http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 27 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL


UM VERDADEIRO  INFERNO EM TERRA GELADA
Santa Maria no Rio Grande do Sul é uma cidade, distante aproximadamente 300 quilômetros de Porto Alegre, com uma população de pouco mais de 261.000 habitantes, temperatura média anual entre 16° C e 20° C. Para se ter uma ideia a temperatura hoje às 14 horas era de 27° C.
Santa Maria é a 5ª maior cidade do Rio Grande do Sul, também é uma cidade universitária com mais de 30.000 estudantes universitários em vários cursos.
Atualmente Tarso Genro é governador do Estado.
Nesta cidade, nesta manhã por volta de 02 h e 30 min, devido a um incêndio durante uma festa organizada para universitários na Boate Kiss, morreram 232 pessoas das quais 120 eram homens e 112 mulheres, e, ainda, 117 feridos, sendo que  a  Brigada Militar já havia noticiado através de redes de televisão a existência de 245 mortos e 48 feridos. A média de idade das vítimas era de 20 anos.
Durante apresentação de um show pirotécnico feita por uma das bandas, o fogo atingiu o teto construído e isolado com espuma, e alastrou-se criando um clima de guerra com muita fumaça que intoxicou mais de 300 pessoas.
Essa foi a segunda maior tragédia de incêndio em toda a história do Brasil, que segundo levantamento das autoridades, 90% dos mortos a causa teria sido asfixia provocada pela fumaça.
Segundo informações, uma turma inteira da Universidade Federal de Santa Maria simplesmente acabou.
Ouvindo várias emissoras de televisão, detectei algumas razões que levaram o nosso país a ser notícia no mundo todo devido a este desastre:
1ª) O sistema de segurança e proteção do lugar era totalmente falho, não tendo portas de emergências adequadas e as que haviam não foram abertas naquele momento; Uma sobrevivente afirmou, que só havia uma porta de saída funcionando no prédio; pessoas morreram dentro do banheiro, porque com a fumaça intensa muitos pensaram que a porta do banheiro era de emergência.
2ª) Ganância e impunidade! Como em muitos casos que acontecem no Brasil, o dinheiro valeu mais do que vidas, pois, muitos tentaram sair do local, mas segundo sobreviventes que testemunharam nas emissoras de TV, alguns seguranças impediram que saíssem antes de pagar a comanda (a conta).
3ª) Exibição de shows pirotécnicos em ambiente fechado com um número de pessoas maior do que a capacidade do lugar.
4ª) Alguém disse, que os extintores não funcionaram naquele momento de tamanha tragédia. Estavam vencidos, ou os seus manipuladores não sabiam como ativá-los? Fica como uma incógnita!
5ª) O jeitinho brasileiro, pois, segundo algumas autoridades que falaram em emissoras de TV, a boate estaria com o Alvará de Licença do Corpo de Bombeiros vencido desde agosto de 2012. Não devem ser punidos por isso, porque o Brasil é o país do jeitinho, das sonegações e das irregularidades. Se alguma autoridade vier a fechar estabelecimentos irregulares, certamente fechará muitas, muitas e muitas empresas e projetos.
Um lado muito triste de tudo isso é saber que alguns  pais e familiares estiveram no local para fazer reconhecimento de até três membros da família.
No meio da tragédia, quem deu um grande exemplo de humanidade foi a Presidenta Dilma, que abandonou três importantes reuniões de cúpula no Chile e voltou imediatamente para Santa Maria, dizendo: “Quem precisa de mim hoje, é o povo brasileiro!” Que exemplo lindo!
Mas, poderá revelar em maior intensidade essa humanidade, provocando a criação de leis que protejam melhor o nosso povo na saúde, educação, segurança e moradia.
Não precisamos condenar ninguém por estes acontecimentos, porque estes jovens que foram vitimados, não estavam em uma igreja, e sim, em lugar próprio para tais fatos tão tristes.
Que tudo isso sirva de exemplo para quem quer buscar alegrias em lugares pecaminosos. O sábio escritor disse: “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte!” Provérbios 16:25
A verdadeira alegria só Jesus Cristo pode dar, e, contrastando com o que muitos buscam, Ele disse: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim!" João 16:33 "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o dá o mundo!" João 14:27
Toda esta postagem, foi baseada nos noticiários das várias redes de televisão e testemunhos de sobreviventes. Creio que só saberemos o que precisamos sobre o fato, após a conclusão do processo instaurado pela justiça.
Aos familiares de todas as vítimas quero expressar os meus sentimentos e estaremos orando a Deus, pedindo consolo para todos que sofrem muito neste momento de incomparável dor.


Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário