http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 4 de agosto de 2013

ESTUDO BÍBLICO NO LIVRO DE SALMOS

COMO O CRENTE ENFRENTA AS ADVERSIDADES
Texto Bíblico: Salmo 55
Súplica do perseguido
Ao regente do coro: com instrumentos de corda.
Um poema sacro de Davi.
55 Ó Deus, presta ouvido à minha oração e não ignores a minha súplica!
2 Atende-me e responde-me! Sinto-me perplexo em minha queixa,1
3 conturbado com a gritaria dos meus inimigos e a opressão dos ímpios, porque descarregam sobre mim suas maldades e me atacam com fúria.
4 Em meu peito agita-se o coração, terrores mortais caíram sobre mim.
5 Temor e tremor me invadiram, e cobre-me
o pavor.
6 Então, eu declarei: “Quem me dera ter asas de pomba para voar e encontrar um abrigo!”
7 Sim, eu fugiria para longe, para ficar no deserto.
8 Procuraria, às pressas, um refúgio seguro contra a tormenta e as tempestades.
9 Ó Senhor, destrói os ímpios; confunde a língua deles, pois vejo violência e brigas na cidade.2
10 Dia e noite, fazem ronda sobre muralhas. Lá dentro, maldade e crimes.
11 A destruição impera dentro da cidade; a opressão e as fraudes jamais abandonam suas ruas.
12 Não é apenas um simples inimigo que me insulta – eu o suportaria – não é um adversário que se levanta contra minha pessoa – eu dele me defenderia –
13 mas és tu, meu companheiro, meu confidente e amigo mais chegado.
14 Justamente tu, com quem eu partilhava da mais agradável e íntima comunhão, enquanto caminhávamos com a multidão festiva em direção à Casa de Deus!3
15 Portanto, que a morte apanhe meus inimigos de surpresa! Que todos eles desçam vivos à sepultura, pois entre eles o mal achou morada.
16 Eu, porém, clamo a Deus e o SENHOR me salvará!
17 De tarde, de manhã e ao meio-dia, lamento
angustiado, e Ele ouve a minha súplica.
18 Ele me resgata ileso da batalha, sendo muitos os que estão contra mim.4
19 Deus, que reina desde sempre, me ouvirá
e os humilhará!
(Pausa)
Pois os ímpios jamais mudam seu modo de agir e não têm o temor de Deus.
20 Quem estendeu as mãos contra os seus aliados, profanou sua própria aliança.
21 Sua fala é mais macia que a manteiga, contudo a guerra habita em seu íntimo; suas palavras são mais suaves que o azeite puro, todavia são afiadas e perigosas como o punhal.
22 Entrega tuas preocupações ao SENHOR! Ele te sustentará; jamais permitirá que o justo venha a cair.5
23 No entanto, tu, ó Deus, farás descer ao abismo da destruição todos aqueles assassinos e traidores, os quais não conseguirão viver nem a metade dos dias que lhes estavam reservados. Eu, porém, deposito toda a minha confiança em ti!

INTRODUÇÃO
Este salmo escrito por Davi, é um canto para ser acompanhado com instrumentos de cordas. Spurgeon
É um Maschil,  e há nele ensinamentos de grande profundidade e sentido para todos.
É provável que o texto esteja refletindo a fuga de Davi, diante da rebelião de seu filho Absalão, e a traição do seu amigo íntimo  Aitofel. (II Sam. 15-17)
Neste texto Davi  nos ensina a buscar socorro em Deus, para vencermos todas as conspirações contra nós e todas as adversidades.
Este salmo nos ensina que o lugar mais protegido e afastado das garras do mal são os braços do Senhor. 6,8,22
Como outros salmos vemos aqui declarações de ruínas e fracassos dos ímpios, inclusive revelando que, muitos ímpios não vivem metade dos dias que Deus reservou para eles.
Porém, o conteúdo básico do texto é dar diretrizes para o crente enfrentar as adversidades.
1. O CRENTE ENFRENTA AS ADVERSIDADES NÃO COM A FUGA. 6-8.
Os homens praticam várias  modalidades de fugas diante dos problemas e situações embaraçosas  que a vida lhes apresenta:
  • Fuga Geográfica – mudar de bairro, de cidade, de Estado,  de um país para outro, e até de igreja.

A única mudança que ajuda transformar a adversidade em bênção e vitória é a mudança do homem interior, mudança de vida no modo de pensar, de falar e de proceder.
  • Fuga da Vingança – muitos só pioram a sua situação, quando recorrem à vingança, porque “violência só gera violência!”

Quem serve a Deus, não usará de vingança contra os seus opositores. A Bíblia assegura que, a Deus pertence a vingança e sempre Ele fará melhor e com justiça.
  • Fuga do Suicídio – este é o mais lamentável fim de uma vida de incredulidade e sem Deus.

O suicídio ao invés de solucionar adversidades, enche a família de tristezas, de angústias, de remorso e acrescenta outras dificuldades, e ainda leva o suicida à perdição e condenação eternas, porque a Bíblia garante que o homicida não entra no reino dos céus, e o pior homicida é aquele que tira a própria vida.
  • Fuga dos Vícios: Fumo, drogas, bebidas alcoólicas, etc

A pessoa se droga para “esquecer” dos problemas, e quando passa a reação da droga, todos os problemas estão diante dela novamente.
Em situações de adversidades e tristezas nada disso trará vitórias e bênçãos.
Não há soluções em qualquer que seja o tipo de fuga.
2. O CRENTE ENFRENTA AS ADVERSIDADES , EVITANDO A AMARGURA (9-15)
A situação de Davi era muito difícil e cheia de adversidades:
  • Inimigos por todos os lados (3)
  • Opressão até de amigos! (12-13)
  • Acusações! (3)
  • Sofrimento no  íntimo do coração!
  • Terrores da morte! (4)
  • Temor e tremor. (5)
  • Violência e brigas na cidade! (9)
  • Violência e contendas! (10-11)
  • Iniquidade e malícia! (110)
  • Maldades! (11)
  • Astúcia contra ele e engano. (21)
  • Traição! (12-14,23)

Nada disso levou Davi a amargura. Pelo contrário, ele buscou em Deus o seu refúgio e a solução.
A amargura não soluciona problemas, e faz o amargurado sentir a dor das adversidades duas ou mais vezes.
Com amargura o crente não tem forças para enfrentar as adversidades.
3. O CRENTE ENFRENTA AS ADVERSIDADES, EM ORAÇÃO DEPOSITANDO TODA A CONFIANÇA EM DEUS. (1-2, 16-23 e I Pedro 5:7
São várias as expressões de oração e confiança em Deus neste texto:
  • Inclina os teus ouvidos à minha oração. (1)
  • Não te escondas da minha súplica.
  • Atende-me. (2)
  • Ouve-me.
  • ...eu invocarei ao Senhor! 16)
  • De tarde, de manhã e ao meio-dia, orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. (17)

O sentido deste versículo 17 é o de estar sempre vigiando e orando sem cessar. Esta é a fórmula de Jesus para vencermos as adversidades.
  • Deus que reina desde sempre, me ouvirá. (19)
  • Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado! (22)

Diante das adversidades e profundas  tristezas, em oração  devemos recorrer a Deus.
A receita de Davi para o momento das crises, baseado em experiência própria,  é confiar na bondade e poder de  Deus.
Deus nos ama e se interessa por todos os detalhes de nossas vidas e está sempre pronto para nos ajudar em todas as situações difíceis.
Confiar em Deus é a única solução garantida, porque abre as portas da intervenção divina.
São várias as oportunidades para, em oração,  confiarmos nos cuidados do Senhor:
  • Quando oramos! 1-3

A Bíblia reprova a oração sem fé. Tiago diz que, a oração sem fé não passa do teto. Quem ora sem fé, não tem nada para receber de Deus: "...Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa!" Tiago 1:6-7
  • Quando nos sentimos fracos! 4-7
  • Quando nos sentimos cercados de tribulações por todos os lados. 9-11
  • Diante da traição! 12-14,20-21
  • Quando Deus nos dá livramentos. 18. Esta é a oração de ação de graças pelas bênçãos recebidas. 
É muito bom pedir a Deus e ser atendido, mas é igualmente bom, aprender a agradecer a Deus pelas bênçãos que Ele nos dá.
  • O crente deve orar em todas e quaisquer circunstâncias e situações. 22

CONCLUSÃO
A Bíblia é clara, quando diz que, “o crente tem um fardo para carregar, e uma obrigação para ocupá-lo: "Diante do fardo  deve entregar tudo nas mãos do Senhor".
O texto apresenta uma promessa para encorajar o crente em situação de adversidades: “Deus o susterá!”
Fugir não trará soluções para as adversidades!
Nas adversidades e tristezas o crente sabe que a amargura o fará sofrer duas ou mais vezes, por isso a evitará.
A receita da vitória sobre as adversidades é enfrentá-las com oração, depositando toda a confiança em Deus.

Pr. José das Graças Silva Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário