http://igbavitoria.blogspot.com.br/

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O PASTOR E O SEU TRABALHO





O PASTOR QUE FAZ O TRABALHO COM ALEGRIA E NÃO GEMENDO  



Texto:Hebreus 13:7,17 
7- “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregam a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram!” 
17- Obedecei aos vossos líderes e submetei-vos a eles, porque eles se privam do sono para velar por vossas almas, conscientes de que terão que dar conta do que se lhes tem confiado. Fazei assim para que possam cumprir sua missão com alegria ao invés de tristeza; porque se lhes sois causa de tristeza, porque isso não aproveita a vós outros!” 

INTRODUÇÃO 
O que mais alegra um pastor, é ter uma igreja que o apóia com oração, com consagração ao trabalho de Deus, e com cuidados a ele e a sua família. 
O que mais faz um pastor trabalhar gemendo, é não ter uma igreja amorosa para com ele e sua família, bem como para com a causa de Deus.
O conselho bíblico é que o pastor deve trabalhar com alegria e não gemendo. 

1. O PASTOR QUE FAZ O TRABALHO COM ALEGRIA E NÃO GEMENDO É CONSCIENTE DAS SUAS FUNÇÕES. 

1- Sua Função é Guiar 
No Salmo 23, uma das funções que Davi dá a Deus, como Pastor, é GUIAR as suas ovelhas. Ele diz v. 2-3: “...Leva-me para junto das águas de descanso; Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome!” 
Crentes que tem no seu pastor o seu “guia espiritual”, certamente escaparão dos efeitos perniciosos dos elementos anti-cristãos e das tendências para o erro que surgirem na igreja local, e no Cristianismo contemporâneo. 
2- Sua Função é Pregar a Palavra de Deus 
Quando o autor sagrado enfatiza o “pregar a palavra de Deus” ele está combatendo os desvios e a apostasia, bem como as más influências dos ensinamentos errôneos, incluindo interpretações não-cristãs da Bíblia. 
Charles Haddon Spurgeon, (19 de junho de 1834 — 31 de janeiro de 1892), foi um pregador batista britânico. Converteu-se ao cristianismo em janeiro de 1850, aos quinze anos de idade. Aos dezesseis, em 1851, pregou seu primeiro sermão; no ano seguinte tornou-se pastor de uma Igreja Batista e depois tornou-se na época o pastor da maior Igreja Batista da Inglaterra com muitos milhares de membros. Spurgeon tornou-se, também, um grande escritor e um dos pregadores mais importantes do século XVIII e do seu continente. Em seu livro O COMBATE DA FÉ, Spurgeon disse: 
Você já ouviu falar "da igreja do futuro" que devemos ter em vez da Igreja de Jesus Cristo. As correntes extremas receberão ateus, e podemos esperar que também incluirão espíritos maus. Por certo, será uma igreja maravilhosa quando a virmos! Será qualquer outra coisa que você quiser, exceto uma igreja. Quando os soldados de Cristo tiverem incluído em suas fileiras toda a bandidagem do adversário, será que haverá qualquer exército para Cristo? E isso não significa claramente uma rendição logo no início da guerra? Acho que sim. 
Spurgeon está com isso, dizendo, que os mestres a quem a igreja deve respeitar são aqueles que lhes transmitiram e transmitem a mensagem pura do evangelho, e que estão protegendo o rebanho contra a invasão da apostasia. 
Estamos vivendo uma época em que as igrejas, inclusive muitas de nossa Denominação Batista, não estão interessadas na mensagem do Evangelho. 
Prova disso são os cultos que vemos em muitas igrejas hoje: Se o pastor permitir, o “Culto”, não passa de um período de cânticos, inclusive com mensagem que não leva o pecador a reflexão sobre a sua situação espiritual, nem edifica os crentes, porque muitos nem sabem o que estão cantando. 
Felizes as igrejas que ainda têm um pastor que tem como objetivo pregar a mensagem pura do evangelho. Esta é a função básica do pastor e da igreja também. 
3- Sua Função é Velar Pelas Almas das Suas Ovelhas. 
Velam- O trabalho do pastor é justamente VIGIAR! 
“...Velam...” No grego, é literalmente, “estar sem sono”, como uma sentinela bem desperta, que não pode dormir, assim é um pastor alerta. 
Os crentes estão dormindo, enquanto os seus pastores estão orando por eles. 
Mas, tem o sentido, também, que em todas as circunstâncias o pastor está cuidando das suas ovelhas. 
Em qualquer circunstância em que o crente está, principalmente quando tudo lhe é contrário, a quem ele busca? O pastor! E, dependendo da circunstância, se for buscar outra pessoa, a situação poderá piorar! 
No sentido espiritual os mestres cristãos que buscam salvar outros da indolência e da apostasia, são os sentinelas que Deus colocou na igreja. 

“Velam por vossas almas” - É uma grave responsabilidade, que um homem tenha que dar conta dos atos de outra pessoa, enquanto já é difícil dar conta dos seus próprios atos! 
“Cuidar” ou “guardar” o bem-estar das ovelhas do rebanho é uma tarefa muito séria, e Deus deu essa tarefa ao pastor. 
4- Terá uma Função no Dia do Juízo: Dará Conta a Deus da Vida de Cada Ovelha. 
O julgamento começará pela “Casa de Deus” (I Ped. 4:17)- “Porque a hora do julgamento chegou, e deve começar primeiro entre os próprios filhos de Deus. E se até mesmo nós, que somos cristãos, devemos ser julgados, qual será o destino terrível que aguarda aqueles que nunca creram no Senhor”? 
Todos os crentes terão de prestar contas diante do Tribunal de Cristo (II Cor. 5:10): “Porque todos nós teremos de comparecer diante de Cristo para sermos julgados e termos as nossas vidas desnudadas - diante dele. Cada um de nós receberá o que merecer pelas coisas boas ou más que tiver feito neste corpo terreno”. 
Tenho uma preocupação, que mesmo o apóstolo Paulo teve em sua experiência com os crentes coríntios: “Os crentes que já deveriam ser mestres e exemplos de serviço cristão, são os que tomam muito tempo do pastor com problemas e mais problemas para serem resolvidos, porque não são consagrados a Deus!” 
Nós, os pastores, mais do que os outros cristãos, teremos de prestar contas ao Tribunal de Cristo, por termos assumido mais profunda responsabilidade. Jesus Cristo disse: “....Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão!” (Lucas 12:48) 
O autor sagrado faz um apelo aos seus leitores para que ajudem aos seus pastores em sua responsabilidade, para que desse modo haja proveito para todos. 
De alguma maneira o autor sagrado está, também, aconselhando, a que, em todas as situações, os pastores sejam líderes fiéis e que promovam a fidelidade da parte daqueles que exercem autoridade. 

2. O PASTOR QUE FAZ O TRABALHO COM ALEGRIA E NÃO GEMENDO É AQUELE QUE TEM UMA IGREJA CONSCIENTE DO COMPORTAMENTO QUE DEVE AO SEU PASTOR. 

1- Deve Ser Comportamento da Igreja,Lembrar do Seu Pastor 
Ter a consciência da autoridade que o pastor exerce sobre o rebanho. Quando se deve lembrar do seu pastor? 
* Quando você estiver comendo um delicioso prato, juntamente com a sua família! 
* Quando você estiver comprando uma roupa bem bonita para você ou para sua família! 
* Quando você estiver se preparando para um bela viagem de férias e descanso! 
* Quando você estiver reunido e em plena comunhão com a sua família, sentindo o valor de uma família em paz. 
* Sem dúvida alguma, quando você estiver orando a Deus, o seu pastor e família devem estar ali presentes. 
2- Deve Ser Comportamento da Igreja,Considerar o Fim da Vida do Seu Pastor 
Este fim pode ser o propósito que ele tem na vida como pastor; 
Pode ser os frutos que ele tem alcançado em seu ministério; 
Fico a pensar, que através do trabalho do pastor, quantas centenas e até milhares de almas que um obreiro ganha para Cristo durante o seu ministério; Quantos crentes afastados e fracassados na vida cristã são reconduzidos à igreja; Quantos novos obreiros são chamados para a obra de Deus; Quantas famílias falidas são restauradas e reconstruídas através do seu ministério! 
Mas, o propósito da vida do pastor, pode ser, também, a morte triunfante, lembrando, que na época muitos foram martirizados por causa do Evangelho: Muitos obreiros vivem longos sofrimentos e perseverança em defesa da fé. 
O que o autor sagrado está dizendo no texto, é que se há de valorizar tudo isso que envolve a vida de um pastor. 
3- Deve Ser Comportamento da Igreja, Imitar a Fé do Seu Pastor
Um pastor de verdade é alguém que imita a Jesus Cristo, por isso os crentes deveriam imitá-los. 
Porém, a igreja tem que ter cuidado com obreiros com o nome de pastores, mas que são verdadeiros mercenários. 
Ilustr.: No Bairro da Vitória estamos discipulando uma irmã. Com problemas de saúde procurou um pastor pentecostal, que a ungiu com óleo e orou por ela até que ela caisse no chão. Quando ela acordou o pastor lhe disse que ela estava cheia de demônios. Fez o apelo e ela se decidiu, mas como é vizinha de irmãs da tal igreja, todo o dia via chegar a esposa do pastor e se juntar com as suas vizinhas, também membros da igreja e a “fofoca” soava o tempo todo. Na casa das suas vizinhas só chingamentos, palavrões e brigas. 
Confusa e percebendo que por lá tudo estaria contra o que ensina a Palavra de Deus, nos procurou. Estamos discipulando e doutrinando essa irmã. 
Esta irmã nos disse, que na casa desse pastor só há palavrões, chingamentos , brigas e pescoções na esposa. Agora nesta semana o pastor foi preso. 
Imitar a Fé- Os pastores são servos de Deus que deixaram tudo, para entregar-se incondicionalmente a Jesus Cristo. 
Filo dizia que o mero aprendiz “ouve” o que diz o seu mestre, mas o que adquire a verdadeira sabedoria imita-lhe a fé. 
Apesar das lutas do dia-a-dia o biblicamente pastor jamais se tornara indiferente, indolente ou desatento para com os mandamentos de Jesus Cristo. Este pastor precisa ser imitado! 
4- Deve Ser Comportamento da Igreja, Obedecer aos Seus Pastores, Sendo-lhes Submissos. 
As igrejas atuais estão cheias de membros que não amam, não respeitam e nem obedecem aos seus pastores. 
São membros, que até acham, que “o pastor tem que ser ‘peteca’ em suas mãos. Estão sempre com a “espada”, não a Bíblia, afiada contra o pastor. 
"Devemos realçar as virtudes dos heróis do passado (Hebreus 11), mas devemos reconhecer os heróis presentes", que são os comissionados de Cristo para hoje, os quais devem ser respeitados. 
O pastor tem uma missão ímpar a ser cumprida e a sua autoridade não deve ser desprezada impunemente. 
Ele é encarregado solenemente da responsabilidade de cuidar de cada pessoa, membro da igreja ou de fora da igreja; Deus o colocou sob os seus cuidados para verificar que nenhum se perca. 
"A tristeza de um pastor pode se originar da desobediência e insubordinação daqueles que deveriam tornar o serviço de Cristo algo alegre para o pastor. 
Muitos pastores terminam o seu ministério estressados e doentes; Alguns chegam a morrer diante dos sofrimentos que o ministério causa a ele e a sua família. . 
A obediência e a submissão fortalecem as mãos do pastor em seu trabalho" - D.Robinson 

CONCLUSÃO 
O autor sagrado entende, que um pastor desenvolvendo o seu trabalho com alegria, com apoio e cooperação, “...isso traz proveito para todos!” 
Os membros da igreja podem fazer com que seus pastores tenham um trabalho satisfatório e jubiloso; e, para isso, podem ajudá-los. 
Não gemendo- O pastor sofre quando vê desobedientes e perdidos aqueles que Deus lhe incumbiu de cuidar. 
Com alegria. Com alegria pela salvação e obediência das suas ovelhas. 
As ovelhas devem aliviar a fadiga pastoral com toda a atenção e respeito para que com alegria cumpram o seu dever. 


Autor: Pr. José das Graças Silva Oliveira

           
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário