http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 7 de maio de 2012

ESTUDO BÍBLICO


Uma Família Decorada Com Felicidade 
Salmo 128:1-6
Feliz o lar que ama a Deus
Um cântico de peregrinação.
128 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e busca andar em seus caminhos!
2 Comerás do fruto do teu trabalho, serás feliz e próspero.
3 Tua esposa será como videira frutífera em tua casa; teus filhos serão como brotos de oliveira ao redor de tua mesa.
4 Eis como será abençoada a pessoa que teme o SENHOR!
5 Que o SENHOR te abençoe desde Sião, para que contemples a prosperidade de Jerusalém todos os dias de tua vida.
6 Que alcances a felicidade dos filhos de teus filhos, e vejas a paz sobre Israel!
INTRODUÇÃO
            Escolhemos este salmo para hoje, porque entre nós batistas, maio é o mês da família, e ele tem uma mensagem muito especial para a família.
            Este salmo não tem indiação de quem lhe seja o autor. É anônimo como são muitos hinos que cantamos hoje.
                O mais importante deste salmo  é que até hoje ele é declamado e cantado por todo o mundo, levando um apelo à consagração às famílias cansadas, e enfatizando que a melhor decoração da família é a felicidade.
1) TODOS NO LAR PODEM DESFRUTAR A FELICIDADE – “AQUELE QUE TEME” (1)
                Esse “...aquele que teme...” não distingue ninguém da família, porque todos dentro da família são alvos da promessa bíblica.
1.1- Há felicidade para quem teme ao Senhor (1)
Todo o VT está cheio da bem-aventurança para quem teme ao Senhor.
“...se ouvindo, estes juízos, os guardardes e cumprires, o SENHOR, teu Deus, te guardará, Ele te amará e te abençoará; também abençoará os teus filhos; bendito serás mais do que todos os povos!” Deut. 7:12-14
O temor ao Senhor nasce do amor, que não fere. É a disposição íntima do coração contrito, que se expressa em conduta obediente. Aquele que assim teme ao Senhor terá felicidade e também a plantará.
1.2- Há felicidade para quem anda nos caminhos do senhor (1)
O texto garante muita felicidade para a pessoa e a família que observam com amor e dedicação a Palavra de Deus.
O apóstolo Paulo falou claramente sobre “o andar nos caminhos do Senhor”, dizendo que, andamos nos caminhos do Senhor, quando andamos no Espírito!”
“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito!” Gál. 5:16,25
“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito!”
Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz!” Rom. 8:8,5-6
1.3. Há felicidade para quem trabalha honestamente – “...trabalho de tuas mãos...” (1)
Na vida existem coisas que só Deus pode fazer por nós, mas existem coisas que nós devemos fazer.
A ênfase é que não devemos deixar de realizar o trabalho que Deus espera que façamos, nem tentar fazer o que somente a Deus compete.
Uma das coisas que temos que fazer, é trabalhar esforçadamente, com amor e dedicação, como verdadeiros servos de Deus. Isso resultará em felicidade.
Paulo disse que essa felicidade resultante do trabalho é possível, quando “com obediência e sinceridade espiritual, servimos não somente a vista do patrão, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração, a vontade de Deus, servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre!” Efésios 6:5-8
Sempre haverá prosperidade para os que vivem uma vida consagrada ao Senhor, quer seja no lar, no trabalho ou nos relacionamentos sociais.
No Salmo 128 essa mensagem é direcionada a toda a família, com promessas de felicidade.
2) HÁ LINDAS PROMESSAS PARA ESTA FAMÍLIA
            O salmo começa declarando que a felicidade é o galardão daqueles que aprenderam a temer a Deus e andar em seus caminhos.
                Se a família for composta de trabalhadores honestos, tudo lhe irá bem, será feliz e próspera. (2)
2.1- O cabeça do lar será feliz e próspero. (1-2). Parte de sua felicidade é ver a esposa, os filhos e os netos esbanjando vitalidade e alegria.
2.1- A esposa será como a videira frutífera. (3)
2.2- Os filhos serão como rebentos da oliveira. (3)
A videira, no contexto da tradição judaica, sempre foi um símbolo de fertilidade, encantos sexuais, festividade e alegria (Jz 9.13). A oliveira é o símbolo da longevidade e da vitalidade.
Os frutos da videira e da oliveira sempre estiveram presentes à mesa das famílias judaicas, especialmente em tempo de liberdade e prosperidade nacional, e representavam, juntas, a beleza de um lar aconchegante e feliz (Êx 23.11).
Qual era a intenção do salmista em apresentar a alegria de uma família que serve a Deus, comparando a duas  plantas? 
Planta frutífera só produz, quando é bem cuidada. 
No lar feliz e próspero todos cuidam de todos, todos servem a todos, com respeito, amor, carinho, submissão e compreensão.
O quadro que o salmista apresenta para esta família é de satisfação, alegria, prosperidade, fertilidade e felicidade perfeita.
2.3- A prosperidade inclui os netos. “Que alcances a felicidade dos filhos de teus filhos!” (5-6)
2.4- A prosperidade inclui a comunidade (6). “Para que vejas a paz sobre Israel!”
                O salmo deixa claro que, a família que teme a Deus e anda em seus caminhos, consequentemente será uma bênção para a família atual, para os descendentes, e para todos que estiverem ao seu redor.
CONCLUSÃO
                        A vida consagrada a Deus é proveitosa aqui na terra, e o salmista deixa claro, que essa consagração deve expressar-se em nossas relações:
- no lar 
- no trabalho 
- na comunidade
Quando agimos assim, a felicidade e prosperidade que desfrutamos, também, serão bênçãos que estaremos compartilhando no ambiente lar, do trabalho e da comunidade, como disse Jesus: “...até os confins da terra...” Mat. 28:20

Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário