando se vive pela fé, Jesus disse, que se for do tamanho de um grão de mostarda, pode-se remover montanhas, e nada será impossível!" (Mat. 17:20). "Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam!" (Heb. 11:6) Não há motivos, para desanimar e retroceder!
  3. A palavra principal deste texto é PERSEVERANÇA. Para incentivar a perseverança o autor utiliza algumas expressões como  "não abandonar! Não retroceder! "tendes necessidade de perseverança!" 
Até Satanás sabe da importância da perseverança, inclusive, é esta a sua principal virtude, e por ela ele tem as suas principais vitórias contra o incrédulo. 
Conta-se, que uma viúva era mãe de  filho único, que já em meia idade, era muito incrédulo, enquanto a sua mãe era uma crente muito consagrada a Deus. O jovem não gostava de ir à igreja, e sempre que ía, chegava em casa colocando defeito em alguém que via na igreja: Achava o pastor feio, os crentes hipócritas, as crianças rebeldes durante o culto, etc. E sempre que ele falava de defeito na vida de alguém a mãe mostrava alguma qualidade positiva na vida do mesmo. Certo dia, quando chegaram da igreja em casa, o rapaz disse à mãe: Hoje ví lá na igreja, alguém, que, não acredito que a senhora vá dizer que tem pelo menos uma qualidade! A mãe perguntou: E quem é esse alguém? Ele disse: É o Diabo. Para a sua surpresa a mãe lhe disse: Você está muito enganado! O Diabo tem uma grande qualidade, que inclusive muitas pessoas não têm: é a perseverança!
Precisamos saber, que Satanás, até  quando estamos dormindo, ele está, perseverantemente  trabalhando contra todos os propósitos que Deus tem para as nossas vidas. 
O  texto bíblico diz, que, quem quer ter posse desse patrimônio superior e durável e dos galardões prometidos por Deus, precisa ter perseverança na fé e na disposição de viver para Jesus Cristo.
É preciso cultivar a vida cristã e a adoração a Deus; é preciso que o crente seja diligente, para tornar-se madurecido, deixando o simples leite da palavra e da doutrina, a fim de participar do "alimento sólido!"; É necessário ao crente, perseverar no uso de seus talentos e dons espirituais, e esforçar-se por produzir com abundância todos os aspectos do fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23); É necessário que estimulem-se uns aos outros ao amor e boas obras, não negligenciando os cultos de adoração da igreja, onde são encorajados e fortalecidos. (Hebreus 10:24-25)
Segundo o que diz o texto bíblico, não há promessa para quem não persevera e deixa de fazer a vontade de Deus. Pense nisso!
Aqui há uma convocação a não sermos nunca menos do que fomos em nossos melhores momentos! A verdadeira vida é o caminho para Cristo, então ninguém pode permitir o luxo de extraviar-se ou deter-se.

Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário