http://igbavitoria.blogspot.com.br/

quinta-feira, 24 de março de 2011

Igreja é decorada com 40 mil esqueletos humanos




É uma Igreja Tcheca. O local é considerado um dos pontos turísticos mais movimentados da região.

A pequena igreja de Sedlec, subúrbio de Kutná Hora, a 60 km de Praga, na República Tcheca sempre tem fila grande na porta. Por mês passam por lá mais de 20 mil visitantes. A capela parece tranquila, simpática e bem parecida com outras construídas na Idade Média, em estilo gótico, com torres altas. Só que esta, erguida em 1283, é diferente por causa da estrutura e da decoração.

O que dá, por assim dizer, o charme da construção é a decoração do interior. Ao lado de santos, velas e vitrais, fica um conjunto interminável de ossos humanos. No total, há 40 mil esqueletos, entre costelas, crânios, dedos, vértebras. Todos formam instalações, com caveiras pontuando as obras.
Por fora, parece uma igrejinha tradicional. Dentro, todo o mundo fica chocado com o ossuário, exposto no templo e nos corredores. Os turistas acham o ar macabro divertidíssimo. O ambiente tem mais ossos, mas debaixo da terra mesmo - em volta da capela, há um cemitério. Como por volta do século 13, o terreno ficou pequeno pra tanta gente que morreu em batalhas na região - civis e militares -, os ossos acabaram transferidos para a capela. E olha que o cemitério era gigante - caberiam ali cerca de 12 campos de futebol.
No início do século 14, os padres e monges decidiram decorar o templo com as caveiras. Mas só 400 anos mais tarde a igreja foi inteirinha ornamentada com os ossos, com ajuda de artistas locais, até ficar com o aspecto que tem hoje.
Virou patrimônio da cidade. A Capela dos Ossos cobra cerca de R$ 4 de cada visitante para apreciar o interior repleto de esqueletos. Se pode dar uma passadinha à noite? Ainda não. De dia, até as 18 horas, já é bem sombrio. Tem gente que escreve carta para realizar casamento à meia noite. Por enquanto, ainda não é permitido.



Fonte: R7/Notícias Cristãs
Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira



Um comentário: