http://igbavitoria.blogspot.com.br/

terça-feira, 9 de abril de 2013

ESTUDO BÍBLICO: O ARREBATAMENTO


UM TRIBUTO AO SAUDOSO PR. TITO ASSIS RIBEIRO, ATUALMENTE NA GLÓRIA

ESTUDO BÍBLICO: O ARREBATAMENTO DA IGREJA
Texto Bíblico: Apocalipse 4:1-5
1 DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.
2 E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
3 E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.
4 E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
5 E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.
INTRODUÇÃO
            Neste capítulo começa o maravilhoso drama da Igreja glorificada. Não se fala da igreja na terra, mas glorificada no céu junto com o esposo.
Aqui no texto temos a visão das coisas que são:
Grande realidade eterna – Deus reinando como o grande Soberano que é, cheio de  Santidade, onisciência, sabedoria, majestade e glória.
            Na visão do arrebatamento da Igreja o apóstolo João viu Deus com vários de seus atributos: Eterno! Santo! Onipotente! Soberano! Justo!
1.COMO JOÃO VIU O ARREBATAMENTO DA IGREJA?
  • Tinha passado deste mundo para o céu!
  • Encontrara-se na glória e presença de Deus.
  • Foram arrebatados os crentes que pertenciam a Jesus Cristo, “os que escaparam da grande tribulação e lavaram as suas vestes no sangue do Cordeiro! “E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro!” Apoc. 7:14
  • Foram arrebatados com Jesus Cristo e foram para receberem a coroa.  “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono!”  Apoc. 3:21


2. OS CRENTES ARREBATADOS SÃO PÉROLAS DE GRANDE PREÇO
Comprados com o preço do sangue do Cordeiro!
Santificados pela palavra de Deus e pelo Espírito Santo de Deus.
Arrancados do lamaçal do pecado pelo poder de Jesus Cristo: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mat. 28:18-20 Amém.
3. A IGREJA GLORIFICADA ESTARÁ COM JESUS CRISTO
  • Partilhando de sua glória e vida!
  • Havendo arrebatado a Igreja, o Senhor terá campo livre para exercer o Seu Juízo sobre a terra: “PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito!” Rom. 8:1


Foi assim que Deus executou o Seu juízo sobre a terra no passado:
  • Antes de mergulhar a terra nas águas do dilúvio, arrebatou Enoque e salvou a família de Noé.
  • Fez o mesmo com Elias após este dar o seu testemunho a Jezabel e Acabe.
  • Aconteceu o mesmo com a Igreja, que cuidou de sua vida espiritual em tempo oportuno!
  • No Arrebatamento haverá o transbordar do Jordão de seus pecados quando quiserem atravessá-lo.
  • Os servos de Deus o atravessarão de pés enxutos com fez Israel.


4. SERIA COMO O ARREBATAMENTO DE CRISTO.
“E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono”  Apoc. 12:5
            Como o Diabo quis impedir o arrebatamento de Cristo lá na tentação do deserto, deseja fazer hoje com a Igreja de Cristo.
            Quando do arrebatamento de Elias os céus se abriram: “E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho!”  II Reis 2:11
            No arrebatamento da Igreja os céus se abrirão para receber a Igreja triunfante! 4:1:
  • João passou do visível para o invisível! 4:1
  • Do finito ao infinito! 4:1c
  • Como aconteceu no martírio de Estevão, os céus se abrirão! Atos 7:56


            Ouve-se uma voz de trombeta, que não será mais a voz mansa e doce daquele que bate à porta e espera pacientemente:
  • Convidando!
  • Advertindo!
  • Admoestando!


            Esta voz é de quem transferiu para o céu a Sua Igreja e comanda tudo dela.
            Daí em diante ninguém terá mais a vontade própria! Cessou o livre-arbítrio!
            Este dia será de indignação, angústia, ânsia, alvoroço e desilusão, de trevas e escuridão, de trombeta e alarido!
5. OS HOMENS ANGUSTIADOS ANDARÃO COMO CEGOS:
  • Porque pecaram contra o Senhor!
  • Derramaram o Seu sangue inocente!
  • Rejeitaram a Sua graça salvadora!
  • Sua prata e o seu ouro em que confiavam, de nada adiantou. 
“O grande dia do SENHOR está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do SENHOR; clamará ali o poderoso.  Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas,  Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas.  E angustiarei os homens, que andarão como cegos, porque pecaram contra o SENHOR; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne será como esterco.  Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do SENHOR, mas pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada!” Sofonias 1:14-18
CONCLUSÃO
João viu a Igreja triunfante, participando da glória do Senhor. 4:2
            Podemos cantar belos hinos sobre a vinda do Senhor.
            Podemos ter maravilhosos conhecimentos sobre o Arrebatamento da Igreja de Cristo. Mas, onde estaremos quando a trombeta retinir, e quando o Senhor Disser: “Sobe aqui!?” Estamos prontos para o Arrebatamento?

            (Esta mensagem é um tributo que faço ao saudoso Pr. Tito Assis Ribeiro, que em manuscrito deu-me este sermão, após tê-lo pregado na Igreja Batista de Vila Redenção em Goiânia-GO, em 1973. Era um exemplo de pregador que preocupava-se em expor a pura mensagem bíblica)

Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira 
                       
           




           
           

Um comentário:

  1. O saudoso pastor Tito estava PIB de Ponta Grossa PR quando moramos ali. Chegando em 1956, pedi carta de Esteio, RS. Ele era seu pastor.
    Logo em seguida segui para a Igreja Batista de Rio Verde GO.
    Pouco tive o prazer de conviver com ele, mas o seu trabalho era reconhecido pelos membros. Deixou saudades e marcou minha entrada como adolescente.
    Meu agradecimento a a Deus per tudo o que ouvi desse servo de deus, "A Deu demos glória por Seu grande amor"

    ResponderExcluir