http://igbavitoria.blogspot.com.br/

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O QUE DEUS ESPERA DOS PAIS

PAI, INSTRUA OS SEUS FILHOS!

"Uma vez que Abraão se tornará uma nação grande e poderosa, e que através dele serão abençoadas todas 
as nações da terra? Eu o escolhi para que ele instrua seus filhos, sua casa e seus sucessores, a fim de que se mantenham no caminho de Javé, praticando a justiça e o direito; desse modo, Javé realizará tudo o que prometeu a Abraão!"   Gên. 18:17-19


Estamos no mês de maio, que é entre nós, evangélicos, o Mês da Família. Esta é mais uma mensagem abordando questões relativas à família.
O texto apresenta DEUS, escolhendo a Abraão, um pai, dizendo: "...Eu o escolhi, a fim de que instrua a seus filhos e a sua casa, para guardarem os caminhos do SENHOR...!" 
Deus estava fazendo de Abraão um pai responsável. Ele seria pai de filhos, que se tornariam uma grande e poderosa nação, devendo corresponder ao que Deus deles esperava.
Abraão é o portador de promessas inigualáveis na história da humanidade mas, tudo dependeria do seu modo de agir, instruindo os seus filhos nas leis do Senhor. 
A Abraão competia ensinar as leis do Senhor aos seus filhos, instruindo-os a guardá-las, praticando retidão e justiça.
O que Deus espera dos pais ainda hoje, não é menos do que exigia  de Abraão, para que os filhos sejam prósperos e abençoadores.
Podemos resumir o padrão divino para os pais em algumas responsabilidades que Deus lhes dá: AMAR, ENSINAR E DISCIPLINAR, e para isso em suas ações Deus é o modelo de pai: 
  • Jesus se referiu ao Espírito Santo, que é a Terceira Pessoa da Trindade Divina, como "Quem nos guia em toda a verdade!" (João 16:13)
  • Deus ordena aos pais que "não provoquem à ira os seus filhos, mas que os crie na disciplina e admoestação do Senhor!" Efésios 6:4 
  • Deus se compara ao pai que se compadece dos seus filhos. (Salmo 103:13)
  • Deus diz que "...nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade!" Hebreus 12:10
  • Como Pai, "Deus corrige às vezes com açoites" (Hebreus 12:5-6)
A Bíblia revela que ser pai é um privilégio, dado por Deus, e, por isso, Ele espera  atitudes seguras dos pais para com os filhos.

O homem foi criado conforme a imagem e semelhança de Deus (Gên. 1:26). Parte dessa imagem e semelhança podemos ver na dádiva divina da PATERNIDADE.

Deus é o nosso Pai! Foi assim, que Jesus Cristo sempre tratou a Deus! Toda a paternidade tem origem em Deus! 

Cada ser humano tem um destino ímpar para cumprir aqui no mundo e, por isso, Deus espera de todos os pais o cuidado e responsabilidade para com os filhos.

Parte dessa responsabilidade dos pais é ajudar os filhos a descobrirem o que Deus deseja que sejam e que façam.

Diante desse destino ímpar de cada um, os pais devem educar cada filho, em submissão à orientação criativa de Deus.

Cada filho é diferente um do outro no caráter e na maneira de ser, e diferente também, quanto ao destino que Deus traçou para cada um.

Deus recomenda: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará!" Prov. 22:6 - Shedd

Na criação dos filhos os pais devem sempre fazer a pergunta: "O que estou ensinando, está sendo útil para orientar meus filhos no caminho que deve andar?"

Deus espera que os pais assumam as seguintes responsabilidades e deveres:


  • Esclarecer os filhos quanto ao que se espera deles enquanto em sua companhia e para o futuro.
  • Incentivar e, se possível,  treinar os filhos para o trabalho, sem o qual nunca serão grandes para si mesmos, para os pais, para o mundo e para Deus.
  • Optar sempre pela verdade, porque ocultá-la é mentir, e o pai da mentira é o Diabo. João 8:44
  • Ensinar com o exemplo a prática da honestidade,  da justiça e da retidão.
  • Com o exemplo de obediência a Deus, ensinar a obediência. "Se um príncipe deseja ter súditos obedientes, precisa ser obediente a Deus!" ERNESTO, o Pio, Duque de Gotha.
  • Criar os filhos para Deus, sabendo que, um dia como acontecerá conosco, "...Cada um estará diante do Tribunal de Cristo, para prestar contas de si mesmo a Deus!" e para isso os pais precisam preparar os seus filhos. (Romanos 14:10-12)
Precisamos reconhecer que, não criamos filhos para nós! Um dia nós os deixaremos, ou, eles nos deixarão para o encontro com Deus, e para isso precisamos prepará-los.
Para os filhos, ficam estas orientações bíblicas: "Ouví filhos, a instrução do pai e guarda o mandamento dele!" (Prov. 4:1 e 6:20).  "O FILHO SÁBIO ALEGRA A SEU PAI!" (Prov.15:20)
É como pai que, estou compartilhando esse privilégio com todos os pais que leem esta postagem.
E como filho, também, porque tenho meu pai e minha mãe vivos, e muito do que tenho alcançado em minha vida, devo a eles que começaram a dar-me tudo isso que falo nessa mensagem, desde quando eu tinha apenas quatro anos de idade.
Queridos pais, deixo os meus votos de felicidades e de sabedoria a todos vocês na criação dos seus filhos. Deus os abençoe!
Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira





Nenhum comentário:

Postar um comentário