http://igbavitoria.blogspot.com.br/

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MORTE



DAR AO IDOSO O DIREITO DE MORRER, OU EXIGIR QUE ELE MORRA?


Taro Aso, Ministro de Finanças e Vice-Primeiro-Ministro do Japão, em reunião do Conselho de Reformas da Segurança Social, disse que idosos devem se apressar e morrer, e não custar dinheiro aos cofres públicos para tratamento de saúde.
Taro Aso disse: “Deus nos livre se você é forçado a viver, quando você quer morrer. Você não pode dormir bem quando você pensa que está tudo pago pelo governo. Isso não vai ser resolvido, a menos que a você  seja dado o direito de apressar-se a morrer. Eu não preciso desse tipo de atendimento. Vou morrer rapidamente!”
Aso argumentou ainda, que já tem instruções escritas orientando que não quer que sua vida seja prolongada artificialmente.
Além do desrespeito para com os idosos, ele foi mais ridículo ainda ao referir-se aos doentes que se alimentam através de aparelhos, chamando-os de “Povo Tubo”.
Diante da grande repercussão, o ministro voltou atrás, dizendo que estava falando de si mesmo e dos seus desejos e não do seu povo, mas esqueceu-se, que aquilo que se escreve pode-se passar a borracha e apagar, o que se digita pode deletar-se, mas o que a boca fala, não tem como apagar.
Esse ministro disse essa “besteira”, porque é político de alto escalão, nasceu em família industrial de “sangue azul”, é neto de Shigeru Yoshida, um dos mais influentes primeiros-ministros do Japão, homem forte que ajudou a levantar das cinzas o Japão, após a Segunda Guerra Mundial que arrasou o seu país. O ministro é  casado com a filha de outro ex-premiê.
O Japão é um dos países mais antigos da terra , possui uma população de 128 milhões de habitantes, e o panorama sobre a velhice no Japão não favorece em nada essa palavra do ministro, porque: 

  • É uma questão de muita sensibilidade no país. 
  • Um quarto dos seus habitantes têm mais de 60 anos de idade. 
  • Segundo a AFP, a previsão para os próximos 50 anos é que a população de idosos no Japão suba para 40%.
Há algumas razões porquê esse ministro vomitou essas "besteiras": 
  • Ele nasceu em uma família com alto poder aquisitivo. 
  • Sempre viveu em berço esplêndido.
  • Sempre foi sustentado com os privilégios políticos, que poucos possuem.
  • Os políticos possuem os melhores planos de saúde.
  • Simplesmente, porque é desrespeitoso  para com as classes menos favorecidas.
Como podemos perceber, como na terra dos Tupiniquins, em outros lugares do mundo, inclusive em lugares considerados países de Primeiro Mundo, os políticos não têm a mínima consideração com os idosos e demais carentes do país.
Como o que não presta, geralmente é logo copiado, fiquei a pensar: "Já pensaram se essa moda pegar?"
O nosso consolo é saber, que os idosos e os carentes do Sistema de Saúde Pública no Brasil, não tem como piorar, porque já estão no último degrau da descida, já estão no "fundo do poço!"

Fonte:  http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013

Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira








Nenhum comentário:

Postar um comentário