http://igbavitoria.blogspot.com.br/

quarta-feira, 2 de maio de 2012



A FÉ TEM ALICERCES PARA ALEGRAR O CRENTE NOS MOMENTOS DE TURBULÊNCIAS
Texto Bíblico: Salmo 31
Fortaleza na angústia
Um Salmo de Davi. Ao mestre de música.
31 Em ti busquei refúgio, ó SENHOR; não permitas que eu jamais seja frustrado. Por tua justiça, abriga-me.
2 Inclina para mim teu ouvido e apressa-te em resgatar-me. Sê minha Rocha inabalável, a fortaleza da minha salvação.
3 Tu és meu rochedo e a minha fortaleza; pela honra do teu Nome, conduze-me e guia-me.
4 Livra-me da cilada que me armaram, pois tu és o meu refúgio.
5 Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me resgataste, SENHOR, o Deus verdadeiro.
6 Repudio os que se mantêm em crenças vãs e enganosas. Eu, porém, confiarei só no SENHOR!
7 Exultarei com grande alegria por tua misericórdia, pois viste a minha aflição e compreendeste a angústia da minha alma.
8 Não me entregaste nas mãos do inimigo, mas aplainaste um caminho para que meus pés passassem seguros.
9 Tem misericórdia de mim, ó SENHOR! Pois o desespero tomou conta da minha alma e do meu corpo; os meus olhos se consomem em prantos.
10 A minha vida tem transcorrido em aflição, em lamentos, meus anos; devido à culpa, minhas forças se esgotaram e meus ossos se enfraqueceram.
11 Por causa da quantidade de inimigos que me cercam, tornei-me um escândalo; para meus vizinhos, objeto de desonra; e terror, para os meus amigos. Os que me veem na rua fogem para longe da minha presença.
12 Sou esquecido por eles como se estivesse morto; sou considerado como um vaso quebrado.
13 Ouço muitos murmurando sobre mim; o pavor me cerca por todos os lados, pois sei que conspiram contra mim, tramando como tirar-me a vida.
14 Mas em ti confiei, ó SENHOR, e proclamei: “Tu és o meu Deus!”
15 Os meus dias estão em tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem.
16 Faze resplandecer sobre mim a tua face;   salva-me por tua benevolência.
17 Não seja eu decepcionado, pois com fé te invoquei; humilhados e sem esperança deixa os ímpios; que calados, fiquem no túmulo.
18 Sejam emudecidos os seus lábios mentirosos, pois com arrogância e desprezo desonram os justos.
19 Imensa é a misericórdia que destinas àqueles que te temem e que, à vista de todos, dispensas aos que em ti buscam refúgio.
20 No recôndito da tua presença os abrigas das intrigas dos soberbos; na tua habitação, os proteges das línguas maledicentes.
21 Bendito seja o SENHOR que me fez conhecer sua misericórdia e lealdade quando eu estava em uma cidade cercada.
22 Em meu desespero, pensei: Fui excluído da tua presença! Contudo, tu ouviste as minhas súplicas quando clamei por teu socorro.
23 Amai o SENHOR, vós todos os seus fiéis. O SENHOR defende os leais, mas aos arrogantes retribui com largueza.
24 Sede fortes e corajosos; Ele fortalecerá o vosso ser, vós todos os que confiam e esperam no SENHOR!   ( Versão King James)
Obs.: Os grifos no texto bíblico são meus.
INTRODUÇÃO
            Alguns comentaristas argumentam, que este salmo fora escrito, quando  o Rei Saul perseguia a Davi.
            Outros comentam, que fora escrito durante a rebelião de Absalão, filho de Davi.
            O certo é que o quadro é extraordinário, alternando profundo desespero e profunda confiança em Deus simultaneamente.
            Neste salmo o seu autor defende, que a fé tem alicerces para alegrar o crente nos momentos de turbulências:
1. UM DOS  ALICERCES É A CONFIANÇA EM DEUS SOMENTE. (1,14-18)
O texto condena a idolatria e aponta Deus como o  Único capaz de nos livrar das ciladas do inimigo e da morte eterna.
Davi tinha uma convicção inegociável: ele amava ao Senhor de todo o seu coração, e só no Senhor confiava como sendo o Único e verdadeiro Deus – Criador do universo e da raça humana (V.6)  
A expressão hebraica הבל hebel não se refere apenas a adoração a ídolos, mas também inclui em seu  significado mais abrangente, as crenças em ensinos fúteis, ilusórios e inverossímeis,  sem fundamento, absurdos, e no caso de fé em Deus sem aprovação bíblica.
Aprendemos na Bíblia, que todos quantos se deixam influenciar por cultos a ídolos, superstições, benzeduras, astrologia ou amuletos, água orada (água benta), lençóis com poder, sal grosso, “rosas abençoadoras”, etc. Todos  precisam ouvir a voz de Deus, arrepender-se de seus pecados, e entregar-se ao Senhor Jesus Cristo. (Cl 2.8). Este é um dos alicerces que pode manter o crente inabalável na turbulência.
2. OUTRO ALICERCE DA FÉ É TER DEUS COMO A NOSSA FORTALEZA. (2,17)
            Davi ressalta dois aspectos sobre a convicção que devemos ter e o que devemos fazer:
Ø  Deus é a Fortaleza da nossa salvação (2)
Ø  O que precisamos é invocá-Lo. (17)
Amparado por Deus, tendo-O como a sua fortaleza, o crente indefeso, vive e caminha seguro. (46:1)
É algo fantástico: “O crente passa o dia escondido em Deus, enquanto a presença de Deus está escondida no crente, para manifestar-se como a sua grande fortaleza, quando o crente invocá-Lo!” Isso é alicerce da fé para os momentos de crises.
3. OUTRO  ALICERCE DA FÉ É ENTREGAR-SE INTEIRAMENTE NAS MÃOS DE DEUS. (3-5,15)
            Nas tuas mãos entrego o meu espírito!” (V.5).
                Os meus dias estão em tuas mãos!” (V.15).
Diversos homens de Deus fizeram uso deste salmo:
Ø  Jeremias escreve suas confissões olhando para o v.13
Ø  Jonas faz uso do v.6
Ø  Jesus, em suas últimas palavras, ao padecer na cruz do Calvário, cerca de mil anos mais tarde  fez uso do v. 5.
 Davi buscou proteção no Senhor e a resposta de Deus é prova de sua existência e de seu cuidado pessoal para com aqueles que nele creem.
O próprio Davi, em sua velhice, começa uma de suas últimas orações, o salmo 71, retomando o conteúdo dos primeiros versos deste salmo 31.
Depois de presenciar a morte de milhares de pessoas do seu povo, Davi chega ao mais profundo entendimento sobre o que é viver:
Ø  Viver é entregar sua força vital (o espírito) nas mãos do Senhor.(V.5)
Ø  É colocar cada dia que se vive nas mãos do Senhor. (V.15)
Precisamos aprender, que quando entregamos a nossa causa a Deus, ela passa a ser dele também!
“Nas tuas mãos entrego o meu espírito!” (5) Estas e outras expressões semelhantes foram as últimas palavras de renomados servos de Deus diante do sofrimento e da morte cruel e brutalizada:
Ø  Estevão em Atos 7:55-59:
Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, havendo fixado os olhos para dentro do céu, viu a glória de Deus, e Jesus tendo se postado à direita de Deus.  Estevão disse: "Eis que vejo os céus tendo sido abertos, e o Filho do homem tendo-se postado à mão direita 57 Mas eles, havendo gritado com uma grande voz, taparam os ouvidos deles mesmos, e arremeteram em uma mesma harmonia contra ele. E, havendo-o lançado para fora da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes ao lado dos pés de um jovem- varão
Chamado  Saulo. E apedrejavam Estevão, que invocando a Deus dizia: “Ó Senhor Jesus, recebe o meu espírito!”
Ø  Policarpo
(Dizia-se ser discípulo do apóstolo João)grego – (Epískopos) de Esmirna (atualmente na Turquia) no segundo século. Morreu como um mártir, vítima da perseguição romana, aos oitenta e seis anos.
O martírio de Policarpo é descrito um ano depois de sua morte, em uma carta enviada pela Igreja de Esmirna à Igreja de Filomélio.
Filomélio foi fundada provavelmente por habitantes de Pérgamo, na importante estrada que ligava Éfeso ao oriente.
Este é o registro mais antigo de martírio cristão existente.
Diz a história que o procônsul romano, Antonino Pio, e as autoridades civis tentaram persuadí-lo a abandonar sua fé em sua avançada idade, a fim de alcançar sua liberdade. Ele entretanto, respondeu com autoridade: “Eu tenho servido Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Rei que me salvou? Eu sou um crente”!
No ano 155, em Esmirna, Policarpo é colocado na fogueira. Milagrosamente as chamas não o queimaram. Seus inimigos, então, o apunhalaram até a morte e depois queimaram o seu corpo numa estaca. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Policarpo_de_Esmirna)
Ø  John Huss
Foi excomungado em 1410 pelos romanos e  condenado pelo Concílio de Constança. John Huss foi queimado vivo. Um precursor da Reforma Protestante).
Husinec - é uma cidade na região da Boémia do Sul da República Checa.
Constança - é uma cidade universitária no sul da Alemanha e atualmente é uma grande cidade.
 As últimas palavras notáveis de John Huss foram: "Não, eu nunca preguei qualquer doutrina de tendência para o mal, e o que ensinei com os meus lábios agora selo com o meu sangue!”
Dizem alguns comentadores, que Huss ainda suplicou: “Senhor Jesus, nas tuas mãos entrego o meu espírito!"

Obs: O nome Huss é a abreviação do seu lugar de nascimento, feita pelo próprio, em cerca de 1399. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus)
Servos de Deus do passado entregaram as suas vidas nas mãos de Cristo, e morreram por Ele.Morreram defendendo a vontade de Deus.
Hoje muitos abandonam o que fazem na igreja e a própria Igreja,  por alguns motivos bem simples:
1.     Porque percebem, que a sua vontade não pode ser maior do que a de Deus.
2.     Porque a sua vontade não pode prevalecer diante dos princípios da Denominação.
3.     Devido a problemas familiares, que deveriam ser resolvidos:
Ø  com submissão aos ensinos da Palavra de Deus
Ø  com diálogo e amor cristão.
4.     Devido a falta de relacionamento e tolerância para com os irmãos a quem se deve amar.
5.     Devido a outros problemas espirituais em sua vida com Deus.
6.     Muitas vezes desanimam-se diante dos problemas da própria vida.
O que é de admirar e deixar perplexo qualquer servo de Deus, é ver crentes que Deus tanto abençoa de maneira tão especial, fugindo de Deus e de fazer a Sua obra!
Qual é o alicerce da sua fé e onde ele está? Como você o tem expressado em sua vida?
4. UM DOS ALICERCES DA FÉ É A ALEGRIA EM MEIO DAS DIFICULDADES. (7)
            Este é o alicerce que dá brilho ao testemunho da  fé nos momentos de turbulências na vida do servo de Deus.
Ø  Diante das ciladas que armarem contra nós. (4)
Ø  Nos momentos da aflição. (7)
Ø  Quando o desespero toma conta da vida (9)
Ø  Diante dos  inimigos (8,13)
Ø  Quando as forças se esgotam por causa das culpas. (10)
Ø  Quando esquecidos todos fogem de nós (11)
Ø  Quando nos consideram como um vaso quebrado, um vaso INÚTIL!
Ø  Quando no vale da sombra da morte. (13)
Em meio aos rumores de morte e às ciladas dos inimigos, Davi recorre à sua mais poderosa arma: sua fé absoluta em Yahweh – Nosso Único e Poderoso Deus. V. 15
CONCLUSÃO
Neste salmo Davi vê a vida rodeada de problemas, angústias, tribulações, perseguições e perigo de morte.
E, diante deste quadro, antes de expressar a sua oração,  ele  testemunha:
Ø  a sua convicção no livramento do Senhor
Ø  a sua fé na soberania de Deus  
Ø  a sua intimidade e dependência do Senhor para viver cada dia.
E por ter firmes alicerces para a sua fé, pode alegrar-se diante dos seus conflitos.
Falando sobre eles, Davi nos encoraja a desenvolver estes alicerces, que nos trarão alegria nos momentos de turbulência:
1.       Confiança em Deus somente!
2.       Ter Deus e em Deus a  fortaleza para o momento difícil!
3.       Entregar-se inteiramente nas mãos de Deus todos os dias da vida!
4.       Não entregar-se diante dos problemas da vida, desanimando-se e desistindo de tudo.  Pelo contrário alegrando-se diante das dificuldades.
Não podemos olhar a Deus através das circunstâncias! Circunstâncias podem enganar!
Devemos olhar as circunstâncias através da certeza da presença de Deus em nossa vida!
Que nós possamos assim agir em cada momento e circunstância das nossas vidas. Amém!
Obs.: Afirma-se, que a cada ano 105.000 cristãos são condenados ao martírio no mundo.

            Goiânia (BV), 22 de abril de 2012
            Pr. José das Graças Silva Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário